MotoEvasao
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mudança de óleo

+6
TodayAdventure
trigger
jm_araujo
Victor
freddy_krueger
RuiSilva
10 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Mudança de óleo Empty Mudança de óleo

Mensagem  RuiSilva Seg Mar 16, 2009 8:31 am

Mudança de Óleo


Esta operação é simples e económica, não sendo necessários conhecimentos técnicos aprofundados, e na maioria das motos não é necessário recorrer à utilização de ferramentas específicas.
Mudança de óleo P1020288_small

Material necessário:
  • Óleo, mediante o depósito da moto
    Filtro de óleo
    Anilha de bujão de óleo


Ferramentas necessárias:
  • Chave inglesa
    Chave de filtros (ou novamente chave inglesa mediante o tipo de filtro)
    Funil
    Gamela para óleo

--------------------------------------------------------------------------------

1º Passo - A substituição do óleo do motor não deve ser efectuada a frio, portanto é conveniente aquecer o óleo durante poucos minutos de forma a fluir melhor e retirar melhor as impurezas do motor. Começapos por colocar a gamela (ou outra base) com dimensões suficientes para não deixar cair óleo no chão. Retirar a porca relativa ao depósito de óleo e deixar escorrer bem, no fim desta operação, retirar o filtro de óleo recorrendo à chave de filtros e deixar escorrer novamente.
Mudança de óleo P1020293_smallMudança de óleo P1020289_smallMudança de óleo P1020284_smallMudança de óleo P1020286_smallMudança de óleo P1020285_small

2º Passo - Colocar a anilha nova e apertar a porca do depósito de óleo. É importante colocar uma nova anilha, uma vez que a mesma vai ceder e ajustar-se perfeitamente de forma a evitar fugas de óleo. Colocar o novo filtro de óleo recorrendo à chave de filtros.
Mudança de óleo P1020290_smallMudança de óleo P1020287_smallMudança de óleo P1020291_smallMudança de óleo P1020295_small

Recorrendo ao funil, colocar o óleo através do local onde se verifica o óleo, deixar abastecer completamente, e colocar a moto a trabalhar durante alguns minutos (de forma que o óleo percorra o motor) e após este passo abastecer mais um pouco (não encher demasiado o depósito, o óleo deverá estar pela indicação MAX na vareta)
Mudança de óleo P1020292_smallMudança de óleo P1020294_small


Finalizado o processo de mudança de óleo, que não deverá demorar mais de 30 minutos. O óleo usado deverá ser entregue numa empresa especializada, nunca colocado no lixo comum.
Custo final aproximado de 45€ para óleo, filtro e anilha.

Nota: O autor deste texto não poderá ser responsabilizado pelas indicações acima referidas, as intervenções mecânicas são da total responsabilidade de quem as efectuar. Em caso de dúvida levem a moto a uma empresa especializada.
RuiSilva
RuiSilva
Moto-Evadido
Moto-Evadido

Número de Mensagens : 3419
Idade : 42
Localização : Portugal, Gaia
Moto do momento : Honda NC 750x
Data de inscrição : 18/07/2008

http://www.rsilva.eu

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança de óleo Empty Re: Mudança de óleo

Mensagem  freddy_krueger Seg Mar 16, 2009 8:49 am

Excelente DYI!!

Mais exlícito era difícil!!

Obrigado pela partilha!!

Um Abraço
freddy_krueger
freddy_krueger
Moto-Evadido
Moto-Evadido

Número de Mensagens : 4461
Idade : 45
Localização : Mozelos, S.M.Feira
Moto do momento : Sym Fiddle 125 ST IRON Smile
Data de inscrição : 18/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança de óleo Empty Re: Mudança de óleo

Mensagem  Victor Seg Mar 16, 2009 8:58 am

RuiSilva escreveu:

Nota: O autor deste texto não poderá ser responsabilizado pelas indicações acima referidas, as intervenções mecânicas são da total responsabilidade de quem as efectuar. Em caso de dúvida levem a moto a uma empresa especializada.


Melhor exemplo do : "olha para o que eu digo mas não olhes para o que eu faço" é impossivel, minha gente!

Rui has done it again!
Victor
Victor
Moto-turista
Moto-turista

Número de Mensagens : 1567
Idade : 49
Data de inscrição : 19/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança de óleo Empty Re: Mudança de óleo

Mensagem  RuiSilva Seg Mar 16, 2009 9:13 am

Victor escreveu:
RuiSilva escreveu:

Nota: O autor deste texto não poderá ser responsabilizado pelas indicações acima referidas, as intervenções mecânicas são da total responsabilidade de quem as efectuar. Em caso de dúvida levem a moto a uma empresa especializada.


Melhor exemplo do : "olha para o que eu digo mas não olhes para o que eu faço" é impossivel, minha gente!

Rui has done it again!

Até ao momento, nunca a EZ (lê-se easy) ficou a meio do caminho... Felizmente anda sempre e nunca se queixou ao contrário de outros casos que quer seja por causa de uma corrente que até dá faíscas, ou por birras que anda com pendura, amua e encosta à berma...
RuiSilva
RuiSilva
Moto-Evadido
Moto-Evadido

Número de Mensagens : 3419
Idade : 42
Localização : Portugal, Gaia
Moto do momento : Honda NC 750x
Data de inscrição : 18/07/2008

http://www.rsilva.eu

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança de óleo Empty Re: Mudança de óleo

Mensagem  jm_araujo Seg Mar 16, 2009 9:17 am

Andava a pensar fazer um tópico destes, mas poupaste-me o trabalho Smile
Se me permites acrescento uns dados que a experiencia me revelou:

As chaves de filtros comuns nem sempre são fáceis de usar nos filtros da mota e por vezes não cabem nos espaços reduzidos onde se encontram ou corremos o risco de danificar (amassar) o filtro quando o instalamos.
Em alternativa recomendo a chave de filtros de origem que é igual a estas:Mudança de óleo Oilfilterwrench.th.
A da suzuki custou-me uns 8€, a da Honda custou uns 14€ e já vinha com um filtro, pelo que não as considero caras.

Em alternativa à gamela para óleo, um bidão velho com um lado cortado também serve.

A anilha normalmente reutilizo a existente... sei que se deve trocar, mas se a existente não estiver já demasiado amassada, ainda cede o suficiente para vedar.

O melhor sitio para dispor do óleo usado são os Ecocentros, que tem um reservatório próprio para o efeito e são de acesso público e gratuito. Normalmente nas páginas das camaras municipais está indicado onde se localizam.
jm_araujo
jm_araujo
Triciclo
Triciclo

Número de Mensagens : 84
Idade : 49
Localização : Grande Porto
Moto do momento : Bandit 1200
Data de inscrição : 16/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança de óleo Empty Re: Mudança de óleo

Mensagem  RuiSilva Seg Mar 16, 2009 9:37 am

jm_araujo escreveu:Andava a pensar fazer um tópico destes, mas poupaste-me o trabalho Smile
Se me permites acrescento uns dados que a experiencia me revelou:

As chaves de filtros comuns nem sempre são fáceis de usar nos filtros da mota e por vezes não cabem nos espaços reduzidos onde se encontram ou corremos o risco de danificar (amassar) o filtro quando o instalamos.
Em alternativa recomendo a chave de filtros de origem que é igual a estas:Mudança de óleo Oilfilterwrench.th.
A da suzuki custou-me uns 8€, a da Honda custou uns 14€ e já vinha com um filtro, pelo que não as considero caras.

Em alternativa à gamela para óleo, um bidão velho com um lado cortado também serve.

A anilha normalmente reutilizo a existente... sei que se deve trocar, mas se a existente não estiver já demasiado amassada, ainda cede o suficiente para vedar.

O melhor sitio para dispor do óleo usado são os Ecocentros, que tem um reservatório próprio para o efeito e são de acesso público e gratuito. Normalmente nas páginas das camaras municipais está indicado onde se localizam.

Efectivamente, quem for a comprar aconselho as mesmas chaves que tu tens. São mais práticas que a que possuo. Mas a minha chave já tem muitos anos de existências, e não ia comprar uma nova sem necessidade... Quanto à anilha, não arrisco utilizar a mesma, uma vez que uma anilha nova não chega a 0,40€.

Nota: Não sei se reparaste mas eu também uso um bidão velho, no entanto coloco-o dentro de uma gamela. É uma dupla garantia para não sujar tudo! Very Happy
RuiSilva
RuiSilva
Moto-Evadido
Moto-Evadido

Número de Mensagens : 3419
Idade : 42
Localização : Portugal, Gaia
Moto do momento : Honda NC 750x
Data de inscrição : 18/07/2008

http://www.rsilva.eu

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança de óleo Empty Re: Mudança de óleo

Mensagem  freddy_krueger Seg Mar 16, 2009 11:32 am

RuiSilva escreveu:Até ao momento, nunca a EZ (lê-se easy) ficou a meio do caminho...

"EZ"?!?! Isso tem direitos de autor meu menino... (private joke)!!!
freddy_krueger
freddy_krueger
Moto-Evadido
Moto-Evadido

Número de Mensagens : 4461
Idade : 45
Localização : Mozelos, S.M.Feira
Moto do momento : Sym Fiddle 125 ST IRON Smile
Data de inscrição : 18/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança de óleo Empty Re: Mudança de óleo

Mensagem  RuiSilva Seg Mar 16, 2009 2:34 pm

freddy_krueger escreveu:
RuiSilva escreveu:Até ao momento, nunca a EZ (lê-se easy) ficou a meio do caminho...

"EZ"?!?! Isso tem direitos de autor meu menino... (private joke)!!!

Mas é Special só para mim Very Happy
RuiSilva
RuiSilva
Moto-Evadido
Moto-Evadido

Número de Mensagens : 3419
Idade : 42
Localização : Portugal, Gaia
Moto do momento : Honda NC 750x
Data de inscrição : 18/07/2008

http://www.rsilva.eu

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança de óleo Empty Re: Mudança de óleo

Mensagem  trigger Seg Mar 16, 2009 3:14 pm

freddy_krueger escreveu:Excelente DYI!!

Mais exlícito era difícil!!

Obrigado pela partilha!!

Um Abraço

exlicito... nao conheço cyclops
explicito...... talvez........ Laughing

agora que esta uma grande post....... ninguem duvida.
se alguem precisar de ajudar a fazer coisas destas ou ate algum simples como retirar o motor para um reparaçao total é so avisar. conheço o mecanico ideal para isso.....


p.s: se gastas-te 45€ para tudo foste roubado....... isso em rio meao custa 25€.........


Última edição por trigger em Seg Mar 16, 2009 3:20 pm, editado 1 vez(es)
trigger
trigger
Bicicleta
Bicicleta

Número de Mensagens : 223
Idade : 41
Localização : V.N.Gaia
Moto do momento : Kawasaki ZZR-1100 aka ZITA.........
Data de inscrição : 25/07/2008

http://www.grupomotarddocoiso.blogspot.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança de óleo Empty Re: Mudança de óleo

Mensagem  TodayAdventure Seg Mar 16, 2009 3:19 pm

Como sempre, ansioso por ser útil, Rui. Post top! A operação de mudança de óleo é das poucas que executo/executei com à vontade nos meus carros/motos.

Zé Paulo.
TodayAdventure
TodayAdventure
Utilitária
Utilitária

Número de Mensagens : 1048
Idade : 58
Localização : Bragança, Portugal
Moto do momento : Honda Today '07, Suzuki DR 350 '91, Honda Transalp '91
Data de inscrição : 21/07/2008

http://todayadventure.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança de óleo Empty Re: Mudança de óleo

Mensagem  RuiSilva Ter Mar 17, 2009 7:38 am

trigger escreveu:
p.s: se gastas-te 45€ para tudo foste roubado....... isso em rio meao custa 25€.........

Foi mesmo em Rio Meão que comprei tudo... e não chegou a esse preço, foi quase esse preço... Só o óleo ficou a trinta e poucos euros.

Quanto à ajuda para desmontar o motor por completo, espero não ter necessidade de o fazer affraid affraid affraid
RuiSilva
RuiSilva
Moto-Evadido
Moto-Evadido

Número de Mensagens : 3419
Idade : 42
Localização : Portugal, Gaia
Moto do momento : Honda NC 750x
Data de inscrição : 18/07/2008

http://www.rsilva.eu

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança de óleo Empty Re: Mudança de óleo

Mensagem  xuma Ter Mar 17, 2009 8:36 am

Oleo a 30€ ??? Mad
Aproveitem as promoções de 50% dos (in)Continentes.
xuma
xuma
Triciclo
Triciclo

Número de Mensagens : 129
Idade : 47
Localização : Maia
Moto do momento : FJR 1300 e Xt 600
Data de inscrição : 21/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança de óleo Empty Re: Mudança de óleo

Mensagem  Victor Ter Mar 17, 2009 8:50 am

xuma escreveu:Oleo a 30€ ??? Mad
Aproveitem as promoções de 50% dos (in)Continentes.

E trinta e tal euros é barato!

A minha moto só usa óleo Putoline sintético por causa dos esteróides que lhe meti no motor e fica-me a cerca de 19€ o litro.

Ora como a Rute leva 3800mm tenho que comprar 4 litros o que dá a módica quantia de 76€ de óleo.

(...)

Pronto... agora lembrei-me que daqui a 6000kms tenho que lhe mudar o óleo e até me arrepiei todo com a conta. Tás a ver o que fizeste?
Victor
Victor
Moto-turista
Moto-turista

Número de Mensagens : 1567
Idade : 49
Data de inscrição : 19/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança de óleo Empty Re: Mudança de óleo

Mensagem  mouse Ter Mar 17, 2009 9:19 am

Victor escreveu:

Pronto... agora lembrei-me que daqui a 6000kms tenho que lhe mudar o óleo e até me arrepiei todo com a conta. Tás a ver o que fizeste?
E tu fizeste-me lembrar que faltam 2000 para a dos 16.000. Foste mau. Lá vão os aérios affraid
mouse
mouse
Moto-turista
Moto-turista

Número de Mensagens : 2459
Idade : 51
Localização : Fiães e Ponte da Barca
Moto do momento : Yamaha FJR
Ex-Honda CBF
EX- Pegaso 650
Data de inscrição : 21/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança de óleo Empty Re: Mudança de óleo

Mensagem  trigger Ter Mar 17, 2009 11:18 am

boas

em rio meao o oleo é IPONE........
bom e barato, eu na altura que fiz a revisao na NTV gastei 30€ em oleo, filtro oleo e 4 velas..... atençao o oleo era semi-sintectico.
trigger
trigger
Bicicleta
Bicicleta

Número de Mensagens : 223
Idade : 41
Localização : V.N.Gaia
Moto do momento : Kawasaki ZZR-1100 aka ZITA.........
Data de inscrição : 25/07/2008

http://www.grupomotarddocoiso.blogspot.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança de óleo Empty Re: Mudança de óleo

Mensagem  xuma Qua Mar 18, 2009 8:11 am

hehehe
Comprem uma FJR é uma mota económica. Só muda oleo de 10k em 10k kms Smile
E a mudança está bem facilitada ... não é Zé ? tongue
xuma
xuma
Triciclo
Triciclo

Número de Mensagens : 129
Idade : 47
Localização : Maia
Moto do momento : FJR 1300 e Xt 600
Data de inscrição : 21/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança de óleo Empty Re: Mudança de óleo

Mensagem  Africa Twin Qua Mar 18, 2009 10:52 am

Só faltou mencionar que se deve tirar também a tampa do bocal de enchimento (a vareta de verificação, para muitas motos) para facilitar o escoamento do óleo.

De resto, está impecável. Cool

Acabei de mudar as pastilhas dianteiras da minha Africa Twin, fi-lo durante a hora do almoço.

Na sexta-feira vou substituir o óleo do cuircuito do travão dianteiro.

Bom trabalho Rui Smile

AT Smile


Última edição por Africa Twin em Qua Mar 18, 2009 11:33 am, editado 1 vez(es)
Africa Twin
Africa Twin
Cinquentinha
Cinquentinha

Número de Mensagens : 503
Idade : 55
Localização : Sacavém, Loures
Moto do momento : Africa Twin 750
Data de inscrição : 01/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança de óleo Empty Re: Mudança de óleo

Mensagem  RuiSilva Qua Mar 18, 2009 11:15 am

Africa Twin escreveu:Só faltou mencionar que se deve tirar também a tampa do bocal de enchimento (a vareta de verificação, para muitas motos) para facilitar o escoamento do óleo.

Yep... esqueci-me de referiri isso... Não fazendo vácuo faz com que o óleo escorra mais rapidamente.
RuiSilva
RuiSilva
Moto-Evadido
Moto-Evadido

Número de Mensagens : 3419
Idade : 42
Localização : Portugal, Gaia
Moto do momento : Honda NC 750x
Data de inscrição : 18/07/2008

http://www.rsilva.eu

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança de óleo Empty Re: Mudança de óleo

Mensagem  RuiSilva Qua Mar 18, 2009 11:18 am

xuma escreveu:hehehe
Comprem uma FJR é uma mota económica. Só muda oleo de 10k em 10k kms Smile
E a mudança está bem facilitada ... não é Zé ? tongue

O manual da CBF aconselha a mudança de óleo de 10k em 10k kms, nos concessionários aconselham de 6k em 6k....
Para ser do contra mudo o óleo de 8k em 8k... Laughing
RuiSilva
RuiSilva
Moto-Evadido
Moto-Evadido

Número de Mensagens : 3419
Idade : 42
Localização : Portugal, Gaia
Moto do momento : Honda NC 750x
Data de inscrição : 18/07/2008

http://www.rsilva.eu

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança de óleo Empty Re: Mudança de óleo

Mensagem  Luis Rosado Dom Mar 22, 2009 9:32 am

Viva
Uma vez que estou de volta á estrada (espero eu Very Happy ) e como andava á procura de material, um volante mais alto para colocar na TÉ, andei por aqui a percorrer os varios topicos, quanto á questão do olio e do periodo de tempo ou km entre mudas, eu opto sempre por dar atenção as indicações da marca do olio e não da mota pois por vezes estamos a deitar para o lixo olio que fazia mais uns milhares de km, aliás é um tema bastante discutido, chegando a comentar-se que ha olios com qualidade para quando usados em utilização normal, ou seja não intensiva, desde que em motores modernos com boa construção, esses olios seriam de duração vitalicia (=vida util do motor) existe olios para 120 000km nos pesados Wink

Em breve irei mudar o olio da TÉ a ver se faço uma foto reportagem, desta vez devido ao preço dos olios não acompanharem a descida optei por comprar um mineral, usava semi sint.
Luis Rosado
Luis Rosado
Triciclo
Triciclo

Número de Mensagens : 67
Idade : 52
Localização : Amiais de Baixo - Ribatejo - Portugal
Moto do momento : TÉNÉRÈ
Data de inscrição : 14/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança de óleo Empty Re: Mudança de óleo

Mensagem  Africa Twin Seg Mar 23, 2009 9:37 am

Isso não é bem assim.
Um óleo dentro do motor, se o motor não trabalhar, deteriora-se por falta de uso, perde as suas propriedades detergentes e de lubrificação, mesmo sendo sintético, embora este último tipo, as perca mais lentamente.
É por isso é que as marcas, nos seus planos de manutenção, recomendam mudar o óleo aos X kms ou Y meses, CONFORME O QUE OCORRER PRIMEIRO.

Se mudares o óleo à tua máquina e a meteres na garagem durante um ano e meio, sem a meter a trabalhar, podes ter a certeza de que, quando a voltares a meter ao serviço, o óleo já não estará em condições de desempenhar as suas funções de limpeza e protecção do motor.

Quem avisa... I love you

Abraço, AT Smile
Africa Twin
Africa Twin
Cinquentinha
Cinquentinha

Número de Mensagens : 503
Idade : 55
Localização : Sacavém, Loures
Moto do momento : Africa Twin 750
Data de inscrição : 01/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança de óleo Empty Re: Mudança de óleo

Mensagem  Luis Rosado Seg Mar 23, 2009 11:21 am

Pois, mas referi - em utilização normal - e referi a vida util do motor, ou seja em caso de reparação deve de substituir o oleo Wink

As marcas recomendam mudanças por periodos curtos por uma questão de marketing, e não é so para venderem mais, pois nos como clientes ja temos instituido um periodo de duração do oleo e mudamos antes de tempo Wink
Um exemplo os carros de frota assistidos nas marcas com contrato utilizam e mudam oleo aos 30 000, oleo esse que o cliente «normal» muda aos 15 000, mas isso tem-se discutido em varios sitios e ainda é dificil de fazer crer as pessoas que usamos o oleo apenas metade da sua vida util Very Happy , começando por mim Rolling Eyes
Luis Rosado
Luis Rosado
Triciclo
Triciclo

Número de Mensagens : 67
Idade : 52
Localização : Amiais de Baixo - Ribatejo - Portugal
Moto do momento : TÉNÉRÈ
Data de inscrição : 14/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança de óleo Empty Re: Mudança de óleo

Mensagem  RuiSilva Seg Mar 23, 2009 2:24 pm

Africa Twin escreveu:Isso não é bem assim.
Um óleo dentro do motor, se o motor não trabalhar, deteriora-se por falta de uso, perde as suas propriedades detergentes e de lubrificação, mesmo sendo sintético, embora este último tipo, as perca mais lentamente.
É por isso é que as marcas, nos seus planos de manutenção, recomendam mudar o óleo aos X kms ou Y meses, CONFORME O QUE OCORRER PRIMEIRO.

Se mudares o óleo à tua máquina e a meteres na garagem durante um ano e meio, sem a meter a trabalhar, podes ter a certeza de que, quando a voltares a meter ao serviço, o óleo já não estará em condições de desempenhar as suas funções de limpeza e protecção do motor.

Quem avisa... I love you

Abraço, AT Smile

Faço quase 20.000km de moto por ano... Acho que é mais que aceitável mudar o óleo de 10k em 10k... (meio em meio ano)
RuiSilva
RuiSilva
Moto-Evadido
Moto-Evadido

Número de Mensagens : 3419
Idade : 42
Localização : Portugal, Gaia
Moto do momento : Honda NC 750x
Data de inscrição : 18/07/2008

http://www.rsilva.eu

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança de óleo Empty Re: Mudança de óleo

Mensagem  trigger Seg Mar 23, 2009 2:41 pm

boas

Rui, tinhas razao, as coisas em rio meao esta bastante mais caras.....

no sabado fui com o fuinhas comprar oleo para a moto dele e foram 29€ so para oleo........

isto de andar de moto ta a ficar caro.........
trigger
trigger
Bicicleta
Bicicleta

Número de Mensagens : 223
Idade : 41
Localização : V.N.Gaia
Moto do momento : Kawasaki ZZR-1100 aka ZITA.........
Data de inscrição : 25/07/2008

http://www.grupomotarddocoiso.blogspot.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança de óleo Empty Re: Mudança de óleo

Mensagem  RuiSilva Seg Mar 23, 2009 2:45 pm

trigger escreveu:boas

Rui, tinhas razao, as coisas em rio meao esta bastante mais caras.....

no sabado fui com o fuinhas comprar oleo para a moto dele e foram 29€ so para oleo........

isto de andar de moto ta a ficar caro.........

Eles tem lá óleo mais económico... só que é sempre a questão da relação qualidade/preço... Compro óleo a 30€ 4 litros mas supostamente é adequado para a minha moto. Quanto a andar de moto ser caro, não olhes bem para o custo e durabilidade de pneus... Sad Sad Sad
RuiSilva
RuiSilva
Moto-Evadido
Moto-Evadido

Número de Mensagens : 3419
Idade : 42
Localização : Portugal, Gaia
Moto do momento : Honda NC 750x
Data de inscrição : 18/07/2008

http://www.rsilva.eu

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança de óleo Empty Re: Mudança de óleo

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos