Ameaça do ''Limite dos 100 cv'' está de volta
5 participantes
Página 1 de 1
Ameaça do ''Limite dos 100 cv'' está de volta
Os motociclos podem vir a ser limitados a 100 cv de potência, sob a acção de uma nova proposta que será apresentada neste Verão pela Comissão Europeia. O objectivo, de acordo com a Comissão, é criar um padrão comum dentro dos vários países para que tudo esteja conforme o “espírito comum”.
A Comissão espera conseguir uma unanimidade a nível europeu para esta nova proposta, fazendo aumentar a perspectiva de que, dentro de algum tempo, os restantes países europeus tenham de adoptar uma norma já aplicada em França.
Mas, como não poderia deixar de acontecer, o consenso em torno desta questão será bastante difícil de obter. A começar em Inglaterra, onde um dos principais grupos de motociclistas, o MAG – Motor Cycle Action Group, já se mostrou contra esta proposta
“O Departamento dos Transportes pediu-nos a opinião sobre este assunto e nós somos claramente contra um limite de potência. O limite de 100 cv faz parte de uma nova agenda da União Europeia que, inclui, entre outras coisas, a obrigatoriedade de utilização de ABS.”
Uma versão “esboço” deste documento que irá ser apresentado agora, indicava as várias discrepâncias existentes dentro da União Europeia, criando problemas como “uma moto que esteja aprovada acima dos 100 cv num país, é recusada noutro. Este tipo de situação não vai de encontro ao espírito do mercado interno.” Para além de abordar este problema, a Comissão Europeia também fez questão de destacar que “existem estudos especializados que não conseguem demonstrar a ligação entre a potência do motor e a segurança”, pelo que esta proposta não faz muito para aumentar a segurança nas estradas.
Provavelmente ainda irá demorar algum tempo até vermos uma lei que limite a potência das motos a 100 cv ser aprovada – já imaginou a sua Honda CBR1000 RR limitada a 100cv? -, pois será muito difícil conseguir convencer todos os países a aprovarem tal texto.
Talvez fosse mais oportuno a Comissão Europeia pensar em aproveitar verbas para melhorar outros aspectos, talvez mais importantes para a segurança dos motociclistas europeus, como aulas de condução práticas com melhores condições, melhores condições nas estradas tanto ao nível do piso, como da sinalização das mesmas, ou até, acções de esclarecimento para que os condutores dos automóveis fiquem mais conscientes dos perigos que representam as suas acções, para quem circula em duas rodas.
Talvez isso faça mais pela nossa segurança do que qualquer outra coisa…
in: motociclismo.pt
A Comissão espera conseguir uma unanimidade a nível europeu para esta nova proposta, fazendo aumentar a perspectiva de que, dentro de algum tempo, os restantes países europeus tenham de adoptar uma norma já aplicada em França.
Mas, como não poderia deixar de acontecer, o consenso em torno desta questão será bastante difícil de obter. A começar em Inglaterra, onde um dos principais grupos de motociclistas, o MAG – Motor Cycle Action Group, já se mostrou contra esta proposta
“O Departamento dos Transportes pediu-nos a opinião sobre este assunto e nós somos claramente contra um limite de potência. O limite de 100 cv faz parte de uma nova agenda da União Europeia que, inclui, entre outras coisas, a obrigatoriedade de utilização de ABS.”
Uma versão “esboço” deste documento que irá ser apresentado agora, indicava as várias discrepâncias existentes dentro da União Europeia, criando problemas como “uma moto que esteja aprovada acima dos 100 cv num país, é recusada noutro. Este tipo de situação não vai de encontro ao espírito do mercado interno.” Para além de abordar este problema, a Comissão Europeia também fez questão de destacar que “existem estudos especializados que não conseguem demonstrar a ligação entre a potência do motor e a segurança”, pelo que esta proposta não faz muito para aumentar a segurança nas estradas.
Provavelmente ainda irá demorar algum tempo até vermos uma lei que limite a potência das motos a 100 cv ser aprovada – já imaginou a sua Honda CBR1000 RR limitada a 100cv? -, pois será muito difícil conseguir convencer todos os países a aprovarem tal texto.
Talvez fosse mais oportuno a Comissão Europeia pensar em aproveitar verbas para melhorar outros aspectos, talvez mais importantes para a segurança dos motociclistas europeus, como aulas de condução práticas com melhores condições, melhores condições nas estradas tanto ao nível do piso, como da sinalização das mesmas, ou até, acções de esclarecimento para que os condutores dos automóveis fiquem mais conscientes dos perigos que representam as suas acções, para quem circula em duas rodas.
Talvez isso faça mais pela nossa segurança do que qualquer outra coisa…
in: motociclismo.pt
Re: Ameaça do ''Limite dos 100 cv'' está de volta
É "fácil" uma moto de 100cv atingir mais de 200km/h... Isso significa aumento de segurança? O mesmo não deveria ser aplicado a automóveis?
Automóveis vão ser limitados a 90cv e retirados os turbocompressores, para aumento da segurança dos cidadãos...
in Motoevasao
Como é que a população iria reagir a isto? Gostava de ver os donos de Carreras4 com esta limitação, ou o Sr. Deputado XPTO a rolar num destes veículos...
Automóveis vão ser limitados a 90cv e retirados os turbocompressores, para aumento da segurança dos cidadãos...
in Motoevasao
Como é que a população iria reagir a isto? Gostava de ver os donos de Carreras4 com esta limitação, ou o Sr. Deputado XPTO a rolar num destes veículos...
Re: Ameaça do ''Limite dos 100 cv'' está de volta
Queres cavalos chega-te á frente €€€€€€ e já poderás ter os cavalitos que sempre sonhas-te
Asilvamachado- Triciclo
- Número de Mensagens : 115
Idade : 45
Localização : Porto-Vila do Conde-Labruge
Moto do momento : Fjr 1300
Data de inscrição : 09/04/2009
Re: Ameaça do ''Limite dos 100 cv'' está de volta
Eu até me sinto bem com os cavalitos da fazer...mas acho realmente estúpida a limitação...
Em vez de se educar e formar condutores em termos de civismo e condução defensiva...não...mais fácil limitar as "máquinas assassinas" porque os gajos das motos são muita malucos...
just my 2 cents...
Em vez de se educar e formar condutores em termos de civismo e condução defensiva...não...mais fácil limitar as "máquinas assassinas" porque os gajos das motos são muita malucos...
just my 2 cents...
freddy_krueger- Moto-Evadido
- Número de Mensagens : 4461
Idade : 45
Localização : Mozelos, S.M.Feira
Moto do momento : Sym Fiddle 125 ST IRON
Data de inscrição : 18/07/2008
Re: Ameaça do ''Limite dos 100 cv'' está de volta
Acredito que não é com este tipo de limitações idiotas que as coisas vão mudar...
Dando como exemplo os Estados Unidos, por exemplo, qualquer "carrito" de gama média tem um bloco 6 cilindos com 3000cc e 200 e muitos ou 300 cavalos (aluguei por lá um jipe da Dodge, que era da gama média de acordo com a empresa, e tinha mais de 300 cavalos, V6 e 3300cc...).
Os carros por lá são, na sua grande parte, assim de pequeninos...
MAS vamos pela AE e ninguém passa as 80 milhas! Ninguém!
E porquê? Porque se fazemos alguma, temos logo os Srs da farda atrás de nós a dar às luzinhas e prontos a passar um recibinho...
Por cá há uma sensação de impunidade geral... Nas AE é 120? Então é porque se pode andar até 149...
SE, e isto é só a minha opinião, se os agentes da BT (por exemplo) deixarem de procurar os viadutos mais escondidos e as curvas mais apertadas para montar o radar nos seus carros descaracterizados numa clara caça à multa que nada mais faz que encher ainda mais os cofres do Estado, e em vez disso começarem a andar pelas estradas, devidamente identificados e com uma postura não só punitiva, mas também (e talvez até, acima de tudo) formativa, SE isso acontecer, não creio que haja necessidade de limitar cavalagens, cilindradas ou o que quer que seja...
A mudança tem de partir dos condutores... Se limitarem as motos a 100 cv vai acontecer como com as 600 vendidas à uns anos, limitadas a 34 cv (eram 34, não?)... O limite só existia no papel... Quero dizer com isto que uma lei deste tipo só serve para desenvolver novas maneiras de "aldrabar" o sistema...
Como diz por aqui alguém... just my 2 cents...
Abraço
Dando como exemplo os Estados Unidos, por exemplo, qualquer "carrito" de gama média tem um bloco 6 cilindos com 3000cc e 200 e muitos ou 300 cavalos (aluguei por lá um jipe da Dodge, que era da gama média de acordo com a empresa, e tinha mais de 300 cavalos, V6 e 3300cc...).
Os carros por lá são, na sua grande parte, assim de pequeninos...
MAS vamos pela AE e ninguém passa as 80 milhas! Ninguém!
E porquê? Porque se fazemos alguma, temos logo os Srs da farda atrás de nós a dar às luzinhas e prontos a passar um recibinho...
Por cá há uma sensação de impunidade geral... Nas AE é 120? Então é porque se pode andar até 149...
SE, e isto é só a minha opinião, se os agentes da BT (por exemplo) deixarem de procurar os viadutos mais escondidos e as curvas mais apertadas para montar o radar nos seus carros descaracterizados numa clara caça à multa que nada mais faz que encher ainda mais os cofres do Estado, e em vez disso começarem a andar pelas estradas, devidamente identificados e com uma postura não só punitiva, mas também (e talvez até, acima de tudo) formativa, SE isso acontecer, não creio que haja necessidade de limitar cavalagens, cilindradas ou o que quer que seja...
A mudança tem de partir dos condutores... Se limitarem as motos a 100 cv vai acontecer como com as 600 vendidas à uns anos, limitadas a 34 cv (eram 34, não?)... O limite só existia no papel... Quero dizer com isto que uma lei deste tipo só serve para desenvolver novas maneiras de "aldrabar" o sistema...
Como diz por aqui alguém... just my 2 cents...
Abraço
enogueira- Moto-turista
- Número de Mensagens : 2036
Idade : 45
Localização : Chaves
Moto do momento : Honda Pan European 1300
Data de inscrição : 21/07/2008
Re: Ameaça do ''Limite dos 100 cv'' está de volta
enogueira escreveu:A mudança tem de partir dos condutores... Se limitarem as motos a 100 cv vai acontecer como com as 600 vendidas à uns anos, limitadas a 34 cv (eram 34, não?)... O limite só existia no papel... Quero dizer com isto que uma lei deste tipo só serve para desenvolver novas maneiras de "aldrabar" o sistema...
Como diz por aqui alguém... just my 2 cents...
Abraço
E uma 600 até já anda bem... digo eu
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos