MotoEvasao
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Viagem de moto - Espanha França e Itália

+11
Trilho
Paula Kota
freddy_krueger
Africa Twin
artur
Victor
enogueira
1100XX
demog
mouse
RuiSilva
15 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Viagem de moto - Espanha França e Itália - Página 2 Empty Re: Viagem de moto - Espanha França e Itália

Mensagem  RuiSilva Sáb Abr 17, 2010 11:47 am

Trilho escreveu:Entre Toulouse e Nice aconselho AE, pelo menos uma boa parte tipo até Nimes ou mesmo Marselha, a motas em França pagam cerca de 40% menos que os carros, mas nunca escolhas as portagens automaticas, se não pagas por encheio, em Espanha nacional ou Autovia é a mesma coisa, por nacional acabas por poupar algum combustivel, e não perdes MUITO mais tempo, já me tou a babar Cool

Vou ver se sigo o teu conselho Trilho! A paragem e visita a Bilbao é em grande parte pelas fotos que colocaste por cá algum tempo (a famosa da aranha gigante deixou-me intrigado), em que me pareceu um excelente local a visitar. E aproveitando a mesma dica que tu, vou ver se coloco azoto nos pneus antes da viagem
RuiSilva
RuiSilva
Moto-Evadido
Moto-Evadido

Número de Mensagens : 3419
Idade : 42
Localização : Portugal, Gaia
Moto do momento : Honda NC 750x
Data de inscrição : 18/07/2008

http://www.rsilva.eu

Ir para o topo Ir para baixo

Viagem de moto - Espanha França e Itália - Página 2 Empty Re: Viagem de moto - Espanha França e Itália

Mensagem  Africa Twin Sáb Abr 17, 2010 7:52 pm

RuiSilva escreveu:E aproveitando a mesma dica que tu, vou ver se coloco azoto nos pneus antes da viagem

?????

Porquê? Quais os benefícios? Question
Africa Twin
Africa Twin
Cinquentinha
Cinquentinha

Número de Mensagens : 503
Idade : 55
Localização : Sacavém, Loures
Moto do momento : Africa Twin 750
Data de inscrição : 01/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Viagem de moto - Espanha França e Itália - Página 2 Empty Re: Viagem de moto - Espanha França e Itália

Mensagem  Sérgio Castro Dom Abr 18, 2010 12:51 pm

Africa Twin escreveu:

?????

Porquê? Quais os benefícios? Question

Temperatura mais baixo nos pneus após muitos km's, logo menor consumo dos mesmos.
Sérgio Castro
Sérgio Castro
Moto-turista
Moto-turista

Número de Mensagens : 2946
Idade : 45
Localização : Mozelos - Santa Maria da Feira
Moto do momento : A pé Smile
Data de inscrição : 18/07/2008

http://naestradacom.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Viagem de moto - Espanha França e Itália - Página 2 Empty Re: Viagem de moto - Espanha França e Itália

Mensagem  Africa Twin Dom Abr 18, 2010 6:33 pm

Sérgio Castro escreveu:
Africa Twin escreveu:

?????

Porquê? Quais os benefícios? Question

Temperatura mais baixa nos pneus após muitos km's, logo menor consumo dos mesmos.
E, possivelmente, menor aderência também devido à menor temperatura?
Africa Twin
Africa Twin
Cinquentinha
Cinquentinha

Número de Mensagens : 503
Idade : 55
Localização : Sacavém, Loures
Moto do momento : Africa Twin 750
Data de inscrição : 01/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Viagem de moto - Espanha França e Itália - Página 2 Empty Re: Viagem de moto - Espanha França e Itália

Mensagem  enogueira Seg Abr 19, 2010 6:12 am

Atenção a encher pneus já usados com Azoto. Para que o efeito seja o esperado, os pneus devem ser novos e nunca antes cheios com ar. Penso que é por causa da humidade que o ar normal tem que acaba por ficar retida dentro do pneu. Podes desmontar os pneus, limpar e encher então com azoto...

Abílio: creio que a vantagem tem a ver com a maior estabilidade do azoto em relação ao ar respirável. Além de não ter humidade, o azoto, pelas suas propriedades, permite evitar oscilações nas características dos pneus. Como não aquece tanto (o gás, no interior do pneu) tanto podes atravessar a Espanha como ir ao Cabo Norte, sem alterar a pressão... Circulando com moto carregada, piso muito quente e velocidades relativamente altas, o azoto mantém-se "igual" não alterando as características do pneu nem a real pressão interior. Não creio que tenha grandes implicações com a temperatura do "piso de contacto", com uma eventual diminuição da aderência.
Penso eu de que...


Abraço
enogueira
enogueira
Moto-turista
Moto-turista

Número de Mensagens : 2036
Idade : 45
Localização : Chaves
Moto do momento : Honda Pan European 1300
Data de inscrição : 21/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Viagem de moto - Espanha França e Itália - Página 2 Empty Re: Viagem de moto - Espanha França e Itália

Mensagem  RuiSilva Seg Abr 19, 2010 6:34 am

E eu penso que pensas correctamente Eduardo!

Quanto à colocação de pneus novos com azoto é sem dúvida mais eficiente por não existir humidade nos mesmos. No entanto vou esvaziar o pneu do ar normal e tentar utilizar o azoto, para tentar garantir menos preocupações com a pressão dos pneus na viagem e na esperança que consuma um pouco menos de pneu e combustível. Devem ser valores mínimos, mas em viagens superiores a 4000km já deverá valer a pena.
RuiSilva
RuiSilva
Moto-Evadido
Moto-Evadido

Número de Mensagens : 3419
Idade : 42
Localização : Portugal, Gaia
Moto do momento : Honda NC 750x
Data de inscrição : 18/07/2008

http://www.rsilva.eu

Ir para o topo Ir para baixo

Viagem de moto - Espanha França e Itália - Página 2 Empty Re: Viagem de moto - Espanha França e Itália

Mensagem  artur Seg Abr 19, 2010 6:37 am

Estou para aqui a ler isto e a pensar que nem sequer me recordo de ver a pressão dos pneus. Só se sinto a mota diferente é que me recordo disso :-)

A.-
artur
artur
Bicicleta
Bicicleta

Número de Mensagens : 265
Idade : 58
Moto do momento : Varadero 2003
Data de inscrição : 10/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Viagem de moto - Espanha França e Itália - Página 2 Empty Re: Viagem de moto - Espanha França e Itália

Mensagem  RuiSilva Seg Abr 19, 2010 6:42 am

artur escreveu:Estou para aqui a ler isto e a pensar que nem sequer me recordo de ver a pressão dos pneus. Só se sinto a mota diferente é que me recordo disso :-)

A.-

"Sofro" do mesmo mal que tu... O meu pneu da frente medi a pressão a última vez que foi trocado (à uns 5000kms)... Mas para uma viagem convém pensar nisto antes Laughing
RuiSilva
RuiSilva
Moto-Evadido
Moto-Evadido

Número de Mensagens : 3419
Idade : 42
Localização : Portugal, Gaia
Moto do momento : Honda NC 750x
Data de inscrição : 18/07/2008

http://www.rsilva.eu

Ir para o topo Ir para baixo

Viagem de moto - Espanha França e Itália - Página 2 Empty Re: Viagem de moto - Espanha França e Itália

Mensagem  Africa Twin Seg Abr 19, 2010 7:52 am

RuiSilva escreveu:E eu penso que pensas correctamente Eduardo!

Quanto à colocação de pneus novos com azoto é sem dúvida mais eficiente por não existir humidade nos mesmos. No entanto vou esvaziar o pneu do ar normal e tentar utilizar o azoto, para tentar garantir menos preocupações com a pressão dos pneus na viagem e na esperança que consuma um pouco menos de pneu e combustível. Devem ser valores mínimos, mas em viagens superiores a 4000km já deverá valer a pena.

E pode meter-se isso em pneus com câmaras de ar? Onde se compra?
Africa Twin
Africa Twin
Cinquentinha
Cinquentinha

Número de Mensagens : 503
Idade : 55
Localização : Sacavém, Loures
Moto do momento : Africa Twin 750
Data de inscrição : 01/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Viagem de moto - Espanha França e Itália - Página 2 Empty Re: Viagem de moto - Espanha França e Itália

Mensagem  RuiSilva Seg Abr 19, 2010 12:11 pm

Africa Twin escreveu:
E pode meter-se isso em pneus com câmaras de ar? Onde se compra?

Boa pergunta! Mas não sei responder-te... Julgo que sim, mas não tenho a certeza!

Podes encher pneus com azoto na maior parte de "grandes" reparadores automóveis como a Norauto ou Feuvert entre outros. O azoto necessita menos manutenção e não perde pressão com o tempo. Uma vez que a viagem que tenciono fazer é grande prefiro colocar azoto e analisar se efectivamente consome menos e é mais vantajoso ou não...
RuiSilva
RuiSilva
Moto-Evadido
Moto-Evadido

Número de Mensagens : 3419
Idade : 42
Localização : Portugal, Gaia
Moto do momento : Honda NC 750x
Data de inscrição : 18/07/2008

http://www.rsilva.eu

Ir para o topo Ir para baixo

Viagem de moto - Espanha França e Itália - Página 2 Empty Re: Viagem de moto - Espanha França e Itália

Mensagem  enogueira Seg Abr 19, 2010 3:46 pm

Mais umas infos:

Mais segurança para o Motociclista e para os pneus da sua moto.

A insuflação a nitrogénio garante uma pressão constante do pneu oferecendo as seguintes vantagens sobre os pneus insuflados a ar comprimido:

Segurança
•devido ao menor aquecimento do pneu e à manutenção da sua pressão
Redução dos custos de consumo de combustível e pneus
•devido à menor força de resistência à rolagem
•Menor desgaste
•Maior quilometragem (testes realizados apontam para um aumento de 25 %)
•Menor consumo de combustível

Maior conforto
•Menores distâncias de travagem
•devido a menor força de resistência à rolagem
•Menor desgaste dos pneus
•Maior quilometragem
•Excelente desempenho

Esta solução técnica faz muito que é utilizada na Formula 1 ... e já está disponível em muitos dos Revendedores de pneumáticos ... portanto só faltará não esquecer de o pedir.



Informação retirada do Fórum BMW CKLT.

Abraço
enogueira
enogueira
Moto-turista
Moto-turista

Número de Mensagens : 2036
Idade : 45
Localização : Chaves
Moto do momento : Honda Pan European 1300
Data de inscrição : 21/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Viagem de moto - Espanha França e Itália - Página 2 Empty Re: Viagem de moto - Espanha França e Itália

Mensagem  RuiSilva Seg Abr 19, 2010 4:01 pm

Já tinha lido isso...

No entanto também li que só podes colocar hidrogénio... ou seja, se a meio de uma viagem precisares de ajustar a pressão dos pneus não podes. Tens mesmo de retirar todo o hidrogénio do pneu e depois colocar ar. No azoto, podes facilmente adicionar ar.
RuiSilva
RuiSilva
Moto-Evadido
Moto-Evadido

Número de Mensagens : 3419
Idade : 42
Localização : Portugal, Gaia
Moto do momento : Honda NC 750x
Data de inscrição : 18/07/2008

http://www.rsilva.eu

Ir para o topo Ir para baixo

Viagem de moto - Espanha França e Itália - Página 2 Empty Re: Viagem de moto - Espanha França e Itália

Mensagem  enogueira Seg Abr 19, 2010 5:42 pm

RuiSilva escreveu:Já tinha lido isso...

No entanto também li que só podes colocar hidrogénio... ou seja, se a meio de uma viagem precisares de ajustar a pressão dos pneus não podes. Tens mesmo de retirar todo o hidrogénio do pneu e depois colocar ar. No azoto, podes facilmente adicionar ar.

??? Hidrogénio??
Estás a falar de Nitrogénio, não? ... Que é a mesma coisa que azoto...
É que o hidrogénio é inflamável...
enogueira
enogueira
Moto-turista
Moto-turista

Número de Mensagens : 2036
Idade : 45
Localização : Chaves
Moto do momento : Honda Pan European 1300
Data de inscrição : 21/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Viagem de moto - Espanha França e Itália - Página 2 Empty Re: Viagem de moto - Espanha França e Itália

Mensagem  RuiSilva Ter Abr 20, 2010 6:31 am

Ups... Tinha lido qualquer coisa mas não era sobre nitrogénio (que é realmente a mesma coisa que o azoto). Era uma alternativa ao oxigénio e azoto que mantem a temperatura dos pneus interna sempre fria. Diminui bastante o consumo dos mesmos. Ao fim ao cabo tinha o mesmo propósito que o azoto mas não era possível adicionar ar. Já não sei onde vi isso... mas não deveria ser mesmo hidrogénio, imaginem só em rebentamento do pneu os danos causados Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil

Ai se o Victor lê isto...
RuiSilva
RuiSilva
Moto-Evadido
Moto-Evadido

Número de Mensagens : 3419
Idade : 42
Localização : Portugal, Gaia
Moto do momento : Honda NC 750x
Data de inscrição : 18/07/2008

http://www.rsilva.eu

Ir para o topo Ir para baixo

Viagem de moto - Espanha França e Itália - Página 2 Empty Re: Viagem de moto - Espanha França e Itália

Mensagem  pedrogordo Sex Abr 23, 2010 3:33 am

Viva

Já tinha umas saudades de escrever qualquer coisa, pelo que vou por a colher em tudo o que está por aqui em discussão... What a Face Twisted Evil

Para mim colocar azoto nos pneus deverá ter uma diferença tão mínima, que a maioria de nós não dará pela diferença. Já vai dar é quando tiver um furo ou precisar de rectificar a pressão e não tiver azoto "à mão". Como sabemos do que implica, vemos menos vezes a pressão e isso é que está mal!

Eu cá prefiro o método convencional. Na GTR basta olhar para o computador de bordo e faço-o muitas vezes, o que é super cómodo. Mas na FJR e nas outras sempre gastei algum tempo para ter a certeza que tenho a pressão correcta.

Depois, também posso fazer de advogado do diabo em relação às vantagens postadas pelo Eduardo (retirado do CKLT), nas quais sinceramente não acredito muito...

- Se tem menor aquecimento, também tem menor aderência. Além disso, os pneus querem-se quentes.
- Menos consumo, só se for por menos atrito. Se tem menos atrito, então tem menos aderência. Ainda assim, estamos a falar de 0,00001 l / 100? QUanto? Na minha opinião, se houver alguma diferença, é irrelevante. Obtém-se maiores poupanças com pequenas adaptações na forma de conduzir.
- Se tem menos atrito, tem menos aderência. Não acredito em menos atrito com mais aderência, o pneu é o mesmo! Vejam o que acontece com os pneus "verdes" nos carros. Duram mais, menos atrito, menos consumo e MENOS aderência.
- Aumentar em 25% a km dos pneus??? Se isto fosse verdade, não havia ar comprimido nos pneus dos carros todos!

Twisted Evil

Pronto, já chega! Abaixo o Azoto! pig
pedrogordo
pedrogordo
Bicicleta
Bicicleta

Número de Mensagens : 329
Idade : 47
Localização : Leiria
Moto do momento : BMW K1600GT
KTM Superduke 990
Data de inscrição : 24/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Viagem de moto - Espanha França e Itália - Página 2 Empty Re: Viagem de moto - Espanha França e Itália

Mensagem  Trilho Sex Abr 23, 2010 4:18 am

Tenho que dar alguma razão ao Pedro, a única vantagem é manter a pressão por mais algum tempo, de resto o pneu aquece na mesma, agarra na mesma, para mim matem-se tudo igual, exceptuando a verificação da pressão, mas não pensem que é duracell Evil or Very Mad , encher e fazer uma viagem, acho que devem aguentar, andar no dia a dia ao fim de 1 ou 2 meses vão reparar que também já perdeu pressão e bastante affraid
Trilho
Trilho
Bicicleta
Bicicleta

Número de Mensagens : 432
Idade : 49
Localização : Fiães-Sta Maria da Feira
Moto do momento : Honda VFR 800 fi 2001
Data de inscrição : 22/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Viagem de moto - Espanha França e Itália - Página 2 Empty Re: Viagem de moto - Espanha França e Itália

Mensagem  RuiSilva Sex Abr 23, 2010 6:49 am

Humm... mesmo com votos contra, acho que vou arriscar no azoto e ver qual o comportamento. Até porque está programado para Agosto e já chega de calor. Acredito mesmo que não seja significativo, mas vou experimentar e depois deixo por cá a minha opinião.
RuiSilva
RuiSilva
Moto-Evadido
Moto-Evadido

Número de Mensagens : 3419
Idade : 42
Localização : Portugal, Gaia
Moto do momento : Honda NC 750x
Data de inscrição : 18/07/2008

http://www.rsilva.eu

Ir para o topo Ir para baixo

Viagem de moto - Espanha França e Itália - Página 2 Empty Re: Viagem de moto - Espanha França e Itália

Mensagem  ferreira.f6 Sáb maio 05, 2012 2:08 pm

Grande viagem, com direito a reportagem na Motociclismo e tudo. Parabéns!
ferreira.f6
ferreira.f6
Triciclo
Triciclo

Número de Mensagens : 38
Idade : 47
Localização : Coimbra
Moto do momento : BMW R1200GS ADV
Data de inscrição : 11/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Viagem de moto - Espanha França e Itália - Página 2 Empty Re: Viagem de moto - Espanha França e Itália

Mensagem  RuiSilva Seg maio 07, 2012 8:04 am

ferreira.f6 escreveu:Grande viagem, com direito a reportagem na Motociclismo e tudo. Parabéns!

Este tópico é sobre a viagem de 2010 Very Happy
A de 2011 já teve direito a Alemanha, Croácia, Áustria, Suiça, Eslovénia, entre outros.

Tenho de ler essa reportagem, estou curioso! A Motociclismo deve estar na caixa de correio à minha espera Wink
RuiSilva
RuiSilva
Moto-Evadido
Moto-Evadido

Número de Mensagens : 3419
Idade : 42
Localização : Portugal, Gaia
Moto do momento : Honda NC 750x
Data de inscrição : 18/07/2008

http://www.rsilva.eu

Ir para o topo Ir para baixo

Viagem de moto - Espanha França e Itália - Página 2 Empty Re: Viagem de moto - Espanha França e Itália

Mensagem  freddy_krueger Qui maio 10, 2012 4:01 am

A ver se ainda apanho uma Razz

Estas vale a pena comprar Smile
freddy_krueger
freddy_krueger
Moto-Evadido
Moto-Evadido

Número de Mensagens : 4461
Idade : 44
Localização : Mozelos, S.M.Feira
Moto do momento : Sym Fiddle 125 ST IRON Smile
Data de inscrição : 18/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Viagem de moto - Espanha França e Itália - Página 2 Empty Re: Viagem de moto - Espanha França e Itália

Mensagem  Nuno Freitas Qui maio 10, 2012 4:52 am

freddy_krueger escreveu:A ver se ainda apanho uma Razz

Estas vale a pena comprar Smile

Além dos conselhos do Rui, tem também um artigo sobre duas estradas Algarvias.
Nuno Freitas
Nuno Freitas
Bicicleta
Bicicleta

Número de Mensagens : 279
Idade : 49
Localização : Faro
Moto do momento : Yamaha FJR 1300
Aprilia Mojito 125
EX:Suzuki GSX 1400
EX:Yamaha XJR 1200
Data de inscrição : 29/09/2009

http://www.anem.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Viagem de moto - Espanha França e Itália - Página 2 Empty Re: Viagem de moto - Espanha França e Itália

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos