MotoEvasao
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A ditadura do saca-rolhas

+6
Mário Belo
RuiSilva
brissos
Africa Twin
caxi
Paula Kota
10 participantes

Ir para baixo

A ditadura do saca-rolhas Empty A ditadura do saca-rolhas

Mensagem  Paula Kota Qua Jan 19, 2011 6:08 am

Esta manhã passei numa banca de jornais e fiquei horrorizada. A maior parte das capas de revistas ostentavam a cara do saca-rolhas. Uma semana depois do facto e ainda é capa de revista já depois da exaustão de ver um homicídio doentio na abertura dos noticiários das televisões.

Será que em Portugal não há mais nada para se dizer ao País e ao Mundo?

Que raio de povo somos nós que vivemos a ler sobre tragédias, crises e infelicidades ….. não temos nada de bom? Somos um povo estúpido ou temos jornalistas que nos fazem de estúpidos?

Deixamos que uma ditadura jornalística nos domine e nos reduza à insignificância de um saca-rolhas, esquecendo-nos que somos um povo com um enorme historial de feitos e conquistas, que somos um povo que gera constantemente homens e mulheres de coragem, pessoas que se destacam no desporto, nas artes, na ciência por esse mundo fora mas que cá dentro não passam de ilustres desconhecidos, sem direito a reconhecimento por parte dos meios de comunicação …

Onde está o nosso amor-próprio?

Srs. jornalistas, esqueceram-se dos nossos campeões? Andam a dissertar sobre a extradição do saca-rolhas para Portugal e nem se lembraram de promover uma campanha para ajudar o jovem campeão de supercross Henrique Venda a regressar a Portugal depois do acidente? Prefiro que os meus impostos sejam gastos em ajudar pessoas que contribuem para me orgulhar de ser portuguesa !!!

Sinto-me indignada. Sinto-me enganada todos os dias quando passo pela banca de jornais e só vejo notícias sobre futebol, visitas de Estado para endividar os nossos filhos e tragédias de saca-rolhas.

Quero mais que isso. Quero saber, alegrar-me e orgulhar-me de todos os outros campeões anónimos. Ninguém tem dúvidas que o Mourinho é o Special One … no futebol. Mas o desporto não é só futebol. Há muitos outros Special Ones noutras modalidades, completamente desconhecidos. Quero ler sobre o 3º lugar no Dakar conquistado pelo Helder Rodrigues, quero saber sobre as vitórias da Elisabete Jacinto, do Gonçalo Reis, do Armindo Araújo, da Jessica Augusto e de todos os outros que desconheço mas que acredito serem uma enorme lista de excelentes bons exemplos para nós, para os nossos filhos.

Para isso é que existem jornalistas, para nos informar do que se passa à nossa volta. Quero jornalistas que saibam escrever e editores com bom senso.

Será que é pedir muito?

E nós? Eu e tu e os outros, não vamos fazer nada contra isto? Vamos continuar nesta redoma de indiferença e deixar que continuem a tratar-nos como ignorantes?

Nunca é tarde demais para manifestar o nosso desagrado, há sempre lugar para dizer: Já chega!

Esta é a minha forma de o fazer. Se concordarem passem esta mensagem ou passem a vossa mensagem. Mas façam alguma coisa. Contribuam para que circule e chegue aos ouvidos dos responsáveis dos meios de comunicação que nós sabemos ler, que temos espírito crítico e que estamos fartos de notícias de saca-rolhas.


Paula Kota
Paula Kota
Paula Kota
Utilitária
Utilitária

Número de Mensagens : 1018
Idade : 113
Localização : Lisboa
Moto do momento : BMW F650
Data de inscrição : 23/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

A ditadura do saca-rolhas Empty Re: A ditadura do saca-rolhas

Mensagem  caxi Qua Jan 19, 2011 7:27 am

cara amiga
infelizmente e como já algumas vezes referi o nosso povinho é de alcofa...
e só tem o que merece!

fazer?!? sim alguma coisa?!? concordo... eu limito-me a não ver tv nem a comprar revistinhas e afins "jornalisiticos" que só vendem aquilo que o povinho quer...
algo que os faça de estúpidos e os deixe esquecer a desgraça em que andamos metidos e na óbvia e constante corrupção de que fazemos e parte
enfim,
indignada, tb
como disse, faço a minha parte e não contribuo para estatiscas nem para números obviamente falsificados para calar mentes mais espertas e inteligentes que julgo que ainda façam parte deste povinho....
é só...
caxi
caxi
Cinquentinha
Cinquentinha

Número de Mensagens : 796
Idade : 49
Localização : Lisboa
Moto do momento : Triumph Tiger 1050 2009
Data de inscrição : 21/07/2008

http://amar-entre-os-livros.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

A ditadura do saca-rolhas Empty Re: A ditadura do saca-rolhas

Mensagem  Africa Twin Qua Jan 19, 2011 10:34 am

Triste estado das coisas... quando deviamos todos andar a pensar numa forma de sair da crise...
Africa Twin
Africa Twin
Cinquentinha
Cinquentinha

Número de Mensagens : 503
Idade : 55
Localização : Sacavém, Loures
Moto do momento : Africa Twin 750
Data de inscrição : 01/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

A ditadura do saca-rolhas Empty Re: A ditadura do saca-rolhas

Mensagem  brissos Qua Jan 19, 2011 3:25 pm

Estou farto e cansado dessas noticias ou desnoticias tanto nos meios de comunicação, como até mensagens no telemóvel tenho recebido e revolta-me que se alimentem e façam piadas sobre coisas morbidas. Estas msn, simplesmente o que lhes faço quando apenas basta ver o tema é, APAGÁ-LA.
Uma ideia para manifestar o meu desagrado, estou a estudá-la, pois não gosto de ser desagradável, mas antes quero responder à letra diplomáticamente.
brissos
brissos
Bicicleta
Bicicleta

Número de Mensagens : 436
Idade : 54
Localização : Ferreira do Alentejo
Moto do momento : Honda CBF 600 S
Ex-Honda VF400F
Data de inscrição : 07/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

A ditadura do saca-rolhas Empty Re: A ditadura do saca-rolhas

Mensagem  RuiSilva Qua Jan 19, 2011 3:35 pm

Sabem como faço o meu protesto contra as notícias dos saca-rolhas?

Simplesmente não compro, nem leio, nem passo os olhos nessas notícias. Sou só um, mas se fossemos muitos seria a melhor forma de protesto possível!
RuiSilva
RuiSilva
Moto-Evadido
Moto-Evadido

Número de Mensagens : 3419
Idade : 42
Localização : Portugal, Gaia
Moto do momento : Honda NC 750x
Data de inscrição : 18/07/2008

http://www.rsilva.eu

Ir para o topo Ir para baixo

A ditadura do saca-rolhas Empty Re: A ditadura do saca-rolhas

Mensagem  Africa Twin Qua Jan 19, 2011 4:11 pm

RuiSilva escreveu:Sabem como faço o meu protesto contra as notícias dos saca-rolhas?

Simplesmente não compro, nem leio, nem passo os olhos nessas notícias. Sou só um, mas se fossemos muitos seria a melhor forma de protesto possível!

Isso é precisamente o que eu costumo dizer daquelas gasolineiras que concertam os preços... infelizmente, um só não chega...
Africa Twin
Africa Twin
Cinquentinha
Cinquentinha

Número de Mensagens : 503
Idade : 55
Localização : Sacavém, Loures
Moto do momento : Africa Twin 750
Data de inscrição : 01/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

A ditadura do saca-rolhas Empty Portugal a saqu' e a rolhas!.......

Mensagem  Mário Belo Qua Jan 19, 2011 4:55 pm

Olá Paula Smile
concordo em absoluto com o teu ponto de vista.
Portugal está a saque e a rolhas. Não se trata de um assalto à mão armada, mas de um assalto à lei armada em mão.
E este povo assiste ao próprio assalto de que é vítima de rolha na boca. Aos olhos atira-se-lhe areia enquanto o sol se vai tapando com uma peneira. Enfim....Evil or Very Mad
O panorama da comunicação social revê-se na mesma crise de que aquela nos tenta distrair. Só que no caso, trata-se de crise dos valores e padrões jornalísticos. É uma tristeza enorme o estado a que se vem chegando. Fazer chegar o nosso grito aos ouvidos dos responsáveis da maioria dos meios de comunicação que só querem é ouvir o crescimento das audiências, pode até ser contraproducente. Se, crescentemente, não formos fazendo parte dessas audiências talvez com o tempo eles nos venham a ter que dar ouvidos.
Entretanto o país vai-se enfiando cada vez mais no fundo e qualquer dia, nem a saca-rolhas de lá conseguimos sair.
Manter o sentido crítico é fundamental se não queremos afundar-nos no lixo comunicacional com que nos contam o mundo em que (sobre)vivemos.
Mário Belo
Mário Belo
Triciclo
Triciclo

Número de Mensagens : 48
Idade : 66
Localização : Aveiro
Moto do momento : Varadero (2006)
Data de inscrição : 03/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

A ditadura do saca-rolhas Empty Re: A ditadura do saca-rolhas

Mensagem  mouse Qui Jan 20, 2011 5:06 am

No JN de hoje, mais um bom exempo do que não se deve fazer por cá.
A atleta de lançamento de peso, nº2 a nível mundial. Sem grandes apoios, divide o tempo entre competições, estudos, limpezas e tudo o mais que consiga gerar $$$$ para as despesas. Com 22 anos e é nº2 do mundo. Onde andam os apoios que se ouvem falar para o desporto??? Em muitos paises, só o facto de ser atleta profissional garantia um ordenado e apoios, sendo uma das melhores do mundo...a parada subiria.
Conheci pessoalmente um dos campeões mundiais de tiro. O tempo dos treinos eram as competições. Um dos concorrentes...estrangeiro...claro, tinha ordenado, campo e material de oferta.

Infelizmente estamos num pais que a unica coisa que gera $$$ é tudo o que tem visibilidade...tudo o resto...sobrevive.
mouse
mouse
Moto-turista
Moto-turista

Número de Mensagens : 2459
Idade : 51
Localização : Fiães e Ponte da Barca
Moto do momento : Yamaha FJR
Ex-Honda CBF
EX- Pegaso 650
Data de inscrição : 21/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

A ditadura do saca-rolhas Empty Re: A ditadura do saca-rolhas

Mensagem  Africa Twin Qui Jan 20, 2011 6:54 am

Queres exemplo mais gritante do que a ainda não-profissionalização (e consequente não responsabilização) dos árbitros de futebol?

Isto num desporto que movimenta uma pipa de massa... Exclamation
Africa Twin
Africa Twin
Cinquentinha
Cinquentinha

Número de Mensagens : 503
Idade : 55
Localização : Sacavém, Loures
Moto do momento : Africa Twin 750
Data de inscrição : 01/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

A ditadura do saca-rolhas Empty Re: A ditadura do saca-rolhas

Mensagem  pedrogordo Sex Jan 21, 2011 5:07 am

Belo texto, Paula. Inteiramente de acordo.

E alinho pelas soluções apontadas. Procuro não participar em tudo o que é a economia de exploração do povo. Que é acima de tudo, vítima!
pedrogordo
pedrogordo
Bicicleta
Bicicleta

Número de Mensagens : 329
Idade : 47
Localização : Leiria
Moto do momento : BMW K1600GT
KTM Superduke 990
Data de inscrição : 24/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

A ditadura do saca-rolhas Empty Re: A ditadura do saca-rolhas

Mensagem  freddy_krueger Sex Jan 21, 2011 6:20 am

Pois...eu cada vez mais até nem vejo notícias tugas... acho k basicamente só falam:

- Da crise e como todos sofrem ... soluções viáveis é que nada
- Futebol... Não vejo, não gosto, dispenso
- Casos fantabuláticos... CCastro e todos os que possam motivar um ouvinte/telespectador/leitor que infelizmente devora notícias

Prefiro apanhar alguns minutos de BBC (onde até falam de Portugal)

Quanto a imprensa...nos dias de hoje penso que já faz pouco sentido "comprar" jornal... e o que leio via net tb cada vez menos que notícias vão no mesmo sentido do rosa e do passional.

Safam-se um ou dois programas específicos SICN...de resto...népias de tv nacional.

Quanto às gasolineiras...tenho abastecido entre PDoce e Jumbo, e poucas vezes na Galp/Continente Gaia (bem mais barata que às Galps ditas normais). Ainda ontem pus a 1,40... quando vi na GOLP 500m depois a 1,53... só é enganado quem quer...
freddy_krueger
freddy_krueger
Moto-Evadido
Moto-Evadido

Número de Mensagens : 4461
Idade : 44
Localização : Mozelos, S.M.Feira
Moto do momento : Sym Fiddle 125 ST IRON Smile
Data de inscrição : 18/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

A ditadura do saca-rolhas Empty Re: A ditadura do saca-rolhas

Mensagem  tigusto Sáb Jan 22, 2011 11:11 am

Olá Paula!
A dimensão e o estilo de cobertura jornalístico deste acontecimento só demonstra a cegueira do dinheiro a qualquer preço.
É o vale tudo neste sensacionalismo do absurdo ofuscando tudo à sua volta.
Nada brilha, nada consegue brilhar, ao lado destes buracos-negros!
Como diria um amigo meu, é nestas alturas que me sinto "poucachinho" mas também é nestas alturas que se impõe uma reacção!
E não é um caso isolado. Bastará aparecer algo com possibilidade de explorar algum sensacionalismo e tudo o resto desaparece.
Já sofremos verdadeiras intoxicações de gripes, Casa Pia, Apitos coloridos, e outros Et Cetera' s. Vão, vêm... e os abutres, os que produzem e consomem, avidamente sempre aparecem!
Cabe-nos a responsabilidade de quebrar este circulo exigindo mais e melhor à comunicação social.
Pura e simplesmente não pactuo com isto, não compro esses jornais, não compro essas revistas, mudo o canal, enfim, desligo-me disto.
Por mim ficam a pregar aos peixes!
Obrigado por este grito de alerta expresso em mais um belo texto a que nos vais habituando.
Vou divulgar, ai vou, vou!!
tigusto
tigusto
Penantes...
Penantes...

Número de Mensagens : 21
Idade : 61
Localização : Linda-a-Velha
Moto do momento : Transalp 650
Data de inscrição : 28/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

A ditadura do saca-rolhas Empty Re: A ditadura do saca-rolhas

Mensagem  Paula Kota Seg Jan 24, 2011 3:52 am

Andei aqui a fazer umas continhas ...... Evil or Very Mad

…… eu não compro .. tu não compras … ele não compra …. Afinal quem compra? Para quem andam os jornalistas a escrever???


Página Internet do Instituto Nacional de Estatística

Doc: Indicadores sociais 2009 - População entre os 15 e 64 anos – 7,119 milhões

Doc: Estatísticas da Cultura 2009
Nº de exemplares vendidos – jornais – 251.287.813 assumindo que são de periodicidade diária dá …. 688,4 mil jornais por dia
Nº de exemplares vendidos – revistas – 97.728.182 assumindo que são de periodicidade semanal dá ….. 1,809 mil revistas por semana

Ou seja,

10% da população é que conta para as sondagens de audiência e vendas de jornais e é para 25% da população que os nossos jornalistas escrevem em revistas


Andamos entregues a uma minoria que supostamente é representativa da população e o resto do povo é obrigado a ouvir barbaridades …..

..

Paula Kota
Paula Kota
Utilitária
Utilitária

Número de Mensagens : 1018
Idade : 113
Localização : Lisboa
Moto do momento : BMW F650
Data de inscrição : 23/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

A ditadura do saca-rolhas Empty Re: A ditadura do saca-rolhas

Mensagem  freddy_krueger Seg Jan 24, 2011 5:44 am

Pois,mas sao esses os consumidores. Tudo é focado em quem consome.

São eles k pagam as contas.

Lei do mercado. Só tv e rádio publica ddeveria ser mais para "resto" da população mas tb não é o caso pois simplesmente seguem concorrência (exceptuando talvez Antena 2)

Enfim é triste... Sad
freddy_krueger
freddy_krueger
Moto-Evadido
Moto-Evadido

Número de Mensagens : 4461
Idade : 44
Localização : Mozelos, S.M.Feira
Moto do momento : Sym Fiddle 125 ST IRON Smile
Data de inscrição : 18/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

A ditadura do saca-rolhas Empty Re: A ditadura do saca-rolhas

Mensagem  tigusto Seg Jan 24, 2011 2:52 pm

Boas!
Podem escrever o que quiserem, para quem quiserem e com isso até assegurar alguns preciosos postos de trabalho mas não será por isso que engordarei essa estatística.
Olho para cima da minha mesa e vejo, para além de uma grande desarrumação:
3 Moto Jornais
4 Motociclismos
1 Motoviva
1 REV
2 Viajar
3 Itenerantes
2 Revistas Inatel
1 Volante
Alguns CD´s
3 DVD´s
Olho para a frente e está la a TV... a passar música no VH1
Ao colo tenho o portátil aberto no Forum MotoEvasão...
Nesta pequena discussão somos apenas poucos mas sentimos que não queremos alinhar neste fórró.
Aos olhos de muitos também deverei parecer um estranho consumidor de imprensa
Cabe-nos também a responsabilidade da elevação e apontar noutros sentidos.
Alguém nos acompanhará!
tigusto
tigusto
Penantes...
Penantes...

Número de Mensagens : 21
Idade : 61
Localização : Linda-a-Velha
Moto do momento : Transalp 650
Data de inscrição : 28/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

A ditadura do saca-rolhas Empty Re: A ditadura do saca-rolhas

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos