REVISÕES NAS CONCESSIONARIAS AUTORIZADAS
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REVISÕES NAS CONCESSIONARIAS AUTORIZADAS
No dia 21 de julho de 2008 levei minha Honda Varadero para a revisão de 18 mil km na Minas Motos Ltda, concessionária credenciada pela Moto Honda do Brasil Ltda.
Uma semana depois, com menos de 200 km, resolvi trocar os pneus da referida moto, levando-a à ZOOM MOTOCENTER, de vez que as concessionárias Honda não vendem pneus, e nem fazem a montagem. Lá, foi constatado que as pastilhas traseiras já tinham vida útil esgotada, comprometendo a segurança na condução da moto. Autorizei a substituição das pastilhas, e, evidentemente, fiquei indgnado, pois acabara de fazer a revisão da moto numa loja credenciada. Houve grave falha na prestação do serviço, pois as pastilhas são importantes para uma condução segura. Retornei em seguida à à Minas Motos Ltda para dar ciência da falha nos serviços de revisão, inclusive mostrando as pastilhas substituídas.
No presente mês de novembro tive que novamente proceder a revisão, agora dos 24 mil km, tal como recomendado no manual do proprietário. Mas, em qual concessionária levar a motocicleta, já que a capital mineira dispõe de três lojas credenciadas? Até então fizera a revisão de 6 mil km, 12 mil e 18 mil, todas elas, na Minas Motos Ltda. Em razão do episódio das pastilhas, imaginando que a revisão é de “mentirinha”, resolvi levá-la na By Moto.
Deixei a moto no dia 04 de novembro e no dia 05, recebi um telefonema do Chefe da Oficina da By Moto, Guilherme, dizendo-me que o filtro de ar estava em péssimo estado e que deveria ter sido trocado na revisão de 18 mil km, tal como previsto no manual do proprietário. Questionou-me se os outros serviços foram executados: drenagem do fluido do freio, troca de óleo...etc. Eu senti-me ridicularizado, pois competia-me levar a moto numa concessionária Honda, e não poderia ser numa concessionária qualquer, mas uma Concessionária Honda credenciada pela Honda, para lidar com motos importadas. Fui pessoalmente à By Moto, e concordei que o filtro de ar não fora trocado pela Minas Motos, pois o item não foi cobrado. Constatei, mais uma vez, falha grave no serviço de revisão, pois o filtro de ar é item intimamente relacionado ao bom funcionamento do motor. A omissão da concessionária poderia prejudicar o desempenho da moto, trazendo prejuízo para a Moto Honda do Brasil Ltda, pois a moto encontra-se ainda com garantia de fábrica, ou mesmo, prejuízo para o cliente, se o problema viesse a se manifestar depois de já extinto o prazo da garantia.
Na By Moto cobraram-me R$ 343,00, pela revisão, incluído o óleo e o filtro de óleo. Não fiz nenhuma observação quanto à moto, pois não havia nenhum problema no seu funcionamento, nenhum chiado, nenhum barulho, nada! Pois bem, deixei a moto com o recepcionista, e no dia seguinte ele me ligou para dizer o seguinte: é preciso lubrificar os cabos, é preciso lubrificar a caixa de direção, é preciso lubrificar a coluna de direção, e o orçamento passou para R$ 1200 ( um mil e duzentos reais). Eu que pensava que o canibalismo já estava extinto no Brasil, fiquei em apuros, pois vi que queriam me comer vivo. Fui lá e demonstrei que todos aqueles procedimentos estavam previstos no manual e ele me fornecera o preço por escrito na entrega da moto, e que todos as lubrificações teriam que ser feitas no preço combinado. O fato foi ao conhecimento de um tal supervisor e ele concordou comigo, acrescentando-se apenas o valor do filtro de ar (R$ 98,00) e o óleo da suspensão. Ufa!
Posso afirmar que até a presente data a aquisição da Honda XL 1000V Varadero tem sido motivo de inúmeras emoções e prazer. Trata-se de produto da melhor qualidade, alta tecnologia, trazendo-me enorme satisfação pela marca. As fotos das minhas viagens tem sido partilhadas com milhares de motociclistas no Brasil e no exterior, através das comunidades virtuais. No entanto, o meu relato deixa claro a falta de consonância entre o produto Honda e suas concessionárias. Além das graves omissões apontadas, tenho constatado, nas conversas com recepcionistas, o absoluto desconhecimento técnico da motocicleta. Convém destacar um aspecto: sempre dizem que irá ser feita a limpeza do carburador; possivelmente confundindo twister com varadero. Esse é o motivo pelo qual sou tomado por um sentimento de insegurança e receio, quando deixo a moto para revisão numa concessionária autorizada pela Honda, torcendo apenas para que ela não seja danificada, e rezando, invocando todos os santos , para que o mecânico que irá toca-la tenha uma formação que o recepcionista não logrou obter.
Os episódios colocam em xeque a credibilidade das concessionárias, posto que cobram valores elevados por serviços que, a rigor, não são executados. Tenho colhido depoimentos em geral, e percebido que o senso comum, é no sentido de ser perda de tempo e de dinheiro levar a moto numa revendedora credenciada.
Escrevi este relato para a Honda do Brasil Ltda para mostrar, com sinceridade, o meu sentimento diante do ocorrido, a minha intranqüilidade para as futuras revisões, esperando que as ações da fábrica de treinamento e qualificação possam surtir efeito, e os consumidores possam futuramente, quem sabe, encontrar nas revendedoras a mesma satisfação que possuem ao pilotar a Honda XL 1000.
Uma semana depois, com menos de 200 km, resolvi trocar os pneus da referida moto, levando-a à ZOOM MOTOCENTER, de vez que as concessionárias Honda não vendem pneus, e nem fazem a montagem. Lá, foi constatado que as pastilhas traseiras já tinham vida útil esgotada, comprometendo a segurança na condução da moto. Autorizei a substituição das pastilhas, e, evidentemente, fiquei indgnado, pois acabara de fazer a revisão da moto numa loja credenciada. Houve grave falha na prestação do serviço, pois as pastilhas são importantes para uma condução segura. Retornei em seguida à à Minas Motos Ltda para dar ciência da falha nos serviços de revisão, inclusive mostrando as pastilhas substituídas.
No presente mês de novembro tive que novamente proceder a revisão, agora dos 24 mil km, tal como recomendado no manual do proprietário. Mas, em qual concessionária levar a motocicleta, já que a capital mineira dispõe de três lojas credenciadas? Até então fizera a revisão de 6 mil km, 12 mil e 18 mil, todas elas, na Minas Motos Ltda. Em razão do episódio das pastilhas, imaginando que a revisão é de “mentirinha”, resolvi levá-la na By Moto.
Deixei a moto no dia 04 de novembro e no dia 05, recebi um telefonema do Chefe da Oficina da By Moto, Guilherme, dizendo-me que o filtro de ar estava em péssimo estado e que deveria ter sido trocado na revisão de 18 mil km, tal como previsto no manual do proprietário. Questionou-me se os outros serviços foram executados: drenagem do fluido do freio, troca de óleo...etc. Eu senti-me ridicularizado, pois competia-me levar a moto numa concessionária Honda, e não poderia ser numa concessionária qualquer, mas uma Concessionária Honda credenciada pela Honda, para lidar com motos importadas. Fui pessoalmente à By Moto, e concordei que o filtro de ar não fora trocado pela Minas Motos, pois o item não foi cobrado. Constatei, mais uma vez, falha grave no serviço de revisão, pois o filtro de ar é item intimamente relacionado ao bom funcionamento do motor. A omissão da concessionária poderia prejudicar o desempenho da moto, trazendo prejuízo para a Moto Honda do Brasil Ltda, pois a moto encontra-se ainda com garantia de fábrica, ou mesmo, prejuízo para o cliente, se o problema viesse a se manifestar depois de já extinto o prazo da garantia.
Na By Moto cobraram-me R$ 343,00, pela revisão, incluído o óleo e o filtro de óleo. Não fiz nenhuma observação quanto à moto, pois não havia nenhum problema no seu funcionamento, nenhum chiado, nenhum barulho, nada! Pois bem, deixei a moto com o recepcionista, e no dia seguinte ele me ligou para dizer o seguinte: é preciso lubrificar os cabos, é preciso lubrificar a caixa de direção, é preciso lubrificar a coluna de direção, e o orçamento passou para R$ 1200 ( um mil e duzentos reais). Eu que pensava que o canibalismo já estava extinto no Brasil, fiquei em apuros, pois vi que queriam me comer vivo. Fui lá e demonstrei que todos aqueles procedimentos estavam previstos no manual e ele me fornecera o preço por escrito na entrega da moto, e que todos as lubrificações teriam que ser feitas no preço combinado. O fato foi ao conhecimento de um tal supervisor e ele concordou comigo, acrescentando-se apenas o valor do filtro de ar (R$ 98,00) e o óleo da suspensão. Ufa!
Posso afirmar que até a presente data a aquisição da Honda XL 1000V Varadero tem sido motivo de inúmeras emoções e prazer. Trata-se de produto da melhor qualidade, alta tecnologia, trazendo-me enorme satisfação pela marca. As fotos das minhas viagens tem sido partilhadas com milhares de motociclistas no Brasil e no exterior, através das comunidades virtuais. No entanto, o meu relato deixa claro a falta de consonância entre o produto Honda e suas concessionárias. Além das graves omissões apontadas, tenho constatado, nas conversas com recepcionistas, o absoluto desconhecimento técnico da motocicleta. Convém destacar um aspecto: sempre dizem que irá ser feita a limpeza do carburador; possivelmente confundindo twister com varadero. Esse é o motivo pelo qual sou tomado por um sentimento de insegurança e receio, quando deixo a moto para revisão numa concessionária autorizada pela Honda, torcendo apenas para que ela não seja danificada, e rezando, invocando todos os santos , para que o mecânico que irá toca-la tenha uma formação que o recepcionista não logrou obter.
Os episódios colocam em xeque a credibilidade das concessionárias, posto que cobram valores elevados por serviços que, a rigor, não são executados. Tenho colhido depoimentos em geral, e percebido que o senso comum, é no sentido de ser perda de tempo e de dinheiro levar a moto numa revendedora credenciada.
Escrevi este relato para a Honda do Brasil Ltda para mostrar, com sinceridade, o meu sentimento diante do ocorrido, a minha intranqüilidade para as futuras revisões, esperando que as ações da fábrica de treinamento e qualificação possam surtir efeito, e os consumidores possam futuramente, quem sabe, encontrar nas revendedoras a mesma satisfação que possuem ao pilotar a Honda XL 1000.
falcao- Penantes...
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Moto do momento : XL 1000 varadero
Data de inscrição : 09/11/2008
Re: REVISÕES NAS CONCESSIONARIAS AUTORIZADAS
Infelizmente Falcão não é só no Brasil que nos tentam comer vivos nos concessionários.
Acho até que a coisa é recorrente e ddeve ser mesmo prática comum em muitos dos concessionários.
Vamos partir para apaulada que eles aprendem rápido que não se brinca
Acho até que a coisa é recorrente e ddeve ser mesmo prática comum em muitos dos concessionários.
Vamos partir para apaulada que eles aprendem rápido que não se brinca
Re: REVISÕES NAS CONCESSIONARIAS AUTORIZADAS
Nem sempre as concessionárias trabalham da mesma forma, mas depende também do cliente.
Explico-me!
No meu caso, na revisão dos 12.000km mudaram-me o filtro de ar e velas, sem no entanto trocar as pastilhas de travão traseiras, no entanto informaram-me do mesmo, pois disseram-me que as pastilhas não chegariam aos 18.000km mas ainda serviam para mais kms!!!
A definição de novo, usado, ou ainda pode dar para uns kms depende de concessionária para concessionária. Eu acompanho as revisões e sempre me informaram bem. Começa acompanhar as revisões da tua Varadero, além de te informarem melhor evitas este tipo de problemas.
Abraço!
Explico-me!
No meu caso, na revisão dos 12.000km mudaram-me o filtro de ar e velas, sem no entanto trocar as pastilhas de travão traseiras, no entanto informaram-me do mesmo, pois disseram-me que as pastilhas não chegariam aos 18.000km mas ainda serviam para mais kms!!!
A definição de novo, usado, ou ainda pode dar para uns kms depende de concessionária para concessionária. Eu acompanho as revisões e sempre me informaram bem. Começa acompanhar as revisões da tua Varadero, além de te informarem melhor evitas este tipo de problemas.
Abraço!
Re: REVISÕES NAS CONCESSIONARIAS AUTORIZADAS
Olá Rui,
Penso que a omissão na troca de pastilhas e do filtro de ar são indesculpáveis. O filtro, por exemplo, teria que ser trocado, imperativamente, aos 18 mil km, independentemente do seu estado. Trata-se de uma imposição do manual de revisão.
Quando levei a moto na By Moto, não exibi o manual, que traria depois. Penso que imaginaram tratar-se de uma revisão "fora" da garantia e, então, praticaram preços extorsivos. Quando retornei, apresentei o manual com todas as revisões anteriores, foi mantido o preço combinado na contratação dos serviços.
Concordo com você sobre a importância da comunicação. Sobretudo uma boa comunicação interna na oficina, entre mecânico e recepcionista, pois o cliente não tem acesso ao mecânico.
Abraços,
Falcáo.
Penso que a omissão na troca de pastilhas e do filtro de ar são indesculpáveis. O filtro, por exemplo, teria que ser trocado, imperativamente, aos 18 mil km, independentemente do seu estado. Trata-se de uma imposição do manual de revisão.
Quando levei a moto na By Moto, não exibi o manual, que traria depois. Penso que imaginaram tratar-se de uma revisão "fora" da garantia e, então, praticaram preços extorsivos. Quando retornei, apresentei o manual com todas as revisões anteriores, foi mantido o preço combinado na contratação dos serviços.
Concordo com você sobre a importância da comunicação. Sobretudo uma boa comunicação interna na oficina, entre mecânico e recepcionista, pois o cliente não tem acesso ao mecânico.
Abraços,
Falcáo.
falcao- Penantes...
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Moto do momento : XL 1000 varadero
Data de inscrição : 09/11/2008
Re: REVISÕES NAS CONCESSIONARIAS AUTORIZADAS
falcao escreveu:Concordo com você sobre a importância da comunicação. Sobretudo uma boa comunicação interna na oficina, entre mecânico e recepcionista, pois o cliente não tem acesso ao mecânico.
Nós cá (pelo menos no norte) temos acesso ao mecanico e podemos inclusivamente assistir à revisão da menina!!
Aliás, na última reunião o mecânico até me queria dar as velas antigas da moto (eu é que não me apeteceu levar mais lixo para casa...).
Um Abraço Tuga
freddy_krueger- Moto-Evadido
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Moto do momento : Sym Fiddle 125 ST IRON
Data de inscrição : 18/07/2008
Re: REVISÕES NAS CONCESSIONARIAS AUTORIZADAS
Não esquecer que embora o manual diga para trocar o filtro aos 18.000km este até poderia encontrar-se em muito bom estado, o que não seria problemático e permitiria-te gastar menos dinheiro... Obviamente que, encontrando-se em muito mau estado deveria ter sido trocado conforme indicações do manual.
Os concessionários, por norma, trocam mais do que é habitual, não é habitual vê-los a trocar menos material do que seria suposto...
Os concessionários, por norma, trocam mais do que é habitual, não é habitual vê-los a trocar menos material do que seria suposto...
Re: REVISÕES NAS CONCESSIONARIAS AUTORIZADAS
POr acaso na revisão dos 36.000km da minha VFR que foi feita só aos 38.000Km, não foi trocado o Filtro do Ar, porque o mecanico disse que não valia a pena, que estava em condições até á proxima revisão.
Esta é para o Fredy eu só mudei o oleo da mota com cerca de 9.000Kms é claro que foi falado com o mecanico (oficial Honda)e foi ele proprio que disse que não havia qualquer problema, é claro que já não estou na garantia , mas um bom dialogo com a oficina é sempre bom e se não forem "fundamentalistas" com o manual de revisões fazem-nos poupar uns trocos, e nisso estava muito bem servido com Tino.
Esta é para o Fredy eu só mudei o oleo da mota com cerca de 9.000Kms é claro que foi falado com o mecanico (oficial Honda)e foi ele proprio que disse que não havia qualquer problema, é claro que já não estou na garantia , mas um bom dialogo com a oficina é sempre bom e se não forem "fundamentalistas" com o manual de revisões fazem-nos poupar uns trocos, e nisso estava muito bem servido com Tino.
Trilho- Bicicleta
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Moto do momento : Honda VFR 800 fi 2001
Data de inscrição : 22/07/2008
Re: REVISÕES NAS CONCESSIONARIAS AUTORIZADAS
Falaste bem...
Aliás, o recomendado pela Honda (construtor) são mudas de óleo a cada 10.000kms na maior parte dos seus modelos.
Concordo a 100% contigo.Trilho escreveu:Esta é para o Fredy eu só mudei o oleo da mota com cerca de 9.000Kms é claro que foi falado com o mecanico (oficial Honda)e foi ele proprio que disse que não havia qualquer problema, é claro que já não estou na garantia , mas um bom dialogo com a oficina é sempre bom e se não forem "fundamentalistas" com o manual de revisões fazem-nos poupar uns trocos, e nisso estava muito bem servido com Tino.
Aliás, o recomendado pela Honda (construtor) são mudas de óleo a cada 10.000kms na maior parte dos seus modelos.
freddy_krueger- Moto-Evadido
- Número de Mensagens : 4461
Idade : 45
Localização : Mozelos, S.M.Feira
Moto do momento : Sym Fiddle 125 ST IRON
Data de inscrição : 18/07/2008
Re: REVISÕES NAS CONCESSIONARIAS AUTORIZADAS
Hoje retirei a moto. Passei no Alexandre mecânico (GS motos) e ele conferiu e disse que está tudo ok, inclusive as lubrificações. Coincidentemente ele conhece um mecânico da concessionária, que na hora do almoço, tira uma soneca na oficina dele. E lhe contou que o dono da concessionária deu muitas ovadas no pessoal, inclusive no supervisor. Penso que, doravante, os clientes serão muito bem tratados!
falcao- Penantes...
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Moto do momento : XL 1000 varadero
Data de inscrição : 09/11/2008
Re: REVISÕES NAS CONCESSIONARIAS AUTORIZADAS
Trilho escreveu:POr acaso na revisão dos 36.000km da minha VFR que foi feita só aos 38.000Km, não foi trocado o Filtro do Ar, porque o mecanico disse que não valia a pena, que estava em condições até á proxima revisão.
Pelos caminhos que tenho feito, impunha-se a troca. Aliás, descobri algumas chaves que se desprenderam e estavam debaixo do tanque. É possível que na revisão anterior não tivessem sequer retirado o tanque...
http://clubevaraderoportugal.pt/cvp/html/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=753
falcao- Penantes...
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Moto do momento : XL 1000 varadero
Data de inscrição : 09/11/2008
Re: REVISÕES NAS CONCESSIONARIAS AUTORIZADAS
Eu já estava relaxando quando recebi a seguinte mensagem do varaderista lisboeta:
shock:
Olá pessoal
Estou a ver que no Brasil as oficinas são muito amigas dos vossos reais essa de lubrificar a caixa de direcção e a coluna é espantosa principalmente quando não há queixas por parte do proprietário.
Isso é montado com uma massa lubrificante própria na fabrica e está num compartimento mais ou menos selado.
Em principio só se volta mexer quando quando se apertam as caixas de direcção e mesmo assim nem se costuma lubrificar.
um abraço e bons passeio de Varadero, e bons churrascos também...
_________________
Jaafa
shock:
Olá pessoal
Estou a ver que no Brasil as oficinas são muito amigas dos vossos reais essa de lubrificar a caixa de direcção e a coluna é espantosa principalmente quando não há queixas por parte do proprietário.
Isso é montado com uma massa lubrificante própria na fabrica e está num compartimento mais ou menos selado.
Em principio só se volta mexer quando quando se apertam as caixas de direcção e mesmo assim nem se costuma lubrificar.
um abraço e bons passeio de Varadero, e bons churrascos também...
_________________
Jaafa
falcao- Penantes...
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Moto do momento : XL 1000 varadero
Data de inscrição : 09/11/2008
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