Reciclagem de Óleos Alimentares Usados
+3
freddy_krueger
RuiSilva
cmltorres
7 participantes
MotoEvasao :: Geral :: Geral
Página 1 de 1
Reciclagem de Óleos Alimentares Usados
O óleo alimentar que não serve para ti pode ainda ajudar muita gente. Por isso é importante que pensem bem antes de o deitar fora. Até hoje, o principal destino dos óleos usados em Portugal tem sido o despejo na rede de esgotos e este é um dos maiores erros que pode cometer.
Eu e a patroa já estamos a aderir a esta campanha levando os óleos usados a um restaurante que o recebe para reciclagem e ao aderir ao projecto de Recolha de Óleos Alimentares Usados não só se evita a poluição da água como se está a transformar o óleo em Biodiesel, uma fonte renovável de energia que diminui as emissões de CO2. Além disso, cada litro de óleo será transformado num donativo para ajudar a AMI na luta contra a exclusão social em Portugal .
Aqui fica a listagem das entidades que aderiram a esta iniciativa para receber os óleos.
Vá lá...não doi nada
http://www.ami.org.pt/media/pdf/oleos_aderentes0608.pdf
Eu e a patroa já estamos a aderir a esta campanha levando os óleos usados a um restaurante que o recebe para reciclagem e ao aderir ao projecto de Recolha de Óleos Alimentares Usados não só se evita a poluição da água como se está a transformar o óleo em Biodiesel, uma fonte renovável de energia que diminui as emissões de CO2. Além disso, cada litro de óleo será transformado num donativo para ajudar a AMI na luta contra a exclusão social em Portugal .
Aqui fica a listagem das entidades que aderiram a esta iniciativa para receber os óleos.
Vá lá...não doi nada
cmltorres- Penantes...
- Número de Mensagens : 13
Moto do momento : susuki burgman 650 executive
Re: Reciclagem de Óleos Alimentares Usados
É uma excelente iniciativa!
No meu local de trabalho estão a fazer recolha de óleos alimentares usados com destino a Biodiesel. Não sei é se contribuem alguma coisa para a AMI ou outra instituição qualquer...
No meu local de trabalho estão a fazer recolha de óleos alimentares usados com destino a Biodiesel. Não sei é se contribuem alguma coisa para a AMI ou outra instituição qualquer...
RuiSilva escreveu:No meu local de trabalho estão a fazer recolha de óleos alimentares usados com destino a Biodiesel. Não sei é se contribuem alguma coisa para a AMI ou outra instituição qualquer...
A iniciativa é bom mas parece-me que o "Ti Américo" não deve estar muito interessado em contribuir para a AMI depois das últimas quedas da bolsa..
freddy_krueger- Moto-Evadido
- Número de Mensagens : 4461
Moto do momento : Sym Fiddle 125 ST IRON
Eu acho a ideia de louvar.
Há vários anos que deixei de colocar os óleos alimentares na rede de esgotos, uso antes um garrafão de 5lts de água e quando enche vai para o Ecocentro.
Mas não sei o que lhe fazem lá... vou ver se há algum sítio perto de minha casa onde façam esta recolha, sempre é mais uma ajuda...
Há vários anos que deixei de colocar os óleos alimentares na rede de esgotos, uso antes um garrafão de 5lts de água e quando enche vai para o Ecocentro.
Mas não sei o que lhe fazem lá... vou ver se há algum sítio perto de minha casa onde façam esta recolha, sempre é mais uma ajuda...
Krizz- Cinquentinha
- Número de Mensagens : 528
Moto do momento : Honda CBF600SA
Tens aqui os locais em todo o pais que recebem este óleo.
cmltorres- Penantes...
Krizz escreveu:Eu acho a ideia de louvar.
Honestamente não sabia que se podia fazer isso, mas também não tenho nenhum ecocontro próximo de casa...
Julgo que vai chegar um dia em que os ecopontos tem muito mais "categorias" de recolha além do tradicional papel, vidro e embalagens
Atenção Rui, não é nos Ecopontos que temos ao pé de nossas casas (quem tem!!)RuiSilva escreveu:Krizz escreveu:
Honestamente não sabia que se podia fazer isso, mas também não tenho nenhum ecocontro próximo de casa...
Julgo que vai chegar um dia em que os ecopontos tem muito mais "categorias" de recolha além do tradicional papel, vidro e embalagens
É nos ECOCENTROs... Não há em qualquer esquina, só em certas localidades.
Há 3 no Porto - Prelada, Antas e Castelo do Queijo
Há 5 na Maia - Folgosa, Águas Santas, Moreira, Nogueira e Sta. Mª do Avioso
*Estes dados foram tirados do site da Lipor www.lipor.pt
Krizz- Cinquentinha
- Número de Mensagens : 528
Moto do momento : Honda CBF600SA
cmltorres escreveu:Tens aqui os locais em todo o pais que recebem este óleo.
Há restaurantes pelos meus lados que recebem óleo alimentar que eu nem sabia. Boa lista!
Também há que falar nos óleos de motor, pois muitas vezes também são despejados pelo cano abaixo
Deixo também aqui uma lista onde podem entregar o óleo usado : http://www.anecra.pt/gabtec/pdf/operadores_oleo3.pdf
Há concerteza mais locais, onde o fazer e muitas vezes os próprios mecânicos tratam de entregar o óleo e alguns deles, também aceitam o óleo alimentar.
Carla Andrade- Triciclo
- Número de Mensagens : 87
Moto do momento : À espera da Drag Star...
Cada vez que faço a revisão da moto ou carro lá em casa vou guardando os óleos usados... Já sei onde os deixar!
Obrigado pelas informações úteis que por aqui deixaram!
RuiSilva escreveu:Cada vez que faço a revisão da moto ou carro lá em casa vou guardando os óleos usados... Já sei onde os deixar!
... mas a tua moto usa "Oleos Alimentares"??
De facto, as Honda é que são! Até andam com óleo alimentar!
Vou experimentar na Seven-Fifty
PedroSL- Utilitária
- Número de Mensagens : 1478
Moto do momento : Honda CB Seven-Fifty
Até queria ver...aí é que a sevenfifty já não chegava aos 500.000 e depois tinhas k andar a pedir o Pyano emprestado ao filho ...hihihihiPedroSL escreveu:De facto, as Honda é que são! Até andam com óleo alimentar!
freddy_krueger escreveu:Até queria ver...aí é que a sevenfifty já não chegava aos 500.000 e depois tinhas k andar a pedir o Pyano emprestado ao filho ...hihihihiPedroSL escreveu:De facto, as Honda é que são! Até andam com óleo alimentar!
Vade retro... antes andar a pé!
PedroSL
PedroSL- Utilitária
- Número de Mensagens : 1478
Moto do momento : Honda CB Seven-Fifty
PedroSL escreveu:Vade retro... antes andar a pé!
Epah, esse filme era espectacular...hihihi!!!
Não te ponhas com ideias de óleo...isso é só para enlatados a gasóleo!
Alteração do link para depósito de óleos usados
http://www.anecra.pt/gabtec/pdf/operadores_oleo3.pdf
http://www.anecra.pt/gabtec/pdf/operadores_oleo3.pdf
cmltorres- Penantes...
Quando tinha o Terrano I motor 2.7 diesel, todo o olio alimentar usado ca em casa era limpo e utilizado no carro, misturado a 5% com gasolio, agora com o Pajero não uso, mas continuo a guardar o olio.
Luis Rosado- Triciclo
- Número de Mensagens : 67
Moto do momento : TÉNÉRÈ
Luis Rosado escreveu:Quando tinha o Terrano I motor 2.7 diesel, todo o olio alimentar usado ca em casa era limpo e utilizado no carro, misturado a 5% com gasolio, agora com o Pajero não uso, mas continuo a guardar o olio.
Sem dúvida uma excelente forma de evitar a colocação dos óleos pela banca... 1 litro de óleo contamina mais de 10.000 litros de água...
Além de poupar nos combustíveis...RuiSilva escreveu:Sem dúvida uma excelente forma de evitar a colocação dos óleos pela banca... 1 litro de óleo contamina mais de 10.000 litros de água...
Até fica no ar um cheirinho a MacDonalds...hihihi!!
MotoEvasao :: Geral :: Geral
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos