Manual do bom Pendura
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Manual do bom Pendura
..::: MANUAL DO BOM PENDURA :::..
Escreve-se muito sobre motos e condução, mas esquece-se esse elemento fundamental do mototurismo que é o/a pendura.
Comecemos por uma regra que consideramos da máxima importância, sobretudo se a experiência de pendura é pouca :
O PENDURA É CARNE MORTA!
Deve por conseguinte, permanecer no seu poleiro, muito quieto e calado e não tentar ajudar em nada. Vale mais nada fazer do que fazer mal.
Passada a piada, vamos então às regras, para recortar, plastificar e agrafar nas costas do blusão do condutor. ( Eheheheh )
1. Nunca subir ou descer da moto, sem prévio conhecimento do condutor. Já vimos muito motociclista ser desequilibrado assim, sobretudo se o piso é irregular, ou o condutor é de perna curta, ou se a moto está carregada.
2. Ajudar nas manobras de entrada e saída de estacionamento, sobretudo se é necessário 'engrenar' a marcha atrás.
3. Em andamento, evitar movimento bruscos, do género de olhar para trás, no final das rectas e dizer : "Olha que já não vejo nenhuma moto!"
4. O pendura é o tesoureiro da equipa no que toca ao pagamento de portagens. Deve, ter sempre à mão os meios de pagamento necessários.
5. Igualmente, é o navegador da equipa.
6. O pendura pode ajudar nas curvas, espreitando sempre por dentro e apoiando-se, fortemente, em ambas as peseiras. A transferência de peso para as peseiras torna a moto mais manobrável.
7. Pela mesma razão, deve-se apoiar mais fortemente nas peseiras quando a moto circula, devagar, entre o trânsito.
8. Idem, quando circula em piso irregular, com a vantagem, neste caso, de levar menos pancada no sítio onde a espinha muda de nome.
9. Não adormecer, sobretudo em percursos sinuosos, ou de piso irregular.
10. Nas travagens e arranques deve apoiar-se nas pegas e não no condutor.
11. Nas paragens não pôr os pés no chão, pois em vez de ajudar, só desequilibra.
12. Em velocidade, ou se está muito vento, juntar-se o mais possível ao corpo do condutor; evita assim a oscilação. Se o condutor não for muito 'largo', apoiar-se no depósito.
13. O pendura está, rigorosamente, proibido de olhar para o conta quilómetros e expressar a sua aprovação com apertos de joelhos, punhadas nas costas, etc, etc...
14. Não esquecer que a partir dos 70-80 Km/h acaba a conversa, pois o vento não deixa.
15. Quando circula a mais de 200 Km/h (nas auto-estradas alemãs, claro), não deve acenar aos outros motociclistas, sob pena de deslocar um braço.
16. Nas mesmas circunstâncias, evitar calçar as luvas, ajeitar o capacete, os óculos ou o penteado.
A. Monge da Silva, Moto Clube da Costa do Sol
in Motojornal
Escreve-se muito sobre motos e condução, mas esquece-se esse elemento fundamental do mototurismo que é o/a pendura.
Comecemos por uma regra que consideramos da máxima importância, sobretudo se a experiência de pendura é pouca :
O PENDURA É CARNE MORTA!
Deve por conseguinte, permanecer no seu poleiro, muito quieto e calado e não tentar ajudar em nada. Vale mais nada fazer do que fazer mal.
Passada a piada, vamos então às regras, para recortar, plastificar e agrafar nas costas do blusão do condutor. ( Eheheheh )
1. Nunca subir ou descer da moto, sem prévio conhecimento do condutor. Já vimos muito motociclista ser desequilibrado assim, sobretudo se o piso é irregular, ou o condutor é de perna curta, ou se a moto está carregada.
2. Ajudar nas manobras de entrada e saída de estacionamento, sobretudo se é necessário 'engrenar' a marcha atrás.
3. Em andamento, evitar movimento bruscos, do género de olhar para trás, no final das rectas e dizer : "Olha que já não vejo nenhuma moto!"
4. O pendura é o tesoureiro da equipa no que toca ao pagamento de portagens. Deve, ter sempre à mão os meios de pagamento necessários.
5. Igualmente, é o navegador da equipa.
6. O pendura pode ajudar nas curvas, espreitando sempre por dentro e apoiando-se, fortemente, em ambas as peseiras. A transferência de peso para as peseiras torna a moto mais manobrável.
7. Pela mesma razão, deve-se apoiar mais fortemente nas peseiras quando a moto circula, devagar, entre o trânsito.
8. Idem, quando circula em piso irregular, com a vantagem, neste caso, de levar menos pancada no sítio onde a espinha muda de nome.
9. Não adormecer, sobretudo em percursos sinuosos, ou de piso irregular.
10. Nas travagens e arranques deve apoiar-se nas pegas e não no condutor.
11. Nas paragens não pôr os pés no chão, pois em vez de ajudar, só desequilibra.
12. Em velocidade, ou se está muito vento, juntar-se o mais possível ao corpo do condutor; evita assim a oscilação. Se o condutor não for muito 'largo', apoiar-se no depósito.
13. O pendura está, rigorosamente, proibido de olhar para o conta quilómetros e expressar a sua aprovação com apertos de joelhos, punhadas nas costas, etc, etc...
14. Não esquecer que a partir dos 70-80 Km/h acaba a conversa, pois o vento não deixa.
15. Quando circula a mais de 200 Km/h (nas auto-estradas alemãs, claro), não deve acenar aos outros motociclistas, sob pena de deslocar um braço.
16. Nas mesmas circunstâncias, evitar calçar as luvas, ajeitar o capacete, os óculos ou o penteado.
A. Monge da Silva, Moto Clube da Costa do Sol
in Motojornal
Trilho- Bicicleta
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Re: Manual do bom Pendura
Isto foi uma indirecta, tás com algum problema com a tua pendura
Sandrine Amorim- Bicicleta
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Data de inscrição : 22/07/2008
Re: Manual do bom Pendura
Trilho escreveu:..::: MANUAL DO BOM PENDURA :::..
Escreve-se muito sobre motos e condução, mas esquece-se esse elemento fundamental do mototurismo que é o/a pendura.
Comecemos por uma regra que consideramos da máxima importância, sobretudo se a experiência de pendura é pouca :
O PENDURA É CARNE MORTA!
É impressão minha ou queres passar uma temporada a pão e água???
Continua assim e ainda levas mal entres em casa.
PS- As restantes informações até são de importância. Gostei da parte de tesoureiro
mouse- Moto-turista
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Re: Manual do bom Pendura
Eu já disse e vou repetir:
Pendura é excesso de peso numa moto. Mais consumo e mais gasto da máquina. Fora aquelas que estão sempre a mandar vir ( poluição sonora ).
Sejam ecológicos e amigos do ambiente. No more penduras!
Pendura é excesso de peso numa moto. Mais consumo e mais gasto da máquina. Fora aquelas que estão sempre a mandar vir ( poluição sonora ).
Sejam ecológicos e amigos do ambiente. No more penduras!
Victor- Moto-turista
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Re: Manual do bom Pendura
Sandrine Amorim escreveu:Isto foi uma indirecta, tás com algum problema com a tua pendura
Já foste melhor, mas até nem te portaste MUITO MAL no fim de semana passado sem querer até rocei as botas por 2 vezes , tenho que te preparar para Setembro, para fazer as curvas de Andorra
Mouse a minha já está educada para ser a tesoureira e oubi dizer que arranjaste maneira de "calar" a pendura, escondeste o auricular dela, e disseste que o perdeste
Ó Bitó falas, falas, mas não largas a pendura, só quando tens a mota a pintar, ou a aumentar o membro , etc
Trilho- Bicicleta
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Re: Manual do bom Pendura
Trilho escreveu: a aumentar o membro , etc
COMO?????? HUMMM
mouse- Moto-turista
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Re: Manual do bom Pendura
Trilho escreveu:
Mouse a minha já está educada para ser a tesoureira e oubi dizer que arranjaste maneira de "calar" a pendura, escondeste o auricular dela, e disseste que o perdeste
Tão bem escondido que um novo me ficou por cerca de 170 euros
mouse- Moto-turista
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Re: Manual do bom Pendura
Esta preciosa informação deveria fazer parte do programa escolar, com especial incidência nos elementos femininos.
É verdade que são lastro, e como tal de evitar, mas admitam que há situações em que são toleráveis, tal como naquelas alturas em que travamos mais forte, elas agarradas às pegas da moto, e sentimos no cimo das costas dois suaves pontos de apoio. Isto com penduras fêmeas, claro, mas cada um leva o tipo de pendura que gosta.
É verdade que são lastro, e como tal de evitar, mas admitam que há situações em que são toleráveis, tal como naquelas alturas em que travamos mais forte, elas agarradas às pegas da moto, e sentimos no cimo das costas dois suaves pontos de apoio. Isto com penduras fêmeas, claro, mas cada um leva o tipo de pendura que gosta.
RSC- Triciclo
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Re: Manual do bom Pendura
já pensaste que o facto disso pode ter a ver contigo. e não comigo.Trilho escreveu:
Já foste melhor,
Outra coisa , nem sabes o que te espera logo à noite:twisted: (tás feito)
Sandrine Amorim- Bicicleta
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Re: Manual do bom Pendura
RSC escreveu:Esentimos no cimo das costas dois suaves pontos de apoio.
O principal problema é quando o banco escorrega e ficas tu com os teus 2 pontos suaves apertados
mouse- Moto-turista
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Re: Manual do bom Pendura
Mamã Dora escreveu:Isto está muito bonito, está, está!!!!
Deixa lá......logo deve ficar bem pior
mouse- Moto-turista
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Re: Manual do bom Pendura
mouse escreveu:
O principal problema é quando o banco escorrega e ficas tu com os teus 2 pontos suaves apertados
Se a pendura não chegou ainda ao nível de não se deixar escorregar no banco, o que é mau, teremos de usar coquilha para protecção dos ditos.
RSC- Triciclo
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Re: Manual do bom Pendura
Eram estas informações que deviamos aprender nas aulas de condução de moto!
Re: Manual do bom Pendura
RuiSilva escreveu:Eram estas informações que deviamos aprender nas aulas de condução de moto!
Daqui a nada inventam uma carta para pendura, ainda tinhamos todas de ter aulas na escola de condução e ir a exame, para ficarmos habilitadas para andar penduras...
Re: Manual do bom Pendura
Ora aí está uma excelente ideia.
A bem da segurança rodoviária.
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RSC- Triciclo
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Data de inscrição : 24/04/2009
Re: Manual do bom Pendura
Acho principalmente os pontos 1, 3, 9, 11, 12, 15, 16 de grande importancia, e não estou com isto a falar da minha querida pendura (que ontem à conta disto obrigou a fazer o jantar ), mas sim para os/as penduras em geral, moto+condutor+pendura=1, estes 3 elementos têm que conjugar como um todo.
A juntar a isto falta colocar aqui as regras de condução em grupo, que quanto a mim são fundamentais para que num passeio as coisas corram pelo melhor, sem que se perca ninguém pelo caminho, por ex.
A juntar a isto falta colocar aqui as regras de condução em grupo, que quanto a mim são fundamentais para que num passeio as coisas corram pelo melhor, sem que se perca ninguém pelo caminho, por ex.
Trilho- Bicicleta
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Re: Manual do bom Pendura
Mamã Dora escreveu:RuiSilva escreveu:Eram estas informações que deviamos aprender nas aulas de condução de moto!
Daqui a nada inventam uma carta para pendura, ainda tinhamos todas de ter aulas na escola de condução e ir a exame, para ficarmos habilitadas para andar penduras...
Apesar de mulher, até que nem pensas nada mal
Espero é que ninguém das escolas de condução esteja a ler, ou ainda arranjam maneira disso acontecer.
mouse- Moto-turista
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Re: Manual do bom Pendura
Trilho escreveu:
A juntar a isto falta colocar aqui as regras de condução em grupo, que quanto a mim são fundamentais para que num passeio as coisas corram pelo melhor, sem que se perca ninguém pelo caminho, por ex.
E faltam também as regras e as melhores técnicas de como fazer uma mala para um passeio de 2 dias sem terem de levar coisas suficientes para uma semana
mouse- Moto-turista
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Re: Manual do bom Pendura
Trilho escreveu:Ó Bitó falas, falas, mas não largas a pendura, só quando tens a mota a pintar, ou a aumentar o membro , etc
Vês como chegaste lá?! Falam, falam,...mas depois a realidade é outra, como se sabe
Está claro que há algumas "regras" que todos temos de ter em conta, quando vamos como pendura numa moto (isto para mulheres e homens!!). Eu concordo com as regras 1, 3, 6, 7, 11 e 12.
A que concordo mais é a nº 12 (Em velocidade, ou se está muito vento, juntar-se o mais possível ao corpo do condutor; evita assim a oscilação. Se o condutor não for muito 'largo', apoiar-se no depósito). Acho que quanto mais próximo do condutor, melhor!
Não concordo em nada, com a nº 14 (Não esquecer que a partir dos 70-80 Km/h acaba a conversa, pois o vento não deixa). A 70/80 Km acaba a conversa???!!! Quê??? Eu tenho grandes conversas com o Victor a 200 e tal km/h, não é?
E Mouse, só se fica com os dois pontos suaves apertados, se o condutor, travar de forma brusca! Aí não temos pena!!
E com estas histórias de posições na moto e tal...deixo-vos uma imagem de um lenço meu, que gosto particularmente e que também tem tudo a ver com posições nas motos...
Carla Andrade- Triciclo
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Moto do momento : À espera da Drag Star...
Data de inscrição : 24/07/2008
MotoEvasao :: Geral :: Geral
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