MotoEvasao
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Banco de Moto - Upgrade

4 participantes

Ir para baixo

Banco de Moto - Upgrade Empty Banco de Moto - Upgrade

Mensagem  RuiSilva Seg Jun 01, 2009 6:27 am

Pois é...

Neste último sábado, roubei 5 horas à vida do excelentíssimo senhor Victor (desta vez merece ser bem tratado), para fazermos um upgrade ao banco da CBF. Começamos para já no banco da pendura (a CBF tem 2 bancos independentes).

A "notícia" integral encontra-se em: http://www.rsilva.eu/pages/diy/BancoMoto/Banco.htm



Upgrade de banco de moto



O conforto numa moto é algo essencial, sobretudo quando se pondera fazer maiores viagens. A compra de um banco de elevado conforto é algo pouco confortável para os bolsos... Portanto decidi pedir ajudar ao caro Victor do www.motoevasao.com e deitar mãos à obra criando um banco com as características que pretendia. Acima de tudo é um trabalho de paciência, mais do que um trabalho de grande exigência.
Banco de Moto - Upgrade P1020831_small
--------------------------------------------------------------------------------

Material necessário:
  • Napa (aconselho anti-derrapante)
    Espuma (densidade conforme a vossa exigência)
    Cola Contacto


Ferramentas necessárias:
  • Máquina de lixar
    X-acto e tesoura
    Máquina de agrafar




--------------------------------------------------------------------------------

Desta vez não há muitas fotos pois estava demasiado ocupado a perceber o processo e não tinha por lá a máquina fotográfica... Lá teve de ser com o telemóvel, e respectiva qualidade miserável do mesmo.
Banco de Moto - Upgrade PICT5957_smallBanco de Moto - Upgrade DC090530001_smallBanco de Moto - Upgrade DC090530002_smallBanco de Moto - Upgrade DC090530003_small

O mais simples de tudo, é retirar o forro existente, utilizando para tal uma chave de fendas, retirando agrafo a agrafo. Depois é só retirar o forro e ficar com o banco e respectiva espuma existente (neste caso o banco da CBF tem espuma injectada, ou seja é criado num molde.
Utilizando a espuma de alta-densidade adquirida, corta-se por secções planas a espuma colando com cola contacto ao banco.
Após isso é necessário utilizar a lixadora de forma a arredondar a espuma e dar a forma desejada. Utilizando um pouco de lixa manual podemos ajustar os contornos.
É essencial que não existam falhas de espuma, caso existam corrijam com um pouco de espuma cortada à medida e colando com cola contacto (uma camada fina de cola é suficiente pois a espuma absorve a cola com facilidade).
Tentamos esticar o tecido reduzindo o máximo possível os vincos, caso ainda existam pequenos vincos podem utilizar um ferro a vapor, sem encostar o ferro, apenas usando o vapor para amolecer e reduzir os vincos. Em último recurso, caso o banco não permita evitar vincos, podem mesmo ser obrigados a proceder com costuras.
O banco pode ser criado à medida de cada um, não existem medidas universais ao gosto de todos. Neste caso foi criado um pequeno travão na parte traseira do banco e aumentada a largura do mesmo de forma a distribuir o peso de forma mais eficiente. A espuma utilizada foi de alta densidade (60kg) de 12mm de espessura, no entanto se preferirem um banco mais mole, podem utilizar espuma de 25mm de 30kg. Existem dezenas de variedades de tecido, neste caso optei por uma napa anti-derrapante com um custo de 5€ m2.
Banco de Moto - Upgrade P1020830_small

Agradecimentos ao Victor, que conseguiu fazer um bom trabalho no banco. O próximo objectivo é executar o mesmo procedimento para o banco do condutor.
RuiSilva
RuiSilva
Moto-Evadido
Moto-Evadido

Número de Mensagens : 3419
Idade : 42
Localização : Portugal, Gaia
Moto do momento : Honda NC 750x
Data de inscrição : 18/07/2008

http://www.rsilva.eu

Ir para o topo Ir para baixo

Banco de Moto - Upgrade Empty Re: Banco de Moto - Upgrade

Mensagem  freddy_krueger Seg Jun 01, 2009 7:07 am

E já foi testado pela pendura?!?

Ainda tentei ligar no sábado para saber como estava a correr...mas parece que estavam bem ocupados...hihihi!!


Um Abraço,
freddy_krueger
freddy_krueger
Moto-Evadido
Moto-Evadido

Número de Mensagens : 4461
Idade : 45
Localização : Mozelos, S.M.Feira
Moto do momento : Sym Fiddle 125 ST IRON Smile
Data de inscrição : 18/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Banco de Moto - Upgrade Empty Re: Banco de Moto - Upgrade

Mensagem  mouse Seg Jun 01, 2009 7:31 am

Eu estou a pensar fazer o mesmo ao banco da CBF
Já testei com espuma, mas a falta de jeito falou mais alto Embarassed

Depois de pesquisar na net, descobri estas coisas

Banco de Moto - Upgrade BD5500

Penso que é o material usado também no material de equitação.
Trata-se de gel de poliuretano, usado nos colchões e almofadas de material médico e anti-escaras.
Parece gelatina What a Face

[url=http://www.prosavos.com/loja/product_info.php?nome=Almofada C2 em Gel Anti-Escaras&manufacturers_id=&products_id=646]mateiral médico[/url]

Uma capa de equitação completa, custa cerca de 50 euros. Estou a ver se consigo uma amostra de um dos fornecedores nacionais de PU, e depois é com este que vai levar.
Menos altura e mais conforto.


Última edição por mouse em Seg Jun 01, 2009 7:38 am, editado 1 vez(es)
mouse
mouse
Moto-turista
Moto-turista

Número de Mensagens : 2459
Idade : 51
Localização : Fiães e Ponte da Barca
Moto do momento : Yamaha FJR
Ex-Honda CBF
EX- Pegaso 650
Data de inscrição : 21/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Banco de Moto - Upgrade Empty Re: Banco de Moto - Upgrade

Mensagem  RuiSilva Seg Jun 01, 2009 7:37 am

freddy_krueger escreveu:E já foi testado pela pendura?!?

Ainda tentei ligar no sábado para saber como estava a correr...mas parece que estavam bem ocupados...hihihi!!


Um Abraço,

Foi testado pela pendura, e embora esteja mais duro do que anteriormente é mais largo e mais confortável. Mas atenção que é preciso referir o facto que apenas andamos 60/70km... o desconforto começa habitualmente a partir dos 160km.
RuiSilva
RuiSilva
Moto-Evadido
Moto-Evadido

Número de Mensagens : 3419
Idade : 42
Localização : Portugal, Gaia
Moto do momento : Honda NC 750x
Data de inscrição : 18/07/2008

http://www.rsilva.eu

Ir para o topo Ir para baixo

Banco de Moto - Upgrade Empty Re: Banco de Moto - Upgrade

Mensagem  Victor Seg Jun 01, 2009 7:47 am

RuiSilva escreveu:
freddy_krueger escreveu:E já foi testado pela pendura?!?

Ainda tentei ligar no sábado para saber como estava a correr...mas parece que estavam bem ocupados...hihihi!!


Um Abraço,

Foi testado pela pendura, e embora esteja mais duro do que anteriormente é mais largo e mais confortável. Mas atenção que é preciso referir o facto que apenas andamos 60/70km... o desconforto começa habitualmente a partir dos 160km.


Pronto: trata de ir a Lisboa e vir no mesmo dia. Se a Andreia se queixar, passas lá em casa e fazemos um sofá com encosto reclinável na CBF. Trazes tu a cerveja e desta vez, vê se não me apareces ás 17h da tarde, óbistes?


Ah! E a ver se combinas isso com o mouse. Assim matamos dois atuns de uma só cajadada ( eu sei, eu sei... o provérbio tá mal mas eu não gosto de coelho, quéquesehá-defazer? )
Victor
Victor
Moto-turista
Moto-turista

Número de Mensagens : 1567
Idade : 49
Data de inscrição : 19/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Banco de Moto - Upgrade Empty Re: Banco de Moto - Upgrade

Mensagem  RuiSilva Seg Jun 01, 2009 10:16 am

Victor escreveu:
Pronto: trata de ir a Lisboa e vir no mesmo dia. Se a Andreia se queixar, passas lá em casa e fazemos um sofá com encosto reclinável na CBF. Trazes tu a cerveja e desta vez, vê se não me apareces ás 17h da tarde, óbistes?

Essa do encosto reclinável é muito bem pensada... e ela agradecia de certeza!!!

Nota: cheguei às 16h... Tivemos foi na letra montes de tempo...

Victor escreveu:
Ah! E a ver se combinas isso com o mouse. Assim matamos dois atuns de uma só cajadada ( eu sei, eu sei... o provérbio tá mal mas eu não gosto de coelho, quéquesehá-defazer? )

Com um cadito de sorte arranjo uma placas de gel todas XPTO... e aí sim ficava uma coisa em condições! Ainda abrimos uma fábrica de assentos!!! Very Happy
RuiSilva
RuiSilva
Moto-Evadido
Moto-Evadido

Número de Mensagens : 3419
Idade : 42
Localização : Portugal, Gaia
Moto do momento : Honda NC 750x
Data de inscrição : 18/07/2008

http://www.rsilva.eu

Ir para o topo Ir para baixo

Banco de Moto - Upgrade Empty Re: Banco de Moto - Upgrade

Mensagem  mouse Seg Jun 01, 2009 12:06 pm

RuiSilva escreveu:

Com um cadito de sorte arranjo uma placas de gel todas XPTO... e aí sim ficava uma coisa em condições! Ainda abrimos uma fábrica de assentos!!! Very Happy

Arranja 2 What a Face
Ou se eu arranjar primeiro, aviso. A ver se me dão as famosas amostras Twisted Evil
mouse
mouse
Moto-turista
Moto-turista

Número de Mensagens : 2459
Idade : 51
Localização : Fiães e Ponte da Barca
Moto do momento : Yamaha FJR
Ex-Honda CBF
EX- Pegaso 650
Data de inscrição : 21/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Banco de Moto - Upgrade Empty Re: Banco de Moto - Upgrade

Mensagem  RuiSilva Ter Jun 02, 2009 8:47 am

mouse escreveu:
RuiSilva escreveu:

Com um cadito de sorte arranjo uma placas de gel todas XPTO... e aí sim ficava uma coisa em condições! Ainda abrimos uma fábrica de assentos!!! Very Happy

Arranja 2 What a Face
Ou se eu arranjar primeiro, aviso. A ver se me dão as famosas amostras Twisted Evil

Obviamente... Vou tentar arranjar o maior número possível de "amostras" para "toda a gente". É um produto que ainda não saiu para o mercado e só para o fim do mês devo conseguir amostras. Diz qualquer coisa se encontrares antes de mim!
RuiSilva
RuiSilva
Moto-Evadido
Moto-Evadido

Número de Mensagens : 3419
Idade : 42
Localização : Portugal, Gaia
Moto do momento : Honda NC 750x
Data de inscrição : 18/07/2008

http://www.rsilva.eu

Ir para o topo Ir para baixo

Banco de Moto - Upgrade Empty Re: Banco de Moto - Upgrade

Mensagem  mouse Ter Jun 02, 2009 9:00 am

RuiSilva escreveu:. Diz qualquer coisa se encontrares antes de mim!
OK
Posso também tentar saber o nome da empresa que vende isso. Só sei que é na Maia Crying or Very sad
mouse
mouse
Moto-turista
Moto-turista

Número de Mensagens : 2459
Idade : 51
Localização : Fiães e Ponte da Barca
Moto do momento : Yamaha FJR
Ex-Honda CBF
EX- Pegaso 650
Data de inscrição : 21/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Banco de Moto - Upgrade Empty Re: Banco de Moto - Upgrade

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos