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Nova alternativa ao petróleo

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Mensagem  mouse Qua Nov 19, 2008 8:00 am

Para não dizerem que também não coloco nada de informação, cá vai:

Descoberto fungo que pode produzir combustível



Cientistas americanos descobriram na Patagônia, região no sul da Argentina, um fungo capaz de produzir componentes como os que se encontram no diesel.

O fungo poderia ser potencialmente uma nova fonte de energia limpa, segundo o artigo publicado na revista científica Microbiology. O fungo, batizado de Gliocladium roseum, foi descoberto em uma árvore ulmo Eucryphia cordifolia por cientistas da universidade do Estado de Montana, nos Estados Unidos.

O Gliocladium roseum gera várias moléculas diferentes que produzem hidrogênio e carbono, e que são também encontradas no óleo diesel. Os cientistas trabalham agora em criar o que chamam de "mycodiesel", um combustível limpo a partir da nova descoberta.

"Este é o único organismo que demonstrou ser capaz de produzir esta combinação importante de substâncias combustíveis", disse o professor Gary Strobel, que conduziu a pesquisa.

"O fungo pode inclusive produzir estes combustíveis de diesel a partir da celulose, que poderia ser uma melhor fonte de biocombustível que qualquer uma das que se usa atualmente", opina o cientista.

Hidrocarbonetos
Muitos tipos de micróbios podem produzir hidrocarbonetos, que são compostos formados de hidrogênio e carbono. Os fungos que crescem na madeira parecem produzir uma série de compostos potencialmente explosivos.

"Quando examinamos a composição do Gliocladium roseum, ficamos totalmente surpreendidos de ver que ele estava produzindo uma variedade de hidrocarbonetos e derivados de hidrocarbonetos", disse Strobel. "Os resultados foram totalmente inesperados".

Posteriormente, quando os investigadores cultivaram o fungo em laboratório, ele foi capaz de produzir um combustível que, segundo eles, é muito similar ao óleo diesel usada em automóveis e caminhões.

Outra vantagem potencial do combustível, segundo Strobel, é que ele pode ser produzido diretamente da celulose, o principal composto das plantas e do papel.

Quando se utiliza plantas para produzir biocombustíveis, elas precisam primeiro ser processadas para depois serem convertidas em compostos úteis, como a celulose.

Mas no caso do Gliocladium roseum, ele pode produzir o "mycodiesel" diretamente da celulose."Isso significa que o fungo pode produzir combustível saltando-se um grande passo no processo de produção", diz Strobel.
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Mensagem  Sérgio Castro Qua Nov 19, 2008 8:29 am

Pois é.

Mas ainda não disseram certamente o preço final da "produção em série" do fungo.

Lá se vai a economia.
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Mensagem  TodayAdventure Qua Nov 19, 2008 9:42 am

Notícia muito interessante, obrigado Mr Mouse! Very Happy

A descoberta ainda nem sequer está em estado de ser pensada em termos de "produção em série" ou mesmo em termos de produção de combustível. Há para já um resultado científico muito interessante - sem impacto directo no nosso vício Wink. É que a teoria sobre o processo de formação do "crude" (a partir do qual se faz o diesel) diz que são precisos muitos milhões de anos para processar restos de seres vivos e plantas, sujeitos a determinadas pressões e temperaturas. Esta descoberta sugere que este tipo de fungos encontrados nas florestas tropicais podem ter tido um papel na formação do "crude".

Uma novidade mais directa desta descoberta é que o fungo pode tornar a produção do biodiesel a partir da celulose muito mais rápida (ou seja, mais directa) do que pelo processo que se usa actualmente, que requer uma fase intermédia de fermentação do açúcar que resulta da transformação da celulose.

Os artigos sobre a descoberta dizem também que apesar de se conseguirem obter, a partir do fungo, certos componentes presentes no biodiesel sem necessidade da fase de fermentação, a eficácia do processo de produção é bastante menor - ou seja, a mesma quantidade de "lixo vegetal" dá uma menor quantidade de biodiesel. Seguem-se agora tentativas de manipulação genética do fungo por forma a tentar corrigir este inconveniente. Será interessante acompanhar o que se vai seguir...

Quem tiver pachorra, pode ler mais aqui:
http://www.livescience.com/environment/081104-fungus-fuel.html
http://www.ecofriend.org/entry/eco-tech-tree-living-fungus-produces-hydrocarbon-fuel-without-fermentation/

Lembro que o facto de se encarar de forma crescente o biodiesel como uma alternativa à crise energética (esgotamento futuro dos combustíveis fósseis) é um dos factores decisivos na pressão que se tem vindo a verificar ultimamente nos preços dos alimentos pelo mundo. Antigamente comia-se o que se tirava da terra; hoje as necessidades de alimentação e de energia competem entre si. Se todos nós sentimos isto, imagina-se a catástrofe que pode significar para os países mais pobres do mundo.

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Zé Paulo.
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Mensagem  mouse Qua Nov 19, 2008 9:46 am

TodayAdventure escreveu:Notícia muito interessante, obrigado Mr Mouse! Very Happy

Não esqueçam também que as motos não andam a diesel! Sad

Zé Paulo.

Pelo menos uma anda. Está a ser preparada para o exército americano para uniformizar o combustivel e facilitar a logistica. A base é a Kawasaki KLR 650.

E pelos vistos não só.
Para mais info:
http://autoestrada.uol.com.br/interno.cfm?id=897

http://www.revistaduasrodas.com.br/Curiosidades/destaque.asp?id=83

Retirado do último link:
-tanque de 20 litros a moto teria uma autonomia de até 800 km What a Face What a Face
-uma superesportiva, produz mais de 100 cv e um torque de cerca de 34 kgf-m (!) praticamente um caminhão em duas rodas


Última edição por mouse em Qua Nov 19, 2008 9:52 am, editado 1 vez(es)
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Mensagem  TodayAdventure Qua Nov 19, 2008 9:50 am

mouse escreveu:
TodayAdventure escreveu:Notícia muito interessante, obrigado Mr Mouse! Very Happy

Não esqueçam também que as motos não andam a diesel! Sad

Zé Paulo.

Pelo menos uma anda. Está a ser preparada para o exército americano para uniformizar o combustivel e facilitar a logistica. A base penso ser a KLE.

Bem sei que há. Ainda está é para aparecer o primeiro tuga fresco e alegre com um bicho destes. Wink

ZP.
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Mensagem  mouse Qua Nov 19, 2008 9:53 am

Com um consumo destes, eu não me importava nada Twisted Evil Twisted Evil
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Mensagem  freddy_krueger Qua Nov 19, 2008 12:45 pm

A notícia é bem interessante...vamos ver como é desenvolvida/aperfeiçoada.

Quanto ao diesel, eu DETESTO-O em carros descapotáveis pelo som e nos carros normais pela pouca elasticidade(disponibilidade) do motor (no yaris diesel trabalha desde as 1000rpm até às 4500 mas com carro a gasolina vai das 2000 às 6500, ganhando assim 1000rpm).

Mas eu ainda sou (dos poucos) defensor da gasolina...
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