MotoEvasao
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pneus Novos

+4
Sérgio Castro
Nuno Freitas
Trilho
(F)ábio JR
8 participantes

Ir para baixo

Pneus Novos Empty Pneus Novos

Mensagem  (F)ábio JR Sex Out 16, 2009 10:39 am

Já montei pneus novos na minha querida companheira de viagem...

Tenho agora os Metzeler Sportec M1. A primeira impressão tem sido bastante boa.

Alguém que tenha ou já teve estes pneus e que queira opinar sobre os mesmos ?

Abraços
(F)ábio JR
(F)ábio JR
Bicicleta
Bicicleta

Número de Mensagens : 418
Idade : 46
Localização : Margem Sul
Moto do momento : Yamaha XVS 1300 A - Midnight Star

As minhas motas anteriores:

Kawasaki GTR 1400 (09)
BMW K1200 GT (2007)
Triumph Tiger 1050 ABS (2007)
Yamaha FJR 1300 (2005)
Honda CBF 1000 (2006)
Suzuki V-Strom DL1000 (2002)
Honda Africa Twin (1995)
Data de inscrição : 22/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Pneus Novos Empty Re: Pneus Novos

Mensagem  Trilho Sex Out 16, 2009 11:27 am

Nunca tive Metzeler, mas segundo me parece esses são pneus desportivos, ou com cariz mais desportivo, em relação a aderência devem ser bons, agora durabilidade Neutral , vai depender de ti, mas para a tua mota talvez os mais acertados seriam os Z6, aliás é o que a Metzeler recomenda para a FJR http://www.metzelermoto.com/web/fitment/metzeler/selectSearchTyresForm.do?mySelectActived=confirm&myEntryPoint=%2Ffitment%2Fmetzeler%2FhomeMotoFull&brandVehicle=5186&modelVehicle=115468&versionVehicle=223601&consent=Y
Trilho
Trilho
Bicicleta
Bicicleta

Número de Mensagens : 432
Idade : 49
Localização : Fiães-Sta Maria da Feira
Moto do momento : Honda VFR 800 fi 2001
Data de inscrição : 22/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pneus Novos Empty Re: Pneus Novos

Mensagem  Nuno Freitas Sex Out 16, 2009 11:55 am

(F)ábio JR escreveu:Já montei pneus novos na minha querida companheira de viagem...

Tenho agora os Metzeler Sportec M1. A primeira impressão tem sido bastante boa.

Alguém que tenha ou já teve estes pneus e que queira opinar sobre os mesmos ?

Abraços

Epá Rolling Eyes ... isso é desportivo, não devem fazer muitos Km Exclamation Exclamation

http://www.metzelermoto.com/web/catalog/moto/moto_catalogo_schedaDescription.page?categoria=/catalog/moto/supersport/none&vehicleType=MOTO&product_id=102293&uri=/metzeler/en_IT/browser/xml/catalog/moto/SuperSport_SportecM1.xml&menu_item=/products/catalog/supersport


Da metzeler já usei vários pares de Z6 na GSX 1400 e eram melhores, (no meu ponto de vista), que os BT20 da Bridgestone.

Os que gostei mais foram os novos Pirelli ANGEL com que ainda levei a GSX aos Picos de Europa.

Na FJR tenho ainda os de origem Bridgestone BT21, não gostei do pneu traseiro em molhado (já escorregou 2x), não gosto do estado em que já vai o da frente e só com 5.600km, não me parece que tenha grande durabilidade.

Quando for para mudar, talvez vá para os Pirelli ANGEL

Se não me engano Pirelli e Metzeler já são práticamente a mesma coisa, parece que são fabricados na mesma fábrica.
Os Metzeler Z6 e os Pireli Strada tinham práticamente o mesmo rasto.
Nuno Freitas
Nuno Freitas
Bicicleta
Bicicleta

Número de Mensagens : 279
Idade : 49
Localização : Faro
Moto do momento : Yamaha FJR 1300
Aprilia Mojito 125
EX:Suzuki GSX 1400
EX:Yamaha XJR 1200
Data de inscrição : 29/09/2009

http://www.anem.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Pneus Novos Empty Re: Pneus Novos

Mensagem  Sérgio Castro Sex Out 16, 2009 12:35 pm

Sempre ouvi dizer os os M1 eram uma das referências mais desportivas da Metzeler.

É garantido que vais ter aderência, agora durabilidade? Outra das questões que se levanta é se os pneus vão aguentar todo o peso da FJR quando em viajem.
Sérgio Castro
Sérgio Castro
Moto-turista
Moto-turista

Número de Mensagens : 2946
Idade : 45
Localização : Mozelos - Santa Maria da Feira
Moto do momento : A pé Smile
Data de inscrição : 18/07/2008

http://naestradacom.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Pneus Novos Empty Re: Pneus Novos

Mensagem  Nuno Freitas Sex Out 16, 2009 12:51 pm

Sérgio Castro escreveu:Sempre ouvi dizer os os M1 eram uma das referências mais desportivas da Metzeler.

É garantido que vais ter aderência, agora durabilidade? Outra das questões que se levanta é se os pneus vão aguentar todo o peso da FJR quando em viajem.


Esse é um dos pontos mais importantes que eu, também, não me lembrei, é muito peso e ainda para mais a frente da FJR é bastante pesada, não é à toa que leva 39PSI no pneu dianteiro.

So site da Metzeler, escolhendo Marca e modelo da moto, o pneu mais desportivo que aparece é o M3
Nuno Freitas
Nuno Freitas
Bicicleta
Bicicleta

Número de Mensagens : 279
Idade : 49
Localização : Faro
Moto do momento : Yamaha FJR 1300
Aprilia Mojito 125
EX:Suzuki GSX 1400
EX:Yamaha XJR 1200
Data de inscrição : 29/09/2009

http://www.anem.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Pneus Novos Empty Re: Pneus Novos

Mensagem  freddy_krueger Sáb Out 17, 2009 1:41 am

Nuno Freitas escreveu:Na FJR tenho ainda os de origem Bridgestone BT21, não gostei do pneu traseiro em molhado (já escorregou 2x), não gosto do estado em que já vai o da frente e só com 5.600km, não me parece que tenha grande durabilidade.
Sim, eu tb coloquei uns BT021 atrás e o "feeling" da moto com piso humido/molhado não é mesmo nada bom. Para o próximo pneu, certamente vou escolher outro pneu...Provavelmente Z6 Interact ou quem sabe os Michelin ou Continental mas...e esse Angel da Pirelli?!

Nuno Freitas escreveu:Quando for para mudar, talvez vá para os Pirelli ANGEL
Esses Pirelli Angel nunca ouvi falar...é um pneu de maior aderência ou maior durabilidade?! Ou o ideal...ambas...hihihi Embarassed
freddy_krueger
freddy_krueger
Moto-Evadido
Moto-Evadido

Número de Mensagens : 4461
Idade : 44
Localização : Mozelos, S.M.Feira
Moto do momento : Sym Fiddle 125 ST IRON Smile
Data de inscrição : 18/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pneus Novos Empty Re: Pneus Novos

Mensagem  Nuno Freitas Sáb Out 17, 2009 2:15 am

freddy_krueger escreveu:
Sim, eu tb coloquei uns BT021 atrás e o "feeling" da moto com piso humido/molhado não é mesmo nada bom. Para o próximo pneu, certamente vou escolher outro pneu...Provavelmente Z6 Interact ou quem sabe os Michelin ou Continental mas...e esse Angel da Pirelli?!

Os Pirelli ANGEL ST, foram os pneus que andaram em teste 24 horas numa Hayabusa e numa GTR e que a Kawa berrou!

http://www.pirelli.it/web/motorcycle/tyres/angelst/default.page

freddy_krueger escreveu:Esses Pirelli Angel nunca ouvi falar...é um pneu de maior aderência ou maior durabilidade?! Ou o ideal...ambas...hihihi Embarassed

Supostamente sim, será de melhor aderência (isso já comprovei) e maior durabilidade (não comprovei porque troquei de moto).

Em principio são os pneus que substituem os Pirelli Diablo Strada

Acheios melhores que os Metzeler Z6, mas também não sei como se comportam no fim de vida.


Última edição por freddy_krueger em Sáb Out 17, 2009 6:15 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : as quotes estavam erradas - sim está sempre a acontecer ;))
Nuno Freitas
Nuno Freitas
Bicicleta
Bicicleta

Número de Mensagens : 279
Idade : 49
Localização : Faro
Moto do momento : Yamaha FJR 1300
Aprilia Mojito 125
EX:Suzuki GSX 1400
EX:Yamaha XJR 1200
Data de inscrição : 29/09/2009

http://www.anem.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Pneus Novos Empty Re: Pneus Novos

Mensagem  RuiSilva Sáb Out 17, 2009 5:11 am

O M3 é o mais desportivo dos pneus "não desportivos" da Metzeler. O M1 é o menos desportivo, com um cariz um pouco mais turístico. De certeza que te vão impressionar pela qualidade e segurança transmitida, no entanto vão certamente pecar pela durabilidade. Uma característica da série M é aquecerem bastante depressa e serem extremamente seguros, mas como habitualmente acontece, não se pode ter tudo... Durabilidade e performance... (Informações de quem já teve o M3 e o M1)
RuiSilva
RuiSilva
Moto-Evadido
Moto-Evadido

Número de Mensagens : 3419
Idade : 42
Localização : Portugal, Gaia
Moto do momento : Honda NC 750x
Data de inscrição : 18/07/2008

http://www.rsilva.eu

Ir para o topo Ir para baixo

Pneus Novos Empty Re: Pneus Novos

Mensagem  pedrogordo Dom Out 18, 2009 4:21 pm

Boa noite

Nuno, colocaste os M1 na FJR??? Bolas, diz-nos qualquer coisa quando tiveres 5000km. Os M1 são pneus puramente desportivos, que estão contudo desactualizados, tendo sido substituidos pelos M3, que são muito superiores, em tudo, inclusivé na durabilidade. A Metzeler ainda mantém os M1 por uma questão de preço. Quem quer pneus desportivos a baixo preço, tem nos M1 uma boa opção. Mas se descontarmos a pouca duracção, mesmo por comparação a outros desportivos, parece-me um mau negócio. Além disso, os padrões de aderência estão abaixo dos concorrentes desportivos. Os M3 estão no topo.

Claro que para a tua FJR deverias ter escolhido os Z6 Interact. Atenção, que este modelo substitui o Z6, que ainda se encontra. Mas o compsoto é muito diferente. São os pneus que tenho actualmente na GTR. COnsidero-os muito bons, sobretudo em piso molhado. Por comparação aos antigos, aquecem mais rápido e dão uma sensação geral de mais aderência ao alcatrão. O meu 190 traseiro tem apenas 1mm por gastar...

Num comparativo destes pneus, a classificação geral foi:

1º Michelin Road2 / Dunlop Roadsmart
3º Metzeler Z6 Interact
4º Pirelli Angel ST
5º Continental
6º Bridgestone BT-021.

Atrevo-me a dizer que o pessoal deve apenas evitar os BT-021. Eram os pneus de origem da GTR. Têm uma óptima aderência em piso seco e depreferência quente, mas de resto, são fraquinho e ainda por cima o pneu da frente gasta-se de forma uniforme e rapidamente. Também tive pessimas experiências à chuva. São os piores em piso molhado.

Em relação aos ROadsmart, conheço opiniões bem avalizadas que dizer ser o melhor pneu, mas existem vários problemas conhecidos de pneus que se desintegraram, criaram buracos, etc. Vários episódios, inclusivé em motas das forças policiais.

Por tudo isso, eu vou considerar na próxima muda os Road2 ou os actuais Z6 Interact.

Nuno, não te esqueças depois de colocar aqui quantos km fizeste.

Cumprimentos,
pedrogordo
pedrogordo
Bicicleta
Bicicleta

Número de Mensagens : 329
Idade : 47
Localização : Leiria
Moto do momento : BMW K1600GT
KTM Superduke 990
Data de inscrição : 24/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pneus Novos Empty Re: Pneus Novos

Mensagem  Nuno Freitas Dom Out 18, 2009 5:04 pm

pedrogordo escreveu:Boa noite

Nuno, colocaste os M1 na FJR???
... Claro que para a tua FJR deverias ter escolhido os Z6 Interact. O meu 190 traseiro tem apenas 1mm por gastar...

Foi o (F)ábio JR que montou esse pneu na FJR!

Na GSX e com Z6("normal") também não sobrava nada por gastar!

Pedro.. e tu o que achas dos Pirelli Angel?? Eu achei superiores ao Z6 ("normal")
Nuno Freitas
Nuno Freitas
Bicicleta
Bicicleta

Número de Mensagens : 279
Idade : 49
Localização : Faro
Moto do momento : Yamaha FJR 1300
Aprilia Mojito 125
EX:Suzuki GSX 1400
EX:Yamaha XJR 1200
Data de inscrição : 29/09/2009

http://www.anem.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Pneus Novos Empty Re: Pneus Novos

Mensagem  (F)ábio JR Seg Out 19, 2009 3:30 am

Caros, é bom ver este tópico animado cheers

Vou contar um pouco mais sobre a razão de ter estes pneus montados na minha FJR...

Quando comprei a mota, ela estava com 13000 kms e tinha levado uma jante da frente e pneu novo (o Sportec M1), pois o antigo dono passou por um buraco e empanou a jante.
Quando a comprei o pneu ainda não tinha 500 kms.

Na altura da negociação, consegui "cravar" um pneu novo para trás, pois ainda era o de origem e logo, diferente do da frente. COmo gosto de andar com os 2 pneus iguais, fiz questão de incluir na negociação essa substituição.

Ora, depois de fazer mais uns bons kms ainda com o pneu traseiro de origem, quando chegou a altura de o substituir, fui à oficina e mandei colocar um igual ao da frente para ficar com o "casal"...

Se tivesse sido eu a comprar os pneus, possivelmente teria optado por outros modelos, mas perante estes factos, pareceu-me bem colocar um atrás igual ao da frente e daqui a uns kms quando necessitar de os substituir, aí pensar em montar outros.

Até ao momento estou bastante satisfeito com os pneus. Sinto muita segurança na frente pois como já referido, o pneu é macio e agarra-se bem. Ainda não os experimentei com chuva a sério.

Gosto muito do perfil deles, sendo muito confortáveis a curvar.

Sei que estes pneus terão uma duração inferior a outros. Irei colocando mais opiniões com o passar do tempo.

Abraços
Fabio
(F)ábio JR
(F)ábio JR
Bicicleta
Bicicleta

Número de Mensagens : 418
Idade : 46
Localização : Margem Sul
Moto do momento : Yamaha XVS 1300 A - Midnight Star

As minhas motas anteriores:

Kawasaki GTR 1400 (09)
BMW K1200 GT (2007)
Triumph Tiger 1050 ABS (2007)
Yamaha FJR 1300 (2005)
Honda CBF 1000 (2006)
Suzuki V-Strom DL1000 (2002)
Honda Africa Twin (1995)
Data de inscrição : 22/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Pneus Novos Empty Re: Pneus Novos

Mensagem  freddy_krueger Seg Out 19, 2009 4:26 am

Está explicada a decisão...

O único mal que noto, vai ser depois passar para um pneu mais "duro"....hehehe...é que vais ficar "mal habituado" Smile
freddy_krueger
freddy_krueger
Moto-Evadido
Moto-Evadido

Número de Mensagens : 4461
Idade : 44
Localização : Mozelos, S.M.Feira
Moto do momento : Sym Fiddle 125 ST IRON Smile
Data de inscrição : 18/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pneus Novos Empty Re: Pneus Novos

Mensagem  pedrogordo Ter Out 20, 2009 12:13 pm

Freddy

O Z6 Interact, BT-021, ROadsmart, Road2, Angel ST, não são pneus "duros" para motas como a FJR, GTR, Pan, GT, etc. São exactamente para esses modelos que os pneus são desenvolvidos. Estabelecer compromisso entre durabilidade e aderência, a seco ou em molhado, com frio ou calor, é um desafio brutal.

Sinceramente, o nivel de aderência que proporcionam são todos muito bons numa situação "normal" de bom alcatrão, seco e temperaturas médias, sobretudo com condução não muito radical. Extremando as circunstâncias, aparecem as diferenças entre eles.

Sobre o Angel ST, Nuno, nunca os experimentei, pelo que não tenho opinião pessoal. Mas pelo que tenho lido "por todo o mundo", estará um pouco abaixo dos primeiros. De acordo com o que li, o seu comportamento é muito semelhante ao Z6 Interact, sendo menos eficazes à chuva.

Um dos testes que li foi este (o Z6 incluído é o normal e o Pirelli não é o Angel ST),

Teste a Pneus Sport-Touring

Já li outro mais recente, com o Z6 Interact e o Pirelli Angel ST, mas já não encontro. Alguém tem?

Pessoalmente, continuo a achar o Z6 Interact o melhor compromisso e em chuva claramente o que me dá confiança, melhor ainda que o Michelin Road2, muito gabado nessa circunstância. Não consigo gostar é do desenho do Z6 e em termos de maneabilidade, também não é o melhor. São preferências...

Cumprimentos,
pedrogordo
pedrogordo
Bicicleta
Bicicleta

Número de Mensagens : 329
Idade : 47
Localização : Leiria
Moto do momento : BMW K1600GT
KTM Superduke 990
Data de inscrição : 24/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pneus Novos Empty Re: Pneus Novos

Mensagem  pedro fuinhas Ter Out 20, 2009 1:49 pm

boas, posso dizer que fiz cerca de 18 mil kilometros com um M1 á frente e para mim é uma boa opção...
agora o M1 para traz................... não sei...
...tens de fazer kilometros....
pedro fuinhas
pedro fuinhas
Penantes...
Penantes...

Número de Mensagens : 28
Idade : 41
Localização : v.n.de gaia
Moto do momento : thundercat 600r
Data de inscrição : 18/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pneus Novos Empty Re: Pneus Novos

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos