Notícias do Dakar
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Notícias do Dakar
O 'motard' francês Pascal Henry, que estava desaparececido desde domingo, foi encontrado morto esta madrugada. O participante no Rali Dakar 2009 estava a ser procurado pela organização, após a segunda etapa entre Santa Rosa e Puerto Madryn, na Argentina.
Em comunicado, a organização da prova informa que o piloto se encontrava "num local de difícil acesso, no meio de uma vegetação muito densa e a quinze metros da sua moto. Retirou o capacete e resguardou-se na sombra, dispondo de água e alimentos perto de si".
A polícia argentina da provincia de Las Pampas vai proceder às investigações legais para determinar as causas da morte.
O piloto francês Pascal Henry participava pela primeira vez no Rali Dakar. Esta foi a única morte registada na 30ª edição da prova, que começou no dia 3 de Janeiro e termina no dia 18 deste mês.
Em comunicado, a organização da prova informa que o piloto se encontrava "num local de difícil acesso, no meio de uma vegetação muito densa e a quinze metros da sua moto. Retirou o capacete e resguardou-se na sombra, dispondo de água e alimentos perto de si".
A polícia argentina da provincia de Las Pampas vai proceder às investigações legais para determinar as causas da morte.
O piloto francês Pascal Henry participava pela primeira vez no Rali Dakar. Esta foi a única morte registada na 30ª edição da prova, que começou no dia 3 de Janeiro e termina no dia 18 deste mês.
PedroSL- Utilitária
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Dakar'2009: JOÃO ROSA ABANDONA APÓS QUEDA VIOLENTA EM QUE PERDE UM DEDO
João Rosa teve uma estreia para esquecer no Dakar. O piloto de Viana do Castelo sofreu uma violenta queda hoje, no decorrer da quarta etapa, entre Ingeniero Jacobacci e Neuquen, devido a falha mecânica.
A peça que liga o quadro da sua moto à roda traseira partiu e deixou o piloto português por terra. João Rosa foi assistido no local e evacuado pelos serviços médicos da organização.
“O braço oscilante da moto partiu-se quando ia atravessar um rio seco. A queda foi feia. Parti um pulso e fiquei sem um dedo. Não sei se os médicos o vão conseguir recuperar”, explicou o piloto de 42 anos, que será operado ainda hoje. O seu regresso a Portugal está previsto para os próximos dias.
Após duas tentativas falhadas de participar no Dakar, João Rosa conseguiu finalmente alinhar à partida da mai mítica das corridas de todo-o-terreno. Quando foi forçado a desistir, seguia nos cinquenta primeiros e a recuperar posições.
A peça que liga o quadro da sua moto à roda traseira partiu e deixou o piloto português por terra. João Rosa foi assistido no local e evacuado pelos serviços médicos da organização.
“O braço oscilante da moto partiu-se quando ia atravessar um rio seco. A queda foi feia. Parti um pulso e fiquei sem um dedo. Não sei se os médicos o vão conseguir recuperar”, explicou o piloto de 42 anos, que será operado ainda hoje. O seu regresso a Portugal está previsto para os próximos dias.
Após duas tentativas falhadas de participar no Dakar, João Rosa conseguiu finalmente alinhar à partida da mai mítica das corridas de todo-o-terreno. Quando foi forçado a desistir, seguia nos cinquenta primeiros e a recuperar posições.
PedroSL- Utilitária
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Hélder Rodrigues
Ontem o português Hélder Rodrigues ascendeu ao 8º lugar da classificação geral de motos do Rali Dakar Argentina-Chile. Hoje cumpre-se a quinta etapa, que vai ligar Neuquen a San Rafael.
PedroSL- Utilitária
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Re: Notícias do Dakar
Notícias tristes nos trazes... Não percebo como é que com tanta tecnologia disponível, os veículos ainda não possuem localizadores GPS de forma a serem socorridos rapidamente em caso de acidente...
Re: Notícias do Dakar
RuiSilva escreveu:Notícias tristes nos trazes... Não percebo como é que com tanta tecnologia disponível, os veículos ainda não possuem localizadores GPS de forma a serem socorridos rapidamente em caso de acidente...
Rui,
Os concorrentes só podem "acionar" os GPS para pedir socorro e a partir desse momento (em que o acionam) passam a estar desclassificados. Significa desistência. O que acontece é que de vez em quando não o conseguem fazer, ou têm esperança de não terem de o fazer e depois... é tarde!!
PedroSL- Utilitária
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Re: Notícias do Dakar
Pois eu acho que este accionamento de GPS deveria ser obrigatório durante todo o percurso...
Percebo as questões que se colocam à organização, nomeadamente devido à questão da navegação do próprio piloto poder ser ajudada, mas acho que acima de tudo, deveria estar a segurança de todos os pilotos...
just my 2 cents...
Percebo as questões que se colocam à organização, nomeadamente devido à questão da navegação do próprio piloto poder ser ajudada, mas acho que acima de tudo, deveria estar a segurança de todos os pilotos...
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freddy_krueger- Moto-Evadido
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Re: Notícias do Dakar
Pelo que me foi falado (sem confirmação) o gps foi accionado e a organização demorou tempo a confirmar se seria falso alarme ou não e demoraram 3 dias a encontrar o piloto (volto a referir, sem confirmação ) Foi o que eu ouvi
mouse- Moto-turista
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07-01-2008 DAKAR
San Rafael, Argentina, 07 Jan (Lusa) - O "motard" português Hélder Rodrigues (KTM) foi hoje quinto classificado na quinta etapa do rali todo-o-terreno Dakar2009, que permitiu a Nasser Al-Attiyah (BMW) ascender à liderança nos automóveis.
O desempenho de Rodrigues na etapa disputada entre as localidades argentinas de Neuquen e San Rafael valeu ao piloto português a subida do oitavo ao sexto lugar da geral na classificação das motos, comandada pelo espanhol Marc Coma (KTM).
A tirada ficou marcada pelo anúncio da morte do "motard" francês Pascal Terry, de 49 anos, cujo corpo foi encontrado terça-feira à noite e que estava a ser procurado desde domingo, dia da segunda etapa, entre Santa Rosa e Puerto Madryn, na Argentina.
Rodrigues concluiu os 506 quilómetros cronometrados a 10.35 minutos do vencedor, o norte-americano Jonah Street (KTM), que se impôs com o tempo de 6:41.06 horas, confirmando-se como o melhor representante luso entre as duas rodas.
O "motard" português reduziu para 1:17.54 horas o atraso para o espanhol Marc Coma (KTM), que hoje foi apenas nono posicionado, mas mantém a liderança destacada, com 27.12 minutos de vantagem sobre Street, segundo colocado.
"A etapa de hoje correu muito bem. Ataquei forte principalmente na parte final e estou satisfeito pela recompensa que significa ter sido o quinto mais rápido na etapa. A partir daqui vai ser complicado, mas não impossível, ganhar mais lugares", assinalou Hélder Rodrigues.
Paulo Gonçalves (Honda) foi o segundo melhor português, na 11ª posição da etapa, a 35.24 minutos do vencedor, ocupando o 12º posto da geral, a 1:57.59 horas de Marc Coma.
Nos automóveis, Al-Attiyah, do Qatar, desalojou o espanhol Carlos Sainz (Volkswagen) da liderança, apesar de ter terminado em quarto na etapa de hoje, ganha pelo sul-africano Giniel De Villiers (Volksawagen), com o tempo de 5:47.43 horas.
Nos camiões, a portuguesa Elisabete Jacinto foi obrigada a desistir, com um incêndio no seu camião MAN, após uma colisão com o "buggy" do piloto Yvan Muller, também obrigado a abandonar a 30ª edição da prova rainha de todo-o-terreno.
RPC.
Lusa
O desempenho de Rodrigues na etapa disputada entre as localidades argentinas de Neuquen e San Rafael valeu ao piloto português a subida do oitavo ao sexto lugar da geral na classificação das motos, comandada pelo espanhol Marc Coma (KTM).
A tirada ficou marcada pelo anúncio da morte do "motard" francês Pascal Terry, de 49 anos, cujo corpo foi encontrado terça-feira à noite e que estava a ser procurado desde domingo, dia da segunda etapa, entre Santa Rosa e Puerto Madryn, na Argentina.
Rodrigues concluiu os 506 quilómetros cronometrados a 10.35 minutos do vencedor, o norte-americano Jonah Street (KTM), que se impôs com o tempo de 6:41.06 horas, confirmando-se como o melhor representante luso entre as duas rodas.
O "motard" português reduziu para 1:17.54 horas o atraso para o espanhol Marc Coma (KTM), que hoje foi apenas nono posicionado, mas mantém a liderança destacada, com 27.12 minutos de vantagem sobre Street, segundo colocado.
"A etapa de hoje correu muito bem. Ataquei forte principalmente na parte final e estou satisfeito pela recompensa que significa ter sido o quinto mais rápido na etapa. A partir daqui vai ser complicado, mas não impossível, ganhar mais lugares", assinalou Hélder Rodrigues.
Paulo Gonçalves (Honda) foi o segundo melhor português, na 11ª posição da etapa, a 35.24 minutos do vencedor, ocupando o 12º posto da geral, a 1:57.59 horas de Marc Coma.
Nos automóveis, Al-Attiyah, do Qatar, desalojou o espanhol Carlos Sainz (Volkswagen) da liderança, apesar de ter terminado em quarto na etapa de hoje, ganha pelo sul-africano Giniel De Villiers (Volksawagen), com o tempo de 5:47.43 horas.
Nos camiões, a portuguesa Elisabete Jacinto foi obrigada a desistir, com um incêndio no seu camião MAN, após uma colisão com o "buggy" do piloto Yvan Muller, também obrigado a abandonar a 30ª edição da prova rainha de todo-o-terreno.
RPC.
Lusa
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Re: Notícias do Dakar
Áfinal não são só os enlatados a dar cabo das motos....o camião da Elisabete deve ter destruido o buggy do Yvan Muller...hihihiPedroSL escreveu:
Nos camiões, a portuguesa Elisabete Jacinto foi obrigada a desistir, com um incêndio no seu camião MAN, após uma colisão com o "buggy" do piloto Yvan Muller, também obrigado a abandonar a 30ª edição da prova rainha de todo-o-terreno.
RPC.
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freddy_krueger- Moto-Evadido
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Re: Notícias do Dakar
Sendo um pouco de má lingua......como é que ela consegiu acertar. Aquilo até é largo.
Só faltava ser como da outra vez que se esqueçeu que o camião tem altas e baixas e reclamou que o camião não estava a puxar como deve de ser
Só faltava ser como da outra vez que se esqueçeu que o camião tem altas e baixas e reclamou que o camião não estava a puxar como deve de ser
mouse- Moto-turista
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Re: Notícias do Dakar
Após o dia de descanso, a caravana do “Dakar” entrou novamente em marcha, com uma etapa de transição antes da chegada ao deserto. Os lusitanos estiveram cautelosos num percurso traiçoeiro, e se Hélder Rodrigues desceu dois lugares na tabela, Paulo Gonçalves permanece no 13.º lugar, enquanto Bianchi Prata ascendeu ao 40.º lugar.
11-01-2009 20:42:38
No reatamento da prova, com 141 pilotos classificados na categoria moto, o pelotão cumpriu a etapa entre Valparaíso e La Serena, incluindo um sector selectivo de 294 Km traçado em média montanha, a altitude variável entre cerca de 300 e 1000 metros. Num percurso que entremeava trilhos sinuosos com outros mais rolantes, o piso era bastante escorregadio, e as muitas ravinas também impunham respeito, determinando cautelas acrescidas na condução.
Ainda durante o dia de descanso, Hélder Rodrigues tinha recuperado o 6.º lugar da classificação geral, pois 20 minutos de penalização atribuídos a Jordi Viladoms implicaram a descida na tabela do piloto espanhol. Todavia, o lusitano não conseguiu hoje sustentar a posição, ao ser 12.º na etapa. Na classificação geral foi ultrapassado por Viladoms e Lopez, descendo para o 8.º posto. No entanto, face ao perfil das próximas jornadas, Rodrigues continua plenamente envolvido na luta pelos lugares cimeiros, ele que está a meia-hora do terceiro classificado.
Face às características de terreno, também Paulo Gonçalves "jogou pelo seguro", em ritmo rápido mas sem correr riscos. "Foi um dia positivo, com uma etapa perigosa ao estilo da serra algarvia. Fui cauteloso e consegui um bom resultado," esclareceu Gonçalves, 11.º e melhor português na etapa. O piloto de Esposende mantém o 13.º lugar na "geral", mas reduziu para escassos 55 segundos a sua desvantagem face ao predecessor imediato, o brasileiro Zé Hélio.
Bianchi Prata rodou igualmente de forma calculista, mas ainda assim foi 34.º na etapa. O piloto do Porto admitiu que a sua principal preocupação consistiu em evitar enganos de percurso, pois "por um erro na navegação perdia-se imenso tempo. Portanto, não arrisquei nada e fiz uma navegação limpa, sem erros." A táctica também permitiu a Bianchi subir alguns lugares na tabela, passando para 40.ª posição na "geral".
A etapa foi ganha por Cyril Despres, embora com pouca vantagem sobre Marc Coma e Francisco Lopez. Já o americano Jonah Street perdeu cerca de meia-hora para os mais rápidos, baixando ao 4.º lugar da prova. O espanhol Coma permanece na liderança, tendo mais de uma hora de avanço sobre o segundo classificado, agora David Fretigné com a sua 450cc. Cyril Despres já é 3.º classificado, mas a 1h33m do comandante.
Amanhã, a nona etapa, entre La Serena e Copiapo, marca a chegada ao árido deserto de Atacama. Após 88 Km de ligação, os concorrentes terão um rude exercício no sector selectivo com 449 Km de extensão.
Classificação Geral – Após a 8.ª etapa: 1.º Marc Coma (KTM) 26h23m47s; 2.º David Fretigné (Yamaha) a 1h06.28; 3.º Cyril Despres (KTM) a 1h33.34; 4.º Jonah Street (KTM) a 1h39.07; 5.º Pal Anders Ullevalseter (KTM) a 1h42.24; 6.º Jordi Viladoms (KTM) a 1h55.42; 7.º Francisco Lopez (KTM) a 2h00.38; 8.º Hélder Rodrigues (KTM) a 2h03.57; 9.º David Casteu (KTM) a 2h06.56; 10.º Frans Verhoeven (KTM) a 2h22.17; …13.º Paulo Gonçalves (Honda) a 3h00.54; … 40.º Bianchi Prata (BMW) a 8h12.33; etc.
Fonte: FNM
11-01-2009 20:42:38
No reatamento da prova, com 141 pilotos classificados na categoria moto, o pelotão cumpriu a etapa entre Valparaíso e La Serena, incluindo um sector selectivo de 294 Km traçado em média montanha, a altitude variável entre cerca de 300 e 1000 metros. Num percurso que entremeava trilhos sinuosos com outros mais rolantes, o piso era bastante escorregadio, e as muitas ravinas também impunham respeito, determinando cautelas acrescidas na condução.
Ainda durante o dia de descanso, Hélder Rodrigues tinha recuperado o 6.º lugar da classificação geral, pois 20 minutos de penalização atribuídos a Jordi Viladoms implicaram a descida na tabela do piloto espanhol. Todavia, o lusitano não conseguiu hoje sustentar a posição, ao ser 12.º na etapa. Na classificação geral foi ultrapassado por Viladoms e Lopez, descendo para o 8.º posto. No entanto, face ao perfil das próximas jornadas, Rodrigues continua plenamente envolvido na luta pelos lugares cimeiros, ele que está a meia-hora do terceiro classificado.
Face às características de terreno, também Paulo Gonçalves "jogou pelo seguro", em ritmo rápido mas sem correr riscos. "Foi um dia positivo, com uma etapa perigosa ao estilo da serra algarvia. Fui cauteloso e consegui um bom resultado," esclareceu Gonçalves, 11.º e melhor português na etapa. O piloto de Esposende mantém o 13.º lugar na "geral", mas reduziu para escassos 55 segundos a sua desvantagem face ao predecessor imediato, o brasileiro Zé Hélio.
Bianchi Prata rodou igualmente de forma calculista, mas ainda assim foi 34.º na etapa. O piloto do Porto admitiu que a sua principal preocupação consistiu em evitar enganos de percurso, pois "por um erro na navegação perdia-se imenso tempo. Portanto, não arrisquei nada e fiz uma navegação limpa, sem erros." A táctica também permitiu a Bianchi subir alguns lugares na tabela, passando para 40.ª posição na "geral".
A etapa foi ganha por Cyril Despres, embora com pouca vantagem sobre Marc Coma e Francisco Lopez. Já o americano Jonah Street perdeu cerca de meia-hora para os mais rápidos, baixando ao 4.º lugar da prova. O espanhol Coma permanece na liderança, tendo mais de uma hora de avanço sobre o segundo classificado, agora David Fretigné com a sua 450cc. Cyril Despres já é 3.º classificado, mas a 1h33m do comandante.
Amanhã, a nona etapa, entre La Serena e Copiapo, marca a chegada ao árido deserto de Atacama. Após 88 Km de ligação, os concorrentes terão um rude exercício no sector selectivo com 449 Km de extensão.
Classificação Geral – Após a 8.ª etapa: 1.º Marc Coma (KTM) 26h23m47s; 2.º David Fretigné (Yamaha) a 1h06.28; 3.º Cyril Despres (KTM) a 1h33.34; 4.º Jonah Street (KTM) a 1h39.07; 5.º Pal Anders Ullevalseter (KTM) a 1h42.24; 6.º Jordi Viladoms (KTM) a 1h55.42; 7.º Francisco Lopez (KTM) a 2h00.38; 8.º Hélder Rodrigues (KTM) a 2h03.57; 9.º David Casteu (KTM) a 2h06.56; 10.º Frans Verhoeven (KTM) a 2h22.17; …13.º Paulo Gonçalves (Honda) a 3h00.54; … 40.º Bianchi Prata (BMW) a 8h12.33; etc.
Fonte: FNM
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Re: Notícias do Dakar
A caravana chegou finalmente ao ponto crucial deste "Dakar" sul-americano, o deserto de Atacama, a descobrir em três etapas consecutivas. Hoje, as grandes dunas já marcaram presença, essencialmente na última trintena de quilómetros do sector selectivo, que foi reduzido dos previstos 449 Km para 430 Km, para na ponta final evitar a travessia de cordões de dunas, cuja areia estava muito mole e instável.
Hélder Rodrigues e Paulo Gonçalves subiram dois lugares na "geral", o que parcialmente se deve ao abandono do norte-americano Jonah Street, que ocupava a 4.ª posição e, com um pulso lesionado, já não arrancou para esta etapa. Depois, cada um dos lusitanos ultrapassou um adversário – enquanto Rodrigues beneficiava do atraso do norueguês Ullevalseter, que caiu para o 9.º posto, Gonçalves bateu por margem esclarecedora o adversário directo nas etapas anteriores, o brasileiro Zé Hélio.
Sétimo na etapa, na parte final do sector selectivo Hélder Rodrigues esteve particularmente concentrado na navegação, para evitar perder-se. "Hesitei duas vezes e a partir dessa altura apostei num ritmo mais calmo, concentrando-me no "road-book" e no GPS, em detrimento da velocidade", esclareceu o lusitano. A táctica deu bons resultados, pois além da subida na tabela classificativa, Hélder encontra-se apenas a 29 segundos do espanhol Jordi Viladoms, 5.º colocado.
Em bom plano cotou-se também Paulo Gonçalves, 9.º classificado numa etapa "muito desgastante fisicamente. Em deserto aberto a navegação complica-se, é a zona mais exigente de todo o rali," afirmou o piloto de Esposende, que neste dia conseguiu ganhar cerca de 25 minutos ao brasileiro Zé Hélio. Assim, inverteram-se as posições entre eles, com o português a usufruir agora de 26m06s sobre o rival. Por outro lado, Gonçalves tem apenas 10m53s de atraso para o 10.º classificado, o holandês Knuiman, mantendo totalmente em aberto as possibilidades de entrar no grupo dos dez primeiros.
Quanto a Pedro Bianchi Prata, foi o 49.º classificado nesta etapa. Até ao momento em que escrevemos estas linhas, quando ainda só tinham chegado ao acampamento 92 pilotos das motos, dos 136 classificados à partida do dia, segundo a classificação provisória o condutor da BMW mantinha o 40.º lugar da "geral", sendo o 15.º entre os concorrentes que tripulam máquinas até 450cc.
O holandês Frans Verhoeven conquistou a sua segunda vitória em etapas neste "Dakar", seguido por David Fretigné. Porém, entre os três primeiros da "geral" as diferenças mantiveram-se estáveis, pois Marc Coma continua solidamente instalado na dianteira, com 1h04m sobre Fretigné e 1h34m relativamente a Despres.
Amanhã, após uma curta ligação, a décima etapa – com partida e chegada em Copiapo – inclui o sector selectivo mais longo da prova, com nada menos de 670 Km. Caso seja cumprido integralmente o percurso agendado, as dunas vão voltar a aparecer em força nos primeiros 20 Km, e sobretudo na última centena de quilómetros desta difícil jornada.
Classificação Geral – Após a 9.ª etapa: 1.º Marc Coma (KTM) 37h04m47s; 2.º David Fretigné (Yamaha) a 1h04.38; 3.º Cyril Despres (KTM) a 1h34.38; 4.º Francisco Lopez (KTM) a 1h59.19; 5.º Jordi Viladoms (KTM) a 2h08.57; 6.º Hélder Rodrigues (KTM) a 2h09.26; 7.º David Casteu (KTM) a 2h01.18; 8.º Frans Verhoeven (KTM) a 2h17.18; 9.º Pal Anders Ullevalseter (KTM) a 2h21.52; 10.º Henk Knuiman (KTM) a 3h00.57; 11.º Paulo Gonçalves (Honda) a 3h11.50; … 40.º Bianchi Prata (BMW) a 9h55.54; etc.
Fonte: F.N.M.
Hélder Rodrigues e Paulo Gonçalves subiram dois lugares na "geral", o que parcialmente se deve ao abandono do norte-americano Jonah Street, que ocupava a 4.ª posição e, com um pulso lesionado, já não arrancou para esta etapa. Depois, cada um dos lusitanos ultrapassou um adversário – enquanto Rodrigues beneficiava do atraso do norueguês Ullevalseter, que caiu para o 9.º posto, Gonçalves bateu por margem esclarecedora o adversário directo nas etapas anteriores, o brasileiro Zé Hélio.
Sétimo na etapa, na parte final do sector selectivo Hélder Rodrigues esteve particularmente concentrado na navegação, para evitar perder-se. "Hesitei duas vezes e a partir dessa altura apostei num ritmo mais calmo, concentrando-me no "road-book" e no GPS, em detrimento da velocidade", esclareceu o lusitano. A táctica deu bons resultados, pois além da subida na tabela classificativa, Hélder encontra-se apenas a 29 segundos do espanhol Jordi Viladoms, 5.º colocado.
Em bom plano cotou-se também Paulo Gonçalves, 9.º classificado numa etapa "muito desgastante fisicamente. Em deserto aberto a navegação complica-se, é a zona mais exigente de todo o rali," afirmou o piloto de Esposende, que neste dia conseguiu ganhar cerca de 25 minutos ao brasileiro Zé Hélio. Assim, inverteram-se as posições entre eles, com o português a usufruir agora de 26m06s sobre o rival. Por outro lado, Gonçalves tem apenas 10m53s de atraso para o 10.º classificado, o holandês Knuiman, mantendo totalmente em aberto as possibilidades de entrar no grupo dos dez primeiros.
Quanto a Pedro Bianchi Prata, foi o 49.º classificado nesta etapa. Até ao momento em que escrevemos estas linhas, quando ainda só tinham chegado ao acampamento 92 pilotos das motos, dos 136 classificados à partida do dia, segundo a classificação provisória o condutor da BMW mantinha o 40.º lugar da "geral", sendo o 15.º entre os concorrentes que tripulam máquinas até 450cc.
O holandês Frans Verhoeven conquistou a sua segunda vitória em etapas neste "Dakar", seguido por David Fretigné. Porém, entre os três primeiros da "geral" as diferenças mantiveram-se estáveis, pois Marc Coma continua solidamente instalado na dianteira, com 1h04m sobre Fretigné e 1h34m relativamente a Despres.
Amanhã, após uma curta ligação, a décima etapa – com partida e chegada em Copiapo – inclui o sector selectivo mais longo da prova, com nada menos de 670 Km. Caso seja cumprido integralmente o percurso agendado, as dunas vão voltar a aparecer em força nos primeiros 20 Km, e sobretudo na última centena de quilómetros desta difícil jornada.
Classificação Geral – Após a 9.ª etapa: 1.º Marc Coma (KTM) 37h04m47s; 2.º David Fretigné (Yamaha) a 1h04.38; 3.º Cyril Despres (KTM) a 1h34.38; 4.º Francisco Lopez (KTM) a 1h59.19; 5.º Jordi Viladoms (KTM) a 2h08.57; 6.º Hélder Rodrigues (KTM) a 2h09.26; 7.º David Casteu (KTM) a 2h01.18; 8.º Frans Verhoeven (KTM) a 2h17.18; 9.º Pal Anders Ullevalseter (KTM) a 2h21.52; 10.º Henk Knuiman (KTM) a 3h00.57; 11.º Paulo Gonçalves (Honda) a 3h11.50; … 40.º Bianchi Prata (BMW) a 9h55.54; etc.
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Re: Notícias do Dakar
Para não variar, também a décima etapa desta maratona sul-americana viu o percurso reduzido. A partida foi retardada em 2h40m por causa do denso nevoeiro matinal, que impossibilitava a descolagem dos helicópteros da organização, e depois foram retirados quase duzentos quilómetros ao "miolo" do sector selectivo, baixando dos previstos 670 Km para efectivos 476 Km, ainda assim muito "duros de roer".
Hélder Rodrigues voltou a evidenciar-se, ao conseguir o 4.º lugar na etapa. Além disso, beneficiou do azar de Francisco Lopez, vítima de aparatosa queda, que custou ao chileno meia-hora de atraso para os mais rápidos do dia. Em consequência, Lopez baixou quatro lugares na tabela, enquanto Rodrigues ocupa agora uma posição a condizer com o número aplicado na sua moto – é 5.º da "geral".
Numa jornada que nem começou da melhor maneira – era apenas 17.º no primeiro controle – Hélder encetou depois uma vigorosa recuperação, culminada com uma ponta final em grande estilo na passagem das dunas. "Igualei a minha melhor posição até agora no Dakar, mas quero melhorá-la e chegar, se possível, ao terceiro lugar. Sei que vai ser difícil mas vou batalhar e… tudo pode ainda acontecer", confessou Hélder Rodrigues, que continua a "levar a água ao seu moinho", estando normalmente no "sítio certo" para explorar as falhas da concorrência.
Paulo Gonçalves foi 12.º classificado nesta etapa e, pela primeira vez, o mais rápido entre os condutores de motos até 450cc. O piloto de Esposende consolidou a 11.ª posição que ocupa na tabela geral, visto ter ganho hoje mais onze minutos a Zé Hélio, dilatando para 37m10s a vantagem acumulada face ao piloto brasileiro.
"Hoje foi um dia extremamente difícil e cansativo, onde a navegação se mostrou fulcral," explicou Gonçalves. "Tivemos que ultrapassar dunas que eram verdadeiras montanhas de areia. Havia zonas muito rápidas onde procurei nunca arriscar demasiado, tentando aplicar um ritmo que me mantivesse próximo dos meus objectivos".
Mais atrás, Pedro Bianchi Prata foi 47.º neste dia, subindo um lugar na "geral", para o 39.º posto. O piloto da BMW gostou do sector selectivo, que incluía "partes de muita areia e pedra, e passagens em zonas montanhosas. A parte que me deu mais prazer foi, sem dúvida, as dunas. Havia descidas com mais de um quilómetro… realmente impressionante! Com dunas desse tamanho todo o cuidado é pouco e optei por não andar muito rápido, para reduzir os riscos," esclareceu Bianchi Prata.
Na luta pela vitória, ao Km 291 Cyril Despres teve um erro de percurso, levando atrás de si os adversários que lhe faziam marcação cerrada, Coma e Lopez. Os pilotos andaram numa pista errada durante duas dúzias de quilómetros, sendo a ocasião aproveitada por outros concorrentes para brilharem. Assim, Jordi Viladoms ganhou a etapa, seguido de Alain Duclos. Despres foi apenas 6.º, só ganhando 3m27s a Coma.
Para o líder Marc Coma a situação continua a ser extremamente favorável, pois até aumentou significativamente (para 1h24m) a vantagem face ao 2.º classificado, David Fretigné, enquanto Despres é 3.º a 1h31m do espanhol.
Amanhã vai ser um dia pacífico, pois a organização decidiu anular o sector selectivo de 215 Km, previsto para a 11.ª etapa. Na base da decisão está o intenso nevoeiro anunciado para a zona pelas previsões meteorológicas, bem como a necessidade de cumprir o "timing" horário na passagem da Cordilheira dos Andes e da fronteira entre o Chile e a Argentina. Assim, entre Copiapo e Fiambala, o longo percurso será efectuado em regime de ligação.
Classificação Geral – Após a 10.ª etapa: 1.º Marc Coma (KTM) 43h52m30s; 2.º David Fretigné (Yamaha) a 1h24.50; 3.º Cyril Despres (KTM) a 1h31.11; 4.º Jordi Viladoms (KTM) a 1h56.40; 5.º Hélder Rodrigues (KTM) a 2h05.38; 6.º David Casteu (KTM) a 2h07.45; 7.º Pal Anders Ullevalseter (KTM) a 2h11.42; 8.º Francisco Lopez (KTM) a 2h22.23; 9.º Frans Verhoeven (KTM) a 2h25.34; 10.º Henk Knuiman (KTM) a 3h04.25; 11.º Paulo Gonçalves (Honda) a 3h27.48; … 39.º Bianchi Prata (BMW) a 11h16.45; etc.
Fonte: F.N.M.
Hélder Rodrigues voltou a evidenciar-se, ao conseguir o 4.º lugar na etapa. Além disso, beneficiou do azar de Francisco Lopez, vítima de aparatosa queda, que custou ao chileno meia-hora de atraso para os mais rápidos do dia. Em consequência, Lopez baixou quatro lugares na tabela, enquanto Rodrigues ocupa agora uma posição a condizer com o número aplicado na sua moto – é 5.º da "geral".
Numa jornada que nem começou da melhor maneira – era apenas 17.º no primeiro controle – Hélder encetou depois uma vigorosa recuperação, culminada com uma ponta final em grande estilo na passagem das dunas. "Igualei a minha melhor posição até agora no Dakar, mas quero melhorá-la e chegar, se possível, ao terceiro lugar. Sei que vai ser difícil mas vou batalhar e… tudo pode ainda acontecer", confessou Hélder Rodrigues, que continua a "levar a água ao seu moinho", estando normalmente no "sítio certo" para explorar as falhas da concorrência.
Paulo Gonçalves foi 12.º classificado nesta etapa e, pela primeira vez, o mais rápido entre os condutores de motos até 450cc. O piloto de Esposende consolidou a 11.ª posição que ocupa na tabela geral, visto ter ganho hoje mais onze minutos a Zé Hélio, dilatando para 37m10s a vantagem acumulada face ao piloto brasileiro.
"Hoje foi um dia extremamente difícil e cansativo, onde a navegação se mostrou fulcral," explicou Gonçalves. "Tivemos que ultrapassar dunas que eram verdadeiras montanhas de areia. Havia zonas muito rápidas onde procurei nunca arriscar demasiado, tentando aplicar um ritmo que me mantivesse próximo dos meus objectivos".
Mais atrás, Pedro Bianchi Prata foi 47.º neste dia, subindo um lugar na "geral", para o 39.º posto. O piloto da BMW gostou do sector selectivo, que incluía "partes de muita areia e pedra, e passagens em zonas montanhosas. A parte que me deu mais prazer foi, sem dúvida, as dunas. Havia descidas com mais de um quilómetro… realmente impressionante! Com dunas desse tamanho todo o cuidado é pouco e optei por não andar muito rápido, para reduzir os riscos," esclareceu Bianchi Prata.
Na luta pela vitória, ao Km 291 Cyril Despres teve um erro de percurso, levando atrás de si os adversários que lhe faziam marcação cerrada, Coma e Lopez. Os pilotos andaram numa pista errada durante duas dúzias de quilómetros, sendo a ocasião aproveitada por outros concorrentes para brilharem. Assim, Jordi Viladoms ganhou a etapa, seguido de Alain Duclos. Despres foi apenas 6.º, só ganhando 3m27s a Coma.
Para o líder Marc Coma a situação continua a ser extremamente favorável, pois até aumentou significativamente (para 1h24m) a vantagem face ao 2.º classificado, David Fretigné, enquanto Despres é 3.º a 1h31m do espanhol.
Amanhã vai ser um dia pacífico, pois a organização decidiu anular o sector selectivo de 215 Km, previsto para a 11.ª etapa. Na base da decisão está o intenso nevoeiro anunciado para a zona pelas previsões meteorológicas, bem como a necessidade de cumprir o "timing" horário na passagem da Cordilheira dos Andes e da fronteira entre o Chile e a Argentina. Assim, entre Copiapo e Fiambala, o longo percurso será efectuado em regime de ligação.
Classificação Geral – Após a 10.ª etapa: 1.º Marc Coma (KTM) 43h52m30s; 2.º David Fretigné (Yamaha) a 1h24.50; 3.º Cyril Despres (KTM) a 1h31.11; 4.º Jordi Viladoms (KTM) a 1h56.40; 5.º Hélder Rodrigues (KTM) a 2h05.38; 6.º David Casteu (KTM) a 2h07.45; 7.º Pal Anders Ullevalseter (KTM) a 2h11.42; 8.º Francisco Lopez (KTM) a 2h22.23; 9.º Frans Verhoeven (KTM) a 2h25.34; 10.º Henk Knuiman (KTM) a 3h04.25; 11.º Paulo Gonçalves (Honda) a 3h27.48; … 39.º Bianchi Prata (BMW) a 11h16.45; etc.
Fonte: F.N.M.
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Moto do momento : Honda CB Seven-Fifty
Data de inscrição : 16/08/2008
Dois lusitanos no “Top Ten”
Este "Dakar" sul-americano deve passar à história por três aspectos determinantes: a grande variedade na tipologia de terrenos utilizados, a exigência dos percursos e as sistemáticas amputações à quilometragem pré-definida. Uma vez mais, também hoje o sector selectivo foi encurtado em 30 Km – baixou de 253 para 223 Km – a pedido das autoridades argentinas, pois recentemente foram feitas importantes descobertas arqueológicas na região de Fiambala, numa zona onde a caravana devia passar.
Após um dia cumprido em ligação na travessia do Andes, hoje a etapa entre Fiambala e La Rioja – já integralmente em território argentino – foi "temperada" pelo aparecimento de chuva e vento forte, num sector selectivo em piso de areia, no qual pontificavam as macias dunas de areia branca.
Hélder Rodrigues teve desempenho regular, e como vem sendo hábito com melhor rendimento na fase final da jornada. O lusitano foi 10.º na etapa e também beneficiou da conjugação de resultados para manter o 5.º lugar na "geral", pois embora tenha sido passado pelo francês Casteu, conseguiu superar o espanhol Viladoms. Além disso, Rodrigues segurou a posição apenas por 3 segundos, tal é a escassa vantagem face ao norueguês Ullevalseter, o que poderá determinar um final de prova ao "sprint" para o piloto de Almargem do Bispo.
Paulo Gonçalves arrancou para esta etapa já instalado no 10.º posto da "geral", pois no dia anterior alguns concorrentes foram brindados com quatro horas de penalização, entre eles o chileno Francisco Lopez, que por isso baixou de 8.º para 15.º. O piloto de Esposende continua em bom ritmo, foi 12.º na etapa e alicerçou a sua presença no "top ten", pois possui quase meia-hora de vantagem para o perseguidor imediato, agora o polaco Przygonski.
"A etapa de hoje foi pequena mas muito dura, com muitos caminhos off-road, muita navegação," esclareceu Gonçalves. "A especial foi toda ela em areia, a travessia das dunas muito complicada e desgastante para a moto," concluiu o piloto, que mantém o 2.º lugar entre os condutores de máquinas até 450cc.
Também Pedro Bianchi Prata beneficiou com as penalizações sofridas por alguns adversários, e já ontem tinha sido reclassificado para o 34.º posto. Hoje, o piloto do Porto subiu mais um lugar na "geral", após ter sido também o 33.º mais rápido na etapa, e tem hipóteses de chegar ao fim entre os trinta primeiros, pois está apenas a 19.30s do trigésimo classificado.
"Nunca vi dunas de areia tão branca," confessou Bianchi. "A especial era técnica, com muita navegação, e na parte final havia a passagem de um desfiladeiro em que a navegação era particularmente difícil." Sobre a globalidade da prova, o lusitano considera que este "Dakar" fica marcado pela "variedade de paisagens e percursos. São muitos dias mas todos diferentes, e isso aumenta o desafio porque temos que nos adaptar aos diferentes terrenos."
Marc Coma continua "de pedra e cal" no comando da prova. O francês Cyril Despres venceu mais uma etapa, subiu ao 2.º lugar da "geral", por troca com David Fretigné – que teve alguns problemas mecânicos – mas só ganhou 1m23s a Coma. Assim, o espanhol mantém praticamente uma hora e meia de vantagem sobre Despres.
A décima terceira e penúltima etapa disputa-se amanhã, entre La Rioja e Córdoba. Se não houver mais alterações de última hora, o pelotão irá percorrer 753 Km, dos quais 545 em sector selectivo, em piso de terra e com sectores pedregosos, num traçado de perfil variado.
Classificação Geral – Após a 12.ª etapa: 1.º Marc Coma (KTM) 47h51.30s; 2.º Cyril Despres (KTM) a 1h29.48; 3.º David Fretigné (Yamaha) a 1h33.55; 4.º David Casteu (KTM) a 2h16.13; 5.º Hélder Rodrigues (KTM) a 2h24.04; 6.º Pal Anders Ullevalseter (KTM) a 2h24.07; 7.º Jordi Viladoms (KTM) a 2h27.57; 8.º Frans Verhoeven (KTM) a 2h45.14; 9.º Henk Knuiman (KTM) a 3h14.49; 10.º Paulo Gonçalves (Honda) a 3h53.16; … 33.º Bianchi Prata (BMW) a 12h38.11; etc.
Fonte: F.N.M.
Após um dia cumprido em ligação na travessia do Andes, hoje a etapa entre Fiambala e La Rioja – já integralmente em território argentino – foi "temperada" pelo aparecimento de chuva e vento forte, num sector selectivo em piso de areia, no qual pontificavam as macias dunas de areia branca.
Hélder Rodrigues teve desempenho regular, e como vem sendo hábito com melhor rendimento na fase final da jornada. O lusitano foi 10.º na etapa e também beneficiou da conjugação de resultados para manter o 5.º lugar na "geral", pois embora tenha sido passado pelo francês Casteu, conseguiu superar o espanhol Viladoms. Além disso, Rodrigues segurou a posição apenas por 3 segundos, tal é a escassa vantagem face ao norueguês Ullevalseter, o que poderá determinar um final de prova ao "sprint" para o piloto de Almargem do Bispo.
Paulo Gonçalves arrancou para esta etapa já instalado no 10.º posto da "geral", pois no dia anterior alguns concorrentes foram brindados com quatro horas de penalização, entre eles o chileno Francisco Lopez, que por isso baixou de 8.º para 15.º. O piloto de Esposende continua em bom ritmo, foi 12.º na etapa e alicerçou a sua presença no "top ten", pois possui quase meia-hora de vantagem para o perseguidor imediato, agora o polaco Przygonski.
"A etapa de hoje foi pequena mas muito dura, com muitos caminhos off-road, muita navegação," esclareceu Gonçalves. "A especial foi toda ela em areia, a travessia das dunas muito complicada e desgastante para a moto," concluiu o piloto, que mantém o 2.º lugar entre os condutores de máquinas até 450cc.
Também Pedro Bianchi Prata beneficiou com as penalizações sofridas por alguns adversários, e já ontem tinha sido reclassificado para o 34.º posto. Hoje, o piloto do Porto subiu mais um lugar na "geral", após ter sido também o 33.º mais rápido na etapa, e tem hipóteses de chegar ao fim entre os trinta primeiros, pois está apenas a 19.30s do trigésimo classificado.
"Nunca vi dunas de areia tão branca," confessou Bianchi. "A especial era técnica, com muita navegação, e na parte final havia a passagem de um desfiladeiro em que a navegação era particularmente difícil." Sobre a globalidade da prova, o lusitano considera que este "Dakar" fica marcado pela "variedade de paisagens e percursos. São muitos dias mas todos diferentes, e isso aumenta o desafio porque temos que nos adaptar aos diferentes terrenos."
Marc Coma continua "de pedra e cal" no comando da prova. O francês Cyril Despres venceu mais uma etapa, subiu ao 2.º lugar da "geral", por troca com David Fretigné – que teve alguns problemas mecânicos – mas só ganhou 1m23s a Coma. Assim, o espanhol mantém praticamente uma hora e meia de vantagem sobre Despres.
A décima terceira e penúltima etapa disputa-se amanhã, entre La Rioja e Córdoba. Se não houver mais alterações de última hora, o pelotão irá percorrer 753 Km, dos quais 545 em sector selectivo, em piso de terra e com sectores pedregosos, num traçado de perfil variado.
Classificação Geral – Após a 12.ª etapa: 1.º Marc Coma (KTM) 47h51.30s; 2.º Cyril Despres (KTM) a 1h29.48; 3.º David Fretigné (Yamaha) a 1h33.55; 4.º David Casteu (KTM) a 2h16.13; 5.º Hélder Rodrigues (KTM) a 2h24.04; 6.º Pal Anders Ullevalseter (KTM) a 2h24.07; 7.º Jordi Viladoms (KTM) a 2h27.57; 8.º Frans Verhoeven (KTM) a 2h45.14; 9.º Henk Knuiman (KTM) a 3h14.49; 10.º Paulo Gonçalves (Honda) a 3h53.16; … 33.º Bianchi Prata (BMW) a 12h38.11; etc.
Fonte: F.N.M.
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Re: Notícias do Dakar
A quantidade de incidentes que tem havido nos últimos anos de Dakar leva-me a crer que não demorará muito a ser encerrada... Ainda para mais com a "crise da crise"... Muitos incidentes, acidentes e organização complicada. Lamento ver mortes e acidentes grave num evento que deveria ser apenas competitivo.
Portugueses reforçam posições
Mais um sector selectivo drasticamente encurtado?... Pois aconteceu mesmo!!! Desta vez, na penúltima etapa da prova, a organização teve de eliminar os primeiros 324 Km da "especial", pois o terreno ficou impraticável devido à chuva intensa caída na véspera. Assim, e depois de uma longa ligação, restaram 220 km para dar corpo ao sector selectivo, alternando partes rápidas e sinuosas num percurso que integrava muitas pistas utilizadas no Rali da Argentina em automóvel. O piso oferecia pouca tracção e os concorrentes tinham ainda de tomar cautelas perante as numerosas ravinas que bordejavam a pista, num traçado exigente em matéria de pilotagem e com pouca navegação.
Hélder Rodrigues realizou uma boa operação nesta importante batalha pela posse do 5.º lugar, que envolve três pilotos. O lusitano arrancou apenas com 3 segundos de vantagem sobre Pal Anders Ullevalseter, foi 8.º na tirada e, sobretudo, ganhou mais 41 segundos ao norueguês, mas perdeu algum tempo face a Jordi Viladoms.
Feitas as contas, Rodrigues vai entrar na última etapa com 44 segundos de vantagem sobre Ullevalseter e 2m47s relativamente a Viladoms. Uma situação complexa para gerir, pois o piloto nacional terá de aplicar um ritmo suficientemente rápido para defender o 5.º posto, mas sem correr riscos susceptíveis de estragar a festa da chegada a Buenos Aires. Em condições normais – se é que isso existe no "Dakar" – muito improvável será uma subida na tabela, pois Hélder está a 8m54s do 4.º classificado, David Casteu. Mas como o último dia ainda inclui um sector selectivo de dimensão generosa, com 227 Km – até ver… – em pistas bastante rápidas, muita coisa pode acontecer.
Hélder Rodrigues está ciente das dificuldades que o aguardam na jornada decisiva. "Hoje dei mesmo o máximo para defender o meu 5.º lugar dos ataques do Ullevalseter e do Viladoms. Tarefa que consegui! Para manter a posição amanhã, não terei outra hipótese senão fazer a mesma coisa," confessa o piloto português.
Por seu turno, Paulo Gonçalves tem o seu actual posicionamento bastante mais consolidado. O minhoto foi 14.º na etapa e permanece no 10.º lugar da "geral", com 30m38s de avanço sobre o polaco Przygonski, e 44m19s face ao brasileiro Zé Hélio. Portanto, tem "tudo na mão" para cumprir o objectivo de terminar a prova nos dez primeiros, podendo desenvolver uma toada calculista na etapa de encerramento.
Hoje, Gonçalves esteve cauteloso numa "especial" muito rápida e escorregadia. Agora, "ao contrário dos outros Dakar, amanhã temos uma "especial" longa, de 220 km, onde ainda tudo pode acontecer", recorda o piloto de Esposende, apostado em ser prudente para chegar ao fim em boa ordem.
Pedro Bianchi Prata também prossegue em ritmo certo, sendo 32.º classificado nesta penúltima etapa. Em consequência, subiu dois degraus na "geral", para o 31.º lugar. O portuense está apenas a 2m21s do 30.º classificado (e a 3m07s do 29.º), e como tal mantém aspirações a concluir a prova no lote dos trinta primeiros.
Na frente, as faixas de triunfador estão cada vez mais perto de serem envergadas por Marc Coma. Hoje, Cyril Despres obteve a sua quinta vitória em etapas neste "Dakar" sul-americano, mas só reduziu em 1m45s o atraso para o espanhol, pelo que Coma continua a ter quase hora e meia de avanço sobre o rival.
Amanhã, a derradeira etapa, entre Córdoba e Buenos Aires, deverá ter 792 Km de extensão, dos quais 220 Km integram o último sector selectivo deste "Dakar" 2009.
Classificação Geral – Após a 13.ª etapa: 1.º Marc Coma (KTM) 50h26m50s; 2.º Cyril Despres (KTM) a 1h28.03; 3.º David Fretigné (Yamaha) a 1h34.47; 4.º David Casteu (KTM) a 2h18.23; 5.º Hélder Rodrigues (KTM) a 2h27.17; 6.º Pal Anders Ullevalseter (KTM) a 2h28.01; 7.º Jordi Viladoms (KTM) a 2h30.04; 8.º Frans Verhoeven (KTM) a 2h50.33; 9.º Henk Knuiman (KTM) a 3h21.59; 10.º Paulo Gonçalves (Honda) a 4h03.48; … 31.º Bianchi Prata (BMW) a 12h59.13; etc.
Fonte: FNM
Hélder Rodrigues realizou uma boa operação nesta importante batalha pela posse do 5.º lugar, que envolve três pilotos. O lusitano arrancou apenas com 3 segundos de vantagem sobre Pal Anders Ullevalseter, foi 8.º na tirada e, sobretudo, ganhou mais 41 segundos ao norueguês, mas perdeu algum tempo face a Jordi Viladoms.
Feitas as contas, Rodrigues vai entrar na última etapa com 44 segundos de vantagem sobre Ullevalseter e 2m47s relativamente a Viladoms. Uma situação complexa para gerir, pois o piloto nacional terá de aplicar um ritmo suficientemente rápido para defender o 5.º posto, mas sem correr riscos susceptíveis de estragar a festa da chegada a Buenos Aires. Em condições normais – se é que isso existe no "Dakar" – muito improvável será uma subida na tabela, pois Hélder está a 8m54s do 4.º classificado, David Casteu. Mas como o último dia ainda inclui um sector selectivo de dimensão generosa, com 227 Km – até ver… – em pistas bastante rápidas, muita coisa pode acontecer.
Hélder Rodrigues está ciente das dificuldades que o aguardam na jornada decisiva. "Hoje dei mesmo o máximo para defender o meu 5.º lugar dos ataques do Ullevalseter e do Viladoms. Tarefa que consegui! Para manter a posição amanhã, não terei outra hipótese senão fazer a mesma coisa," confessa o piloto português.
Por seu turno, Paulo Gonçalves tem o seu actual posicionamento bastante mais consolidado. O minhoto foi 14.º na etapa e permanece no 10.º lugar da "geral", com 30m38s de avanço sobre o polaco Przygonski, e 44m19s face ao brasileiro Zé Hélio. Portanto, tem "tudo na mão" para cumprir o objectivo de terminar a prova nos dez primeiros, podendo desenvolver uma toada calculista na etapa de encerramento.
Hoje, Gonçalves esteve cauteloso numa "especial" muito rápida e escorregadia. Agora, "ao contrário dos outros Dakar, amanhã temos uma "especial" longa, de 220 km, onde ainda tudo pode acontecer", recorda o piloto de Esposende, apostado em ser prudente para chegar ao fim em boa ordem.
Pedro Bianchi Prata também prossegue em ritmo certo, sendo 32.º classificado nesta penúltima etapa. Em consequência, subiu dois degraus na "geral", para o 31.º lugar. O portuense está apenas a 2m21s do 30.º classificado (e a 3m07s do 29.º), e como tal mantém aspirações a concluir a prova no lote dos trinta primeiros.
Na frente, as faixas de triunfador estão cada vez mais perto de serem envergadas por Marc Coma. Hoje, Cyril Despres obteve a sua quinta vitória em etapas neste "Dakar" sul-americano, mas só reduziu em 1m45s o atraso para o espanhol, pelo que Coma continua a ter quase hora e meia de avanço sobre o rival.
Amanhã, a derradeira etapa, entre Córdoba e Buenos Aires, deverá ter 792 Km de extensão, dos quais 220 Km integram o último sector selectivo deste "Dakar" 2009.
Classificação Geral – Após a 13.ª etapa: 1.º Marc Coma (KTM) 50h26m50s; 2.º Cyril Despres (KTM) a 1h28.03; 3.º David Fretigné (Yamaha) a 1h34.47; 4.º David Casteu (KTM) a 2h18.23; 5.º Hélder Rodrigues (KTM) a 2h27.17; 6.º Pal Anders Ullevalseter (KTM) a 2h28.01; 7.º Jordi Viladoms (KTM) a 2h30.04; 8.º Frans Verhoeven (KTM) a 2h50.33; 9.º Henk Knuiman (KTM) a 3h21.59; 10.º Paulo Gonçalves (Honda) a 4h03.48; … 31.º Bianchi Prata (BMW) a 12h59.13; etc.
Fonte: FNM
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Data de inscrição : 16/08/2008
Hélder Rodrigues vence a última Etapa do Dakar e consolida a 5ª posição
A última etapa deste "Dakar" sul-americano disputou-se entre Córdoba e Buenos Aires, incluindo um sector selectivo de 227 Km em pistas muito rápidas. Hélder Rodrigues entrou em acção apenas com 44 segundos de vantagem sobre Pal Anders Ullevalseter, lançado ao ataque para não ser surpreendido pelo norueguês.
Com as restantes posições de topo consolidadas, foi sem surpresa que Rodrigues e Ullevalseter surgiram como os mais rápidos do dia desde os primeiros quilómetros da "especial". A fase inicial do duelo foi muito equilibrada, pois ao Km 88 o lusitano só tinha conseguido ganhar 3 segundos ao adversário directo. A seguir Hélder incrementou mais o ritmo, e após 140 Km já tinha angariado 48 segundos sobre Ullevalseter. Uma vantagem determinante, pois na parte final do troço ambos os pilotos se debateram com o desgaste dos respectivos pneus traseiros.
Assim, Hélder Rodrigues conquistou a sua terceira vitória em etapas no "Dakar", batendo hoje Ullevalseter por 2m07s. O lusitano repete também o 5.º lugar na prova, que já conquistara há dois anos, confirmando o estatuto de piloto de topo no TT internacional. "Foi um dia muito feliz, com uma etapa muito dura, principalmente a nível psicológico," esclareceu Rodrigues. "Na parte final do troço o meu pneu traseiro já acusava bastante desgaste, mas serrei os dentes porque não queria perder o 5º lugar."
Tal como Rodrigues, também Paulo Gonçalves concluiu a sua terceira participação no "Dakar", mas agora com um resultado francamente superior – um expressivo 10.º lugar da "geral", sendo o segundo melhor entre os condutores de motos até 4500cc, e melhor representante da Honda.
Partindo para esta etapa com meia-hora de vantagem acumulada sobre o 11.º classificado, naturalmente Paulo Gonçalves imprimiu uma toda bastante calculista para evitar contratempos de última hora. Em consequência, o piloto de Esposende foi 17.º neste dia, chegando a Buenos Aires para comemorar um desempenho de grande qualidade ao longo da prova.
"A especial de hoje era muito rápida, sendo difícil acompanhar as motos de maior cilindrada," declarou Gonçalves. "Dado o avanço que tinha para os adversários mais directos, optei por uma condução prudente para terminar sem correr riscos desnecessários. Hoje, o meu objectivo era proteger o que tinha alcançado."
Satisfeito está também Pedro Bianchi Prata, que completou a sua segunda participação na grande maratona. A estrear uma nova moto, a BMW 450cc, o portuense conseguiu mesmo terminar entre os trinta primeiros. Aliás, no final da penúltima etapa tinha sido reclassificado para 29.º, devido a problemas sofridos por dois adversários. Esse facto deu-lhe margem para hoje rolar de forma defensiva, evitando riscos escusados. Assim, Bianchi foi 60.º na etapa, terminando este "Dakar" na 30.ª posição absoluta, e 13.º na classe até 450cc.
"Hoje andei com calma para completar este rali," afirmou Bianchi. Quanto à globalidade da prova, "foi um Dakar diferente, vi e vivi momentos indescritíveis em dois países lindos. O apoio do público é o que mais me marcou. Gostava de ter terminado num lugar mais à frente, mas as circunstâncias não permitiram isso. "
O espanhol Marc Coma conquistou o seu segundo triunfo no "Dakar", ele que comandou esta edição desde o primeiro dia. Após os problemas de pneus verificados nas etapas iniciais, Cyril Despres recuperou até ao 2.º posto, enquanto David Fretigné impressionou ao conduzir a sua moto de 450cc até ao 3.º lugar absoluto. Chegaram ao fim 113 pilotos, pouco mais de metade dos 216 participantes na categoria moto.
Classificação – Final: 1.º Marc Coma (KTM) 52h14m33s; 2.º Cyril Despres (KTM) a 1h25.38; 3.º David Fretigné (Yamaha) a 1h38.56; 4.º David Casteu (KTM) a 2h17.54; 5.º Hélder Rodrigues (KTM) a 2h22.11; 6.º Pal Anders Ullevalseter (KTM) a 2h25.02; 7.º Jordi Viladoms (KTM) a 2h28.29; 8.º Frans Verhoeven (KTM) a 2h50.39; 9.º Henk Knuiman (KTM) a 3h22.41; 10.º Paulo Gonçalves (Honda) a 4h12.42; … 30.º Bianchi Prata (BMW) a 13h27.56; etc.
Fonte: F.N.M.
Com as restantes posições de topo consolidadas, foi sem surpresa que Rodrigues e Ullevalseter surgiram como os mais rápidos do dia desde os primeiros quilómetros da "especial". A fase inicial do duelo foi muito equilibrada, pois ao Km 88 o lusitano só tinha conseguido ganhar 3 segundos ao adversário directo. A seguir Hélder incrementou mais o ritmo, e após 140 Km já tinha angariado 48 segundos sobre Ullevalseter. Uma vantagem determinante, pois na parte final do troço ambos os pilotos se debateram com o desgaste dos respectivos pneus traseiros.
Assim, Hélder Rodrigues conquistou a sua terceira vitória em etapas no "Dakar", batendo hoje Ullevalseter por 2m07s. O lusitano repete também o 5.º lugar na prova, que já conquistara há dois anos, confirmando o estatuto de piloto de topo no TT internacional. "Foi um dia muito feliz, com uma etapa muito dura, principalmente a nível psicológico," esclareceu Rodrigues. "Na parte final do troço o meu pneu traseiro já acusava bastante desgaste, mas serrei os dentes porque não queria perder o 5º lugar."
Tal como Rodrigues, também Paulo Gonçalves concluiu a sua terceira participação no "Dakar", mas agora com um resultado francamente superior – um expressivo 10.º lugar da "geral", sendo o segundo melhor entre os condutores de motos até 4500cc, e melhor representante da Honda.
Partindo para esta etapa com meia-hora de vantagem acumulada sobre o 11.º classificado, naturalmente Paulo Gonçalves imprimiu uma toda bastante calculista para evitar contratempos de última hora. Em consequência, o piloto de Esposende foi 17.º neste dia, chegando a Buenos Aires para comemorar um desempenho de grande qualidade ao longo da prova.
"A especial de hoje era muito rápida, sendo difícil acompanhar as motos de maior cilindrada," declarou Gonçalves. "Dado o avanço que tinha para os adversários mais directos, optei por uma condução prudente para terminar sem correr riscos desnecessários. Hoje, o meu objectivo era proteger o que tinha alcançado."
Satisfeito está também Pedro Bianchi Prata, que completou a sua segunda participação na grande maratona. A estrear uma nova moto, a BMW 450cc, o portuense conseguiu mesmo terminar entre os trinta primeiros. Aliás, no final da penúltima etapa tinha sido reclassificado para 29.º, devido a problemas sofridos por dois adversários. Esse facto deu-lhe margem para hoje rolar de forma defensiva, evitando riscos escusados. Assim, Bianchi foi 60.º na etapa, terminando este "Dakar" na 30.ª posição absoluta, e 13.º na classe até 450cc.
"Hoje andei com calma para completar este rali," afirmou Bianchi. Quanto à globalidade da prova, "foi um Dakar diferente, vi e vivi momentos indescritíveis em dois países lindos. O apoio do público é o que mais me marcou. Gostava de ter terminado num lugar mais à frente, mas as circunstâncias não permitiram isso. "
O espanhol Marc Coma conquistou o seu segundo triunfo no "Dakar", ele que comandou esta edição desde o primeiro dia. Após os problemas de pneus verificados nas etapas iniciais, Cyril Despres recuperou até ao 2.º posto, enquanto David Fretigné impressionou ao conduzir a sua moto de 450cc até ao 3.º lugar absoluto. Chegaram ao fim 113 pilotos, pouco mais de metade dos 216 participantes na categoria moto.
Classificação – Final: 1.º Marc Coma (KTM) 52h14m33s; 2.º Cyril Despres (KTM) a 1h25.38; 3.º David Fretigné (Yamaha) a 1h38.56; 4.º David Casteu (KTM) a 2h17.54; 5.º Hélder Rodrigues (KTM) a 2h22.11; 6.º Pal Anders Ullevalseter (KTM) a 2h25.02; 7.º Jordi Viladoms (KTM) a 2h28.29; 8.º Frans Verhoeven (KTM) a 2h50.39; 9.º Henk Knuiman (KTM) a 3h22.41; 10.º Paulo Gonçalves (Honda) a 4h12.42; … 30.º Bianchi Prata (BMW) a 13h27.56; etc.
Fonte: F.N.M.
PedroSL- Utilitária
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Localização : Porto; Murça; Moledo do Minho
Moto do momento : Honda CB Seven-Fifty
Data de inscrição : 16/08/2008
Grelha (Última Etapa)
RANKING STAGE bike
Pos. N° Name Make Time Variation Penalty
1 005 RODRIGUES (PRT) KTM 01:42:37 00:00:00
2 004 ULLEVALSETER (NOR) KTM 01:44:44 00:02:07
3 001 DESPRES (FRA) KTM 01:45:18 00:02:41
4 009 VILADOMS (ESP) KTM 01:46:08 00:03:31
5 003 CASTEU (FRA) KTM 01:47:14 00:04:37
6 002 COMA (ESP) KTM 01:47:43 00:05:06
7 015 VERHOEVEN (NLD) KTM 01:47:49 00:05:12
8 107 VISSER (NLD) KTM 01:48:23 00:05:46
9 011 KNUIMAN (NLD) KTM 01:48:25 00:05:48
10 024 FARRES GUELL (ESP) KTM 01:48:29 00:05:52
11 165 JAKES (SVK) KTM 01:48:54 00:06:17
12 018 VINTERS (LVA) KTM 01:51:30 00:08:53
13 082 PRZYGONSKI (POL) KTM 01:51:48 00:09:11
14 012 FRETIGNE (FRA) YAMAHA 01:51:52 00:09:15
15 017 STANOVNIK (SVN) KTM 01:52:53 00:10:16
16 025 RODRIGUES FILHO (BRA) HONDA 01:54:33 00:11:56
17 023 GONCALVES (PRT) HONDA 01:56:37 00:14:00
18 110 WATT (GBR) KTM 01:57:47 00:15:10
19 041 EXTANCE (GBR) HONDA 01:59:20 00:16:43
20 155 GUASCH (ESP) KTM 02:00:02 00:17:25
21 029 COTTET (CHE) KTM 02:00:17 00:17:40
22 057 VAN DEN GOORBERGH (NLD) HONDA 02:01:29 00:18:52
23 010 CZACHOR (POL) KTM 02:01:35 00:18:58
24 019 MACEK (CZE) YAMAHA 02:02:55 00:20:18
25 197 PEDRERO GARCIA (ESP) KTM 02:03:43 00:21:06
26 042 PABISKA (CZE) KTM 02:04:06 00:21:29
27 111 VAN DEN BROEK (NLD) HONDA 02:04:44 00:22:07
28 040 SCHWARZ (AUS) KTM 02:04:49 00:22:12
29 028 CROQUELOIS (FRA) YAMAHA 02:04:51 00:22:14
30 008 BETHYS (FRA) HONDA 02:05:03 00:22:26
31 128 SERRADORI (FRA) BETA 02:05:43 00:23:06
32 085 VILLARRUBIA GARCIA (ESP) GAS-GAS 02:06:30 00:23:53
33 032 CARILLON (FRA) KTM 02:07:32 00:24:55
34 087 MEILLAT (FRA) KAWASAKI 02:08:57 00:26:20
35 204 DESI (HUN) KTM 02:09:23 00:26:46
36 047 WILLEMSEN (NLD) YAMAHA 02:09:24 00:26:47
37 113 PAGNON (FRA) KTM 02:09:56 00:27:19
38 086 GADIOUX (FRA) KTM 02:10:20 00:27:43
39 235 BOUNDS (GBR) KTM 02:10:25 00:27:48
40 075 JARMUZ (POL) HONDA 02:10:41 00:28:04
41 140 LORMAND (FRA) YAMAHA 02:10:49 00:28:12
42 126 PAVEY (AUS) BMW 02:11:03 00:28:26
43 156 ROND (NLD) KTM 02:12:03 00:29:26
44 167 LIEFHEBBER (NLD) YAMAHA 02:12:07 00:29:30
45 061 DUBOIS (FRA) KTM 02:12:30 00:29:53
46 052 BONNET (FRA) KTM 02:12:40 00:30:03
47 051 PUERTAS HERRERA (ESP) KTM 02:12:40 00:30:03
48 097 ARNOULT (FRA) KTM 02:12:48 00:30:11
49 068 BARROT (FRA) YAMAHA 02:12:49 00:30:12
50 211 PRONK (NLD) HONDA 02:12:53 00:30:16
51 079 VAN PELT (NLD) HONDA 02:13:26 00:30:49
52 014 DUCLOS (FRA) KTM 02:13:43 00:31:06
53 127 MAION (FRA) BETA 02:14:05 00:31:28
54 039 RODOLPHO (BRA) YAMAHA 02:15:17 00:32:40
55 193 FRONEK (CZE) KTM 02:15:26 00:32:49
56 045 TROLARD (FRA) YAMAHA 02:15:30 00:32:53
57 077 COET (FRA) KTM 02:15:43 00:33:06
58 219 DEPOORTER (BEL) KTM 02:15:58 00:33:21
59 134 GOMEZ PALLAS (ESP) HONDA 02:16:16 00:33:39
60 092 BIANCHI PRATA (PRT) BMW 02:16:26 00:33:49
Pos. N° Name Make Time Variation Penalty
1 005 RODRIGUES (PRT) KTM 01:42:37 00:00:00
2 004 ULLEVALSETER (NOR) KTM 01:44:44 00:02:07
3 001 DESPRES (FRA) KTM 01:45:18 00:02:41
4 009 VILADOMS (ESP) KTM 01:46:08 00:03:31
5 003 CASTEU (FRA) KTM 01:47:14 00:04:37
6 002 COMA (ESP) KTM 01:47:43 00:05:06
7 015 VERHOEVEN (NLD) KTM 01:47:49 00:05:12
8 107 VISSER (NLD) KTM 01:48:23 00:05:46
9 011 KNUIMAN (NLD) KTM 01:48:25 00:05:48
10 024 FARRES GUELL (ESP) KTM 01:48:29 00:05:52
11 165 JAKES (SVK) KTM 01:48:54 00:06:17
12 018 VINTERS (LVA) KTM 01:51:30 00:08:53
13 082 PRZYGONSKI (POL) KTM 01:51:48 00:09:11
14 012 FRETIGNE (FRA) YAMAHA 01:51:52 00:09:15
15 017 STANOVNIK (SVN) KTM 01:52:53 00:10:16
16 025 RODRIGUES FILHO (BRA) HONDA 01:54:33 00:11:56
17 023 GONCALVES (PRT) HONDA 01:56:37 00:14:00
18 110 WATT (GBR) KTM 01:57:47 00:15:10
19 041 EXTANCE (GBR) HONDA 01:59:20 00:16:43
20 155 GUASCH (ESP) KTM 02:00:02 00:17:25
21 029 COTTET (CHE) KTM 02:00:17 00:17:40
22 057 VAN DEN GOORBERGH (NLD) HONDA 02:01:29 00:18:52
23 010 CZACHOR (POL) KTM 02:01:35 00:18:58
24 019 MACEK (CZE) YAMAHA 02:02:55 00:20:18
25 197 PEDRERO GARCIA (ESP) KTM 02:03:43 00:21:06
26 042 PABISKA (CZE) KTM 02:04:06 00:21:29
27 111 VAN DEN BROEK (NLD) HONDA 02:04:44 00:22:07
28 040 SCHWARZ (AUS) KTM 02:04:49 00:22:12
29 028 CROQUELOIS (FRA) YAMAHA 02:04:51 00:22:14
30 008 BETHYS (FRA) HONDA 02:05:03 00:22:26
31 128 SERRADORI (FRA) BETA 02:05:43 00:23:06
32 085 VILLARRUBIA GARCIA (ESP) GAS-GAS 02:06:30 00:23:53
33 032 CARILLON (FRA) KTM 02:07:32 00:24:55
34 087 MEILLAT (FRA) KAWASAKI 02:08:57 00:26:20
35 204 DESI (HUN) KTM 02:09:23 00:26:46
36 047 WILLEMSEN (NLD) YAMAHA 02:09:24 00:26:47
37 113 PAGNON (FRA) KTM 02:09:56 00:27:19
38 086 GADIOUX (FRA) KTM 02:10:20 00:27:43
39 235 BOUNDS (GBR) KTM 02:10:25 00:27:48
40 075 JARMUZ (POL) HONDA 02:10:41 00:28:04
41 140 LORMAND (FRA) YAMAHA 02:10:49 00:28:12
42 126 PAVEY (AUS) BMW 02:11:03 00:28:26
43 156 ROND (NLD) KTM 02:12:03 00:29:26
44 167 LIEFHEBBER (NLD) YAMAHA 02:12:07 00:29:30
45 061 DUBOIS (FRA) KTM 02:12:30 00:29:53
46 052 BONNET (FRA) KTM 02:12:40 00:30:03
47 051 PUERTAS HERRERA (ESP) KTM 02:12:40 00:30:03
48 097 ARNOULT (FRA) KTM 02:12:48 00:30:11
49 068 BARROT (FRA) YAMAHA 02:12:49 00:30:12
50 211 PRONK (NLD) HONDA 02:12:53 00:30:16
51 079 VAN PELT (NLD) HONDA 02:13:26 00:30:49
52 014 DUCLOS (FRA) KTM 02:13:43 00:31:06
53 127 MAION (FRA) BETA 02:14:05 00:31:28
54 039 RODOLPHO (BRA) YAMAHA 02:15:17 00:32:40
55 193 FRONEK (CZE) KTM 02:15:26 00:32:49
56 045 TROLARD (FRA) YAMAHA 02:15:30 00:32:53
57 077 COET (FRA) KTM 02:15:43 00:33:06
58 219 DEPOORTER (BEL) KTM 02:15:58 00:33:21
59 134 GOMEZ PALLAS (ESP) HONDA 02:16:16 00:33:39
60 092 BIANCHI PRATA (PRT) BMW 02:16:26 00:33:49
PedroSL- Utilitária
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Localização : Porto; Murça; Moledo do Minho
Moto do momento : Honda CB Seven-Fifty
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Re: Notícias do Dakar
Mais uma vez um Tuga em grande no Dakar...PARABÉNS!!
freddy_krueger- Moto-Evadido
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Idade : 45
Localização : Mozelos, S.M.Feira
Moto do momento : Sym Fiddle 125 ST IRON
Data de inscrição : 18/07/2008
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