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Stocks de motos de 125cc esgotados (nova lei das 125cc)

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Mensagem  RuiSilva Seg Ago 31, 2009 5:32 am

Nunca se venderam tantos motociclos de 125cc como nas últimas semanas. Os stocks esgotaram e a procura continua. Tudo por causa da nova lei que habilita os titulares de carta automóvel a poder conduzir aqueles veículos.

Desde que a "Lei das 125" foi aprovada na Assembleia da República, no passado mês de Maio, que o interesse por aqueles motociclos vinha crescendo a olhos vistos. Todavia, foi a partir do dia 14, quando a lei efectivamente entrou em vigor, que as vendas dispararam. Nas duas últimas semanas, bateram-se todos os recordes de vendas de 125. Houve ruptura de stocks e já há longas listas de espera para os modelos mais procurados.

"Temos tudo esgotado. Vendi mais 125 nos últimos 15 dias no que nos últimos cinco anos", afirma Abel Pereira, do stand Horizmoto, no Porto. É quase impossível quantificar percentualmente o aumento de vendas porque o mercado das 125 era quase inexistente. "Já que tinham de tirar a carta de mota, as pessoas, normalmente, optavam por um modelo superior, por exemplo, uma 250cc.", explica. Isso também justifica a procura por motas novas. Antes, vendiam-se tão poucas 125 que praticamente não há mercado de usados.

"As 125 tinham uma procura quase insignificante", confirma André Silva do stand Motorboxe, no Porto. "No último ano, vendi duas ou três por mês, agora vendo duas ou três por dia", compara. Mesmo estando preparados para um aumento de procura por causa da nova legislação, André Silva admite que a oferta não foi suficiente para a procura e que houve uma ruptura de stock.

Aliás, o crescimento foi tanto que a Honda já introduziu três novos modelos de 125cc que, até há duas semanas, não estavam disponíveis no mercado nacional. "É um mercado que vai ser muito importante e que pode florescer até um bocadinho acima das previsões mais optimistas", antecipa André Silva.

Tiago Gonçalves, da Motor7, em Lisboa, também notou uma muito maior procura, "especialmente por parte de mulheres". E vaticina que "esta nova legislação poderá ser o tiro de partida para um novo tipo de condutor, citadino, à semelhança do que sucede em várias capitais europeias".

Para já, ainda não há números oficias de vendas, mas tudo indica que serão muito grandes. "Não há estimativas, é tudo muito novo, mas, atendendo ao entusiasmo, podemos antecipar uma transferência de automóveis para motociclos muito interessante", afirma José Barros Rodrigues, da Comissão de Motociclos da Associação do Comércio Automóvel de Portugal.

Os princippais motivos para a escolha destes veículos são a poupança e a mobilidade, daí as scooters serem os modelos mais preferidos. Gastam pouco mais do que 2 lt aos 100 km, não pagam imposto de circulação, os seguros são baratos, exigem uma baixa manutenção e ainda são amigas do ambiente. Quanto aos preços, podem custar entre os 1500 e os 5000 euros.

Clientes tipo

Quarentões aficionados- Ligados ao fenómeno das motas, mas que nunca tinham tirado a respectiva carta.

Citadinos racionais - Motivados por uma maior mobilidade nos centros urbanos, facilidade de estacionamento e economia nos custos.

Sexo feminino - Nalguns casos, a venda de motociclos a mulheres duplicou em duas semanas.

Vantagens dos motociclos
Estudo mostra benefícios - Um estudo do Instituto Superior Técnico, realizado em 2005, demonstra as consequências de uma transferência do parque automóvel urbano para motociclos até 250cc, na Área Metropolitana de Lisboa. Se apenas 10% dos automobilistas trocassem os seus veículos por motociclos isso provocaria um grande impacto em termos ambientais e económicos.

54 mil toneladas de CO2 - Para além dos evidentes benefícios para a qualidade do ar, a redução das emissões de dióxido de carbono em mais de 50 mil toneladas também iria permitir uma poupança de 800 mil euros.

6 milhões de euros - Consumiriam-se menos 17 mil toneladas de combustível, o que iria permitir uma poupança na importação de produtos petrolíferos na ordem dos 6 milhões de euros, segundo os preços de 2005.

96 hectares livres - Ganhar-se-ia uma área equivalente a 96 campos de futebol no tecido urbano.


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Mensagem  freddy_krueger Seg Ago 31, 2009 6:06 am

Tenho um colega que já comprou...agora vem de kymco 125cc para o emprego e espera recuperar dinheiro em pouco tempo...not bad!!!
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Mensagem  Victor Seg Ago 31, 2009 7:36 am

Eu ainda estou à espera da "pancada".

Quando há procuras deste tipo, alguém aproveita logo para querer ganhar muito e depressa. Cheira-me que vão ser as seguradoras mas tal como fiz no outro tópico, fico calado e espero os desenvolvimentos.

Não há duvida que parece que as mentalidades mudaram bastante com esta lei. Espero é que ajude também a mudar comportamentos na estrada.
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Mensagem  RuiSilva Seg Ago 31, 2009 10:34 am

Victor escreveu:Eu ainda estou à espera da "pancada".

Quando há procuras deste tipo, alguém aproveita logo para querer ganhar muito e depressa. Cheira-me que vão ser as seguradoras mas tal como fiz no outro tópico, fico calado e espero os desenvolvimentos.

Não há duvida que parece que as mentalidades mudaram bastante com esta lei. Espero é que ajude também a mudar comportamentos na estrada.

Já tive alguns colegas que vieram ter comigo a perguntar-me qual a 125cc que dava mais velocidade... O que é que eu achava da NSR125... Mas também tive muitos que me perguntaram quais as mais económicas para trajectos de 20km por dia. Depende de tudo! Obviamente que com o aumento de vendas e muitos deles inexperientes vão aumentar o número de acidentes de moto. As seguradoras devem estar a esfregar as mãos de contentes, mas também temos de exigir e procurar os melhores preços, sobretudo quem conduz à mais de 5 anos sem incidentes.

PS: Já alguém conduziu a NSR125? Aquilo anda...
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Mensagem  demog Seg Ago 31, 2009 10:42 am

As seguradoras ganham com os acidentes? HMMMMMMMMMMMMMMMMMMM!?!?!?
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Mensagem  Victor Seg Ago 31, 2009 10:59 am

demog escreveu:As seguradoras ganham com os acidentes? HMMMMMMMMMMMMMMMMMMM!?!?!?

Ganham. E não é pouco.

Costumo dar este exemplo:

Em Dezembro de 2006 houve um choque em cadeia em Lisboa de 70 carros. Na altura isso foi muito falado.

Tenho um amigo meu que trabalha na base de dados das seguradoras da Espirito Santo e ele disse-me que foi feito um estudo baseado nesse acidente.
No compto geral, foram pagos cerca de 360 mil euros em indemnizações e reparos para a totalidade desse acidente só pelas seguradoras do BES ( eram cerca de 40 carros segurados directa ou indirectamente nas seguradoras da Espirito Santo).

Nesse mesmo ano, as seguradoras ( e por causa desse acidente ) aumentaram os prémio de seguro em cerca de 7%. As seguradoras do BES tiveram um lucro adicional de cerca de 6 milhoes de euros nos 4 meses seguintes, resultantes desse aumento de 7%. É que por causa desses 70 segurados, os outros milhões todos acabaram por pagar a factura e engrossar os cofres.

Tal como diz o meu pai, "eu nem me importo nada de pagar 5 milhoês de euros por ano em impostos. É que isso quer dizer que eu ganho o triplo disso por ano".

Como vês, ganham. E bem!
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Mensagem  Trilho Seg Ago 31, 2009 11:36 am

RuiSilva escreveu:
PS: Já alguém conduziu a NSR125? Aquilo anda...

Anda e bem, é a 2T tem 28CV, deve rondar os 140/150Kms/H, se a intenção é ao abrigo desta nova lei, esta mota deve estar de fora, tem quase o dobro dos CV permitidos, agora se for a CBR125 penso que já se encaixa é a 4T e tem 13Cv
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Mensagem  freddy_krueger Ter Set 01, 2009 4:24 am

Trilho escreveu:
RuiSilva escreveu:
PS: Já alguém conduziu a NSR125? Aquilo anda...

Anda e bem, é a 2T tem 28CV, deve rondar os 140/150Kms/H, se a intenção é ao abrigo desta nova lei, esta mota deve estar de fora, tem quase o dobro dos CV permitidos, agora se for a CBR125 penso que já se encaixa é a 4T e tem 13Cv

Pior delas era a Aprilia RS 125...

Essa tinha uns 36cv (acho) e na motociclismo de 96/97, quando ssaiu...disseram que chegava facilmente aos 180kmh!!!

Mas atenção a lei diz (ok depois tiram limitadores) que as motos devem ser limitadas a N cavalos... (acho que 15cv).
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Mensagem  RuiSilva Qui Mar 18, 2010 3:16 am

Venda de motas até 125 cc subiu 388% em fevereiro
Economia

Stocks de motos de 125cc esgotados (nova lei das 125cc) 2009-11-17%20094024_e359ccb1-137b-49f4-93b8-84e3da8b10fd$$EAC3638D-92E2-48EB-B88F-01A1F13BBA92$$E0909391-E7B7-4A19-9EA5-7BE7EE71FACA$$img_ClassifiedDetail$$pt$$117/03/10, 16:58



O mercado de motociclos e quadriciclos registou, em Fevereiro, uma variação homóloga de 24,2%, destacando-se o acréscimo de 388% nas motas de cilindrada entre 50 e 125 cc, um crescimento associado à "lei das 125".





Segundo dados divulgados hoje pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP), o segmento dos motociclos de cilindrada entre 50 e 125 centímetros cúbicos teve, em Fevereiro, um crescimento de 388% face ao mês homólogo de 2009, reflectindo a aplicação da "lei das 125", enquanto o segmento superior (mais de 125 cc) manteve uma variação homóloga negativa (-16%).


A "lei das 125", que entrou em vigor em Agosto de 2009, permite aos condutores com carta de condução de ligeiros conduzir motociclos com cilindrada não superior a 125 cc e com uma potência máxima ate 11 Kw (15 cv).


Os motociclos com cilindrada superior a 50 cc atingiram as 1021 unidades vendidas em Fevereiro, registando uma variação homóloga positiva de 77,3%.


Pior desempenho teve o mercado de motociclos de cilindrada inferior a 50 cc, que caiu 27,2% face ao mês homólogo de 2009.


A subida de 36,3% no mercado de motociclos contrasta com a diminuição de 16,9% no mercado de quadriciclos.


O aumento das vendas de minicarros, que chegaram às 76 unidades, correspondentes a uma variação positiva de 8,6%, foi insuficiente para compensar o decréscimo no segmento das Moto4 (-25,5% face ao mês homólogo de 2009).


Em termos acumulados, nos dois primeiros meses deste ano, o mercado de duas rodas subiu 28,7% face ao período homólogo de 2009, enquanto os quadriciclos perderam 2,5%.
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