Imposto de circulação das motos. Há justiça?
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TodayAdventure
RuiSilva
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Re: Imposto de circulação das motos. Há justiça?
Para mim o maior problema da bmw é mesmo recorrer ao motor 800cc (tanto na 650GS como na 800GS) que equivale logo a um imposto anual com o dobro do valor das suas rivais (e 50eur de diferença ainda dá para umas voltinhas - 700/800kms).
freddy_krueger- Moto-Evadido
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Re: Imposto de circulação das motos. Há justiça?
freddy_krueger escreveu:Para mim o maior problema da bmw é mesmo recorrer ao motor 800cc (tanto na 650GS como na 800GS) que equivale logo a um imposto anual com o dobro do valor das suas rivais (e 50eur de diferença ainda dá para umas voltinhas - 700/800kms).
Concordo plenamente! Até acho que sendo um motor 800 e publicitando um 650 devia ser considerado publicidade enganosa!!!
Além do imposto que é o dobro da 650, relativamente a seguros também é "valorizado" o valor a pagar... Claro que o motor 800 é super vivo e com uma excelente resposta.
Re: Imposto de circulação das motos. Há justiça?
RuiSilva escreveu:freddy_krueger escreveu:Para mim o maior problema da bmw é mesmo recorrer ao motor 800cc (tanto na 650GS como na 800GS) que equivale logo a um imposto anual com o dobro do valor das suas rivais (e 50eur de diferença ainda dá para umas voltinhas - 700/800kms).
Concordo plenamente! Até acho que sendo um motor 800 e publicitando um 650 devia ser considerado publicidade enganosa!!!
Além do imposto que é o dobro da 650, relativamente a seguros também é "valorizado" o valor a pagar... Claro que o motor 800 é super vivo e com uma excelente resposta.
Foi uma manobra pura de estratégia de marketing dos bávaros da BMW. Eles querem lá saber a cilindrada a que o imposto anual dá um clique em Portugal, ou como as seguradoras portuguesas estabelecem os prémios. Há alguns países em que estes custos têm a ver com CV e não com cilindrada. E a diferença na Tranquilidade não é assim tão importante (88 euros para uma 350 cc e 118 euros para uma 1300 cc!). Por outro lado, uma 800 cc com o binário correspondente, ao preço de uma 650 cc também tem o seu interesse, sobretudo para aqueles que sonham com a exclusividade que pensam que a Bê Éme lhes dá...
Zé Paulo.
Re: Imposto de circulação das motos. Há justiça?
TodayAdventure escreveu:RuiSilva escreveu:freddy_krueger escreveu:Para mim o maior problema da bmw é mesmo recorrer ao motor 800cc (tanto na 650GS como na 800GS) que equivale logo a um imposto anual com o dobro do valor das suas rivais (e 50eur de diferença ainda dá para umas voltinhas - 700/800kms).
Concordo plenamente! Até acho que sendo um motor 800 e publicitando um 650 devia ser considerado publicidade enganosa!!!
Além do imposto que é o dobro da 650, relativamente a seguros também é "valorizado" o valor a pagar... Claro que o motor 800 é super vivo e com uma excelente resposta.
Foi uma manobra pura de estratégia de marketing dos bávaros da BMW. Eles querem lá saber a cilindrada a que o imposto anual dá um clique em Portugal, ou como as seguradoras portuguesas estabelecem os prémios. Há alguns países em que estes custos têm a ver com CV e não com cilindrada. E a diferença na Tranquilidade não é assim tão importante (88 euros para uma 350 cc e 118 euros para uma 1300 cc!). Por outro lado, uma 800 cc com o binário correspondente, ao preço de uma 650 cc também tem o seu interesse, sobretudo para aqueles que sonham com a exclusividade que pensam que a Bê Éme lhes dá...
Zé Paulo.
Gostei particularmnete desta parte.
Eu já tive uma 800 e como o ZP diz os construtores estão-se a marimbra para um mercado como o português.
Temos todas as condições para andar de moto todo o ano, mas por comodismo ou falta de apoio do governo estamos no cenário mais macabro da UE.
Re: Imposto de circulação das motos. Há justiça?
Sérgio Castro escreveu:
Gostei particularmnete desta parte.
Eu já tive uma 800 e como o ZP diz os construtores estão-se a marimbra para um mercado como o português.
Temos todas as condições para andar de moto todo o ano, mas por comodismo ou falta de apoio do governo estamos no cenário mais macabro da UE.
Atenção que tirando o selo, podia ser bem pior...Ainda não pagamos imposto equivalente ao IA dos automóveis (que é uma chulice, mas pagamos) e logo as diferenças de preços de motos para restantes países da UE não são muito díspares.
...just my 2 cents...
P.S.: Querem selos baratos, querem...comprem uma CB-500'94 que pagava menos de 10eur
freddy_krueger- Moto-Evadido
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Re: Imposto de circulação das motos. Há justiça?
freddy_krueger escreveu:Sérgio Castro escreveu:
Gostei particularmnete desta parte.
Eu já tive uma 800 e como o ZP diz os construtores estão-se a marimbra para um mercado como o português.
Temos todas as condições para andar de moto todo o ano, mas por comodismo ou falta de apoio do governo estamos no cenário mais macabro da UE.
Atenção que tirando o selo, podia ser bem pior...Ainda não pagamos imposto equivalente ao IA dos automóveis (que é uma chulice, mas pagamos) e logo as diferenças de preços de motos para restantes países da UE não são muito díspares.
...just my 2 cents...
P.S.: Querem selos baratos, querem...comprem uma CB-500'94 que pagava menos de 10eur
Eu também queria.
Irra que 102€ é mita fruta!!
Re: Imposto de circulação das motos. Há justiça?
Eu também me senti "gentilmente" enrabado qnd me pediram 50 fagantes pelo selo da minha moto ( e nem imaginam eles que o que ali está é tudo menos uma RF900 ).
É que 50 aéreos por uma moto de 1994 é muita coisa. Especialemnete quando em 2005 eu pagava 47,63€.
Ao menos esta foi com vaselina e eu nem senti tanto mas se não fosse isso...
Em relação à votação em si, abstenho-me. falta ali a única trail de média cilindrada que eu comprava: a gemeos africanos. (*suspiro*)
É que 50 aéreos por uma moto de 1994 é muita coisa. Especialemnete quando em 2005 eu pagava 47,63€.
Ao menos esta foi com vaselina e eu nem senti tanto mas se não fosse isso...
Em relação à votação em si, abstenho-me. falta ali a única trail de média cilindrada que eu comprava: a gemeos africanos. (*suspiro*)
Victor- Moto-turista
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Re: Imposto de circulação das motos. Há justiça?
Sérgio Castro escreveu:TodayAdventure escreveu:RuiSilva escreveu:freddy_krueger escreveu:Para mim o maior problema da bmw é mesmo recorrer ao motor 800cc (tanto na 650GS como na 800GS) que equivale logo a um imposto anual com o dobro do valor das suas rivais (e 50eur de diferença ainda dá para umas voltinhas - 700/800kms).
Concordo plenamente! Até acho que sendo um motor 800 e publicitando um 650 devia ser considerado publicidade enganosa!!!
Além do imposto que é o dobro da 650, relativamente a seguros também é "valorizado" o valor a pagar... Claro que o motor 800 é super vivo e com uma excelente resposta.
Foi uma manobra pura de estratégia de marketing dos bávaros da BMW. Eles querem lá saber a cilindrada a que o imposto anual dá um clique em Portugal, ou como as seguradoras portuguesas estabelecem os prémios. Há alguns países em que estes custos têm a ver com CV e não com cilindrada. E a diferença na Tranquilidade não é assim tão importante (88 euros para uma 350 cc e 118 euros para uma 1300 cc!). Por outro lado, uma 800 cc com o binário correspondente, ao preço de uma 650 cc também tem o seu interesse, sobretudo para aqueles que sonham com a exclusividade que pensam que a Bê Éme lhes dá...
Zé Paulo.
Gostei particularmnete desta parte.
Eu já tive uma 800 e como o ZP diz os construtores estão-se a marimbra para um mercado como o português.
Não é nada de "pessoal" em relação aos tugas, Sérgio. É apenas uma questão de dimensão de mercado. As vendas de motos em Portugal cabem na cova de um dente dos fabricantes. Na Europa, o mercado são os alemães, os franceses, os ingleses, os espanhóis. Quem tem pastel, peso populacional e/ou uma cultura motociclística forte, não quem tem o sol por cima das cabeças. É para esses que as marcas olham quando tomam decisões.
Freddy, a minha Dr 350 de 91 não paga "selo".
Por muito que me custe desembolsar os mais de 100 euros pelo "selo" da FJR, quando olho para a tabela do imposto, não posso estar totalmente em desacordo com o critério. Uma 250 nova, por exemplo, óptima solução de mobilidade e que é perfeitamente capaz de fazer todas as estradas em Portugal no limite da velocidade legal, mesmo auto-estradas, quase não paga selo (já andei a ver, não me lembro do valor, mas é muito muito pouco). É bem menos relativamente a quem compra um utilitário automóvel "equivalente". Uma 1300 é perto do topo de gama para as motos, faz algum sentido, pagar bastante mais. Não gosto, mas até percebo o critério.
Acho curioso que em encontros de viajantes, os estrangeiros tragam em média motos de menor cilidrada, tipicamente 650/750. Talvez por causa do preço dos seguros, talvez pelas vantagens da leveza de uma moto de média cilindrda, mas também, creio, por não existir um pouco daquela mentalidade latina que tende a relacionar poder/status com o tamanho da coisa E depois queixamo-nos que nos sai caro.
Zé Paulo.
Re: Imposto de circulação das motos. Há justiça?
TodayAdventure escreveu:
Não gosto, mas até percebo o critério.
Zé Paulo.
Eu discordo. O imposto tem o proposito de compensar o desgaste das redes viarias. Não faz o minimo sentido eu pagar 50€ por um carro com 2700cc e que pesa 2 ton, e pagar 102€ por uma mota que pesa 250kg que beneficia o transito e desgasta muito menos que qq carro.
Obvio que uma FJR é um topo de motos e um carro que paga 30€ não o é.
Mas não é esse o proposito do imposto.
Quanto as Trail, voto na Tenéré. Já andei numa, e embora não me tenha impressionado, achei-a optima pela relação qualidade/preço, para além do aspecto Dakar.
Uma F800 faz o mesmo, mas melhor. Pena o preço.
Falta referir que a minha perspectiva é a de TT. Em estrada talvez a V-strom seja uma boa aposta.
pbar- Triciclo
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Re: Imposto de circulação das motos. Há justiça?
pbar escreveu:TodayAdventure escreveu:
Não gosto, mas até percebo o critério.
Zé Paulo.
Eu discordo. O imposto tem o proposito de compensar o desgaste das redes viarias. Não faz o minimo sentido eu pagar 50€ por um carro com 2700cc e que pesa 2 ton, e pagar 102€ por uma mota que pesa 250kg que beneficia o transito e desgasta muito menos que qq carro.
Obvio que uma FJR é um topo de motos e um carro que paga 30€ não o é.
Mas não é esse o proposito do imposto.
É óbvio que há outros aspectos "na dança" para além do "desgaste das redes viárias", ou não haveria reduções significativas do valor com a idade do veículo. E vai haver ou já há taxas relacionadas com as emissões CO2. E depois há os comerciais que têm outro regime, não desgastando menos as vias (o meu nem serve para trabalhar). Há que comparar alhos com alhos e bugalhos com bugalhos. Reportando-me às tabelas que tive que ir ver, pois não conhecia, os "kings of the road" enlatados recentes (mais de 2500 cc) pagam 306.3 euros e os equivalentes em 2 rodas (mais de 750 cc) pagam 102 euros. Não me parece ser um disparate chocante dizer que as motos "desgastam as vias" três vezes menos...
Nos pobres de 2 e 4 rodas, os enlatados recentes pagam 25,5 euros (até 1250 cc) e uma scooter entre 250 cc e 350 cc paga 7 euros. A proporção não é muito diferente da das maiores cilindradas.
Tirei os valores das tabelas aqui: http://impostosobreveiculos.info/tabela-imposto-unico-de-circulacao/ .
Enfim, quero apenas dizer que podendo-se discutir os detalhes, não me parece um disparate completo. A questão é que nós, motos, conduzimos das mais potentes, carros, mais raramente. E não gostamos de pagar "muito". Pois eu também não, caraças!
Zé Paulo.
Re: Imposto de circulação das motos. Há justiça?
Em termos de selo acho que a única questão que "complica" são mesmo a classificação dos carros a gasóleo (antigamente considerados carros de trabalho). Nestes sim os valores não se fazem incidir como num carro a gasolina ou numa moto.
Na nossa ida a Gois fomos acompanhados pelo Conde, na sua fantástica Burgman 200 (que nunca ficou mal) novinha em folha. Que eu tenha conhecimento moto dele ou está isenta ou paga um mínimo de selo...
Na nossa ida a Gois fomos acompanhados pelo Conde, na sua fantástica Burgman 200 (que nunca ficou mal) novinha em folha. Que eu tenha conhecimento moto dele ou está isenta ou paga um mínimo de selo...
freddy_krueger- Moto-Evadido
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Re: Imposto de circulação das motos. Há justiça?
freddy_krueger escreveu:
Na nossa ida a Gois fomos acompanhados pelo Conde, na sua fantástica Burgman 200 (que nunca ficou mal) novinha em folha. Que eu tenha conhecimento moto dele ou está isenta ou paga um mínimo de selo...
Aí tens um bom exemplo. De acordo com a tabela, as cilindradas entre 180 e 250 cc novas pagam 5 euros por ano, que é quanto o Conde paga. A Burgman é uma moto luxuosa que faz as velocidades máximas permitidas em todas as vias em Portugal. Dificilmente um "Burgmanista" como o Conde se pode queixar do estado!
Zé Paulo.
Re: Imposto de circulação das motos. Há justiça?
Os valores que apresentas são de veiculos a gasolina considerados de luxo. Normalmente muito caros e só os paga quem não se importa com o valor do selo.
Agora por ex: paga-se tanto por uma mota de 800cc que custa 10.000€ como por um BMW 530D que custa 80.000€.
Normalmente os veiculos de 4 rodas pagam 50€ ou menos. (Pela cilindrada ou por serem a diesel)
Normalmente as motos pagam 102€, e já não falando do desincentivo á mobilidade e baixo consumo das motos .
Isto na tabela anterior.
Agora a nova tabela que estive agora a ver, para veiculos matriculados após 6/2007 já faz disparar os 4 rodas. No meu caso que pago 50€ se o mesmo carro fosse novo pagaria 450€. Assim os 102€ já são uma pechincha
Aos 306€ que indicaste falta acrescentar as emissões co2, o que faz disparar o IUC.
Agora por ex: paga-se tanto por uma mota de 800cc que custa 10.000€ como por um BMW 530D que custa 80.000€.
Normalmente os veiculos de 4 rodas pagam 50€ ou menos. (Pela cilindrada ou por serem a diesel)
Normalmente as motos pagam 102€, e já não falando do desincentivo á mobilidade e baixo consumo das motos .
Isto na tabela anterior.
Agora a nova tabela que estive agora a ver, para veiculos matriculados após 6/2007 já faz disparar os 4 rodas. No meu caso que pago 50€ se o mesmo carro fosse novo pagaria 450€. Assim os 102€ já são uma pechincha
Aos 306€ que indicaste falta acrescentar as emissões co2, o que faz disparar o IUC.
pbar- Triciclo
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Re: Imposto de circulação das motos. Há justiça?
Estando nós a separar o título deste tópico também quero citar a minha opinião.
Uma RR 600cc pode, na minha opinião, ser considerada um veículo de "luxo" (que é esse o critério que o estado afirma utilizar). Uma utilitária, trail ou naked como a minha CBF 600 paga exactamente o mesmo valor de imposto! Concordo? Não! Sobretudo quando quem compra uma BMW "650" que a pode querer para utilização diária e como utilitária!
Concordo muito mais que este critério utilizasse a potência da moto do que a sua cilindrada, ou melhor ainda, que se basea-se no valor inicial da mesma!
Uma moto com custo de compra base (sem impostos) de 0€ a 2500€ pagaria 0€ de imposto, de 2500€ a 5000€ - 20€, de 5000€ a 7500€ 50€, uma moto de 7500€ a 12500€ - 80€, uma que custasse mais de 15000€ - 150€ por exemplo!
Uma RR 600cc pode, na minha opinião, ser considerada um veículo de "luxo" (que é esse o critério que o estado afirma utilizar). Uma utilitária, trail ou naked como a minha CBF 600 paga exactamente o mesmo valor de imposto! Concordo? Não! Sobretudo quando quem compra uma BMW "650" que a pode querer para utilização diária e como utilitária!
Concordo muito mais que este critério utilizasse a potência da moto do que a sua cilindrada, ou melhor ainda, que se basea-se no valor inicial da mesma!
Uma moto com custo de compra base (sem impostos) de 0€ a 2500€ pagaria 0€ de imposto, de 2500€ a 5000€ - 20€, de 5000€ a 7500€ 50€, uma moto de 7500€ a 12500€ - 80€, uma que custasse mais de 15000€ - 150€ por exemplo!
Re: Imposto de circulação das motos. Há justiça?
Concordo com o Rui!
Qual a melhor maneira de avaliar se um produto é de luxo ou não, se pelo preço?! Um imposto baseado no preço do veiculo parece-me bem mais interessante!
Torno a repetir, na paridade entre automoveis e motos, o único imposto (pela lógica) mal estruturado é o dos diesel, que pagam muito menos que as motos e que os carros diesel.
A diferença de estatuto de um BMW 530D ou 530i é praticamente nula, mas a diferença de imposto é bem relevante: 50 eur pó diesel e 200eur para gasolina... aqui sim existe grandes divergências (pelo valor de tabela 2007)
Qual a melhor maneira de avaliar se um produto é de luxo ou não, se pelo preço?! Um imposto baseado no preço do veiculo parece-me bem mais interessante!
Torno a repetir, na paridade entre automoveis e motos, o único imposto (pela lógica) mal estruturado é o dos diesel, que pagam muito menos que as motos e que os carros diesel.
A diferença de estatuto de um BMW 530D ou 530i é praticamente nula, mas a diferença de imposto é bem relevante: 50 eur pó diesel e 200eur para gasolina... aqui sim existe grandes divergências (pelo valor de tabela 2007)
freddy_krueger- Moto-Evadido
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Re: Imposto de circulação das motos. Há justiça?
pbar escreveu:Os valores que apresentas são de veiculos a gasolina considerados de luxo. Normalmente muito caros e só os paga quem não se importa com o valor do selo.
Em minha opinão misturas um pouco alguns conceitos. As motos também são veículos a gasolina, é com carros a gasolina que há que comparar. E motos de 1200 cc ou 1300 cc facilmente se podem considerar veículos de luxo. No entanto o que se passa é que em Portugal os estratos sociais que acedem às motos de luxo (de topo) são muito menos abonados do que os que compram automóveis de topo e protestam mais com os impostos porque lhes custa mais a pagar. Normal. No entanto esquecem-se (esquecemo-nos) que conduzem (conduzimos) veículos de topo que estravazam em muito as necessidades do uso utilitário. Os que têm motos de pequena cilindrada (até podem ser luxuosas) que fazem tudo em todo o tipo de estradas em Portugal, pagam 5 euros. Não é nada.
pbar escreveu:
Normalmente os veiculos de 4 rodas pagam 50€ ou menos. (Pela cilindrada ou por serem a diesel)
Isso do diesel é outra história, bem como é outra história o decaímento do preço com a antiguidade. Não vale comparar motos novas com grandes carros antigos. Claro que aí vai haver alguma incoerência. Mas há uma enorme incoerência entre o princípio do "desgaste das vias" e a antiguidade dos veículos (apesar de achar que isso vai ser corrigido com o taxamento das emissões de CO2). Também há incoerência do caso dos diesel, mas penso que é uma questão de tempo para ser corrigida, também. Eu pago quase nada do meu comercial e não vejo justificação, e se argumento fosse o uso para trabalho, nem sequer o uso para tal.
pbar escreveu:
Normalmente as motos pagam 102€, e já não falando do desincentivo á mobilidade e baixo consumo das motos .
É curioso dizeres "normalmente". Se todos comprassemos pequenas motos, como em muitos outros países, a normalidade estava noutro lado! Os "Condes", que são gente normal pagam 5 euros por ano e viajam luxuosamente em Burgmans com todas as mordomias. E são veículos que também vão aos Alpes e com um bocadinho de educação das mentes femininas também são apreciadas nos cafés pelas pequenas... Com impostos de 5 euros para motos até 350 cc, o estado está AFIRMATIVAMENTE a mostrar que incentiva a "mobilidade inteligente"!! Os 102 euros mostram desincentivo às altas cilindradas, às que atingem 250 km/h, não às motos em si. O consumo das motos de alta cilindrada não é assim tão vantajoso (ou é mesmo desvantajoso!) em relação aos automóveis utilitários recentes (a diesel ou a gasolina) e os automóveis, se usados racionalmente, têm a seu favor um maior potencial de transporte de passageiros (5 em vez de 2).
pbar escreveu:
Aos 306€ que indicaste falta acrescentar as emissões co2, o que faz disparar o IUC.
Correcto!
Notem, eu estou tão chateado como vocês por pagar 100 euros todos os anos por ter uma 1300 cc, mas a culpa é minha por querer um duas rodas topo de gama com que me posso picar com os Ferraris que nunca poderei comprar. Quando trocar a FJR por uma pequena cilindrada não me vou nunca mais queixar do estado (pelo menos no panorama actual... a gente sabe lá do que eles são capazes... ).
Zé Paulo.
Última edição por TodayAdventure em Sex Ago 29, 2008 11:58 pm, editado 1 vez(es)
Re: Imposto de circulação das motos. Há justiça?
Boa noite
Fico contente de pelo menos uma vez estar em desacordo com o Zé Paulo! eheheh
Julgo que 102€ é excessivo para a maioria dos modelos de motas que o têm de pagar. Haverá alguns modelos que não é assim tão descabido, como uma BMW, Pan European ou FJR recentes. São motas de mais de 15000€. Sem dúvida que uma Deauvile serve plenamente os propósitos de turismo respeitando os limites do código da estrada. Mas...
O que está mal na lei é que uma ZZR 1100 de 1996, que vale hoje cerca de 3000€ (no máximo) pague os mesmos 102€. Que uma F800 GS pague os mesmos 102€ que uma Goldwing 1800 que consome que nem um burro, pesa mais de 400 kg, ocupa uma faixa inteira e custa quase 30000€.
Distinguir em termos de IMV uma trail de 650cc de ua desportiva de 650 seria uma tarefa árdua e certamente muito discutível. Onde começa o utilitário e acaba o desportivo?
Comparar carros com motas não é muito correcto pois temos que aceitar que o carro é o recurso obrigatório para as famílias. E portanto tem que ser menos tributado. Contudo, já é muito discutível que alguém precise de um BMW 535d para ir buscar os putos ao infantário. E o valor que paga não é proporcional ao custo da viatura.
Portanto, sem dúvida que os critérios estão errados. E por isso, mudem-nos.
Concordo com os valores atribuídos a motas de baixa cilindrada.
Mas atenção que a tabela de imposto de circulação mudou substancialmente as regras para os carros novos ou matriculados a partir de 1 de Julho de 2007. E actualmente já taxa devidamente carros potentes, caros ou poluidores.
E engraçado é que as correcções são sempre para tributar mais qualquer coisa e nunca para beneficiar algum tipo de contribuintes/consumidores.
Cumprimentos,
Pedro Gordo
FJR 1300
Leiria
Fico contente de pelo menos uma vez estar em desacordo com o Zé Paulo! eheheh
Julgo que 102€ é excessivo para a maioria dos modelos de motas que o têm de pagar. Haverá alguns modelos que não é assim tão descabido, como uma BMW, Pan European ou FJR recentes. São motas de mais de 15000€. Sem dúvida que uma Deauvile serve plenamente os propósitos de turismo respeitando os limites do código da estrada. Mas...
O que está mal na lei é que uma ZZR 1100 de 1996, que vale hoje cerca de 3000€ (no máximo) pague os mesmos 102€. Que uma F800 GS pague os mesmos 102€ que uma Goldwing 1800 que consome que nem um burro, pesa mais de 400 kg, ocupa uma faixa inteira e custa quase 30000€.
Distinguir em termos de IMV uma trail de 650cc de ua desportiva de 650 seria uma tarefa árdua e certamente muito discutível. Onde começa o utilitário e acaba o desportivo?
Comparar carros com motas não é muito correcto pois temos que aceitar que o carro é o recurso obrigatório para as famílias. E portanto tem que ser menos tributado. Contudo, já é muito discutível que alguém precise de um BMW 535d para ir buscar os putos ao infantário. E o valor que paga não é proporcional ao custo da viatura.
Portanto, sem dúvida que os critérios estão errados. E por isso, mudem-nos.
Concordo com os valores atribuídos a motas de baixa cilindrada.
Mas atenção que a tabela de imposto de circulação mudou substancialmente as regras para os carros novos ou matriculados a partir de 1 de Julho de 2007. E actualmente já taxa devidamente carros potentes, caros ou poluidores.
E engraçado é que as correcções são sempre para tributar mais qualquer coisa e nunca para beneficiar algum tipo de contribuintes/consumidores.
Cumprimentos,
Pedro Gordo
FJR 1300
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Re: Imposto de circulação das motos. Há justiça?
Já estou a ver consenso em algumas coisas por aí!
Tens razão quando referes os 102€ para a BMW F650 (que é uma 800), para a FJR 1300 e para uma Goldwing 1800... É totalmente descabido a diferença destes valores, sobretudo quando a BMW é considerada uma "média-trail". Concordo quando referes que a Deuville tem um excelente nível de qualidade e menor valor de imposto! E sim, também concordo que é uma moto mais que suficiente.
Veja-se o caso do modelo que tenho CBF600SA. O modelo CBF1000SA, muda apenas a cilindrada entre os dois modelos. Existe lógica em haver diferença de preço entre ambos, assim como uma diferença de imposto. Eu nunca optaria pelo modelo de motor superior quando as restantes características são iguais (conforto, aerodinamica e capacidade de carga).
Como o Zé Paulo diz, se todos tivessemos uma Burgman (5€ de imposto), estariamos praticamente ao mesmo nível de qualidade de um automóvel 1200cc a gasolina. Atinge a velocidade máxima permitida por lei, tem um excelente nível de conforto e capacidade de carga, e acima de tudo bons consumos.
Acho que no que respeita a impostos existem arestas a ser limadas. No entanto temos plena consciência que quando pagamos 102€ estamos realmente a utilizar um veículo de luxo...
(porque raio a BMW F650 não tem mesmo só 650cc? seria perfeita!)
Tens razão quando referes os 102€ para a BMW F650 (que é uma 800), para a FJR 1300 e para uma Goldwing 1800... É totalmente descabido a diferença destes valores, sobretudo quando a BMW é considerada uma "média-trail". Concordo quando referes que a Deuville tem um excelente nível de qualidade e menor valor de imposto! E sim, também concordo que é uma moto mais que suficiente.
Veja-se o caso do modelo que tenho CBF600SA. O modelo CBF1000SA, muda apenas a cilindrada entre os dois modelos. Existe lógica em haver diferença de preço entre ambos, assim como uma diferença de imposto. Eu nunca optaria pelo modelo de motor superior quando as restantes características são iguais (conforto, aerodinamica e capacidade de carga).
Como o Zé Paulo diz, se todos tivessemos uma Burgman (5€ de imposto), estariamos praticamente ao mesmo nível de qualidade de um automóvel 1200cc a gasolina. Atinge a velocidade máxima permitida por lei, tem um excelente nível de conforto e capacidade de carga, e acima de tudo bons consumos.
Acho que no que respeita a impostos existem arestas a ser limadas. No entanto temos plena consciência que quando pagamos 102€ estamos realmente a utilizar um veículo de luxo...
(porque raio a BMW F650 não tem mesmo só 650cc? seria perfeita!)
Re: Imposto de circulação das motos. Há justiça?
Percebo o ponto de vista do Zé Paulo,
O grande problema é que o Imposto Automovel inicialmente baseava-se na ajuda á construção de uma rede viaria em Portugal.
Depois do povo já o pagar sem reparar nele, criou-se o Imposto de Circulação que ajudava á conservação das redes viarias existentes.
Quando já pagavamos essa Taxa sem saber para quê, mudaram-no simplesmente para Imposto sobre a propriedade. Paga-se e pronto.
As portagens tambem ajudam a quem as pode pagar, a construir AE com uma excelente qualidade.
Claro está se o dinheiro fosse realmente gasto nesse fim, até compreendia. Agora os IUC de todos os deste forum e de mais alguns, não são suficientes para pagar uma obrigatória derrapagem de uma construtora adjudicada pelo estado (vá-se lá saber com que critérios).
Aliás, alguem que me diga uma que tenha sido feita pelo valor inicial. Abençoado Jorge Coelho, que está na Mota-Engil a ganhar o bem bom, depois de lhes ter adudicado "N" obras publicas como ministro. Custa 10 Milhões! ups, uma conduta rebentou, vamos ter de cobrar mais uns 7 ou 8 Milhões. Ná crise, o dinheiro nunca acaba.
Resumindo, se nos cobrassem e o gastassem bem... Encantado. Agora com o sistema actual, paga quem não se queixa e gasta quem pode.
E os bancos são maus...
Quando todos andarmos de 50cc e comermos fast Food, de certeza que vão sobrar mais uns cobres para pagar um novo imposto.
No entanto, sinto-me mais confortavel agora por pagar os meus 102€, sabendo que muitos rodinhas vão pagar quase 500€.
O meu próximo vai ter matricula francesa ou alemã. Quem puder que pague a crise.
O grande problema é que o Imposto Automovel inicialmente baseava-se na ajuda á construção de uma rede viaria em Portugal.
Depois do povo já o pagar sem reparar nele, criou-se o Imposto de Circulação que ajudava á conservação das redes viarias existentes.
Quando já pagavamos essa Taxa sem saber para quê, mudaram-no simplesmente para Imposto sobre a propriedade. Paga-se e pronto.
As portagens tambem ajudam a quem as pode pagar, a construir AE com uma excelente qualidade.
Claro está se o dinheiro fosse realmente gasto nesse fim, até compreendia. Agora os IUC de todos os deste forum e de mais alguns, não são suficientes para pagar uma obrigatória derrapagem de uma construtora adjudicada pelo estado (vá-se lá saber com que critérios).
Aliás, alguem que me diga uma que tenha sido feita pelo valor inicial. Abençoado Jorge Coelho, que está na Mota-Engil a ganhar o bem bom, depois de lhes ter adudicado "N" obras publicas como ministro. Custa 10 Milhões! ups, uma conduta rebentou, vamos ter de cobrar mais uns 7 ou 8 Milhões. Ná crise, o dinheiro nunca acaba.
Resumindo, se nos cobrassem e o gastassem bem... Encantado. Agora com o sistema actual, paga quem não se queixa e gasta quem pode.
E os bancos são maus...
Quando todos andarmos de 50cc e comermos fast Food, de certeza que vão sobrar mais uns cobres para pagar um novo imposto.
No entanto, sinto-me mais confortavel agora por pagar os meus 102€, sabendo que muitos rodinhas vão pagar quase 500€.
O meu próximo vai ter matricula francesa ou alemã. Quem puder que pague a crise.
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