MotoEvasao
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Inspecções para Motas superior a 250cc

+2
RuiSilva
Zé Carlos
6 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Inspecções para Motas superior a 250cc    Empty Inspecções para Motas superior a 250cc

Mensagem  Zé Carlos Qua Jul 11, 2012 10:16 am

Infelizmente, mais uma má notícia... Sad

As inspecções para as motas já saíram em Diário da República:

http://www.legix.pt/IncmRedirect.asp?dd=11-07-2012&n=133&se=I&sup=0&pr=3606&pult=3625&prs=0&pults=0

Mais uns a€rios para eles... Mad Mad Mad Mad Mad
Zé Carlos
Zé Carlos
Triciclo
Triciclo

Número de Mensagens : 58
Idade : 55
Localização : Vila do Conde
Moto do momento : Honda XL1000 Varadero (Ex-Yamaha FJR 1300) (Ex-Honda CBR 1000F)
Data de inscrição : 26/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Inspecções para Motas superior a 250cc    Empty Re: Inspecções para Motas superior a 250cc

Mensagem  RuiSilva Qua Jul 11, 2012 10:28 am

Acabei de ler a notícia, e mais uma vez é impressionante a ESTUPIDEZ dos governantes.

Aprovam leis, sem terem noção de qualquer implicação das mesmas ou sentido de ...
1º inspecção apenas para veículos de cilindrada superior a 250cc... As 50cc e muitas motos sem escape, rodas empenadas e sem piscas continuam a ser excepção sem qualquer tipo de controlo!
Embora uma 750cc com 10 anos pague 110€ de imposto anual, a redução de imposto só para motos anteriores a 1996, no entanto com 8 anos é obrigatória a inspecção anual...
O IMTT é responsável pela inspecção, mas como? Quem especificamente? Quais equipamentos vão utilizar e quem vai testar a suspensão ou travagem da Pan? Se ela cair durante o processo quem vai ser responsável pelo arranjo?
No caso da Pan, com matricula de 06-2002 devo ir de imediato à inspecção ou apenas para o ano?

Cada vez menos percebo este (des)governo que faz tudo sem pés nem cabeça, sem coragem ou capacidades de pedir opinião e apoio às empresas e associações na área do motociclismo... Isto só demonstra que o governo não pensa minimamente no que faz, apenas procura desesperadamente mais formas de financiamento rápido estrangulando um povo sem mais capacidades monetárias. É triste...

Links:
http://www.motociclismo.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=5522&Itemid=51
Decreto lei:
http://dre.pt/pdf1sdip/2012/07/13300/0360603625.pdf
RuiSilva
RuiSilva
Moto-Evadido
Moto-Evadido

Número de Mensagens : 3419
Idade : 42
Localização : Portugal, Gaia
Moto do momento : Honda NC 750x
Data de inscrição : 18/07/2008

http://www.rsilva.eu

Ir para o topo Ir para baixo

Inspecções para Motas superior a 250cc    Empty Re: Inspecções para Motas superior a 250cc

Mensagem  freddy_krueger Qui Jul 12, 2012 2:42 am

O responsável é sempre o IMTT (nas latas tb), apenas "delega" a responsabilidade em centros IPO autorizados (leia-se mama o estado e mamam os privados).

Quanto ao que li...parece-me semelhante às latas...é algo que já devíamos esperar à algum tempo...o que me mete impressão são os acessórios que colocamos nas meninas!! Comos os Xunnings de carros, teremos nós de ir ao mecânico para tirar o vidro mais alto, o xénon, a top-case, escapes XPTO, etc...?!?! Tudo me parece muito vago neste campo.

Também quero ver qual o centro IPO que vai testar a travagem de emergência na Fazer...só se me mostrar primeiro o seguro de responsabilidade civil!!!

Minha já em Setembro Sad
freddy_krueger
freddy_krueger
Moto-Evadido
Moto-Evadido

Número de Mensagens : 4461
Idade : 44
Localização : Mozelos, S.M.Feira
Moto do momento : Sym Fiddle 125 ST IRON Smile
Data de inscrição : 18/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Inspecções para Motas superior a 250cc    Empty Re: Inspecções para Motas superior a 250cc

Mensagem  RuiSilva Qui Jul 12, 2012 3:20 am

freddy_krueger escreveu:Minha já em Setembro Sad

Isso é outra coisa que ainda não percebi... a lei é clara, e as motos tem de ir no mês de matrícula à inspecção. No caso da Pan é em Junho, e a lei entra em vigor em Agosto. Uma vez que tem mais de 8 anos tenho de ir imediatamente à inspecção???

Outra coisa que não consigo compreender, é que no dia 12-07-2012, não existe qualquer referência sobre este assunto no site do IMTT...
RuiSilva
RuiSilva
Moto-Evadido
Moto-Evadido

Número de Mensagens : 3419
Idade : 42
Localização : Portugal, Gaia
Moto do momento : Honda NC 750x
Data de inscrição : 18/07/2008

http://www.rsilva.eu

Ir para o topo Ir para baixo

Inspecções para Motas superior a 250cc    Empty Re: Inspecções para Motas superior a 250cc

Mensagem  Zé Carlos Qui Jul 12, 2012 3:44 am

RuiSilva escreveu:

Isso é outra coisa que ainda não percebi... a lei é clara, e as motos tem de ir no mês de matrícula à inspecção. No caso da Pan é em Junho, e a lei entra em vigor em Agosto. Uma vez que tem mais de 8 anos tenho de ir imediatamente à inspecção???

Outra coisa que não consigo compreender, é que no dia 12-07-2012, não existe qualquer referência sobre este assunto no site do IMTT...

Acho que deve ser só para o ano!

Na lei não diz que as motas com data anterior à entrada em vigor do decreto têm que ser inspeccionadas, logo depreendo que no teu/nosso caso, pois a minha também é de 06/2003, será só para o ano.

Mais uma vez se vê que alguns "génios" que elaboram muitas das nossas leis não tem a mínima noção do que andam a fazer!

Como disseste, e bem, não as elaboram recorrendo à ajuda de empresas e associações directamente ligadas ao motociclismo!

Para eles as únicas variáveis é a rentabilidade que possa vir a dar, mais nada, e a única ferramenta de trabalho que devem ter será uma máquina de calcular!!

Zé Carlos
Zé Carlos
Triciclo
Triciclo

Número de Mensagens : 58
Idade : 55
Localização : Vila do Conde
Moto do momento : Honda XL1000 Varadero (Ex-Yamaha FJR 1300) (Ex-Honda CBR 1000F)
Data de inscrição : 26/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Inspecções para Motas superior a 250cc    Empty Re: Inspecções para Motas superior a 250cc

Mensagem  RuiSilva Qui Jul 12, 2012 4:11 am

Zé Carlos escreveu:
Acho que deve ser só para o ano!

É já a partir de Agosto deste ano...
RuiSilva
RuiSilva
Moto-Evadido
Moto-Evadido

Número de Mensagens : 3419
Idade : 42
Localização : Portugal, Gaia
Moto do momento : Honda NC 750x
Data de inscrição : 18/07/2008

http://www.rsilva.eu

Ir para o topo Ir para baixo

Inspecções para Motas superior a 250cc    Empty Re: Inspecções para Motas superior a 250cc

Mensagem  Zé Carlos Qui Jul 12, 2012 4:15 am

RuiSilva escreveu:
Zé Carlos escreveu:
Acho que deve ser só para o ano!

É já a partir de Agosto deste ano...

Sim, eu sei...

Peço perdão pois não me fiz explicar bem.

O que penso é que as nossas é que deverão ir só para o ano. Wink

Zé Carlos
Zé Carlos
Triciclo
Triciclo

Número de Mensagens : 58
Idade : 55
Localização : Vila do Conde
Moto do momento : Honda XL1000 Varadero (Ex-Yamaha FJR 1300) (Ex-Honda CBR 1000F)
Data de inscrição : 26/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Inspecções para Motas superior a 250cc    Empty Re: Inspecções para Motas superior a 250cc

Mensagem  freddy_krueger Qui Jul 12, 2012 8:17 am

Zé Carlos escreveu:Para eles as únicas variáveis é a rentabilidade que possa vir a dar, mais nada, e a única ferramenta de trabalho que devem ter será uma máquina de calcular!!
É o que temos....por cá!!

O que interessa é entrar dinheiro, não onde este é aplicado...assim qualquer um governa!! Se eu receber mais dinheiro do patrão a cada mês que passa, também não me preocupava com as despesas que faço!!

podemos sempre perguntar aos Açoreanos como fazem...já têm essas inspecções à cerca de um ano segundo me constou.

just my 2 cents..
freddy_krueger
freddy_krueger
Moto-Evadido
Moto-Evadido

Número de Mensagens : 4461
Idade : 44
Localização : Mozelos, S.M.Feira
Moto do momento : Sym Fiddle 125 ST IRON Smile
Data de inscrição : 18/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Inspecções para Motas superior a 250cc    Empty Re: Inspecções para Motas superior a 250cc

Mensagem  RuiSilva Qui Jul 12, 2012 8:43 am

freddy_krueger escreveu: podemos sempre perguntar aos Açoreanos como fazem...já têm essas inspecções à cerca de um ano segundo me constou.

Essa deixou-me completamente perdido!!! Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked
RuiSilva
RuiSilva
Moto-Evadido
Moto-Evadido

Número de Mensagens : 3419
Idade : 42
Localização : Portugal, Gaia
Moto do momento : Honda NC 750x
Data de inscrição : 18/07/2008

http://www.rsilva.eu

Ir para o topo Ir para baixo

Inspecções para Motas superior a 250cc    Empty Re: Inspecções para Motas superior a 250cc

Mensagem  freddy_krueger Qui Jul 12, 2012 9:28 am

RuiSilva escreveu:Essa deixou-me completamente perdido!!! Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked

Pois, tb a mim... ouvi essa hoje na lista do MCV (não tenho certeza de assim ser).
freddy_krueger
freddy_krueger
Moto-Evadido
Moto-Evadido

Número de Mensagens : 4461
Idade : 44
Localização : Mozelos, S.M.Feira
Moto do momento : Sym Fiddle 125 ST IRON Smile
Data de inscrição : 18/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Inspecções para Motas superior a 250cc    Empty Re: Inspecções para Motas superior a 250cc

Mensagem  Zé Carlos Qui Jul 12, 2012 10:10 am

Atentem para o que diz o n.2 do Art. 18, que se completa com o n.5 do Art. 11...
Dá-me a sensação que, ainda que a lei entre a vigor, para os motociclos ainda está dependente de uma portaria qualquer ainda por aprovar, acho eu...!
Se assim for, pode ser que nos safemos... por algum tempo...

Artigo 18.º
Entrada em vigor e produção de efeitos
1 — Sem prejuízo do disposto no número seguinte, o
presente diploma entra em vigor 30 dias após a respetiva
publicação.
2 — A obrigatoriedade de inspeções periódicas a motociclos,
triciclos, quadriciclos e reboques e semirreboques,
referidos no anexo I ao presente diploma, só produz
efeitos a partir da publicação da portaria referida no n.º 5
do artigo 11.º


Artigo 11.º
...
5 — A calendarização das inspeções periódicas aos motociclos,
triciclos e quadriciclos, bem como reboques e
semirreboques, referidos no anexo I ao presente diploma, é
aprovada por portaria do membro do Governo responsável
pela área dos transportes.
Zé Carlos
Zé Carlos
Triciclo
Triciclo

Número de Mensagens : 58
Idade : 55
Localização : Vila do Conde
Moto do momento : Honda XL1000 Varadero (Ex-Yamaha FJR 1300) (Ex-Honda CBR 1000F)
Data de inscrição : 26/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Inspecções para Motas superior a 250cc    Empty Re: Inspecções para Motas superior a 250cc

Mensagem  RuiSilva Sex Jul 13, 2012 6:50 am

Tenho sempre em mente que as petições dificilmente trazem alguma mais valia... Mas a verdade é que TEMOS que lutar pelos nossos direitos de alguma forma, e pelo menos assim conseguimos ser minimamente ouvidos.

Assinem a seguinte petição relativamente ao IUC, rails, preços das portagens, guias anti-derrapantes e outros assuntos.
http://www.peticaopublica.com/?pi=Duarte
RuiSilva
RuiSilva
Moto-Evadido
Moto-Evadido

Número de Mensagens : 3419
Idade : 42
Localização : Portugal, Gaia
Moto do momento : Honda NC 750x
Data de inscrição : 18/07/2008

http://www.rsilva.eu

Ir para o topo Ir para baixo

Inspecções para Motas superior a 250cc    Empty Re: Inspecções para Motas superior a 250cc

Mensagem  Zé Carlos Sex Jul 13, 2012 7:17 am

RuiSilva escreveu:Tenho sempre em mente que as petições dificilmente trazem alguma mais valia... Mas a verdade é que TEMOS que lutar pelos nossos direitos de alguma forma, e pelo menos assim conseguimos ser minimamente ouvidos.

Assinem a seguinte petição relativamente ao IUC, rails, preços das portagens, guias anti-derrapantes e outros assuntos.
http://www.peticaopublica.com/?pi=Duarte

Subscrevo e já assinei.
Zé Carlos
Zé Carlos
Triciclo
Triciclo

Número de Mensagens : 58
Idade : 55
Localização : Vila do Conde
Moto do momento : Honda XL1000 Varadero (Ex-Yamaha FJR 1300) (Ex-Honda CBR 1000F)
Data de inscrição : 26/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Inspecções para Motas superior a 250cc    Empty Re: Inspecções para Motas superior a 250cc

Mensagem  freddy_krueger Sex Jul 13, 2012 7:29 am

Parece-me a mim que esta petição está feita muito a "quente"... primeiro pede redução de IUC, depois já pede suspensão.... parece-me uma bagunçada legal.

Apesar de reconhecer que tem alguns pontos interessantes.

FYI: Não sei como se processam, mas sei que existem já inspecções para motos em diversos países da UE.
freddy_krueger
freddy_krueger
Moto-Evadido
Moto-Evadido

Número de Mensagens : 4461
Idade : 44
Localização : Mozelos, S.M.Feira
Moto do momento : Sym Fiddle 125 ST IRON Smile
Data de inscrição : 18/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Inspecções para Motas superior a 250cc    Empty Re: Inspecções para Motas superior a 250cc

Mensagem  RuiSilva Sex Jul 13, 2012 8:04 am

freddy_krueger escreveu:Parece-me a mim que esta petição está feita muito a "quente"... primeiro pede redução de IUC, depois já pede suspensão.... parece-me uma bagunçada legal.

É verdade... mas não leste o texto integralmente. Pede inicialmente a redução do IUC, e no final, enquanto não forem corrigidas as situações descritas anteriormente, pede a suspensão do IUC temporariamente. Faz algum sentido embora não esteja perfeito. De qualquer das formas, EU assinei.
RuiSilva
RuiSilva
Moto-Evadido
Moto-Evadido

Número de Mensagens : 3419
Idade : 42
Localização : Portugal, Gaia
Moto do momento : Honda NC 750x
Data de inscrição : 18/07/2008

http://www.rsilva.eu

Ir para o topo Ir para baixo

Inspecções para Motas superior a 250cc    Empty Re: Inspecções para Motas superior a 250cc

Mensagem  freddy_krueger Qui Set 20, 2012 2:02 am

Esta Lei das Inspecções começa bem... ainda nem está regulamentada e já aparece disto:

http://www.motofan.pt/noticias/psp-notifica-motociclista-a-apresentar-ficha-de-inspeccao-obrigatoria/9850

Se acontecer a algum de vós, toca de argumentar usando este artigo:

http://moto-lex.blogspot.pt/2012/09/inspeccoes-para-motociclos.html

Info recebida via lista geral do mcv.
freddy_krueger
freddy_krueger
Moto-Evadido
Moto-Evadido

Número de Mensagens : 4461
Idade : 44
Localização : Mozelos, S.M.Feira
Moto do momento : Sym Fiddle 125 ST IRON Smile
Data de inscrição : 18/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Inspecções para Motas superior a 250cc    Empty Re: Inspecções para Motas superior a 250cc

Mensagem  RuiSilva Sex Set 21, 2012 4:06 am

Temos um país que as carroças andam à frente dos bois...
RuiSilva
RuiSilva
Moto-Evadido
Moto-Evadido

Número de Mensagens : 3419
Idade : 42
Localização : Portugal, Gaia
Moto do momento : Honda NC 750x
Data de inscrição : 18/07/2008

http://www.rsilva.eu

Ir para o topo Ir para baixo

Inspecções para Motas superior a 250cc    Empty Re: Inspecções para Motas superior a 250cc

Mensagem  freddy_krueger Ter Set 25, 2012 10:11 am

E cá vai a notícia que desmistifica que Inspecções só começam após publicação da "tal" portaria:

http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portugues/Noticias/Paginas/Inspe%E7oesdeveiculoscomnovaregulamentacaoapartirde10deagosto.aspx

Abraços!!
freddy_krueger
freddy_krueger
Moto-Evadido
Moto-Evadido

Número de Mensagens : 4461
Idade : 44
Localização : Mozelos, S.M.Feira
Moto do momento : Sym Fiddle 125 ST IRON Smile
Data de inscrição : 18/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Inspecções para Motas superior a 250cc    Empty Re: Inspecções para Motas superior a 250cc

Mensagem  caxi Seg Out 08, 2012 9:25 am

falta sair a portaria...
e os inpectores formados... Evil or Very Mad Evil or Very Mad Evil or Very Mad Evil or Very Mad
caxi
caxi
Cinquentinha
Cinquentinha

Número de Mensagens : 796
Idade : 49
Localização : Lisboa
Moto do momento : Triumph Tiger 1050 2009
Data de inscrição : 21/07/2008

http://amar-entre-os-livros.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Inspecções para Motas superior a 250cc    Empty Re: Inspecções para Motas superior a 250cc

Mensagem  freddy_krueger Ter Out 09, 2012 3:28 am

Inspectores formados...deve ser deve... dá-se umas formações financiadas não presenciais (para ir buscar mais algum à UE) e tá feito...à TUGA!!!
freddy_krueger
freddy_krueger
Moto-Evadido
Moto-Evadido

Número de Mensagens : 4461
Idade : 44
Localização : Mozelos, S.M.Feira
Moto do momento : Sym Fiddle 125 ST IRON Smile
Data de inscrição : 18/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Inspecções para Motas superior a 250cc    Empty Re: Inspecções para Motas superior a 250cc

Mensagem  mouse Ter Out 09, 2012 7:58 am

Não sou eu que vou fazer o "teste de travões" e quero ver o seguro de "quedas" affraid
mouse
mouse
Moto-turista
Moto-turista

Número de Mensagens : 2459
Idade : 51
Localização : Fiães e Ponte da Barca
Moto do momento : Yamaha FJR
Ex-Honda CBF
EX- Pegaso 650
Data de inscrição : 21/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Inspecções para Motas superior a 250cc    Empty Re: Inspecções para Motas superior a 250cc

Mensagem  freddy_krueger Ter Out 09, 2012 8:49 am

mouse escreveu:Não sou eu que vou fazer o "teste de travões" e quero ver o seguro de "quedas" affraid

Ah pois é....eu igual!!!

Ai a menina Sad
freddy_krueger
freddy_krueger
Moto-Evadido
Moto-Evadido

Número de Mensagens : 4461
Idade : 44
Localização : Mozelos, S.M.Feira
Moto do momento : Sym Fiddle 125 ST IRON Smile
Data de inscrição : 18/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Inspecções para Motas superior a 250cc    Empty Re: Inspecções para Motas superior a 250cc

Mensagem  caxi Qua Out 10, 2012 6:38 am

eu ainda estou para ver quem é que tem a lata de mexer com a minha burra... Evil or Very Mad Evil or Very Mad Evil or Very Mad Evil or Very Mad
sai porrada na certa! Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil
caxi
caxi
Cinquentinha
Cinquentinha

Número de Mensagens : 796
Idade : 49
Localização : Lisboa
Moto do momento : Triumph Tiger 1050 2009
Data de inscrição : 21/07/2008

http://amar-entre-os-livros.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Inspecções para Motas superior a 250cc    Empty Re: Inspecções para Motas superior a 250cc

Mensagem  RuiSilva Qua Out 10, 2012 4:14 pm

caxi escreveu:eu ainda estou para ver quem é que tem a lata de mexer com a minha burra... Evil or Very Mad Evil or Very Mad Evil or Very Mad Evil or Very Mad
sai porrada na certa! Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil

Até podes chorar... a tua burra vai sofrer mais em 10 minutos no centro de inspecção que 1 ano inteiro nas tuas mãos... mas infelizmente terá de ser!!!
RuiSilva
RuiSilva
Moto-Evadido
Moto-Evadido

Número de Mensagens : 3419
Idade : 42
Localização : Portugal, Gaia
Moto do momento : Honda NC 750x
Data de inscrição : 18/07/2008

http://www.rsilva.eu

Ir para o topo Ir para baixo

Inspecções para Motas superior a 250cc    Empty Re: Inspecções para Motas superior a 250cc

Mensagem  Roces Sex Out 19, 2012 12:13 pm

N o Brasil essa espeção ja existe ,mas somente pro Estado de são Paulo,Se chama CONTROLAR ,onde qualquer veiculo independente de cilindrada ou ano te q passar,apenas veiculos com mais de 20 anos não são obrigatorios,mas do resto eles não perdoa!!
É verificado tudo,desde sistema eletrico,vazamento,ponteira e estado de conservação!! Aqui em São Paulo Brasil a coisa pega,mas no resto do pais ainda não é obrigatorio mas daqui alguns anos vai ser isso pode ter certeza
!!!
Roces
Roces
Penantes...
Penantes...

Número de Mensagens : 23
Idade : 42
Localização : Indaiatuba S.P. Brasil
Moto do momento : Bandit 1250 2011 Prata
Data de inscrição : 10/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Inspecções para Motas superior a 250cc    Empty Re: Inspecções para Motas superior a 250cc

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos