Banco de Moto - Upgrade
4 participantes
Página 1 de 1
Banco de Moto - Upgrade
Pois é...
Neste último sábado, roubei 5 horas à vida do excelentíssimo senhor Victor (desta vez merece ser bem tratado), para fazermos um upgrade ao banco da CBF. Começamos para já no banco da pendura (a CBF tem 2 bancos independentes).
A "notícia" integral encontra-se em: http://www.rsilva.eu/pages/diy/BancoMoto/Banco.htm
Upgrade de banco de moto
O conforto numa moto é algo essencial, sobretudo quando se pondera fazer maiores viagens. A compra de um banco de elevado conforto é algo pouco confortável para os bolsos... Portanto decidi pedir ajudar ao caro Victor do www.motoevasao.com e deitar mãos à obra criando um banco com as características que pretendia. Acima de tudo é um trabalho de paciência, mais do que um trabalho de grande exigência.
--------------------------------------------------------------------------------
Material necessário:
Ferramentas necessárias:
--------------------------------------------------------------------------------
Desta vez não há muitas fotos pois estava demasiado ocupado a perceber o processo e não tinha por lá a máquina fotográfica... Lá teve de ser com o telemóvel, e respectiva qualidade miserável do mesmo.
O mais simples de tudo, é retirar o forro existente, utilizando para tal uma chave de fendas, retirando agrafo a agrafo. Depois é só retirar o forro e ficar com o banco e respectiva espuma existente (neste caso o banco da CBF tem espuma injectada, ou seja é criado num molde.
Utilizando a espuma de alta-densidade adquirida, corta-se por secções planas a espuma colando com cola contacto ao banco.
Após isso é necessário utilizar a lixadora de forma a arredondar a espuma e dar a forma desejada. Utilizando um pouco de lixa manual podemos ajustar os contornos.
É essencial que não existam falhas de espuma, caso existam corrijam com um pouco de espuma cortada à medida e colando com cola contacto (uma camada fina de cola é suficiente pois a espuma absorve a cola com facilidade).
Tentamos esticar o tecido reduzindo o máximo possível os vincos, caso ainda existam pequenos vincos podem utilizar um ferro a vapor, sem encostar o ferro, apenas usando o vapor para amolecer e reduzir os vincos. Em último recurso, caso o banco não permita evitar vincos, podem mesmo ser obrigados a proceder com costuras.
O banco pode ser criado à medida de cada um, não existem medidas universais ao gosto de todos. Neste caso foi criado um pequeno travão na parte traseira do banco e aumentada a largura do mesmo de forma a distribuir o peso de forma mais eficiente. A espuma utilizada foi de alta densidade (60kg) de 12mm de espessura, no entanto se preferirem um banco mais mole, podem utilizar espuma de 25mm de 30kg. Existem dezenas de variedades de tecido, neste caso optei por uma napa anti-derrapante com um custo de 5€ m2.
Agradecimentos ao Victor, que conseguiu fazer um bom trabalho no banco. O próximo objectivo é executar o mesmo procedimento para o banco do condutor.
Neste último sábado, roubei 5 horas à vida do excelentíssimo senhor Victor (desta vez merece ser bem tratado), para fazermos um upgrade ao banco da CBF. Começamos para já no banco da pendura (a CBF tem 2 bancos independentes).
A "notícia" integral encontra-se em: http://www.rsilva.eu/pages/diy/BancoMoto/Banco.htm
Upgrade de banco de moto
O conforto numa moto é algo essencial, sobretudo quando se pondera fazer maiores viagens. A compra de um banco de elevado conforto é algo pouco confortável para os bolsos... Portanto decidi pedir ajudar ao caro Victor do www.motoevasao.com e deitar mãos à obra criando um banco com as características que pretendia. Acima de tudo é um trabalho de paciência, mais do que um trabalho de grande exigência.
--------------------------------------------------------------------------------
Material necessário:
- Napa (aconselho anti-derrapante)
Espuma (densidade conforme a vossa exigência)
Cola Contacto
Ferramentas necessárias:
- Máquina de lixar
X-acto e tesoura
Máquina de agrafar
--------------------------------------------------------------------------------
Desta vez não há muitas fotos pois estava demasiado ocupado a perceber o processo e não tinha por lá a máquina fotográfica... Lá teve de ser com o telemóvel, e respectiva qualidade miserável do mesmo.
O mais simples de tudo, é retirar o forro existente, utilizando para tal uma chave de fendas, retirando agrafo a agrafo. Depois é só retirar o forro e ficar com o banco e respectiva espuma existente (neste caso o banco da CBF tem espuma injectada, ou seja é criado num molde.
Utilizando a espuma de alta-densidade adquirida, corta-se por secções planas a espuma colando com cola contacto ao banco.
Após isso é necessário utilizar a lixadora de forma a arredondar a espuma e dar a forma desejada. Utilizando um pouco de lixa manual podemos ajustar os contornos.
É essencial que não existam falhas de espuma, caso existam corrijam com um pouco de espuma cortada à medida e colando com cola contacto (uma camada fina de cola é suficiente pois a espuma absorve a cola com facilidade).
Tentamos esticar o tecido reduzindo o máximo possível os vincos, caso ainda existam pequenos vincos podem utilizar um ferro a vapor, sem encostar o ferro, apenas usando o vapor para amolecer e reduzir os vincos. Em último recurso, caso o banco não permita evitar vincos, podem mesmo ser obrigados a proceder com costuras.
O banco pode ser criado à medida de cada um, não existem medidas universais ao gosto de todos. Neste caso foi criado um pequeno travão na parte traseira do banco e aumentada a largura do mesmo de forma a distribuir o peso de forma mais eficiente. A espuma utilizada foi de alta densidade (60kg) de 12mm de espessura, no entanto se preferirem um banco mais mole, podem utilizar espuma de 25mm de 30kg. Existem dezenas de variedades de tecido, neste caso optei por uma napa anti-derrapante com um custo de 5€ m2.
Agradecimentos ao Victor, que conseguiu fazer um bom trabalho no banco. O próximo objectivo é executar o mesmo procedimento para o banco do condutor.
Re: Banco de Moto - Upgrade
E já foi testado pela pendura?!?
Ainda tentei ligar no sábado para saber como estava a correr...mas parece que estavam bem ocupados...hihihi!!
Um Abraço,
Ainda tentei ligar no sábado para saber como estava a correr...mas parece que estavam bem ocupados...hihihi!!
Um Abraço,
freddy_krueger- Moto-Evadido
- Número de Mensagens : 4461
Idade : 45
Localização : Mozelos, S.M.Feira
Moto do momento : Sym Fiddle 125 ST IRON
Data de inscrição : 18/07/2008
Re: Banco de Moto - Upgrade
Eu estou a pensar fazer o mesmo ao banco da CBF
Já testei com espuma, mas a falta de jeito falou mais alto
Depois de pesquisar na net, descobri estas coisas
Penso que é o material usado também no material de equitação.
Trata-se de gel de poliuretano, usado nos colchões e almofadas de material médico e anti-escaras.
Parece gelatina
[url=http://www.prosavos.com/loja/product_info.php?nome=Almofada C2 em Gel Anti-Escaras&manufacturers_id=&products_id=646]mateiral médico[/url]
Uma capa de equitação completa, custa cerca de 50 euros. Estou a ver se consigo uma amostra de um dos fornecedores nacionais de PU, e depois é com este que vai levar.
Menos altura e mais conforto.
Já testei com espuma, mas a falta de jeito falou mais alto
Depois de pesquisar na net, descobri estas coisas
Penso que é o material usado também no material de equitação.
Trata-se de gel de poliuretano, usado nos colchões e almofadas de material médico e anti-escaras.
Parece gelatina
[url=http://www.prosavos.com/loja/product_info.php?nome=Almofada C2 em Gel Anti-Escaras&manufacturers_id=&products_id=646]mateiral médico[/url]
Uma capa de equitação completa, custa cerca de 50 euros. Estou a ver se consigo uma amostra de um dos fornecedores nacionais de PU, e depois é com este que vai levar.
Menos altura e mais conforto.
Última edição por mouse em Seg Jun 01, 2009 7:38 am, editado 1 vez(es)
mouse- Moto-turista
- Número de Mensagens : 2459
Idade : 51
Localização : Fiães e Ponte da Barca
Moto do momento : Yamaha FJR
Ex-Honda CBF
EX- Pegaso 650
Data de inscrição : 21/07/2008
Re: Banco de Moto - Upgrade
freddy_krueger escreveu:E já foi testado pela pendura?!?
Ainda tentei ligar no sábado para saber como estava a correr...mas parece que estavam bem ocupados...hihihi!!
Um Abraço,
Foi testado pela pendura, e embora esteja mais duro do que anteriormente é mais largo e mais confortável. Mas atenção que é preciso referir o facto que apenas andamos 60/70km... o desconforto começa habitualmente a partir dos 160km.
Re: Banco de Moto - Upgrade
RuiSilva escreveu:freddy_krueger escreveu:E já foi testado pela pendura?!?
Ainda tentei ligar no sábado para saber como estava a correr...mas parece que estavam bem ocupados...hihihi!!
Um Abraço,
Foi testado pela pendura, e embora esteja mais duro do que anteriormente é mais largo e mais confortável. Mas atenção que é preciso referir o facto que apenas andamos 60/70km... o desconforto começa habitualmente a partir dos 160km.
Pronto: trata de ir a Lisboa e vir no mesmo dia. Se a Andreia se queixar, passas lá em casa e fazemos um sofá com encosto reclinável na CBF. Trazes tu a cerveja e desta vez, vê se não me apareces ás 17h da tarde, óbistes?
Ah! E a ver se combinas isso com o mouse. Assim matamos dois atuns de uma só cajadada ( eu sei, eu sei... o provérbio tá mal mas eu não gosto de coelho, quéquesehá-defazer? )
Victor- Moto-turista
- Número de Mensagens : 1567
Idade : 50
Data de inscrição : 19/07/2008
Re: Banco de Moto - Upgrade
Victor escreveu:
Pronto: trata de ir a Lisboa e vir no mesmo dia. Se a Andreia se queixar, passas lá em casa e fazemos um sofá com encosto reclinável na CBF. Trazes tu a cerveja e desta vez, vê se não me apareces ás 17h da tarde, óbistes?
Essa do encosto reclinável é muito bem pensada... e ela agradecia de certeza!!!
Nota: cheguei às 16h... Tivemos foi na letra montes de tempo...
Victor escreveu:
Ah! E a ver se combinas isso com o mouse. Assim matamos dois atuns de uma só cajadada ( eu sei, eu sei... o provérbio tá mal mas eu não gosto de coelho, quéquesehá-defazer? )
Com um cadito de sorte arranjo uma placas de gel todas XPTO... e aí sim ficava uma coisa em condições! Ainda abrimos uma fábrica de assentos!!!
Re: Banco de Moto - Upgrade
RuiSilva escreveu:
Com um cadito de sorte arranjo uma placas de gel todas XPTO... e aí sim ficava uma coisa em condições! Ainda abrimos uma fábrica de assentos!!!
Arranja 2
Ou se eu arranjar primeiro, aviso. A ver se me dão as famosas amostras
mouse- Moto-turista
- Número de Mensagens : 2459
Idade : 51
Localização : Fiães e Ponte da Barca
Moto do momento : Yamaha FJR
Ex-Honda CBF
EX- Pegaso 650
Data de inscrição : 21/07/2008
Re: Banco de Moto - Upgrade
mouse escreveu:RuiSilva escreveu:
Com um cadito de sorte arranjo uma placas de gel todas XPTO... e aí sim ficava uma coisa em condições! Ainda abrimos uma fábrica de assentos!!!
Arranja 2
Ou se eu arranjar primeiro, aviso. A ver se me dão as famosas amostras
Obviamente... Vou tentar arranjar o maior número possível de "amostras" para "toda a gente". É um produto que ainda não saiu para o mercado e só para o fim do mês devo conseguir amostras. Diz qualquer coisa se encontrares antes de mim!
Re: Banco de Moto - Upgrade
OKRuiSilva escreveu:. Diz qualquer coisa se encontrares antes de mim!
Posso também tentar saber o nome da empresa que vende isso. Só sei que é na Maia
mouse- Moto-turista
- Número de Mensagens : 2459
Idade : 51
Localização : Fiães e Ponte da Barca
Moto do momento : Yamaha FJR
Ex-Honda CBF
EX- Pegaso 650
Data de inscrição : 21/07/2008
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos