MotoGP: Rossi arrasa electrónica
+2
freddy_krueger
Sérgio Castro
6 participantes
MotoEvasao :: Geral :: Geral
Página 1 de 1
MotoGP: Rossi arrasa electrónica
O oito vezes Campeão do Mundo, seis na classe rainha, é peremptório em apontar o excesso de electrónica na “gestão” mecânica das motos de MotoGP como a principal razão para as corridas entediantes a que se tem vindo a assistir cada vez mais regularmente.
“Sem dúvida que as 800cc são muito mais aborrecidas de pilotar que as anteriores 990cc: há demasiada electrónica nestas motos”, afirmou Rossi ao semanário italiano Moto Sprint. “Agora, se a electrónica funciona, as motos tornam-se demasiado perfeitas e as diferenças aumentam em vez de diminuírem”.
Rossi foi mais longe e considerou este estado de coisas como “preocupante”, acrescentando. “Não me parece que a solução pneu monomarca seja a indicada (ndr: para aumentar a competitividade). Repito: a electrónica é demasiado sofisticada, a evolução tecnológica é incrível, e no próximo ano ainda vais ser pior”, defende o italiano.
E prossegue: “estes motores foram desenhados tendo em conta a existência da electrónica (ndr: o que torna a sua redução imediata impossível), pelo que a entrega de potência pode ser brutal pois os sistemas estão lá para ajudar. Precisávamos de uma entrega de potência mais suave, em detrimento do pico de potência, mas os engenheiros nem querem ouvir falar nisso.”
Ou seja, hoje em dia, um piloto pode ser agressivo no punho, sem ser preciso, porque a electrónica está lá para o corrigir.
E em resposta a esta declaração de Rossi, o patrão da DORNA diz o seguinte:
O homem forte da Dorna, empresa promotora do Campeonato do mundo de Velocidade, confidenciou que a próxima grande alteração regulamentar no MotoGP deverá prender-se com a utilização da electrónica. A ideia deverá ser reduzir a sua influência na condução da moto, baixando consideravelmente os parâmetros de “ajudas” aos pilotos.
Contudo, Ezpeleta avisou que tais medidas não serão tomadas a curto prazo, embora reconheça que é um assunto que passa para o topo da agenda agora que a questão dos pneus está arrumada. “Precisamos de discutir este assunto, tal como acontece noutros desportos motorizados”, afirmou o espanhol à revista italiana MotoSprint. “Falei com os construtores e pedi-lhes soluções, para começarem a falar, mas nada acontecerá em 2009. Precisamos de mais tempo”, disse ainda.
Será que vamos ter um retrocesso no desenvolvimento tecnológico, à imagem da F1 e que tanto melhorou o espectáculo?
“Sem dúvida que as 800cc são muito mais aborrecidas de pilotar que as anteriores 990cc: há demasiada electrónica nestas motos”, afirmou Rossi ao semanário italiano Moto Sprint. “Agora, se a electrónica funciona, as motos tornam-se demasiado perfeitas e as diferenças aumentam em vez de diminuírem”.
Rossi foi mais longe e considerou este estado de coisas como “preocupante”, acrescentando. “Não me parece que a solução pneu monomarca seja a indicada (ndr: para aumentar a competitividade). Repito: a electrónica é demasiado sofisticada, a evolução tecnológica é incrível, e no próximo ano ainda vais ser pior”, defende o italiano.
E prossegue: “estes motores foram desenhados tendo em conta a existência da electrónica (ndr: o que torna a sua redução imediata impossível), pelo que a entrega de potência pode ser brutal pois os sistemas estão lá para ajudar. Precisávamos de uma entrega de potência mais suave, em detrimento do pico de potência, mas os engenheiros nem querem ouvir falar nisso.”
Ou seja, hoje em dia, um piloto pode ser agressivo no punho, sem ser preciso, porque a electrónica está lá para o corrigir.
E em resposta a esta declaração de Rossi, o patrão da DORNA diz o seguinte:
O homem forte da Dorna, empresa promotora do Campeonato do mundo de Velocidade, confidenciou que a próxima grande alteração regulamentar no MotoGP deverá prender-se com a utilização da electrónica. A ideia deverá ser reduzir a sua influência na condução da moto, baixando consideravelmente os parâmetros de “ajudas” aos pilotos.
Contudo, Ezpeleta avisou que tais medidas não serão tomadas a curto prazo, embora reconheça que é um assunto que passa para o topo da agenda agora que a questão dos pneus está arrumada. “Precisamos de discutir este assunto, tal como acontece noutros desportos motorizados”, afirmou o espanhol à revista italiana MotoSprint. “Falei com os construtores e pedi-lhes soluções, para começarem a falar, mas nada acontecerá em 2009. Precisamos de mais tempo”, disse ainda.
Será que vamos ter um retrocesso no desenvolvimento tecnológico, à imagem da F1 e que tanto melhorou o espectáculo?
Re: MotoGP: Rossi arrasa electrónica
Eu pessoalmente concordo com a posição da FIA quando reduziu em muito a electrónica nos F1.
Nas motos, penso que a solução deveria ser semelhante...
Nas 800, o espectáculo tem sido bem mais pobre que nas corridas alucinantes com as 990.
Just my 2 cents...
Nas motos, penso que a solução deveria ser semelhante...
Nas 800, o espectáculo tem sido bem mais pobre que nas corridas alucinantes com as 990.
Just my 2 cents...
freddy_krueger- Moto-Evadido
- Número de Mensagens : 4461
Idade : 45
Localização : Mozelos, S.M.Feira
Moto do momento : Sym Fiddle 125 ST IRON
Data de inscrição : 18/07/2008
Re: MotoGP: Rossi arrasa electrónica
E então se recuar-mos ao tempo das 500cc, isso sim era espectáculo , o que é certo é que agora com tanta habituação ás electronicas é bem mais dificil desabituarem-se, um corte radical seria para as corridas acabarem com meia duzia de pilotos, os outros iriam ficar pelas escapatórias e com muitas carenagens feitas em bocados
Trilho- Bicicleta
- Número de Mensagens : 432
Idade : 49
Localização : Fiães-Sta Maria da Feira
Moto do momento : Honda VFR 800 fi 2001
Data de inscrição : 22/07/2008
Re: MotoGP: Rossi arrasa electrónica
Trilho escreveu:E então se recuar-mos ao tempo das 500cc, isso sim era espectáculo , o que é certo é que agora com tanta habituação ás electronicas é bem mais dificil desabituarem-se, um corte radical seria para as corridas acabarem com meia duzia de pilotos, os outros iriam ficar pelas escapatórias e com muitas carenagens feitas em bocados
E não era bom de ver?
Eu espero bem que esta medida ande para a frente, o mais rápido possível.
Re: MotoGP: Rossi arrasa electrónica
Com muito menos (nenhuma???) electrónica, há uns anos atrás o espectáculo era claramente superior!
Lembram-se dum tal Wayne Rayne a pilotar a máquina endiabrada que tinha? E anos mais tarde um tal senhor com o nº 34 e decoração Lucky Strike a fazer as curvas em S a levantar a rodinha e posicioná-la no outro lado? E o australiano Doohan?
Sim... Eu sei que o Rossi é muito bom e tudo e tal e coisa, ... mas... gostava de o ver a pilotar e a arriscar como faz actualmente, numa moto com, digamos, 20 anos! Com os fatos de cabedal "high tech" da época e os capacetes da época e tudo o mais tal qual há 20 anos! Com uma máquina com quase zero electrónica, motor indomável, potência em excesso e mais de 300Km/hora "na boa"... Gostava de ver!...
Não digo que agora com as ajudas electrónicas e de equipamento seja fácil pilotar assim, mas é seguramente mais simples que há uns anos atrás. Piloto bom é o piloto da equipa com mais dinheiro: mais dinheiro=mais electrónica= melhores tempos. Acabou, tal como no automobilismo, a possibilidade de um "Zé Ninguém" construir uma moto e bater-se por pontos numa dada corrida.
Para mim, o espectáculo está a ficar cada vez mais reduzido...
Abraço
Lembram-se dum tal Wayne Rayne a pilotar a máquina endiabrada que tinha? E anos mais tarde um tal senhor com o nº 34 e decoração Lucky Strike a fazer as curvas em S a levantar a rodinha e posicioná-la no outro lado? E o australiano Doohan?
Sim... Eu sei que o Rossi é muito bom e tudo e tal e coisa, ... mas... gostava de o ver a pilotar e a arriscar como faz actualmente, numa moto com, digamos, 20 anos! Com os fatos de cabedal "high tech" da época e os capacetes da época e tudo o mais tal qual há 20 anos! Com uma máquina com quase zero electrónica, motor indomável, potência em excesso e mais de 300Km/hora "na boa"... Gostava de ver!...
Não digo que agora com as ajudas electrónicas e de equipamento seja fácil pilotar assim, mas é seguramente mais simples que há uns anos atrás. Piloto bom é o piloto da equipa com mais dinheiro: mais dinheiro=mais electrónica= melhores tempos. Acabou, tal como no automobilismo, a possibilidade de um "Zé Ninguém" construir uma moto e bater-se por pontos numa dada corrida.
Para mim, o espectáculo está a ficar cada vez mais reduzido...
Abraço
enogueira- Moto-turista
- Número de Mensagens : 2036
Idade : 45
Localização : Chaves
Moto do momento : Honda Pan European 1300
Data de inscrição : 21/07/2008
Re: MotoGP: Rossi arrasa electrónica
E o Giacomo Agostini na sua MV Agusta?
Zero de electrónica, eles nem sabiam o que isso era e os que julgavam saber pensavam tratar-se de uma "coisa" que dava para fazer relógios e máquinas de calcular!
Quinze vezes campeão do mundo de motociclismo, oito em MotoGP. E o Muller "Renntiger" que foi campeão alemão de 250 cc em 1955 (com 46 anos) com a sua NSU? Tinha sido campeão de França, salvo erro, antes mesmo do início da II Grande Guerra.
Bem, meus amigos, nessa altura é que não havia - mesmo - electrónica.
Fica aqui, ainda, a referência a um dos pioneiros e a uma das Pistas do Motociclismo desportivo no nosso país - Joaquim Maio Marquês que em 1936 é 3º Classificado no Circuito de Vila Real:
"1936 - CIRCUITO DE VILA REAL
ESTE ANO DISPUTOU-SE O V CIRCUITO DE VILA REAL, QUE PASSOU A SER UMA PROVA INTERNACIONAL. PARA ALÉM DESTA NOVIDADE, OUTRA DE ASSINALAR É A REALIZAÇÃO DE DUAS JORNADAS EM JUNHO E JULHO.
A PRIMEIRA CORRIDA FOI DE MOTOS E DISPUTOU-SE COM A PISTA ALAGADA, DEVIDO À CHUVA QUE CAÍU.
O VENCEDOR DA PROVA E DA CLASSE DE 500CC FOI ÂNGELO BASTOS NUMA RUDGE.
ÁLVARO GUEIFÃO FERREIRA VENCEU A CLASSE DE 350CC EM VELOCETTE.
NOS 350CC SPORT COM UMA IMPERIAL, SAÍU VENCEDOR SALVADOR BARROS, TENDO A VITÓRIA NOS 250CC SPORT IDO PARA MÁRIO OLIVEIRA EM RUDGE.
O MOTOCICLISTA VILARREALENSE, JOAQUIM MAIO MARQUES FOI O TERCEIRO NA CATEGORIA SPORT."
E tudo isto sem a adrenalina "injectada" pela electrónica.
Um forte abraço
PedroSL
Com uma CB Sevenfifty que tem muito pouca electrónica
[img][/img]
Joaquim Maio Marquês, nº 5 em Vila Real
Zero de electrónica, eles nem sabiam o que isso era e os que julgavam saber pensavam tratar-se de uma "coisa" que dava para fazer relógios e máquinas de calcular!
Quinze vezes campeão do mundo de motociclismo, oito em MotoGP. E o Muller "Renntiger" que foi campeão alemão de 250 cc em 1955 (com 46 anos) com a sua NSU? Tinha sido campeão de França, salvo erro, antes mesmo do início da II Grande Guerra.
Bem, meus amigos, nessa altura é que não havia - mesmo - electrónica.
Fica aqui, ainda, a referência a um dos pioneiros e a uma das Pistas do Motociclismo desportivo no nosso país - Joaquim Maio Marquês que em 1936 é 3º Classificado no Circuito de Vila Real:
"1936 - CIRCUITO DE VILA REAL
ESTE ANO DISPUTOU-SE O V CIRCUITO DE VILA REAL, QUE PASSOU A SER UMA PROVA INTERNACIONAL. PARA ALÉM DESTA NOVIDADE, OUTRA DE ASSINALAR É A REALIZAÇÃO DE DUAS JORNADAS EM JUNHO E JULHO.
A PRIMEIRA CORRIDA FOI DE MOTOS E DISPUTOU-SE COM A PISTA ALAGADA, DEVIDO À CHUVA QUE CAÍU.
O VENCEDOR DA PROVA E DA CLASSE DE 500CC FOI ÂNGELO BASTOS NUMA RUDGE.
ÁLVARO GUEIFÃO FERREIRA VENCEU A CLASSE DE 350CC EM VELOCETTE.
NOS 350CC SPORT COM UMA IMPERIAL, SAÍU VENCEDOR SALVADOR BARROS, TENDO A VITÓRIA NOS 250CC SPORT IDO PARA MÁRIO OLIVEIRA EM RUDGE.
O MOTOCICLISTA VILARREALENSE, JOAQUIM MAIO MARQUES FOI O TERCEIRO NA CATEGORIA SPORT."
E tudo isto sem a adrenalina "injectada" pela electrónica.
Um forte abraço
PedroSL
Com uma CB Sevenfifty que tem muito pouca electrónica
[img][/img]
Joaquim Maio Marquês, nº 5 em Vila Real
PedroSL- Utilitária
- Número de Mensagens : 1478
Idade : 66
Localização : Porto; Murça; Moledo do Minho
Moto do momento : Honda CB Seven-Fifty
Data de inscrição : 16/08/2008
Re: MotoGP: Rossi arrasa electrónica
Eh Eh Eh...
Memorável, o circuito de Vila Real!!
Ainda tive a sorte de ver lá uma corrida de automobilismo! Nesse mesmo anos morreram uns espectadores (não me lembro quantos ou como...) e nunca mais houve corridas... Pena...
Abraço
Memorável, o circuito de Vila Real!!
Ainda tive a sorte de ver lá uma corrida de automobilismo! Nesse mesmo anos morreram uns espectadores (não me lembro quantos ou como...) e nunca mais houve corridas... Pena...
Abraço
enogueira- Moto-turista
- Número de Mensagens : 2036
Idade : 45
Localização : Chaves
Moto do momento : Honda Pan European 1300
Data de inscrição : 21/07/2008
Re: MotoGP: Rossi arrasa electrónica
Se limitarem o uso da electrónica, irá ser reduzido o investimento tecnológico do motoGP... e bastante...
Sim, o espectáculo será bastante mais agradável, o piloto terá maior responsabilidade, e a beleza de uma corrida será certamente maior!
Desvantagens? Os avanços tecnológicos são feitos no MotoGP. A injecção electrónica que nos permite ter melhor rendimento e menores consumos foi baseada em tecnologia do MotoGP. Os pneus dual compond foram desenvolvidos para o MotoGP. O controlo de tracção idem... etc etc
Ao limitarem a utilização da electrónica no motoGP, o avanço tecnológico será certamente mais demorado para o "ser humano comum"...
Sim, o espectáculo será bastante mais agradável, o piloto terá maior responsabilidade, e a beleza de uma corrida será certamente maior!
Desvantagens? Os avanços tecnológicos são feitos no MotoGP. A injecção electrónica que nos permite ter melhor rendimento e menores consumos foi baseada em tecnologia do MotoGP. Os pneus dual compond foram desenvolvidos para o MotoGP. O controlo de tracção idem... etc etc
Ao limitarem a utilização da electrónica no motoGP, o avanço tecnológico será certamente mais demorado para o "ser humano comum"...
MotoEvasao :: Geral :: Geral
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos