MotoEvasao
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Garantia Motorway

+4
mouse
Prendas
freddy_krueger
RuiSilva
8 participantes

Ir para baixo

Garantia Motorway Empty Garantia Motorway

Mensagem  RuiSilva Sex maio 20, 2011 3:45 am

Venho aqui expor um problema e pedir a vossa ajuda / comentários.

A Pan-European que adquiri na Motorway em Setembro do ano passado tem um vedante da suspensão ressequido, o que está a causar perda de óleo da suspensão Sad
Uma vez que a moto tem garantia do stand de 1 ano, contactei-os para saber informações de como poderia usufruir da mesma, uma vez que este item não sofreu nenhum desgaste anormal, e apresenta um problema que embora possa ser considerado desgaste, é um desgaste fora de normal num ano de vida. A área técnica da Motorway informou que não substitui qualquer peça de desgaste ao abrigo da garantia, sobretudo por ser uma moto de 2002 com muitos anos, e ser normal a necessidade de substituição desta peça numa moto com quase 9 anos. Como tal não seria de todo necessário levar a moto ao stand pois a peça em questão não seria substituída ao abrigo da garantia. Após ter perguntado porque razão compro uma moto mais cara, ao adquiri-la num stand Honda com garantia de um ano em vez de um particular sem qualquer garantia, informaram-me que a garantia só cobriria algum problema no motor não causado por desgaste... Ou seja... NADA! Pois qualquer artigo numa moto pode ser considerado de desgaste...

Acima de tudo, estou descontente com a resposta que me foi dada e a falta de vontade de resolução deste problema. Não compactuo que uma moto vendida com garantia de um ano não tenha qualquer garantia do vendedor! Vou ter que resolver este problema de qualquer das formas, e devo ir a um concessionário Honda, guardando a fatura religiosamente, na esperança de poder apresentá-la posteriormente à Motorway para respectivo retorno!

A minha questão é, como devo proceder para poder reclamar esta questão, devo enviar alguma carta à Honda Portugal? Reclamação à Deco? Reclamação em "livro tradicional"?

Obrigado por qualquer ajuda!

PS: Assinado por EX-CLIENTE MOTORWAY pelos maus serviços prestados.
RuiSilva
RuiSilva
Moto-Evadido
Moto-Evadido

Número de Mensagens : 3419
Idade : 42
Localização : Portugal, Gaia
Moto do momento : Honda NC 750x
Data de inscrição : 18/07/2008

http://www.rsilva.eu

Ir para o topo Ir para baixo

Garantia Motorway Empty Re: Garantia Motorway

Mensagem  freddy_krueger Sex maio 20, 2011 9:41 am

Pois...garantias de usados... isso realmente dá muita "tinta"....

As peças de desgaste podem ser todas e pode não ser nenhuma...

Eu, na altura com a Fazer no Antero, passado uns 3 meses de comprar a moto cobraram-me uma lâmpada...eu próprio achei que era uma peça de desgaste e paguei...mas aí foi 1 eurito... Razz

Aqui ficam algumas luzes relativamente a isto, se bem que casos de "latas" mas que acho que se aplicam:

http://forum.autohoje.com/forum-geral/88614-garantias-que-pecas-cobrem.html

http://www.audipt.com/f113/garantia-carros-usados-que-diz-57312/

A DECO (ou um advogado com experiência) parecem ser os sítios ideais para expor isto e ficar com uma ideia do que se pode fazer....

just my 2 cents...
freddy_krueger
freddy_krueger
Moto-Evadido
Moto-Evadido

Número de Mensagens : 4461
Idade : 44
Localização : Mozelos, S.M.Feira
Moto do momento : Sym Fiddle 125 ST IRON Smile
Data de inscrição : 18/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Garantia Motorway Empty Re: Garantia Motorway

Mensagem  Prendas Sex maio 20, 2011 3:31 pm

Garantias é só mais um benefício, para o stand!
Aí e tal nós oferecemos garantia, mas quando se precisa não há!!!

Por ex.

No verão de 2007 deparei-me com um problema nos piscas.... De um momento para o outro deixaram de funcionar e depois já voltavam a dar! E assim sucessivamente!! Quando não funcionavam os piscas o relé, fazia um barulho esquisito! Fui ao meu mecânico e ele disse-me que me emprestava um relé novo que tinha! Troquei-o e o problema persistiu!
Fui ao "antero" (na altura, concessionário honda nos carvalhos) para saber se me resolviam o problema, pois ainda estava na garantia! Logo me perguntaram se tinha comprado lá a mota! Quando disse que não, fizeram logo cara de esquisitos (como se não fosse nada com eles)! De seguida perguntaram-me se tinha as revisões feitas na marca, como não as fiz na marca desmarcaram-se logo.......
Mesmo assim levei-a lá abaixo à garagem, para saber se me diziam mais ou menos de que era o problema! Disseram-me que tinha que ficar lá, tinham que desmontar a frente toda, porque o barulho provinha de lá!! O relé fica do lado esquerdo da carnagem!! Não na frente!!
Como tenho um ex-vizinho electricista falei com ele e numa tarde ele resolveu-me o problema..... O que era?? Era um fio por detrás do quadro que estava todo descarnado.... Quando cortou a fita isoladora, aquilo parecia uma piscina.... Até levou com água nos olhos..... Laughing

E uma ainda mais recente é com a PCX, por causa da tampa de gasolina.... À duas semanas dirigi-me à Motoboxe (onde a comprei), que para fechar quase que é preciso uma força de 500kgs para fechar aquela porra! monkey
Burro fui eu que fui lá perder o meu tempo para nada, pois a única coisa que me fizeram foi colocar um pouco de "vaselina" lá no sistema da tampa! Estou mesmo a ver, a moto tem um mês e já custa a fechar, imagino quando tiver um ano ou dois!! Uma peça que foi usada talvez 10 vezes e está assim!!!
Por isso, afinal de que serve a garantia!??? confused

É tudo uma cambada de pigpigpigpigpig

Prendas
Penantes...
Penantes...

Número de Mensagens : 11
Idade : 39
Localização : Pedroso
Moto do momento : Honda DN-01
PCX 125 Pearl Himalaya White
Data de inscrição : 08/05/2011

http://www.pcxportugal.com

Ir para o topo Ir para baixo

Garantia Motorway Empty Re: Garantia Motorway

Mensagem  mouse Sáb maio 21, 2011 5:32 am

http://forum.motonline.pt/forum_posts.asp?TID=2776&OB=ASC&PN=1


Se for como nos carros (e penso que sim) tens 1 ano de garantia TOTAL. Grande parte das vezes quando compras...assinas a garantia com as condições contratadas(combinadas).
Foi a forma que os stands arranjaram de se salvarem da garantia total. Ao assinares estás a aceitar que recusas a totalidade da garantia imposta por lei.
Penso que existe um documento no site da DECO a falar sobre isso mesmo. Garantia de usados é 1 ano e total...tudo o qie assinares tem de ser visto e revisto e qualquer "fuga" nas condições da garantia tem e deve ser acompanhada por uma redução do preço. (penso serem estas as palavras que por lá andam What a Face )
Se não tens nada assinado...nada que uma carta do advogado não resolva.Sem papeis de garantia e condições assinadas....vale a lei. Twisted Evil
Os stands sabem muito bem até onde podem ir....e neste caso acho que podes invocar falta de assistência (preparação) da moto para posterior venda. Ou já sabiam ou nem se preocuparam em ver as condições da moto.


PS- Infelizmente a resposta parece estar dentro da normalidade. Mas peças de desgaste..para mim são:
Pastilhas
Pneus
dentro dessas coisas

Vedantes- só se for pela idade. Se comprares uma moto nova e tiveres problemas com os vedantes ao final de quase 2 anos....vão dizer que é desgaste??? Duvido

Principal de tudo...........""""e ser normal a necessidade de substituição desta peça numa moto com quase 9 anos"""" se é normal e se fizeram a revisão para posterior venda.....porque é que não trocaram para evitar problemas??


Última edição por mouse em Sáb maio 21, 2011 12:22 pm, editado 1 vez(es)
mouse
mouse
Moto-turista
Moto-turista

Número de Mensagens : 2459
Idade : 51
Localização : Fiães e Ponte da Barca
Moto do momento : Yamaha FJR
Ex-Honda CBF
EX- Pegaso 650
Data de inscrição : 21/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Garantia Motorway Empty Re: Garantia Motorway

Mensagem  Victor Sáb maio 21, 2011 11:52 am

Para que não existam dúvidas, a lei é clara:

Veículos novos [b]E USADOS[/b] = 2 anos de garantia. Excepto se acordado previamente que era apenas de um ano.

http://www.deco.proteste.pt/compra/que-garantia-tem-os-veiculos-s376761.htm

Rui: Reclama.
Victor
Victor
Moto-turista
Moto-turista

Número de Mensagens : 1567
Idade : 49
Data de inscrição : 19/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Garantia Motorway Empty Re: Garantia Motorway

Mensagem  brissos Sáb maio 21, 2011 4:46 pm

Não sei se se lembram, quando eu escrevi aqui sobre a minha CBF600s (0 Km) vibrar.
Resumindo a história, a mota tinha salvo erro 3.000 e tal Km, nem 1 ano tinha, quando lá fui verificar isso. Eles trocaram as velas e cobraram o preço das 4 velas, a mão obra foi por conta deles. Reclamei que a mota era nova e o Chefe de oficina só me mostrou o Manual de Garantia e Manutenção em que diz lá expressamente na pág.11, passo a transcrever:
"...EXISTEM CERTAS CONDIÇÕES
Os seguintes items não são cobertos pela garantia Honda:
(tem 6 itens . nesta pág. e passamos à pág.12 e após mais 3 itens .)
«Peças»
*Velas de ignição, filtros de combustivel, ..., luzes (incluindo faróis selados), ..., pneus, câmaras de ar e outras peças em borracha."

Não sei se ajudei. Eu no meu caso calei-me.
Abraço
brissos
brissos
Bicicleta
Bicicleta

Número de Mensagens : 436
Idade : 54
Localização : Ferreira do Alentejo
Moto do momento : Honda CBF 600 S
Ex-Honda VF400F
Data de inscrição : 07/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Garantia Motorway Empty Re: Garantia Motorway

Mensagem  RuiSilva Seg maio 23, 2011 1:35 am

Obrigado pelas vossas respostas! Para já, vou mesmo ter de levar a moto a reparar, e como tal vou a um concessionário Honda, para ter a factura comprovativa da reparação. Já li no site da Honda a "garantia de usados" e que em letras muito pequenas após 10 páginas de palha diz que a garantia de usados apenas é válida para motor e caixa excepto em caso de desgaste... Basicamente NÃO EXISTE! Todas as peças podem ser consideradas desgaste!!!

De qualquer das formas, vou fazer barulho, reclamar, enviar cartas e chatear toda a gente! Não quero ser mais um daqueles que "reclama que está mal mas não se mexe". A ver vamos no que vai dar a novela, mas não me vou calar tão cedo! Lamento é ter a ideia de que "comprar moto em stand" dá garantias, e num particular não... Evil or Very Mad Evil or Very Mad Evil or Very Mad
RuiSilva
RuiSilva
Moto-Evadido
Moto-Evadido

Número de Mensagens : 3419
Idade : 42
Localização : Portugal, Gaia
Moto do momento : Honda NC 750x
Data de inscrição : 18/07/2008

http://www.rsilva.eu

Ir para o topo Ir para baixo

Garantia Motorway Empty Re: Garantia Motorway

Mensagem  Paula Kota Qua maio 25, 2011 10:36 am

Rui, também não percebo nada disso.

Apenas uma sugestão: antes de ires a outro concessionário, assegura-te que tens por escrito a recusa deles em substituir a peça em garantia


podem dizer depois que levaste a moto à oficina por tua conta e risco sem os consultares ... isto de falar ao telefone não é prova ... as pessoas esquecem-se das coisas
Paula Kota
Paula Kota
Utilitária
Utilitária

Número de Mensagens : 1018
Idade : 113
Localização : Lisboa
Moto do momento : BMW F650
Data de inscrição : 23/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Garantia Motorway Empty Re: Garantia Motorway

Mensagem  RuiSilva Qua maio 25, 2011 4:45 pm

Concordo plenamente contigo Paula! É pena ter pedido para me confirmarem esta informação por mail e disseram que não tinha autorização... O patrão não autoriza a reparação ao abrigo da garantia, foi a informação do comercial e da oficina.
RuiSilva
RuiSilva
Moto-Evadido
Moto-Evadido

Número de Mensagens : 3419
Idade : 42
Localização : Portugal, Gaia
Moto do momento : Honda NC 750x
Data de inscrição : 18/07/2008

http://www.rsilva.eu

Ir para o topo Ir para baixo

Garantia Motorway Empty Re: Garantia Motorway

Mensagem  freddy_krueger Qui maio 26, 2011 1:11 am

RuiSilva escreveu:É pena ter pedido para me confirmarem esta informação por mail e disseram que não tinha autorização... O patrão não autoriza a reparação ao abrigo da garantia, foi a informação do comercial e da oficina.
Pois eu mandava um email a dizer que ao abrigo da garantia me iria deslocar lá num N Sábado para deixar a moto a arranjar ao abrigo da garantia e caso tivessem alguma coisa contra que dissessem... isso e claro, uma carta reg. c/ AR.

Assim, podem até dizer que nem sabem de nada... Sad

Just my 2 cents...
freddy_krueger
freddy_krueger
Moto-Evadido
Moto-Evadido

Número de Mensagens : 4461
Idade : 44
Localização : Mozelos, S.M.Feira
Moto do momento : Sym Fiddle 125 ST IRON Smile
Data de inscrição : 18/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Garantia Motorway Empty Re: Garantia Motorway

Mensagem  pedrogordo Qui maio 26, 2011 10:22 am

Viva Rui,

Deixa-me dar-te a minha opinião. Se fosse algo que custasse 300€, eu iria recorrer ao que fosse necessária para que a empresa que te vendeu a mota assumisse as suas responsabilidade.

Tendo em conta que:
1. Um retentor é barato.
2. Que a mota tem 9 anos e que é realmente normal que um retentor possa já estar deteriorado.
3. Que não é um problema derivado de qualquer tipo de mau utilização.
4. Que a empresa já teve a oportunidade de substituir a peça (que a eles lhe custa ainda mais barato) e que não o fez, demonstrando falta de cortesia com o cliente (não podemos esquecer que compraste lá a mota há menos de um ano).

Optaria por ir a outro concessionário colocar o retentor e simplesmente passar a fazer de conta que o concessionário que te vendeu a mota não existe.

Outra opção é enviares um carta registada a solicitar a reparação em garantia, à qual eles são obrigados a responder. Guardas a resposta, vais colocar o retentor noutro local e pagar a um advogado para depois cobrar a factura à MOTORWAY. O problema desta opção é que vais ter custos superiores ao retentor! Mad

Um abraço,
pedrogordo
pedrogordo
Bicicleta
Bicicleta

Número de Mensagens : 329
Idade : 47
Localização : Leiria
Moto do momento : BMW K1600GT
KTM Superduke 990
Data de inscrição : 24/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Garantia Motorway Empty Re: Garantia Motorway

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos