MotoEvasao
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Material de campismo

+10
Sérgio Castro
demog
carlosevpinto
freddy_krueger
RuiSilva
enogueira
Africa Twin
PedroSL
TodayAdventure
João Almeida
14 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Material de campismo Empty Re: Material de campismo

Mensagem  João Almeida Seg Jan 12, 2009 5:39 am

TodayAdventure escreveu:Eh pá, levei as ceroulas por baixo dos jeans mas passei frio na viagem, porra, que tava MESMO frio. Mas a noite foi passada num belíssimo conforto do igloo. Fiquei em grande companhia num local que aproveito para recomendar fortemente, a Toca da Raposa, o único parque de campismo Motard do país, pertencente a um casal de belgas chamados Joost e Mieke: http://www.toca-da-raposa.com/ .

Zé Paulo.

Boas Zé Paulo,

Tou a ver que só te metes em aventuras... Very Happy
Como sabes este ano, pretendo ir dar uma voltita, lá pró norte e como deves saber, também costuma ser fresquinho... E como tenciono acampar, queria perguntar-te o que é que usas de material de campismo para este tempo?
Mais concretamente, tenda, colchão e saco cama?

Agora com o briol que tem feito, resolvi comprar umas calças/térmicas de atletismo na Decatlon, bela compra.
Deixei de ter frio nas pernas com calças de ganga e temperaturas perto dos 0º... Mas para essas temperaturas nada como levar calças de mota com forro termico.

Abraço,

João Almeida

João Almeida
Bicicleta
Bicicleta

Número de Mensagens : 449
Idade : 52
Localização : Costa da Caparica
Moto do momento : K1200GT e FJR1300
Data de inscrição : 12/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Material de campismo Empty Re: Material de campismo

Mensagem  TodayAdventure Seg Jan 12, 2009 10:08 am

João Almeida escreveu:
Como sabes este ano, pretendo ir dar uma voltita, lá pró norte e como deves saber, também costuma ser fresquinho... E como tenciono acampar, queria perguntar-te o que é que usas de material de campismo para este tempo?
Mais concretamente, tenda, colchão e saco cama?

O meu material não é nada de especial, como vais ver... Grande parte do material muito caro que existe à venda nas casas de desporto destina-se a condições extremas que nada têm a ver com a nossa realidade (alpinismo, montanha, muita neve, espeleologia, vento, altitude, etc). Para umas brincadeiras motociclísticas em países temperados como o nosso, a altitudes que não são particularmente extremas (2000 metros não é coisa séria no panorama das actividades nas quais o material de camping pode servir) mesmo no Inverno, em minha opinião não é necessário nada de complicado ou caro.

Saco-cama:

Tenho dois, um de Inverno e outro de Verão. Gosto muito do de Verão porque é muito pequenino dentro do saco. O saco de compressão diz que é apropriado até temperaturas de +15 graus com conforto e de +5 graus extremos. Foi o que levei para Marrocos e a 2500 metros foi perfeito - nada de frio. É da marca Camping Gaz, mas não creio que isto seja importante. É facilmente lavável na máquina, o que é muito fixe. O de Inverno dá-me para fazer tudo o que é de Inverno por cá. Não sei as especificações nem a marca. É mais volumoso. Numa noite como a do fds passado normalmente levo o de Inverno, claro (embora nos Eskimós do ano passado tenha levado o de Verão). Apenas pelo motivo de ter saído à pressa de Bragança, ter tudo empacotado e não querer estar a rearranjar tudo, no fds levei os dois e gostei do conforto. Dormi dentro do de Verão e coloquei o de Inverno aberto por cima. Nem uma pitada de frio! Em caso de frio, nem hesito em dormir vestido com roupa larga (tipo fato de treino, é óptimo).

Tenda:

Tenho várias (quatro ou cinco) de todas as formas e feitios, mas curiosamente de moto uso a coisa mais barata, mais pequena e mais leve que se possa imaginar, por estas razões mesmo! É um igloo de montagem ultra-rápida que custou... 7 euros no Feira Nova! Shocked Wink O pessoal escandaliza-se por ser de tecto simples (1 só película entre o campista e o exterior), mas para mim é suficiente na esmagadora maioria das situações e é tão prática e leve que é a minha preferida quando monto e desmonto a trouxa todos os dias. Suponho que possa ter alguns problemas se chover muito mas tenho um plano B para salvaguardar as coisas com valor em caso de emergência. As tendas de tecto simples costumam ter problemas com a condensação, mas eu não os tenho encontrado. São mais frequentes em climas húmidos.

Colchão:

Depois de algumas experiências, encontrei aquilo que quero e não desejo outra coisa. Uso exclusivamente colchonettes auto-insufláveis do tipo Thermarest e tenho duas, uma mais volumosa, outra menos. Aqui acho que não se deve poupar, pois é o segredo de uma noite bem dormida e sem dores de costas. É infinitamente melhor do que as espumas, que são muito baratinhas, para além de ocuparem muito menos espaço quando arrumadas. Há colchões de ar grandes mais confortáveis, mas a custo de um muito maior volume e muito mais peso. E sinceramente não preciso de tal, as colchonettes são de um conforto óptimo para mim.

Quando dizes "voltita lá pró Norte", falas da escandinávia? Suponho que de Verão? Creio que não será nunca mais frio do que o Inverno por aqui, embora possa ser mais chuvoso. Se não tiveres muita prática de camping, parece-me uma boa ideia fazeres alguns ensaios com o equipamento por aqui, digamos num fim-de-semana durante o Inverno. Quando cá vieres à Sanabria mostro-te o que cá tenho para ficares com uma ideia.

Zé Paulo.
TodayAdventure
TodayAdventure
Utilitária
Utilitária

Número de Mensagens : 1048
Idade : 58
Localização : Bragança, Portugal
Moto do momento : Honda Today '07, Suzuki DR 350 '91, Honda Transalp '91
Data de inscrição : 21/07/2008

http://todayadventure.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Material de campismo Empty Re: Material de campismo

Mensagem  PedroSL Seg Jan 12, 2009 10:23 am

Este gajo, com tantas lições de sapiência, o melhor é agregarem-no para o resto da vida e tornarem-no regente da cadeira!
Apre que torna tudo simples!

Já eu levo: tenda com duplo tecto, saco cama de inverno, colchonete (que vou trocar a conselho deste tal de ZP) almofada insuflável e ainda; fogareiro, micro-ondas, varinha mágica, frigorífico e... batedeira eléctrica!!! Mad Mad Mad Mad Mad Mad Mad

"arribuns porruns caganitum dominae"
latim arcaico

PedroSL
Utilitária
Utilitária

Número de Mensagens : 1478
Idade : 66
Localização : Porto; Murça; Moledo do Minho
Moto do momento : Honda CB Seven-Fifty
Data de inscrição : 16/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Material de campismo Empty Re: Material de campismo

Mensagem  João Almeida Seg Jan 12, 2009 11:23 am

TodayAdventure escreveu:

O meu material não é nada de especial, como vais ver... Grande parte do material muito caro que existe à venda nas casas de desporto destina-se a condições extremas que nada têm a ver com a nossa realidade (alpinismo, montanha, muita neve, espeleologia, vento, altitude, etc). Para umas brincadeiras motociclísticas em países temperados como o nosso, a altitudes que não são particularmente extremas (2000 metros não é coisa séria no panorama das actividades nas quais o material de camping pode servir) mesmo no Inverno, em minha opinião não é necessário nada de complicado ou caro.

Saco-cama:

Tenho dois, um de Inverno e outro de Verão. Gosto muito do de Verão porque é muito pequenino dentro do saco. O saco de compressão diz que é apropriado até temperaturas de +15 graus com conforto e de +5 graus extremos. Foi o que levei para Marrocos e a 2500 metros foi perfeito - nada de frio. É da marca Camping Gaz, mas não creio que isto seja importante. É facilmente lavável na máquina, o que é muito fixe. O de Inverno dá-me para fazer tudo o que é de Inverno por cá. Não sei as especificações nem a marca. É mais volumoso. Numa noite como a do fds passado normalmente levo o de Inverno, claro (embora nos Eskimós do ano passado tenha levado o de Verão). Apenas pelo motivo de ter saído à pressa de Bragança, ter tudo empacotado e não querer estar a rearranjar tudo, no fds levei os dois e gostei do conforto. Dormi dentro do de Verão e coloquei o de Inverno aberto por cima. Nem uma pitada de frio! Em caso de frio, nem hesito em dormir vestido com roupa larga (tipo fato de treino, é óptimo).

Tenda:

Tenho várias (quatro ou cinco) de todas as formas e feitios, mas curiosamente de moto uso a coisa mais barata, mais pequena e mais leve que se possa imaginar, por estas razões mesmo! É um igloo de montagem ultra-rápida que custou... 7 euros no Feira Nova! Shocked Wink O pessoal escandaliza-se por ser de tecto simples (1 só película entre o campista e o exterior), mas para mim é suficiente na esmagadora maioria das situações e é tão prática e leve que é a minha preferida quando monto e desmonto a trouxa todos os dias. Suponho que possa ter alguns problemas se chover muito mas tenho um plano B para salvaguardar as coisas com valor em caso de emergência. As tendas de tecto simples costumam ter problemas com a condensação, mas eu não os tenho encontrado. São mais frequentes em climas húmidos.

Colchão:

Depois de algumas experiências, encontrei aquilo que quero e não desejo outra coisa. Uso exclusivamente colchonettes auto-insufláveis do tipo Thermarest e tenho duas, uma mais volumosa, outra menos. Aqui acho que não se deve poupar, pois é o segredo de uma noite bem dormida e sem dores de costas. É infinitamente melhor do que as espumas, que são muito baratinhas, para além de ocuparem muito menos espaço quando arrumadas. Há colchões de ar grandes mais confortáveis, mas a custo de um muito maior volume e muito mais peso. E sinceramente não preciso de tal, as colchonettes são de um conforto óptimo para mim.

Quando dizes "voltita lá pró Norte", falas da escandinávia? Suponho que de Verão? Creio que não será nunca mais frio do que o Inverno por aqui, embora possa ser mais chuvoso. Se não tiveres muita prática de camping, parece-me uma boa ideia fazeres alguns ensaios com o equipamento por aqui, digamos num fim-de-semana durante o Inverno. Quando cá vieres à Sanabria mostro-te o que cá tenho para ficares com uma ideia.

Zé Paulo.

Sim a voltita lá para o norte é para esses lados. E pelas informações que tenho de um amigo meu que foi lá na mesma altura que eu tenciono ir, é que ele chegou a apanha temperaturas negativas... Não muito mas negativas.

Pois eu tenho 2 tendas uma dessas de 7 aérios e outra maior, de 3 lugares, mas não me parecem adquadas, uma porque é muito grande para levar na mota a outra porque não é adequada para sítios mais húmidos, pelo que estava a pensar comprar uma tipo da decathlon. No Forúm da FJR também a uma sugestão de uma pequena e leve boa para transportar na mota.

Quanto a saco camas, tenho 4, mas só 2 de verão + 15º um de deve dar para 10º e outro de inverno, que já foi testado em Bruxelas no mês de Outubro e que é bastante bom para temperaturas da ordem dos 5º. No entanto mais uma vez é bastante volumoso...
Estava-me a inclinar para um saco cama da decathlon mais uma vez com temperatura de conforto da ordem do 5º, mas a ideia de levar 2 pode ser interessante uma vez que vou apanhar temperaturas muito diferentes, mas vai depender do espaço disponível, que ainda não sei qual é uma vez que ainda não comprei a top case para a FJR...

Quanto ao colções também existem desses auto insuflaveis na decathlon, mas parece-me mais pesados que os de ar...
Esses Thermarest são diferentes? Onde posso dar uma vista de olhos num colchão desses, sem ir a Bragança, claro...

Quanto ao teste em condições adversas, está previsto, ainda não sei para quando... Tenho que arranjar o material primeiro claro...

Abraço,

João Almeida

João Almeida
Bicicleta
Bicicleta

Número de Mensagens : 449
Idade : 52
Localização : Costa da Caparica
Moto do momento : K1200GT e FJR1300
Data de inscrição : 12/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Material de campismo Empty Re: Material de campismo

Mensagem  João Almeida Seg Jan 12, 2009 11:26 am

PedroSL escreveu:Este gajo, com tantas lições de sapiência, o melhor é agregarem-no para o resto da vida e tornarem-no regente da cadeira!
Apre que torna tudo simples!

Já eu levo: tenda com duplo tecto, saco cama de inverno, colchonete (que vou trocar a conselho deste tal de ZP) almofada insuflável e ainda; fogareiro, micro-ondas, varinha mágica, frigorífico e... batedeira eléctrica!!! Mad Mad Mad Mad Mad Mad Mad

"arribuns porruns caganitum dominae"
latim arcaico

Tou a ver que levas a casa às costas... Twisted Evil
Almofada insuflável, já está comprada, quanto ao resto não está na minha lista... Cool

Abraço,

João Almeida

João Almeida
Bicicleta
Bicicleta

Número de Mensagens : 449
Idade : 52
Localização : Costa da Caparica
Moto do momento : K1200GT e FJR1300
Data de inscrição : 12/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Material de campismo Empty Re: Material de campismo

Mensagem  TodayAdventure Seg Jan 12, 2009 12:02 pm

Se não te decidires por um igloo da Feira Nova ou equivalente, aconselho-te a comprar uma tenda self standing, ou seja que se aguente em pé sem estacas. A vantagem é não comprometer o soninho descansado se o terreno for muito duro e/ou for difícil espetar estacas ou então com o tempo muito mau. Ah, é verdade, eu quase sempre me borrifo nas estacas que vêm com as tendas baratas, são muito más e servem para pouco ou nada. Compro estacas à parte, de boa qualidade. Ser leve e pequena é muito importante em viagens de mota, naturalmente.

Para os sacos-cama compra (se não vier com...) um saco de compressão para diminuir o volume. É incrível o tamanho que um saco-cama toma quando comprimido.

Não precisas de top case; eu pelo menos já não uso ou uso menos em viagem nas minhas trails. Transporto exclusivamente o material em dry bags (sacos à prova de água). São muito baratos, há de vários tamanhos e encontras com facilidade nas cadeias de lojas de desporto.

Quanto às colchonettes auto-insufláveis são MUITO leves, mais leves e mais pequenas quando vazias do que tudo o resto que vi (acho que comprei pelo menos uma das minhas na Decathlon). Vê aqui como estas coisas são baratas. Eu disse que é do tipo Thermarest, mas é claro que não tem que ser desta marca. Quando puder vou à garagem fazer uma foto para veres o tamanho que a coisa tem (estou a falar da colchonette, isto para os espíritos mais... selvagens...). Já agora, dá uma voltinha no link acima. Já comprei várias vezes nesta loja online, que tem excelentes preços em muito material! Podes encontrar estas colchonettes nas lojas que estão na moda por cá (SportZone, Decathlon, bem com nas mais especializadas e provavelmente mais caras Econauta, etc).

Na escandinávia no Verão não deves encontrar mais frio do que cá no Inverno!

Eu só respondi em relação a saco-cama, colchão e tenda. Nas viagens como em Marrocos, levo também um pequeno fogão com queimador que queima gasolina, o que dá um jeitaço pois não há dependência em relação às botijas de gás de marca, que pode haver dificuldades em encontrar nos sítios mais remotos. É só desligar o tubo do depósito da moto e ligar ao fogão! E levo também um kit de campismo muito comum (prato, copo e talheres).

Zé Paulo.

PS: Peço desculpa pelo off topic e vou mover estes posts que se desviaram do assunto do tópico.
TodayAdventure
TodayAdventure
Utilitária
Utilitária

Número de Mensagens : 1048
Idade : 58
Localização : Bragança, Portugal
Moto do momento : Honda Today '07, Suzuki DR 350 '91, Honda Transalp '91
Data de inscrição : 21/07/2008

http://todayadventure.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Material de campismo Empty Re: Material de campismo

Mensagem  Africa Twin Seg Jan 12, 2009 4:32 pm

Eu tenho uma Vango Alpha 200.

http://www.vango.co.uk/

Ainda não a testei mas tem boas reviews Smile
Africa Twin
Africa Twin
Cinquentinha
Cinquentinha

Número de Mensagens : 503
Idade : 55
Localização : Sacavém, Loures
Moto do momento : Africa Twin 750
Data de inscrição : 01/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Material de campismo Empty Re: Material de campismo

Mensagem  João Almeida Ter Jan 13, 2009 4:16 am

Bem Zé Paulo, desde já obrigado pelas perciosas dicas! Very Happy

TodayAdventure escreveu:Se não te decidires por um igloo da Feira Nova ou equivalente, aconselho-te a comprar uma tenda self standing, ou seja que se aguente em pé sem estacas. A vantagem é não comprometer o soninho descansado se o terreno for muito duro e/ou for difícil espetar estacas ou então com o tempo muito mau. Ah, é verdade, eu quase sempre me borrifo nas estacas que vêm com as tendas baratas, são muito más e servem para pouco ou nada. Compro estacas à parte, de boa qualidade. Ser leve e pequena é muito importante em viagens de mota, naturalmente.

Estava inclinado por uma ultra-light da Decathlon e há também esta possibilidade:
Link
Vou investigar essa coisa do self standing...

TodayAdventure escreveu:
Para os sacos-cama compra (se não vier com...) um saco de compressão para diminuir o volume. É incrível o tamanho que um saco-cama toma quando comprimido.
Hummm os sacos cama da Decathlon são relativamente pequenos e têm aqueles sacos que apertam...
Também vou ver melhor isso. Onde se podem comprar?

TodayAdventure escreveu:
Não precisas de top case; eu pelo menos já não uso ou uso menos em viagem nas minhas trails. Transporto exclusivamente o material em dry bags (sacos à prova de água). São muito baratos, há de vários tamanhos e encontras com facilidade nas cadeias de lojas de desporto.

Sim, isso já era claramente uma opção, embora eu só conhecia os da Touretech. Tem a desvantagem de não ter a segurança de uma top case, ou seja se a mota tiver estacionada sozinha, alguem pode pegar nele e levar...
Na verdade uma vez que já tenho Top Case na BM, para o dia a dia não preciso para a FJR.

TodayAdventure escreveu:
Quanto às colchonettes auto-insufláveis são MUITO leves, mais leves e mais pequenas quando vazias do que tudo o resto que vi (acho que comprei pelo menos uma das minhas na Decathlon). Vê aqui como estas coisas são baratas. Eu disse que é do tipo Thermarest, mas é claro que não tem que ser desta marca. Quando puder vou à garagem fazer uma foto para veres o tamanho que a coisa tem (estou a falar da colchonette, isto para os espíritos mais... selvagens...). Já agora, dá uma voltinha no link acima. Já comprei várias vezes nesta loja online, que tem excelentes preços em muito material! Podes encontrar estas colchonettes nas lojas que estão na moda por cá (SportZone, Decathlon, bem com nas mais especializadas e provavelmente mais caras Econauta, etc).
Presumo que os maiores que 28,5 cm x 38,5 cm x 1 cm sejam um pouco mais caros... Wink
Já tinha visto este tipo de coisas também Decathlon, eles até têm um colchão destes que é combinado com um saco cama.
A grande dificuldade que vi para este material é a arrumação. Enrolados ocupavam muito espaço...

TodayAdventure escreveu:
Na escandinávia no Verão não deves encontrar mais frio do que cá no Inverno!
Isso só te posso assegurar quando tiver o percurso delineado. Eu gosto de andar por sítios estranhos... Razz

TodayAdventure escreveu:
Eu só respondi em relação a saco-cama, colchão e tenda. Nas viagens como em Marrocos, levo também um pequeno fogão com queimador que queima gasolina, o que dá um jeitaço pois não há dependência em relação às botijas de gás de marca, que pode haver dificuldades em encontrar nos sítios mais remotos. É só desligar o tubo do depósito da moto e ligar ao fogão! E levo também um kit de campismo muito comum (prato, copo e talheres).
Vou por na lista o prato, copo e talher, quanto ao fogareiro, para já não estou a contar levar...

Abraço,

João Almeida

João Almeida
Bicicleta
Bicicleta

Número de Mensagens : 449
Idade : 52
Localização : Costa da Caparica
Moto do momento : K1200GT e FJR1300
Data de inscrição : 12/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Material de campismo Empty Re: Material de campismo

Mensagem  enogueira Ter Jan 13, 2009 4:20 am

Um tópico impecável!
Preciosas dicas não só para o João Almeida, que está a planear uma grande viagem, mas para todos os que equacionem fazê-lo um dia.

Um assunto a desenvolver! Obrigado ZP por mais umas lições!


Abraço
enogueira
enogueira
Moto-turista
Moto-turista

Número de Mensagens : 2036
Idade : 45
Localização : Chaves
Moto do momento : Honda Pan European 1300
Data de inscrição : 21/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Material de campismo Empty 2 ou 3 palpites

Mensagem  PedroSL Ter Jan 13, 2009 4:51 am

Nos meus passeios utilizo (agora a sério) duas a 3 coisas que recomendo, não obstante, estejam nos antípodas do conceito advogado e bem, pelo Zé Paulo. Mas como estas coisas não são sempre, nem nunca, atrevo-me a indicá-las.
Já me deixei de usar a almofada insuflável. Agora utilizo uma em "Polar" que se comprime e fica, ainda, mais pequena que a insuflável, quando vazia que comprei na CampingShop. É muito macia (ao contrário da maioria das insufláveis) e em ambientes mais frescos torna-se agradável.
No que respeita à tenda, para além de uma dessas baratas (que uso na maioria das vezes) à qual acrescentei umas estacas de qualidade e um maço de borracha, comprei à tempos uma muito mais pequena e que foi, evidentemente, bastante mais cara. Têm duplo tecto, dá para 2 ou 3 pessoas e tem dimensões (embalada) do tipo: 30 cm x 12 cm x 12 cm. É de facto pequena e bastante boa, mas foi carota. Essa já não me lembro onde a comprei, mas ou foi na Decathlon ou nessa CampingShop (Porto).
Conforme me fôr lembrando, já que não sou PRO como o ZP e não tenho tudo de cor, vou colocando posts.
Abraço

PedroSL
Utilitária
Utilitária

Número de Mensagens : 1478
Idade : 66
Localização : Porto; Murça; Moledo do Minho
Moto do momento : Honda CB Seven-Fifty
Data de inscrição : 16/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Material de campismo Empty Re: Material de campismo

Mensagem  TodayAdventure Ter Jan 13, 2009 7:09 am

enogueira escreveu:Um tópico impecável!
Preciosas dicas não só para o João Almeida, que está a planear uma grande viagem, mas para todos os que equacionem fazê-lo um dia.

Um assunto a desenvolver! Obrigado ZP por mais umas lições!


Abraço

Vá, não exagerem. Falo só do que fui aprendendo à custa de ir fazendo muita m*rda, de tentativa e erro. Mando é mensagens grandes porque desgraçadamente não sei sintetizar...

Em 1978:
Uns amigos da mesma rua discutiam umas dicas sobre campismo, material muito baratinho. Cada um mandava o seu bitaite e depois cada um ia à sua aventura na sua Casal Boss. Voltam felizes das suas viagens anónimas, de barrigas cheias de pequenas aventuras e noites mal dormidas. End of story.
Em 2008 (Versão 1):
Um gajo tem a mania de escrever muito a contar o que foi aprendendo à custa da (muita) m*rda e resolve fazer um testamento/prelecção num fórum público sobre o assunto. O pessoal entusiasmado, envia SMS uns aos outros a divulgar, chama-lhe sábio e Pro, e dá-se uma festa de homenagem ao bicho. A seguir, desrespeitando os conselhos do "sábio", vão comprar material XPTO / GTI. Gastam o dinheiro todo, não sobra nada para a viagem, nem para fazer campismo, e a mota fica na garagem todo o Verão. Saem todos os fins de semana para afogar as mágoas de não terem férias de moto, e acabam por gastar em copos aquilo que gastariam em 15 dias de viagem budget em Marrocos.
Em 2008 (Versão 2):
Compram o seu material baratinho, pegam nas suas cinquentinhas e vão de férias. À chegada está a comunicação social à espera, com pompa e circunstância. Dão entrevistas, escrevem artigos... Também lhes chamam sábios e Pros.

lol! lol! lol! lol!

Agora a sério:

João Almeida escreveu:
Estava inclinado por uma ultra-light da Decathlon e há também esta possibilidade:
Link
Vou investigar essa coisa do self standing...

Tenho uma ultra light que comprei para viajar sobretudo de bicla! Se quiseres empresto-ta e até ta ofereço em troca de uma mine Smile (dou-ta quando cá vieres, tou a falar a sério). Usei-a uma vez e não quero mais! A gente olha para ela e adora-a. É pequenina dobrada. Mas não é self standing, isto é, para se aguentar em pé tem que ter estacas. Não é suficientemente prática, e de moto não há razão para discutir a coisa ao grama e ao cm3! A Saurium é clássica e é self standing e ainda tem duplo tecto. Mas continuo a preferir, pela rapidez de motangem e desmontagem a minha chinesa de 7 euros do Feira Nova.

João Almeida escreveu:
Hummm os sacos cama da Decathlon são relativamente pequenos e têm aqueles sacos que apertam...
Também vou ver melhor isso. Onde se podem comprar?

Onde houver sacos-cama, há sacos de compressão. Às vezes o saco-cama é vendido com o saco de compressão. Na net procura "compression bag", como aqui, por exemplo (Decathlon Brasil):
http://www.decathlon.com.br/BR/airtight-compression-bag-42531635/

João Almeida escreveu:
Sim, isso já era claramente uma opção, embora eu só conhecia os da Touretech. Tem a desvantagem de não ter a segurança de uma top case, ou seja se a mota tiver estacionada sozinha, alguem pode pegar nele e levar...
Na verdade uma vez que já tenho Top Case na BM, para o dia a dia não preciso para a FJR.

Não duvido da qualidade dos dry bags da Touratech, mas são relativamente caros. Encontras muitos outros resistentes e muito baratos. Tenho um alemão de 1989 (da idade das minhas ceroulas de estimação!) azul, feito, e depois de muito uso, continuo a usá-lo pois continua completamente estanque. Mando-te fotos mais logo. Para falar em lojas conhecidas, a Sport Zone tem (marca BERG). Tenho alguns desta loja alemã, são excelentes, muito resistentes, e em conta:

CLICA AQUI

Eu na cidade também gosto da segurança da top case (e tenho na Transalp), mas em viagem foras das cidades, e em motos velhas e sujas como as minhas, ninguém toca Very Happy . Mas tenho uma solução para a segurança sem top case (comprei mas só uso esporadicamente): http://www.pacsafe.com/www/index.php?_room=3&_action=detail&id=49 .

João Almeida escreveu:
A grande dificuldade que vi para este material é a arrumação. Enrolados ocupavam muito espaço...

Concordo que às vezes são um pouco volumosos, mas o meu não! Tenho que te fazer uma foto do que cá tenho. Ando aflito com trabalho, mas hoje à noite não falha uma foto.

João Almeida escreveu:
Isso só te posso assegurar quando tiver o percurso delineado. Eu gosto de andar por sítios estranhos... Razz

Então dá cá um abraço, alma gémea! Very Happy

PedroSL escreveu:Nos meus passeios utilizo (agora a sério) duas a 3 coisas que recomendo, não obstante, estejam nos antípodas do conceito advogado e bem, pelo Zé Paulo. Mas como estas coisas não são sempre, nem nunca, atrevo-me a indicá-las.
Já me deixei de usar a almofada insuflável. Agora utilizo uma em "Polar" que se comprime e fica, ainda, mais pequena que a insuflável, quando vazia que comprei na CampingShop. É muito macia (ao contrário da maioria das insufláveis) e em ambientes mais frescos torna-se agradável.
No que respeita à tenda, para além de uma dessas baratas (que uso na maioria das vezes) à qual acrescentei umas estacas de qualidade e um maço de borracha, comprei à tempos uma muito mais pequena e que foi, evidentemente, bastante mais cara. Têm duplo tecto, dá para 2 ou 3 pessoas e tem dimensões (embalada) do tipo: 30 cm x 12 cm x 12 cm. É de facto pequena e bastante boa, mas foi carota. Essa já não me lembro onde a comprei, mas ou foi na Decathlon ou nessa CampingShop (Porto).
Conforme me fôr lembrando, já que não sou PRO como o ZP e não tenho tudo de cor, vou colocando posts.
Abraço

Eu quando de automóvel levo essas coisa todas, Pedro, mas de bicla, na Today ou em geral de moto não me posso dar a esse luxo. Tenho um maço de borracha, mas nunca o uso quando viajo de moto. Uso uma pedra para martelar as estacas - e por isso também é que é importante uma tenda self standing onde as estacas podem ser dispensáveis. Já levei e tenho mas actualmente não levo almofada. Uso para tal o casaco de moto enrolado ou um dos dry bags (de formato cilíndrico) limpo. Estacas de boa qualidade, leves (alumínio) são de facto muito úteis e não ocupam quase nenhum espaço.

Vai colocando as tuas dicas, Pedro, prá gente ir aprendendo!

Zé Paulo.
TodayAdventure
TodayAdventure
Utilitária
Utilitária

Número de Mensagens : 1048
Idade : 58
Localização : Bragança, Portugal
Moto do momento : Honda Today '07, Suzuki DR 350 '91, Honda Transalp '91
Data de inscrição : 21/07/2008

http://todayadventure.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Material de campismo Empty Re: Material de campismo

Mensagem  João Almeida Ter Jan 13, 2009 8:27 am

Fixolas! cheers cheers cheers

Acho que as minhas dúvidas principais foram respondidas... Very Happy
Agora tenho de comprar o material e passar ao teste de campo... bounce bounce

Obrigado pelas dicas, Ze Paulo e Pedro!

João Almeida
Bicicleta
Bicicleta

Número de Mensagens : 449
Idade : 52
Localização : Costa da Caparica
Moto do momento : K1200GT e FJR1300
Data de inscrição : 12/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Material de campismo Empty Re: Material de campismo

Mensagem  Africa Twin Ter Jan 13, 2009 9:54 am

Não sei como vocês fazem, mas o meu maço de borracha e mais um alicate para extrair as cavilhas teimosas do chão vão dentro do invólucro da tenda, juntamente com as cavilhas, cordas etc.

Não se nota nada de fora do saco de transporte da tenda...
Africa Twin
Africa Twin
Cinquentinha
Cinquentinha

Número de Mensagens : 503
Idade : 55
Localização : Sacavém, Loures
Moto do momento : Africa Twin 750
Data de inscrição : 01/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Material de campismo Empty Re: Material de campismo

Mensagem  João Almeida Ter Jan 13, 2009 11:44 am

Africa Twin escreveu:Não sei como vocês fazem, mas o meu maço de borracha e mais um alicate para extrair as cavilhas teimosas do chão vão dentro do invólucro da tenda, juntamente com as cavilhas, cordas etc.

Não se nota nada de fora do saco de transporte da tenda...

Não precisas de alicate... Dás umas pancadinhas na espia de um lado e outro e ela acaba por sair... Rolling Eyes

João Almeida
Bicicleta
Bicicleta

Número de Mensagens : 449
Idade : 52
Localização : Costa da Caparica
Moto do momento : K1200GT e FJR1300
Data de inscrição : 12/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Material de campismo Empty Re: Material de campismo

Mensagem  Africa Twin Ter Jan 13, 2009 2:20 pm

Em 2006, em Espanha, dei graças por ter levado um alicate Rolling Eyes rabbit
Africa Twin
Africa Twin
Cinquentinha
Cinquentinha

Número de Mensagens : 503
Idade : 55
Localização : Sacavém, Loures
Moto do momento : Africa Twin 750
Data de inscrição : 01/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Material de campismo Empty Re: Material de campismo

Mensagem  TodayAdventure Qua Jan 14, 2009 2:50 am

Duas fotos de objectos de campismo sobre o banco da Honda Today.

1) Da esquerda para a direita:

dry bag alemão com 20 anos de idade (contendo o meu saco-cama de Inverno), tenda igloo, colchonette, maço de borracha, saco de compressão do saco-cama de Verão

compreendem agora porque não levo o maço de borracha! Very Happy

Material de campismo S73f6602rs3

2) Colchonette enrolada em cima do banco da Today

[Material de campismo S73f6604qk1

Zé Paulo.
TodayAdventure
TodayAdventure
Utilitária
Utilitária

Número de Mensagens : 1048
Idade : 58
Localização : Bragança, Portugal
Moto do momento : Honda Today '07, Suzuki DR 350 '91, Honda Transalp '91
Data de inscrição : 21/07/2008

http://todayadventure.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Material de campismo Empty Re: Material de campismo

Mensagem  PedroSL Qua Jan 14, 2009 5:34 am

TodayAdventure escreveu:
Eu quando de automóvel levo essas coisa todas, Pedro, mas de bicla, na Today ou em geral de moto não me posso dar a esse luxo. Tenho um maço de borracha, mas nunca o uso quando viajo de moto. Uso uma pedra para martelar as estacas - e por isso também é que é importante uma tenda self standing onde as estacas podem ser dispensáveis. Já levei e tenho mas actualmente não levo almofada. Uso para tal o casaco de moto enrolado ou um dos dry bags (de formato cilíndrico) limpo. Estacas de boa qualidade, leves (alumínio) são de facto muito úteis e não ocupam quase nenhum espaço.

Vai colocando as tuas dicas, Pedro, prá gente ir aprendendo!

Zé Paulo.

PedroSL Advantage, mais a sua CBSevenFifty sem pendura e com 3 malas!!
Ou seja, no lugar da pendura vai o Fry Bag. Bem gerido, aquilo leva quase mais do que um carro! lol! lol! lol!
Desde que eu não me esqueça de metade das coisas em casa... como já aconteceu!! Embarassed Embarassed Embarassed

PedroSL
Utilitária
Utilitária

Número de Mensagens : 1478
Idade : 66
Localização : Porto; Murça; Moledo do Minho
Moto do momento : Honda CB Seven-Fifty
Data de inscrição : 16/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Material de campismo Empty Re: Material de campismo

Mensagem  RuiSilva Qua Jan 14, 2009 6:30 am

Felizmente o meu material de campismo ocupa menos espaço, podendo mesmo dar-me ao luxo de levar um colchão de ar!!!

Material de campismo PICT7451
RuiSilva
RuiSilva
Moto-Evadido
Moto-Evadido

Número de Mensagens : 3419
Idade : 42
Localização : Portugal, Gaia
Moto do momento : Honda NC 750x
Data de inscrição : 18/07/2008

http://www.rsilva.eu

Ir para o topo Ir para baixo

Material de campismo Empty Re: Material de campismo

Mensagem  João Almeida Qui Jan 15, 2009 3:48 am

Boas Zé Paulo,

Após as tuas dicas, fiz uma visita mais atenta a SportZone e à Decathlon, verifiquei que não há dry bags na sportzone, mas há na decathlon no material de "navegação/barcos". Em verdade na Decathlon está disponivel quase todo o material sobre o qual falámos, com excepção da tenda self-standing e da rede de protecção.

A minha dúvida vai mais uma vez para o colchão, qual a expessura que aconselhas? 1, 2,5 ou 5 cm?

Abraço,

João Almeida

João Almeida
Bicicleta
Bicicleta

Número de Mensagens : 449
Idade : 52
Localização : Costa da Caparica
Moto do momento : K1200GT e FJR1300
Data de inscrição : 12/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Material de campismo Empty Re: Material de campismo

Mensagem  RuiSilva Qui Jan 15, 2009 6:44 am

João Almeida escreveu:Boas Zé Paulo,

Após as tuas dicas, fiz uma visita mais atenta a SportZone e à Decathlon, verifiquei que não há dry bags na sportzone, mas há na decathlon no material de "navegação/barcos". Em verdade na Decathlon está disponivel quase todo o material sobre o qual falámos, com excepção da tenda self-standing e da rede de protecção.

A minha dúvida vai mais uma vez para o colchão, qual a expessura que aconselhas? 1, 2,5 ou 5 cm?

Abraço,

João Almeida

Um conselho meu... Uma colchonete ou colchão de 1,5cm ocupa sempre demasiado espaço... Porque não comprar um colchão de ar (parece uma cama) e uma bomba eléctrica recarregável? Demora cerca de 2/3minutos para encher o colchão, também permite sugar o ar, fazendo com que o colchão ocupe o menos espaço possível. Na minha opinião é bem mais prático e muito mais confortável pois garantidamente que não vais sentir uma única pedra ou ramo por baixo das costas.

Bomba por 17,50€
Material de campismo My-asset_6363643

Colchão para 2 pessoas por 17,90€
Material de campismo My-asset_1341076
RuiSilva
RuiSilva
Moto-Evadido
Moto-Evadido

Número de Mensagens : 3419
Idade : 42
Localização : Portugal, Gaia
Moto do momento : Honda NC 750x
Data de inscrição : 18/07/2008

http://www.rsilva.eu

Ir para o topo Ir para baixo

Material de campismo Empty Re: Material de campismo

Mensagem  TodayAdventure Qui Jan 15, 2009 7:02 am

João Almeida escreveu:Boas Zé Paulo,

Após as tuas dicas, fiz uma visita mais atenta a SportZone e à Decathlon, verifiquei que não há dry bags na sportzone, mas há na decathlon no material de "navegação/barcos". Em verdade na Decathlon está disponivel quase todo o material sobre o qual falámos, com excepção da tenda self-standing e da rede de protecção.

A minha dúvida vai mais uma vez para o colchão, qual a expessura que aconselhas? 1, 2,5 ou 5 cm?

Abraço,

João Almeida

Na Sportzone de Bragança (loja pequena) há dry bags e são de marca Berg. Comprei lá dois. Salvo erro, custam 20 euros (ou 19,90, como a malta do marketing gosta de dizer Wink ). Tenho duas colchonettes, uma mais volumosa, outra menos. A menor é a que está na foto. É mesmo fininha, como vês. Como acho que tem todo o conforto de que preciso, é a que uso e nunca levo a maior. É Quechua, por isso veio da Decathlon. Imagino que seja das menos espessas. É difícil dizer qual te servirá a ti, isto é tudo um compromisso entre as nossas necessidades de conforto e espaço/volume. Como durmo muito bem com a Quechua fininha não penso mais nisto. É a minha solução universal, quer viaje de bicla, moto ou carro.

A solução do Rui deve ser confortável mas não é para mim. Há quem goste e não dispense algo deste tipo. É bem mais volumosa e mais pesada que a minha e como já encontrei uma forma bem mais minimalista de dormir impecavelmente, não procuro mais (não sinto pedras nem ramos!). Talvez lá mais para a frente, quando a PDI atacar a sério repense a coisa. Very Happy Dormes bem ou és "esquisito" com as camas? É este o critério que deves usar para escolher. No que te puder ajudar a testar as tuas necessidades com o meu material, dispõe sempre!

Zé Paulo.
TodayAdventure
TodayAdventure
Utilitária
Utilitária

Número de Mensagens : 1048
Idade : 58
Localização : Bragança, Portugal
Moto do momento : Honda Today '07, Suzuki DR 350 '91, Honda Transalp '91
Data de inscrição : 21/07/2008

http://todayadventure.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Material de campismo Empty When there's a will, there's a way ou... querer é poder!

Mensagem  Africa Twin Qui Jan 15, 2009 7:07 am

Razz

Dois colchões, uma tenda e mais umas cenas, entre as quais um alicate, um martelo e um compressor de ar a 12 V... Rolling Eyes

0 kms...

Material de campismo 3Prontos316-08-06

1.600 kms depois...

Material de campismo 01CovesdeSantJosepParque22-08-06

2.000 kms depois...

Material de campismo 01PlazaCatalunya123-08-06

Uma tenda, dois colchões e mais umas cenas... Cool

Material de campismo A%20burra%20na%20barragem%20da%20Cani231ada
Africa Twin
Africa Twin
Cinquentinha
Cinquentinha

Número de Mensagens : 503
Idade : 55
Localização : Sacavém, Loures
Moto do momento : Africa Twin 750
Data de inscrição : 01/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Material de campismo Empty Re: Material de campismo

Mensagem  TodayAdventure Qui Jan 15, 2009 7:11 am

A senhora pendura parece não ter olheiras depois de tantos quilómetros, o que é bom sinal. Very Happy Mas também levam um belo volume lá atrás, caneco!

Zé Paulo.
TodayAdventure
TodayAdventure
Utilitária
Utilitária

Número de Mensagens : 1048
Idade : 58
Localização : Bragança, Portugal
Moto do momento : Honda Today '07, Suzuki DR 350 '91, Honda Transalp '91
Data de inscrição : 21/07/2008

http://todayadventure.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Material de campismo Empty Re: Material de campismo

Mensagem  Africa Twin Qui Jan 15, 2009 7:17 am

A última foto (Barcelona) foi tirada praí uns 11 ou 12 dias depois da primeira...
Não fizemos 2.000 kms num só dia! affraid Embarassed
Africa Twin
Africa Twin
Cinquentinha
Cinquentinha

Número de Mensagens : 503
Idade : 55
Localização : Sacavém, Loures
Moto do momento : Africa Twin 750
Data de inscrição : 01/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Material de campismo Empty Re: Material de campismo

Mensagem  PedroSL Qui Jan 15, 2009 7:49 am

É impressão minha, ou começaste com uma Deauville com pendura e terminaste com uma Transalp... sem pendura?? Razz Razz Razz

PedroSL
Utilitária
Utilitária

Número de Mensagens : 1478
Idade : 66
Localização : Porto; Murça; Moledo do Minho
Moto do momento : Honda CB Seven-Fifty
Data de inscrição : 16/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Material de campismo Empty Re: Material de campismo

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos