Touratech Travel Event – A tertúlia dos Viajantes

Ir em baixo

Touratech Travel Event – A tertúlia dos Viajantes Empty Touratech Travel Event – A tertúlia dos Viajantes

Mensagem  Paula Kota em Ter Set 14, 2010 1:36 pm

Touratech Travel Event – A tertúlia dos Viajantes

Sentei-me na esplanada, uma folha em branco e uma caneta. Vai fazer a reportagem, dizem os meus Amigos. Brincam comigo, dizem cuidado que ela reporta tudo, porta-te bem senão estás na crónica. Tenho um sorriso divertido, olho para eles, para a folha em branco e lentamente deixo de os ouvir. Têm razão, apetece-me escrever, registar este bom momento.

Tudo começou na sexta-feira ao final da tarde. Sair de Lisboa foi um tormento. Decididamente, não gosto de cidades. Quando finalmente a estrada limpou da confusão do trânsito, senti-me bem. Chego a Avis já caiu a noite. Ao aproximar-me da pequena vila vão passando por mim muitas motos, encontro o parque de campismo cheio de gente, de entusiastas de viagens. A rotina do dia-a-dia rompeu-se nos km de estrada até aqui, as bifanas de Vendas Novas aconchegam, a estrada cura. O ambiente é de festa, a atmosfera é de amizade.

Na esplanada do restaurante, a abarrotar de viajantes, o mundo abre-se em viagens e experiências, destinos mais ou menos longínquos, a cerveja refresca e o jantar demora. Estamos no Alentejo, o ritmo acalma, há tempo para tudo.

As tendas das marcas que colaboram no evento estão montadas, as motos para test-drive alinhadas, reluzem, olham para nós a convidar ao passeio. Amanhã é o dia porque agora o João Dias leva-nos a viajar até ao Cabo Norte. A conversa acalmou, muita gente curiosa das histórias e com vontade de fazer o mesmo ouvia atentamente.

À entrada do parque continuam a chegar motos, amigos que se cumprimentam, conversam, conversam e conversam. A noite está morna, o ambiente está quente. E aqueceu ainda mais na segunda apresentação da noite, nas fotos da Argélia, viagem no deserto contada pelo Rui Tremoçeiro e pelo José Matias, areia e deserto, povos diferentes e aventuras tão bem contadas em duas horas que passaram em cinco minutos.

O tempo passa depressa, o relógio não pára, o convívio não tem fim. Pelo meio das tendas há chouriços a assar, medronho, tertúlias, risos e conversas. Pelas cinco da manhã os viajantes cedem ao sono, daqui a poucas horas recomeçam as actividades.

Às 9:30h da manhã começa o briefing dos passeios matinais. A adrenalina apodera-se dos participantes. Primeiro sai o grupo de 90 motos para o passeio off road, vão contornar a barragem do Maranhão por maus caminhos, liderados por bons amigos, exploradores do mundo. Equipados, motores impacientes para cruzar veredas, subir montes, atascar na areia e incursões na água. Vai começar a festa.

Meia hora depois alinho na partida para o passeio turístico. Atrás do Zé Garcia que lidera a coluna, Eu, a Gracinda e a Caxi e logo a seguir mais meia centena de participantes, cruzamos pequenas estradas secundárias, numa paisagem de terra castanho forte, campos amarelos à sombra de muitos sobreiros. Embalada pelo fresco da manhã a coluna de motos seguia calmamente. O espelho retrovisor mostra-me uma linha de motos ao longo da estrada, a perder de vista, até serem apenas pequenos pontos lá no fundo. Sempre achei que era uma visão linda. A rolar na Royal Enfield emprestada, o roncar do motor desperta a imaginação de histórias vividas por pioneiros do universo de viajantes. Duas horas depois, chegamos ao parque, corados e contentes. Nem todos, pois alguns perderam-se pelas tascas da região e só apareceram mais tarde.

Mas a animação dos passeios não esgotou os participantes do Touratech Travel Event. Cada vez está mais gente, continuam a chegar motos, trails e turísticas, encontros e saudações. Para cima e para baixo circulam motos, entram e saem do recinto as novas Yamaha Tenerés, as BMW da Bomcar, as Guzzi da Luzeiro que estão à disposição de quem queira experimentar e as Ducati da Lucapower para encher o olho . A Ural com side-car obriga a afastar as grades.

Para alguns a tarde é de preguiça. Sentam-se moles na sombra da esplanada, a conversa contínua, peripécias do passeio matinal, da visão de um Alentejo pachorrento, amarelo e quente. A paisagem dos montes com a barragem lá em baixo promete combinações de mais passeios por esta zona. Outros dormem nas tendas, à sombra dos pinheiros. A tarde está muito quente, os poucos que resistem deambulam pelos stands, refrescam-se com cervejas geladas e coletes térmicos da Mocasmoto. Parece um batalhão azul, a molengar por debaixo das tendas e dos enormes chapéus-de-sol da esplanada. Uma parte dos participantes estava ausente, os amantes do off road combinaram mais passeios, adivinham-se no horizonte verdascas de areia e terra, calor e atascanços.

Cerca das 4h da tarde começam os workshops programados. Há para todos os gostos e interesses. O Filipe Elias da Espaços Sonoros ensina a traçar rotas no MapSource a uma plateia atenta, lá fora os MotoXplorers mostram como se faz manutenção em viagem, a seguir o Fonseca, com os produtos da Arai e Spidi, alerta para os cuidados de emergência e segurança em viagem. Até ao pôr-do-sol a agitação é constante, o espaço está cheio de viajantes.

O jantar é animado, grupos de Amigos em mesas corridas, comida saborosa e demorada, conversas de rotas e países à espera das palestras da noite. Há hora marcada faz-se silêncio.

O Osvaldo Garcia não pode vir e a Gracinda Ramos aceitou o desafio e substituiu uma viagem a Angola por 17 mil km pela Europa, relatados com timidez e paixão, uma apresentação improvisada mas feliz de uma mulher curiosa do mundo.

Depois falou-se em espanhol entre as Astúrias e Pequim, um minúsculo carro que o Santos Borbolla conduziu pela Europa, atravessou a Rússia e desceu pela Ásia até ao país da muralha. O enorme terreiro frente ao parque de campismo estava lotado, uns sentados nas mesas e nos muros, outros de pé, centenas de pessoas ouviam atentas, riam-se das peripécias, viajavam pelo mundo, enquanto as muitas crianças brincavam nos baloiços do parque infantil ao lado. As estrelas e o brilho da água da barragem fazem companhia às apresentações da noite.

E já noite dentro, na hora dos aventureiros, o João Luís prendeu a atenção de todos com a boa disposição que levou até à África do Sul e depois até Luanda, numa viagem de km sem conta, que fez bilhar os olhos da assistência, arrancou gargalhadas divertidas das peripécias que contou e colou os assistentes às cadeiras até altas horas da noite.

É Domingo de manhã, num pequeno-almoço tardio depois de uma noite que resistiu ao despertador, vejo as motos irem partindo, uma atrás da outra. Aqui ao lado monta-se a mesa dos troféus para os 40 participantes que não resistiram ao apelo do Waypoint Travel Challenge e foram por esses campos fora fotografar paisagens.

Já não é uma folha em branco, são várias folhas escritas com sensações e saudades de um encontro genial, organizado pela Touratech Portugal / Rui Baltazar, sob o tema Viagens.

Paula Kota

..
Paula Kota
Paula Kota
Utilitária
Utilitária

Número de Mensagens : 1018
Moto do momento : BMW F650

Touratech Travel Event – A tertúlia dos Viajantes Empty Re: Touratech Travel Event – A tertúlia dos Viajantes

Mensagem  freddy_krueger em Ter Set 14, 2010 4:27 pm

Uau!

Sabia que tinha sido bom...mas tuas palavras ainda me fazem sentir mais invejoso de toda essa partilha e convívio... Sad BUAAAHHH

ex: Honda CB-500 '94 "xenon" - a Flor
Touratech Travel Event – A tertúlia dos Viajantes 0011sy10
freddy_krueger
freddy_krueger
Moto-Evadido
Moto-Evadido

Número de Mensagens : 4461
Moto do momento : Sym Fiddle 125 ST IRON Smile

Touratech Travel Event – A tertúlia dos Viajantes Empty Re: Touratech Travel Event – A tertúlia dos Viajantes

Mensagem  Manuel batista em Ter Set 14, 2010 4:30 pm

Esta rapariga nunca nos deixa mal
Faz as crónicas com sabor a mel e canela e aroma no ar.
Dou-te os meus parabens pelas crónicas que fazes

Touratech Travel Event – A tertúlia dos Viajantes 003kmTouratech Travel Event – A tertúlia dos Viajantes Bmw12
Rosa Silva e Manuel Batista.................. www.sonyfoto.com.pt ................. www.sonyfoto.net ............................. BMW 1150 rt
Manuel batista
Manuel batista
Cinquentinha
Cinquentinha

Número de Mensagens : 677
Moto do momento : BMW R1150RT

http://www.sonyfoto.com.pt

Mensagem  RuiSilva em Ter Set 14, 2010 4:39 pm

Bem...

é fenomenal ler os teus posts...

Gostei!!! Como de costume... Leitura agradável que não dá conta o tempo a passar. Parece que me sinto nos locais que relatas...

Já agora, que tal a viagem do "nosso" fantasminha? Imagino, e já ouvi uns rumores da sua viagem, mas estou curioso por ver esses relatos! E tu também não te safas Paula, queremos detalhes da India no próximo aniversário Very Happy

ex-Honda STX 1300 | ex-Honda PCX 125 | ex-Honda CBF600sa 47k | ex-Honda NX4 40k
http://www.rsilva.eu & http://ruiassilva.blogspot.pt
RuiSilva
RuiSilva
Moto-Evadido
Moto-Evadido

Número de Mensagens : 3419
Moto do momento : Honda NC 750x

http://www.rsilva.eu

Mensagem  brissos em Qua Set 15, 2010 11:58 am

O que posso dizer... Penso um pouco... não saí nada.
Paula, Parabens pelo Dom que DEUS te deu.
Para perceber só lendo as tuas agradáveis crónicas que cativam o leitor e o transportam para locais onde talvez nunca chegue a ir fisicamente, mas a Alma já lá foi.
brissos
brissos
Bicicleta
Bicicleta

Número de Mensagens : 436
Moto do momento : Honda CBF 600 S
Ex-Honda VF400F

Mensagem  freddy_krueger em Qua Set 15, 2010 5:41 pm

brissos escreveu:
Para perceber só lendo as tuas agradáveis crónicas que cativam o leitor e o transportam para locais onde talvez nunca chegue a ir fisicamente, mas a Alma já lá foi.
Para quem não sabe o que dizer, expressaste-te muito bem!!

ex: Honda CB-500 '94 "xenon" - a Flor
Touratech Travel Event – A tertúlia dos Viajantes 0011sy10
freddy_krueger
freddy_krueger
Moto-Evadido
Moto-Evadido

Número de Mensagens : 4461
Moto do momento : Sym Fiddle 125 ST IRON Smile

Mensagem  Krizz em Sab Set 18, 2010 9:50 am

Que bela crónica (como sempre)!!!!
Eu ainda não foi desta que fui a um desses eventos... ainda não "puxou" lol!
Krizz
Krizz
Cinquentinha
Cinquentinha

Número de Mensagens : 528
Moto do momento : Honda CBF600SA

Mensagem  artur em Sab Set 18, 2010 9:59 am

Isto é do melhor! BRAVO! (de pé a aplaudir entusiasticamente!)

A.-
artur
artur
Bicicleta
Bicicleta

Número de Mensagens : 265
Moto do momento : Varadero 2003

Mensagem  Sérgio Castro em Sab Set 18, 2010 2:56 pm

Esta tua crónica deixa-me com dois sentimentos bastantes distintos Paula, se por um lado a tua descrição me leva a sentir tudo o que tu presenciaste como se o tivesse feito eu também, por outro lado, deixa-me completamente desolado por não ter tidoa oportunidade de estar presente neste evento fantástico de promoção do mototurismo em Portugal.

Os meus parabéns, mas onde andam essas fotos?

Sérgio Castro
Sérgio Castro
Sérgio Castro
Moto-turista
Moto-turista

Número de Mensagens : 2946
Moto do momento : A pé Smile

http://naestradacom.blogspot.com

Mensagem  tigusto em Seg Set 20, 2010 1:20 pm

Boas!
Pois não fui, é verdade!
Gostava de ter ido, também é verdade!
Felizmente tinhas uma folha em branco que, em boa hora, deixou de o ser!
Umas 100 motas, um mundo em relatos feitos na primeira pessoa, momentos entre amigos que alimentam as nossas boas memórias, passeatas por esses campos e estradas fora, saberes de esperiência feitos partilhados com paixão... é bom ter momentos destes!
Fiquei com inveja... mas da boa! Wink
Obrigado por os descreveres tão bem!
tigusto
tigusto
Penantes...
Penantes...

Número de Mensagens : 21
Moto do momento : Transalp 650

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: