Lubrificar a corrente
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Lubrificar a corrente
Olá!!
Não será bem um problema mecânico, mas pode estar na origem de vários...
Lubrificar a corrente é algo a que quase todos nos habituamos. De x em x quilómetros: pfff... pfff...
A minha questão é: da imensidão de produtos que se encontram à venda, qual o que aconselham?
Há óleo, óleo em spray, massa consistente, massa consistente em spray, etc, etc, etc... e sei lá de quantas marcas...
Alguma sugestão? Qual o tipo de lubrificante mais eficaz? E alguma marca em particular?
Abraço
Não será bem um problema mecânico, mas pode estar na origem de vários...
Lubrificar a corrente é algo a que quase todos nos habituamos. De x em x quilómetros: pfff... pfff...
A minha questão é: da imensidão de produtos que se encontram à venda, qual o que aconselham?
Há óleo, óleo em spray, massa consistente, massa consistente em spray, etc, etc, etc... e sei lá de quantas marcas...
Alguma sugestão? Qual o tipo de lubrificante mais eficaz? E alguma marca em particular?
Abraço
enogueira- Moto-turista
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Re: Lubrificar a corrente
Pois...
Sei que o que uso (mais ou menos de 2 em 2 depósitos - 650kms) é em spray agora o que é realmente não sei.
Agora qual a marca não sei mesmo!!!
Acho que é o mesmo que o Rui comprou, um spray especial para correntes o-ring e comprado no barqueira
Um Abraço,
Sei que o que uso (mais ou menos de 2 em 2 depósitos - 650kms) é em spray agora o que é realmente não sei.
Agora qual a marca não sei mesmo!!!
Acho que é o mesmo que o Rui comprou, um spray especial para correntes o-ring e comprado no barqueira
Um Abraço,
freddy_krueger- Moto-Evadido
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Re: Lubrificar a corrente
freddy_krueger escreveu:Pois...
Sei que o que uso (mais ou menos de 2 em 2 depósitos - 650kms) é em spray agora o que é realmente não sei.
Um Abraço,
Bem, o que me aconselhavam era lubrificar cada 300 a 500km...
Mas depende também do tempo... Em alturas de chuva a corrente deve ser lubrificada quase todos os dias.
Na altura que utilizava essa coisa comprava Castrol Chain qualquercoisa... já não me lembro bem... há 2 anos que não uso...
João Almeida- Bicicleta
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Re: Lubrificar a corrente
João Almeida escreveu:freddy_krueger escreveu:Pois...
Sei que o que uso (mais ou menos de 2 em 2 depósitos - 650kms) é em spray agora o que é realmente não sei.
Um Abraço,
Bem, o que me aconselhavam era lubrificar cada 300 a 500km...
Mas depende também do tempo... Em alturas de chuva a corrente deve ser lubrificada quase todos os dias.
Na altura que utilizava essa coisa comprava Castrol Chain qualquercoisa... já não me lembro bem... há 2 anos que não uso...
Lubrificar todos os dias de chuva... Estava bem tramado! Não fazia mais nada na vida!!!
Re: Lubrificar a corrente
Para um tópico e assunto muito delicado aqui vai a minha opinião:
Castrol Chain Wax +/- 9€:
- Basicamente borra tudo, de forma a ser impossível limpar! Jante, amortecedores, tudo mesmo tudo, e não lubrifica a corrente... Melhor, lubrifica, mas mal...
Repsol +/- 11€:
- É muito bom! Mas uma mini-embalagem a mais de 10€... não vale o que se paga
Continente +/- 4€ :
- Ok, até é castiço e lubrifica durante os primeiros kms/horas, mas para um efeito duradouro esqueçam
Chain Kart & Bike Lub +/- 7€:
- EXCELENTE! Lubrifica bem a corrente, durante mts kms, não suja (muito), penetra dentro dos elos e é visível a lubrificação durante bastante tempo
Os meus conselhos:
- Lubrificar no final do dia, para deixar o líquido penetrar os elos durante a noite
- Não andar com a moto logo após a lubrificação de forma a não sujar tudo e mais alguma coisa
- Lubrificar com mais frequência quando existe mais esforço do motor ou a moto rola mais tempo em chuva/água.
Castrol Chain Wax +/- 9€:
- Basicamente borra tudo, de forma a ser impossível limpar! Jante, amortecedores, tudo mesmo tudo, e não lubrifica a corrente... Melhor, lubrifica, mas mal...
Repsol +/- 11€:
- É muito bom! Mas uma mini-embalagem a mais de 10€... não vale o que se paga
Continente +/- 4€ :
- Ok, até é castiço e lubrifica durante os primeiros kms/horas, mas para um efeito duradouro esqueçam
Chain Kart & Bike Lub +/- 7€:
- EXCELENTE! Lubrifica bem a corrente, durante mts kms, não suja (muito), penetra dentro dos elos e é visível a lubrificação durante bastante tempo
Os meus conselhos:
- Lubrificar no final do dia, para deixar o líquido penetrar os elos durante a noite
- Não andar com a moto logo após a lubrificação de forma a não sujar tudo e mais alguma coisa
- Lubrificar com mais frequência quando existe mais esforço do motor ou a moto rola mais tempo em chuva/água.
Re: Lubrificar a corrente
Ora cá vai o meu "douto" palpite! Eh! Eh!
A minha experiência, nestes assuntos é a seguinte:
Com tempo normal, cada 400 a 500 kms. Mas depende das circunstâncias. Se andar por caminhos de terra e a encher de pó, dou-lhe (mal possa) uma lavadela e... vai de Spray.
Com tempo de chuva, também cada dia é um dia. Muitos kms, muita água, depende. Habitualmente trago o spray na moto e vai de pôr, se me parecer necessário.
O que me parece e repito parece, é que nem sempre nem nuca. Quando não pomos óleo elas, as correntes, saltam a 160 à hora. Se colocamos demasiado óleo, elas vão cedendo, ficando lassas e toca a trocar mais cedo.
Quanto ao spray que uso e com muito boa impressão, é o da Galp próprio para correntes de moto. Cada lata têm-me custado uns 7 Euros e dura imenso tempo.
Abraço
A minha experiência, nestes assuntos é a seguinte:
Com tempo normal, cada 400 a 500 kms. Mas depende das circunstâncias. Se andar por caminhos de terra e a encher de pó, dou-lhe (mal possa) uma lavadela e... vai de Spray.
Com tempo de chuva, também cada dia é um dia. Muitos kms, muita água, depende. Habitualmente trago o spray na moto e vai de pôr, se me parecer necessário.
O que me parece e repito parece, é que nem sempre nem nuca. Quando não pomos óleo elas, as correntes, saltam a 160 à hora. Se colocamos demasiado óleo, elas vão cedendo, ficando lassas e toca a trocar mais cedo.
Quanto ao spray que uso e com muito boa impressão, é o da Galp próprio para correntes de moto. Cada lata têm-me custado uns 7 Euros e dura imenso tempo.
Abraço
PedroSL- Utilitária
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Data de inscrição : 16/08/2008
Re: Lubrificar a corrente
Eu é mais ou menos a cada 500Km, com chuva deve ser todos os dias (evito andar à chuva ) e geralmente sempre quando chego, enquanto ainda está quente
Quanto ao Spray já usei alguns
Elf- muito liquido e pouco eficaz e borra tudo
Continente- melhor que o da Elf agarra-se mais
Castrol Chain Wax (ou qualquer coisa parecido) - é que uso agora e para mim, dos que experimentei é o melhor agarra-se bem e ao contrário do Rui, não acho que suje assim tanto a jante
Mais alguns que não me lembro as marcas,
Convém é que a corrente não ande seca, mas tambem não muito encharcada de oleo
Quanto ao Spray já usei alguns
Elf- muito liquido e pouco eficaz e borra tudo
Continente- melhor que o da Elf agarra-se mais
Castrol Chain Wax (ou qualquer coisa parecido) - é que uso agora e para mim, dos que experimentei é o melhor agarra-se bem e ao contrário do Rui, não acho que suje assim tanto a jante
Mais alguns que não me lembro as marcas,
Convém é que a corrente não ande seca, mas tambem não muito encharcada de oleo
Trilho- Bicicleta
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Re: Lubrificar a corrente
Como ainda não andavas por cá para nos ensinar isso, descobri isto da má maneira... Uma corrente na CB-500 só durou +/- 10.000kms.PedroSL escreveu:Se colocamos demasiado óleo, elas vão cedendo, ficando lassas e toca a trocar mais cedo.
Agora vou colocando spray +/- de 2 em 2 depósitos, não mais...
freddy_krueger- Moto-Evadido
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Re: Lubrificar a corrente
freddy_krueger escreveu:Como ainda não andavas por cá para nos ensinar isso, descobri isto da má maneira... Uma corrente na CB-500 só durou +/- 10.000kms.PedroSL escreveu:Se colocamos demasiado óleo, elas vão cedendo, ficando lassas e toca a trocar mais cedo.
Agora vou colocando spray +/- de 2 em 2 depósitos, não mais...
Não te esqueças que dessa vez apenas tinhas trocado a corrente (e não o kit completo de transmissão). Além de que a corrente era da concorrência...
Re: Lubrificar a corrente
... e os kits de transmissão não são todos iguais. Não é propriamente questão de ser ou não da concorrência, mas sim de ser material de menor ou maior qualidade...
Zé Paulo.
Zé Paulo.
Re: Lubrificar a corrente
Devia ser de boa qualidade...ao preço que custou!!! Salvoerro foi à volta de 100euros só a corrente...TodayAdventure escreveu:... e os kits de transmissão não são todos iguais. Não é propriamente questão de ser ou não da concorrência, mas sim de ser material de menor ou maior qualidade...
freddy_krueger- Moto-Evadido
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Moto do momento : Sym Fiddle 125 ST IRON
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Re: Lubrificar a corrente
freddy_krueger escreveu:Devia ser de boa qualidade...ao preço que custou!!! Salvoerro foi à volta de 100euros só a corrente...TodayAdventure escreveu:... e os kits de transmissão não são todos iguais. Não é propriamente questão de ser ou não da concorrência, mas sim de ser material de menor ou maior qualidade...
Devias saber que nem sempre preço é sinónimo de qualidade!!! (Excepto Honda!)
Re: Lubrificar a corrente
Pessoalmente, adquiri recentemente um kit Kettenmax ( http://www.equipmoto.fr/accessoire-moto-graisseur-de-chaine-kettenmax.html ). Para limpar a corrente e lubrificar é muito bom. Se for só para lubrificar demora um pouco a instalar mas o resultado é mesmo bom. Caso algum companheiro cá do Norte queira limpar a sua corrente, basta apitar que eu empresto em troca de uns dedos de conversa.
Abraços.
Abraços.
demog- Bicicleta
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Data de inscrição : 18/12/2008
Re: Lubrificar a corrente
Eu cá uso o Castrol Chain Wax.
Mas se quiseres gastar € e deixar de ter a preocupação de lubrificar a corrente é só instalar um sistema da Scottoiler.
Mas se quiseres gastar € e deixar de ter a preocupação de lubrificar a corrente é só instalar um sistema da Scottoiler.
Re: Lubrificar a corrente
Já estive a ver estes sistemas na net, mas não sei se compensa o gasto para um utilizador "médio".
Parece-me que será necessário uns bons milhares de Km para tirar partido do investimento... Bem, ea verdade é que não vejo muitos adeptos por ai...
Abraço
Parece-me que será necessário uns bons milhares de Km para tirar partido do investimento... Bem, ea verdade é que não vejo muitos adeptos por ai...
Abraço
enogueira- Moto-turista
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Localização : Chaves
Moto do momento : Honda Pan European 1300
Data de inscrição : 21/07/2008
Re: Lubrificar a corrente
enogueira escreveu:Já estive a ver estes sistemas na net, mas não sei se compensa o gasto para um utilizador "médio".
Parece-me que será necessário uns bons milhares de Km para tirar partido do investimento... Bem, ea verdade é que não vejo muitos adeptos por ai...
Abraço
Já vi alguns sistemas aplicados, e são sem dúvida práticos... Basta carregar num pequeno botão, e já está! Corrente lubrificada!!! Para quem gasta mais de 10€ em latas de 250ml de lubrificante, recupera o dinheiro rapidamente!
Re: Lubrificar a corrente
Eu acho o scottoiler óptimo para pessoas como eu, que gostam de andar de moto e não estar preocupado com quaisquer outras acções como sejam:
- Lavar a moto;
- Ver a pressão dos pneus
- andara a ver quando devo lubrificar a corrente
Mas eu já vou me lembrando de pôr o spray e desde o verâo que tb tenho visto pressão de pneus (mais ou menos de 2 em 2 depósitos)
- Lavar a moto;
- Ver a pressão dos pneus
- andara a ver quando devo lubrificar a corrente
Mas eu já vou me lembrando de pôr o spray e desde o verâo que tb tenho visto pressão de pneus (mais ou menos de 2 em 2 depósitos)
freddy_krueger- Moto-Evadido
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Localização : Mozelos, S.M.Feira
Moto do momento : Sym Fiddle 125 ST IRON
Data de inscrição : 18/07/2008
Re: Lubrificar a corrente
O sccottoiler é um sistema totalmente automático que funciona (faz pingar o óleo) apenas quando o motor está ligado (liga-se ao sistema de vácuo da moto), sem intervenção nenhuma do motorista. Creio que tem um regulador manual de fluxo. Não sei se as recargas do óleo são "especiais", mas a verdade é que os proprietários do sistema costumam consumir as recargas proprietárias da marca.
A minha ideia é que compensa para quem faz muitos quilómetros. Depois de algumas perguntas aqui e ali, decidi que neste momento não é para mim e "aprendi a gostar" do ritual de pfff pfff. (eu que adoro cardans)
Zé Paulo.
A minha ideia é que compensa para quem faz muitos quilómetros. Depois de algumas perguntas aqui e ali, decidi que neste momento não é para mim e "aprendi a gostar" do ritual de pfff pfff. (eu que adoro cardans)
Zé Paulo.
Re: Lubrificar a corrente
freddy_krueger escreveu:Eu acho o scottoiler óptimo para pessoas como eu, que gostam de andar de moto e não estar preocupado com quaisquer outras acções como sejam:
- Lavar a moto;
- Ver a pressão dos pneus
- andara a ver quando devo lubrificar a corrente
Mas eu já vou me lembrando de pôr o spray e desde o verâo que tb tenho visto pressão de pneus (mais ou menos de 2 em 2 depósitos)
Ver pressão dos pneus de 2 em 2 depósitos... não é para mim!!!
Normalmente verifico a pressão de 2 em 2 meses... aproximadamente 8 em 8 depósitos.
Quanto à corrente, hoje que me dei ao trabalho de lavar a moto, desmontei o plástico que protege a roda dentada que liga a transmissão à corrente. Conclusão, muito lixo que causava pingar todo o chão e julgo estar a "travar" o bom funcionamento da corrente. Após uma hora de petróleo, água e mãos muito sujas ficou como novo! Tenham atenção a isto! Estava a entupir a saída dos três tubos de respiros.
Tenham atenção a estes pormenores... Simples, mas podem causar graves problemas quando não há saída dos respiros. (se alguém souber o nome correcto destes tubos que me elucide)
Esqueci-me disso!
Eh pá, lembrei-me agora que já não lubrifico a corrente vai para oito anos...
Mustafá- Bicicleta
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Re: Lubrificar a corrente
Também, ao que andas, nem que tua moto fosse de corrente, necessitaria - já - de lubrificação!Mustafá escreveu:Éh pá, lembrei-me agora que já não lubrifico a corrente vai para oito anos...
PedroSL- Utilitária
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Re: Lubrificar a corrente
PedroSL escreveu:Também, ao que andas, nem que tua moto fosse de corrente, necessitaria - já - de lubrificação!Mustafá escreveu:Éh pá, lembrei-me agora que já não lubrifico a corrente vai para oito anos...
Este pessoal não percebe que o Psss psss que damos ocasionalmente às nossas motos, é um acto de amor e carinho, para elas saberem que nos lembramos delas e que tratamos delas sempre que precisam!!!
Re: Lubrificar a corrente
RuiSilva escreveu:PedroSL escreveu:Também, ao que andas, nem que tua moto fosse de corrente, necessitaria - já - de lubrificação!Mustafá escreveu:Éh pá, lembrei-me agora que já não lubrifico a corrente vai para oito anos...
Este pessoal não percebe que o Psss psss que damos ocasionalmente às nossas motos, é um acto de amor e carinho, para elas saberem que nos lembramos delas e que tratamos delas sempre que precisam!!!
Olha-me este...
Eu trato a minha com tanto carinho que praticamente só a lavo com água da chuva para não riscar a pintura...
Mesmo a lama, raramente a retiro para que proteja os cromados.
Mas devo reconhecer que não há nada como aquela sensação de... absorção ao contrário...
Um tipo lava a motinha, limpa-a toda e depois, qual cereja em cima do bolo, lubrifica a maravilhosa corrente para que esta dure mais uns quilómetros...
E a desgraçada (da corrente) brinda-nos com óleo pela jante, pela escora, pelo guarda-lamas, etc..., que tão afanosamente havíamos limpo alguns minutos antes...
Vai-te catar oh melga...
Mustafá- Bicicleta
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Re: Lubrificar a corrente
PedroSL escreveu:Também, ao que andas, nem que tua moto fosse de corrente, necessitaria - já - de lubrificação!Mustafá escreveu:Éh pá, lembrei-me agora que já não lubrifico a corrente vai para oito anos...
Oh Sr. Dr. Engenheiro Lateiro,
A esta altura do campeonato só ando de moto em duas situações:
Em trabalho - para me despachar no trânsito e estacionar fácilmente.
Em lazer - Tudo que sejam viagens com duração de pelo menos um dia. Não tenho pachorra para pegar na moto para ir tomar café...
Até porque tenho de poupar-me para fazer duas semanas em Abril a rolar à estonteante velocidade de 40Km/h...
Mustafá- Bicicleta
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Re: Lubrificar a corrente
Mustafá escreveu:PedroSL escreveu:Também, ao que andas, nem que tua moto fosse de corrente, necessitaria - já - de lubrificação!Mustafá escreveu:Éh pá, lembrei-me agora que já não lubrifico a corrente vai para oito anos...
Oh Sr. Dr. Engenheiro Lateiro,
A esta altura do campeonato só ando de moto em duas situações:
Em trabalho - para me despachar no trânsito e estacionar fácilmente.
Em lazer - Tudo que sejam viagens com duração de pelo menos um dia. Não tenho pachorra para pegar na moto para ir tomar café...
Até porque tenho de poupar-me para fazer duas semanas em Abril a rolar à estonteante velocidade de 40Km/h...
Prontos,
É sempre assim. Não podem pôr a lata na oficina e andarem uns dias de moto, que "viram" logo grandes viajantes!
PedroSL- Utilitária
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