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Nova moto para o Freddy

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Mensagem  Nuno Freitas Qui Out 07, 2010 5:50 pm

freddy_krueger escreveu:Bem em peso (dry) não é bem a mesma coisa:

Fazer 600 98: 189 Kgs

Deauville 700: 236 Kgs (+47Kgs)
Deauville 650: 223 Kgs (+34Kgs)
Fonte: bikez.com

Eu tb acho que a falta de concorrência atira as Deauville (novas e usadas) para valores muito acima do que acho justo...mas isso sou eu que acho que qualquer moto c/ mais de 10 anos e à venda a mais de 3.000 EUR é roubalheira Smile - como a Deauville, há outros casos flagrantes... por exemplo a VFR que é uma BOA moto...mas MUITO sobrevalorizada.

Visto que andamos sempre offtopic, este tópico serve para ajudar o Freddy bounce bounce


Nova moto para o Freddy 27030602865069g
http://www.motociclismo.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=305&Itemid=80
Alberto Pires in motociclismo.pt escreveu: Honda NT 700 Deauville
Texto: Alberto Pires

As mega turísticas, imponentes, largas e pesadas, costumam apresentar a factura sobretudo em cidade, quando se tem de fazer a inversão de marcha, ou contornar um obstáculo.
Os avisos à dimensão da empreitada são vários, e uma das imagens associadas a este segmento tem como protagonista o condutor, a avisar o passageiro para não se mexer, enquanto cuidadosamente, e de pernas abertas, tenta não plantar as malas no chão.

Na realidade, nem todos precisam de tanta moto. A Deauville nasceu em redor desse princípio, em 1998, e quatro anos mais tarde sofreu a primeira evolução. A sua capacidade de carga foi aumentada e a travagem foi melhorada através da inclusão do sistema de travagem combinada. Passaram-se entretanto mais quatro anos, e a marca resolveu aprofundar o conceito, melhorando-a em todas as frentes.

Imagem elucidativa

A anterior Deauville era acolhedora, arredondada, e talvez por isso as suas linhas não se atreviam a aconselhar mais do que passeios médios. A nova Deauville, mesmo mantendo os traços característicos, está mais madura, atlética e enérgica, afirmando-se disponível para qualquer desafio.

A carenagem frontal é maior, incorporando uma óptica de dois elementos, e o ecrã permite duas posições. As malas, cujo desenho se integra na perfeição, aumentaram bastante de capacidade e comunicam internamente através de um túnel, oferecendo outras possibilidades de arrumação.

Motor mais eficiente

O bicilíndrico que lhe está na origem já contava com dezoito anos, tendo surgido na NTV 650. À sua fiabilidade a marca decidiu juntar um melhor desempenho, e as alterações foram profundas. A cilindrada cresceu 33 cc, a taxa de compressão aumentou de 9,2:1 para 10,0:1, a culassa conta agora com quatro válvulas e os carburadores foram substituídos por uma injecção electrónica, com corpos de 44 mm e injectores de 12 orifícios.

Como resultado a potência passou para 65 cavalos (mais dez que anteriormente), o binário aumentou 25% e o consumo desceu 8%. O catalizador na panela de escape contribui para que as emissões estejam abaixo do valor estipulado pela norma Euro-3. O peso foi também reduzido, através da utilização de novos pistões, bielas mais leves e um novo motor de arranque, conseguindo-se, no total, baixar 1,4 kg.
A transmissão secundária continua a estar entregue, e bem, a um veio de transmissão.

Ciclística de acordo

O que estava bem manteve-se, nomeadamente o quadro duplo berço em aço e as suspensões. A forquilha telescópica na frente, com 41 mm de diâmetro, cumpre com as exigências e na traseira, a pré-carga da mola passa a ser efectuada através de uma “pêra”, situada do lado direito, com 40 posições de afinação.

As novidade prendem-se com o sistema de travagem, incorporando os sistemas CBS e ABS.
Ao accionar a manete do travão os discos dianteiros de 296 mm de diâmetro são mordidos pelas pinças de três pistões mas, ao carregar no pedal do travão, não só a pinça traseira entra em acção como os pistões centrais de cada pinça dianteira actuam também, proporcionando uma travagem integral.

Quanto à função ABS, a unidade de controlo, ao detectar o início do bloqueio das rodas faz com que um modelador atenue a pressão no circuito da travagem, evitando assim que o bloqueio se concretize e permaneça.

Fácil em cidade

Olhando para a ficha técnica, e depois de somados os fluidos necessários, seria de esperar algumas dificuldades para mover e circular com mais de 250 kg, mas tal não acontece.
O guiador é largo e está a boa altura, o banco é baixo, as suspensões são macias e precisa apenas de 4,70 metros para fazer inversão de marcha, permitindo serpentear com espantosa facilidade pelo ambiente citadino.

Os quase vinte litros de capacidade do depósito, e os consumos na casa dos 5 litros/100 Km garantem uma autonomia razoável.

O arranque é fácil, a caixa de velocidades precisa e a transmissão por veio não se faz sentir. A aceleração é suave e não há necessidade de puxar para lá das 4.000 rpm para fluir entre os semáforos.

Em piso de paralelo pouco uniforme vale a pena travar apenas com o pedal, aproveitando a travagem integral, já que o sistema ABS, se usarmos apenas o travão dianteiro, entra facilmente em acção e prolonga por vezes demasiado a travagem.

Descontraída em estrada

Em estradas sinuosas chega a ser divertida, sobressaindo a estabilidade em curva e não sendo lenta nas mudanças de direcção.
Os Bridgestone BT-020 permitem evidenciar as suas capacidades e não é difícil forçar até que os avisadores raspem pelo asfalto, mostrando até que ponto, ciclisticamente, esta moto pode ir.

Se imprimirmos um ritmo desportivo a limitação surge por parte das suspensões, com uma taragem naturalmente suave, obrigando nos encadeados de curvas a esperar que o seu curso recupere até a podermos forçar novamente, sobretudo se também a desequilibrarmos com algumas travagens.
A transmissão nestas situações torna-se também presente. Se optarmos por um ritmo normal, a Deauville faz-se valer.

A posição de condução é muito confortável. O banco oferece um bom apoio, os pousa-pés estão baixos e as mãos assentam com naturalidade. A subida de rotação não impressiona, mas é suficiente e nota-se que o motor é bastante plano e recupera com suficiente energia desde baixo.

O melhor regime situa-se abaixo das 5.000 rpm, pouco antes dos 120 km/h em quinta velocidade, sendo o nível de vibrações do motor muito baixo e a leitura dos espelhos suficiente para nos apercebermos rapidamente do que se passa com um ligeiro olhar. Os consumos são a melhor surpresa. Rodando calmamente não custa fazer menos de cinco litros, oferecendo assim os 19,7 litros do seu depósito uma autonomia respeitável.

Limitada em auto-estrada

É quando se aumenta o ritmo, em estrada aberta, que a Deauville mostra as suas limitações. A maior relaciona-se com as vibrações que aparecem nos punhos a partir das 5.000 rpm, e que não desaparecem aumentando o regime, o que se torna desconfortável.

A uma velocidade de cruzeiro no painel a rondar os 150 km, por volta das 6.000 rpm, o formigueiro nos punhos destoa do conforto proporcionado pela protecção aerodinâmica e pela posição de condução.

Se aumentarmos ainda mais o ritmo, damos conta que não estamos na Pan European e sim num modelo com cerca de metade da potência, insuficiente para vencer a resistência provocada pela superfície frontal, sendo-lhe impossível ultrapassar os 195 km/h.
Rodando a um ritmo próximo do máximo, ainda assim a Deauville não ultrapassa os 5,9 litros, o que continua a ser excelente.

Veredicto

Creio que a Deauville passa no teste com muito boa nota. O nível de acabamentos é bom, o conforto proporcionado pela posição de condução e pela protecção aerodinâmica está acima do esperado, os consumos surpreendem pela positiva, trava muitíssimo bem e é fácil e ligeira na condução a baixa velocidade.

A capacidade de carga é interessante e pode ser alargada para valores excelentes. Se na próxima versão eliminarem as vibrações que aparecem na velocidade de cruzeiro, sobe ao nível de excelente.

A vibração existe em todas as motos, tinha na XJR1200, tive na GSX1400 e agora também existe na FJR1300... por vezes pode ter a ver com a postura do condutor. Na Deauville o pessoal costuma mudar os punhos por uns mais grossos, tipo BMW, dizem que reduz muito a vibração na mão direita.

PS - Freddy, adiciona ai uma votação à tua escolha!!
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Mensagem  freddy_krueger Sex Out 08, 2010 1:13 am

Epah...muito obrigado por um tópico só para mim...mas acho que depois de ponderadas várias opções (e foram mesmo muitas desde maxi-scooters a motos 100% turísticas), a fazer continua a ser uma opção válida...especialmente tendo me conta kms anuais... únicos pontos fracos são mesmo a capacidade de carga, conforto e protecção aerodinâmica... mas para já serve
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Mensagem  Alex Sex Out 08, 2010 2:15 am

Não se conseguiria reduzir a vibração com um amortecedor de direcção? Eu continuo a bater na triumph trophy. Que mota linda!


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Mensagem  freddy_krueger Sex Out 08, 2010 2:27 am

Nop...vibrações penso que serão decorrentes especialmente do motor em V e a partir dos 130kmh (o que tb não é problema pois costumo ser bem calminho Smile )
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Mensagem  RuiSilva Sex Out 08, 2010 6:39 am

freddy_krueger escreveu:Nop...vibrações penso que serão decorrentes especialmente do motor em V e a partir dos 130kmh (o que tb não é problema pois costumo ser bem calminho Smile )

A Deauville aparenta não ter vibrações até aos 140km/h... o que será uns bons 98% da tua condução! Quantos aos motores em V vibrarem a partir de 130, não reparo isso na Pan, será por ser um V4?

A Triumph continua a ser uma excelente moto, e caso estejas insatisfeito, sempre podes comprar um soutien Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil

A Deauville aparenta ser problemática no calor das pernas, mas poucas motos não sofrem disso, e continuo a dizer que a relação de peso da Honda é fantástica. A Deauville consegue ser "tão leve" como a Honda CBF600, e caso a deixes tombar para o lado, tens sempre os "ailerons" que impedem que estragues a pintura! Ficas com todos os teus problemas resolvidos Very Happy
Quando andares com muita carga, pedes à pendura para te ajudar nas manobras cheers
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Mensagem  freddy_krueger Sex Out 08, 2010 7:10 am

Pois mas o preço não é nada convidativo quando comparado com as lingeries por exemplo...

Não ter concorrência é o problema da Deauville para mim...
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Mensagem  brissos Sex Out 08, 2010 4:23 pm

Já pensei em desenhar um modelo ideal para malta como nós.
Quem espera sempre alcança.
Pode ser que um dia eu consiga e que um construtor goste da ideia.
Este modelo (Ninfa) desenhado por mim em 1991 e publicado na Motojornal, já o vi concretizado em fotos de concentrações.

Nova moto para o Freddy Imagem7x
Em 1990 desenhei esta.

Nova moto para o Freddy Imagem9e
tem um banco baixo, boa protecção e carga qb.
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Mensagem  RuiSilva Sáb Out 09, 2010 4:32 am

Essa ninfa parece uma moto muito confortável!!! Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil

Mas achei excelente o design de uma moto com o conforto e capacidade de carga de uma Goldwing, mas com um aspecto estético de uma Pan-european! Para um desenho de 1990 seria uma moto bem futurista! Parabéns
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Mensagem  freddy_krueger Sáb Out 09, 2010 7:08 am

Muito bem!!1

Temos artista!!

Smile

P.s: Hoje fuidar voltinha de deauville 700... 20kms a conduzir com Conde a Pendura por EN e outros tantos à pendura com metade dos kms por AE...comentários:

A conduzir:
- peso maior que Fazer não se nota muito...
- envergadura e distância ao solo bem maior.. na fazer fico com pés plantados no chão...nesta, só os dedos e pouco mais...em manobras Fazer é bem mais fácil...
- Em movimento, peso e envergadura não se notam
- Motor V2... menos disponibilidade de RPM que um 4 cilindros (tipo utilizáveis sem esforçar motor entre 3000 e 6000rpm) enquanto na fazer entre 3000rpm e 7000rpm)...claro que motor aguenta menores e maiores rpm em ambas...mas digo uma condução dia-a-dia. Isso faz com que na Deauville a 5ª só seja colocada a 70/80 enquanto na fazer coloco a 6ª a 60 (não, não estou a exagerar - isto com pendura...sem pendura até antes)
- Curvas e mudanças de direcção fazem-se muito bem...agradavelmente surpreendido
- Protecção aerodinâmica excelente
- Aquecimento do entre pernas soube bem neste dia ainda frio

À Pendura:
- Banco confortável, mas falta a topcase
- Protecção aerodinâmica do passageiro podia ser melhor...acho...talvez aqui pudesse existir uma evolução...(vidro de origem esteve sempre na posição mais alta)
- Vibrações acima dos 130 muito irritantes e a fazer antever dormência nos pés/pernas em poucos kms
- Disponibilidade do motor no entanto de louvar...a dois facilmente chegou aos 180...velocidades bem acima de um passeio descansado....e sem forçar motor...ainda puxava mais acho

Veredicto final:
- É boa? ...É...
- Com alguns acessórios fica uma turística fantástica (vidro maior - só por causa da pendura diga-se, topcase - igual)
- Problema maior é tb questão de hábito...e seria manobras...
Mas...e como há sempre um mas...e neste caso...é o preço...a Deauville 700 mais barata que vi no barómetro (leia-se standvirtual.com) foi 6200 eur...é muito (na minha opinião) por uma moto já com 4 anos e 42K ...
- Quanto à 650...estética já muito demodé e preços mesmo assim muito caros...mínimo que vi hoje foi 3500 (já vi menores...mas estes são a referência do barómetro hoje) por uma com 10 anos... 75% mais cara que valor da Fazer (valor que acho justo seria 2000eur) é para mim mesmo muito!

Ou seja...viva a Fazer....para já Smile

Mas melhor nem pensar na lingerie....é tão linda e boa e capacidade de carga...e ..e.. ai não me tentem!!!
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Mensagem  Paula Kota Sáb Out 09, 2010 12:46 pm

Brissos,

Estou pasmadaaa ... grandes desenhos ....

ainda te vou convidar para ilustrar as minhas histórias !!!!

Espectáculo

Temos artista Very Happy
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Mensagem  Sérgio Castro Sáb Out 09, 2010 2:32 pm

freddy_krueger escreveu:Muito bem!!1

Temos artista!!

Smile

P.s: Hoje fuidar voltinha de deauville 700... 20kms a conduzir com Conde a Pendura por EN e outros tantos à pendura com metade dos kms por AE...comentários:

A conduzir:
- peso maior que Fazer não se nota muito...
- envergadura e distância ao solo bem maior.. na fazer fico com pés plantados no chão...nesta, só os dedos e pouco mais...em manobras Fazer é bem mais fácil...
- Em movimento, peso e envergadura não se notam
- Motor V2... menos disponibilidade de RPM que um 4 cilindros (tipo utilizáveis sem esforçar motor entre 3000 e 6000rpm) enquanto na fazer entre 3000rpm e 7000rpm)...claro que motor aguenta menores e maiores rpm em ambas...mas digo uma condução dia-a-dia. Isso faz com que na Deauville a 5ª só seja colocada a 70/80 enquanto na fazer coloco a 6ª a 60 (não, não estou a exagerar - isto com pendura...sem pendura até antes)
- Curvas e mudanças de direcção fazem-se muito bem...agradavelmente surpreendido
- Protecção aerodinâmica excelente
- Aquecimento do entre pernas soube bem neste dia ainda frio

À Pendura:
- Banco confortável, mas falta a topcase
- Protecção aerodinâmica do passageiro podia ser melhor...acho...talvez aqui pudesse existir uma evolução...(vidro de origem esteve sempre na posição mais alta)
- Vibrações acima dos 130 muito irritantes e a fazer antever dormência nos pés/pernas em poucos kms
- Disponibilidade do motor no entanto de louvar...a dois facilmente chegou aos 180...velocidades bem acima de um passeio descansado....e sem forçar motor...ainda puxava mais acho

Veredicto final:
- É boa? ...É...
- Com alguns acessórios fica uma turística fantástica (vidro maior - só por causa da pendura diga-se, topcase - igual)
- Problema maior é tb questão de hábito...e seria manobras...
Mas...e como há sempre um mas...e neste caso...é o preço...a Deauville 700 mais barata que vi no barómetro (leia-se standvirtual.com) foi 6200 eur...é muito (na minha opinião) por uma moto já com 4 anos e 42K ...
- Quanto à 650...estética já muito demodé e preços mesmo assim muito caros...mínimo que vi hoje foi 3500 (já vi menores...mas estes são a referência do barómetro hoje) por uma com 10 anos... 75% mais cara que valor da Fazer (valor que acho justo seria 2000eur) é para mim mesmo muito!

Ou seja...viva a Fazer....para já Smile

Mas melhor nem pensar na lingerie....é tão linda e boa e capacidade de carga...e ..e.. ai não me tentem!!!

Finalmente rendido à Deauville?

2 ou 3 considerações apenas que julgo importantes:

1 - Se colocares um vidro maior vais aumentar apenas a turbuência no passageiroe passas a ver através do vidro (pelo menos eu já vejo pouco acima do mesmo mas deve ser da minha posiçaõ de condução).

2 - A questão peso é aqui irrelevante já que a a distribuição do mesmo é considerávelmente diferente em relação ao da Fazer.

3 - A dormência que sentes é mais do que habitual já que estamos a falar de um V2 de pouco mais de 65 cv. O memso não se verifica num 4 cilindros.

4 - Não te queixes tanto e se realmente queres uma moto mais turística investe lá os euros que serão bem investidos, apesar de continuar a dizer que esta precisava de mais uns cavalitos, mas se pretenderes fazer km's com fartura senão eu ficava-me pela Fazer mesmo.
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Mensagem  RuiSilva Dom Out 10, 2010 10:19 am

Tudo bem que a Deauville podia ter:
- mais uns cavalitos
- mais protecção aerodinâmica
- mais motor
- menos vibrações a 140 km/h

mas aí... já não seria uma deauville...

Acho que é uma excelente moto Fred, mas também concordo contigo que está sobrevalorizada pois as usadas de 2007 rondam habitualmente os 7000€, o que me parece muito!
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Mensagem  Alex Seg Out 11, 2010 10:41 am

Migo, tenho uma mota boa para ti. Victory Vision Tour Twisted Evil


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Mensagem  freddy_krueger Seg Out 11, 2010 10:48 am

Já a tionha visto algures nas minhas pesquisas Smile

.... é giro como encontramos estes modelos Americano Smile

O Preço é que assusta e não é pouco!!! Sad

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Mensagem  Nuno Freitas Seg Out 11, 2010 11:39 am

Vi pelo menos uma na Concentração de Faro.

Apesar de tudo o que possa ter de bom, não deixa de ter um design duvidoso.

Abraço
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Mensagem  Alex Seg Out 11, 2010 11:47 am

Eu por acaso gosto bastante, mais que a goldwing. Mas eu sou um gajo que acha a dn-01 lindíssima portanto!
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Mensagem  Nuno Freitas Seg Out 11, 2010 4:21 pm

Eu sou mais fã de Naked's e SportTurismo, mas este fim de semana... estive a babar-me em cima de uma HD Sportster Iron e da Nightster 1200, a Clara esteve a ver a HD Sportster SuperLow e também gostou.

HD Sportster Iron 883
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HD Sportster Nightster 1200
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HD Sportster SuperLow 883
Nova moto para o Freddy Article_image16628

PS - Estas são mesmo baixas
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Mensagem  freddy_krueger Ter Out 12, 2010 1:11 am

Pena ir-se a "abraçar o vento"... mas sem dúvida que a nighster é MESMO LINDA!!!
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Mensagem  Africa Twin Ter Out 12, 2010 4:54 am

A considerar... Twisted Evil Rolling Eyes Wink Smile

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Mensagem  brissos Qua Out 13, 2010 1:41 pm

Em relação à Victory, o desenho do conjunto não me atrai muito, no entanto o conceito adorei.
Assento baixo, protecção ao vento, suavidade, capacidade de carga, sistema de som, e outras aplicações tecnológicas e prácticas tal como as protecções a quedas laterais (lembro-me de ver isto na PAN quando ela saiu com a barbatana)
Só a acho um pouco grande de mais para mim (tamanho e preço).
Mas era interessante por exemplo pegar na Honda VT 750 e vesti-la.
Fica a ideia.

Adorei ainda mais foi o atrelado da NEW Goldwing Very Happy
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Mensagem  brissos Qua Out 13, 2010 2:41 pm

E esta?
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Mensagem  RuiSilva Qua Out 13, 2010 4:14 pm

Essa mistura de Pan com Goldwing está perfeita!!!

Se for um motor 4 cilindros em linha... eu comprava! Very Happy
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Mensagem  freddy_krueger Qui Out 14, 2010 1:23 am

Uma moto perfeita em termos de protecção é tb a Pacific... sei de uma no Porto que é linda Smile

Ora cá vai uma:

http://viseucity.olx.pt/honda-pacific-coast-iid-75064809

É tolinho com o preço que pede...mas pronto... quem quiser uma moto desse nível, ainda assim consegue uma pan mais barata Razz esta parece é mais "lingrinhas" em termos de peso mas pode ser impressão...que por acaso é pois segundo o bikez ela pesa 272KGS!!!!

Chiça!!!

Só a altura ao solo é interessante 762mm..

Mas travões de tambor atrás numa moto com todo aquele peso parece-me no mínimo estranho... mais dados do modelo de 1998:
http://www.bikez.com/motorcycles/honda_pc_800_pacific_coast_1998.php
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Mensagem  Africa Twin Qui Out 14, 2010 9:27 am

Esse modelo não se vendeu na Europa, é uma importação dos States.
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Mensagem  freddy_krueger Qui Out 14, 2010 10:30 am

Africa Twin escreveu:Esse modelo não se vendeu na Europa, é uma importação dos States.

Ou seja, como tudo que rola sobre rodas vindo dos states ou feito para pessoal dos states...não vira, não trava, não anda... Razz

hihihi
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