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Mensagem  enogueira Qui Jul 29, 2010 5:24 am

Olá!!
Quando, aqui há tempos, instalei a tomada de 12v na motinha, a necessidade de ter a ficha a funcionar fez com que o fusível fosse "esquecido"... Não o tinha à mão...

Agora, com muitos km para fazer, não queria ir sem resolver essa situação.

A minha dúvida:

-Que fusível montar? Quantos Amperes?
A ficha é para ligar um USB e carregar telefones, GPS, mp3...


Gracias!!
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Mensagem  demog Qui Jul 29, 2010 5:56 am

Bem me parecia que te faltava algo, amigo. Laughing
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Mensagem  Asilvamachado Qui Jul 29, 2010 5:57 am

Não precisas, carregadores já trazem.
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Mensagem  ManPei Qui Jul 29, 2010 6:07 am

enogueira escreveu:Olá!!
Quando, aqui há tempos, instalei a tomada de 12v na motinha, a necessidade de ter a ficha a funcionar fez com que o fusível fosse "esquecido"... Não o tinha à mão...

Agora, com muitos km para fazer, não queria ir sem resolver essa situação.

A minha dúvida:

-Que fusível montar? Quantos Amperes?
A ficha é para ligar um USB e carregar telefones, GPS, mp3...


Gracias!!

À cautela 5 Amp (ficas com alguma margem para outras coisas) mas, um ou dois Amp chegava.


Isso também tem a ver com o diâmetro do condutor utilizado.

Não arrisques é a utilizar sem fusível é um risco enorme !

Já tive um grande azar por, numa montagem de ultima hora, por sinal em Lisboa, esse pormenor não ter sido contemplado.

M.

Boa preparação e, melhor viagem! Fusível  Icon_biggrin


Última edição por ManPei em Qui Jul 29, 2010 6:20 am, editado 1 vez(es)
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Mensagem  ManPei Qui Jul 29, 2010 6:10 am

Asilvamachado escreveu:Não precisas, carregadores já trazem.


Cuidado !!! ele está a falar da ligação da tomada de isqueiro à bateria ! Fusível  Fresse

Um risco enorme ligações destas sem fusível !

A não ser para quem tem um bom Seguro e, numa companhia que pague Bem !!! Fusível  Icon_eek

M.
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Mensagem  ManPei Qui Jul 29, 2010 7:49 am

Eduardo ,

Algo importante que me esqueci de dizer :

Normalmente os condutores da tomada de isqueiro são ligados directamente aos bornes da bateria. Assim para que a protecção seja eficaz o fusível deve ficar no condutor positivo ( vermelho +) e o mais próximo possível do borne.

Como “devia” ser óbvio, o comprimento de cabo entre o borne positivo e o fusível, não está protegido, logo a necessidade de ser o mais curto possível.

Disse “Devia” porque a minha tomada de isqueiro foi montada num conceituado concessionário Honda que colocou o fusível a meio percurso e, junto ao motor ! Fusível  Fresse

Claro que tive que desmontar tudo e, tornar a montar como deve de ser.

Cumprimentos,
M.
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Mensagem  Nuno Freitas Qui Jul 29, 2010 9:56 am

Bom… vou dar uma sugestão...ou duas!

A tomada de isqueiro da FJR que vem de origem, se não estou em erro, tem um fusível de 3Amp, não dá por exemplo para um compressor eléctrico! Mas dá para tudo o que é carregadores, telelé, maq. Fotográfica, etc.

O fusível deve estar o mais perto possível da bateria, pela simples razão que o fusível é para proteger a instalação, se estiver muito longe da bateria podes queimar o cabo todo e outras coisas até queimares o fusível.
(Conforme também já referiu o Manpei)

Depois para uma coisa realmente decente, aconselho a instalação de um bloco de fusíveis, eu optei por este:
http://www.fuzeblocks.com/

Tem a vantagem de se poder ter ligações sempre “quentes” ou apenas quando a chave de ignição é ligada.

Tenho lá ligado o Autocom, GPS, Alarme e o cabo para carregar a bateria através do Optimate.

Atenção que não trás cabos para ligação à bateria, tem de ser feitos ou comprados à parte, os cabos devem ter espessura suficiente para a amperagem total e conter um porta- fusíveis junto à extremidade que liga à bateria, com capacidade de máxima que o bloco aguenta.

O fusível a colocar deve ser +- o somatório dos fusíveis colocados no Bloco.

Edit...
Faltou dizer que comprei neste site:
http://www.nippynormans.com/


Última edição por Nuno Freitas em Qui Jul 29, 2010 10:03 am, editado 2 vez(es)
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Mensagem  Nuno Freitas Qui Jul 29, 2010 9:59 am

Asilvamachado escreveu:Não precisas, carregadores já trazem.

O fusível que se está a falar não é para proteger o carregador ou o equipamento, é para proteger a instalação eléctrica, para não fazer um churrasco com os cabos que vão à bateria e queimar mais cenas pelo caminho. Dai o tal fusível também deverá ser instalado o mais perto da bateria possível
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Mensagem  RuiSilva Qui Jul 29, 2010 10:38 am

Ora bem...

Eu vou na minha 36ª tomada de isqueiro... Depende do que pretendes, se bem que eu comprei um pack de fusíveis de 6A e é sempre esses que uso, e tem de haver sempre fusível na minha opinião... não o dispenses!

Caso de dúvidas tens aqui o meu DIY:
Tomada de isqueiro na moto
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