Mudança de óleo
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Mudança de óleo
Mudança de Óleo
Esta operação é simples e económica, não sendo necessários conhecimentos técnicos aprofundados, e na maioria das motos não é necessário recorrer à utilização de ferramentas específicas.
Material necessário:
- Óleo, mediante o depósito da moto
Filtro de óleo
Anilha de bujão de óleo
Ferramentas necessárias:
- Chave inglesa
Chave de filtros (ou novamente chave inglesa mediante o tipo de filtro)
Funil
Gamela para óleo
--------------------------------------------------------------------------------
1º Passo - A substituição do óleo do motor não deve ser efectuada a frio, portanto é conveniente aquecer o óleo durante poucos minutos de forma a fluir melhor e retirar melhor as impurezas do motor. Começapos por colocar a gamela (ou outra base) com dimensões suficientes para não deixar cair óleo no chão. Retirar a porca relativa ao depósito de óleo e deixar escorrer bem, no fim desta operação, retirar o filtro de óleo recorrendo à chave de filtros e deixar escorrer novamente.
2º Passo - Colocar a anilha nova e apertar a porca do depósito de óleo. É importante colocar uma nova anilha, uma vez que a mesma vai ceder e ajustar-se perfeitamente de forma a evitar fugas de óleo. Colocar o novo filtro de óleo recorrendo à chave de filtros.
Recorrendo ao funil, colocar o óleo através do local onde se verifica o óleo, deixar abastecer completamente, e colocar a moto a trabalhar durante alguns minutos (de forma que o óleo percorra o motor) e após este passo abastecer mais um pouco (não encher demasiado o depósito, o óleo deverá estar pela indicação MAX na vareta)
Finalizado o processo de mudança de óleo, que não deverá demorar mais de 30 minutos. O óleo usado deverá ser entregue numa empresa especializada, nunca colocado no lixo comum.
Custo final aproximado de 45€ para óleo, filtro e anilha.
Nota: O autor deste texto não poderá ser responsabilizado pelas indicações acima referidas, as intervenções mecânicas são da total responsabilidade de quem as efectuar. Em caso de dúvida levem a moto a uma empresa especializada.
Re: Mudança de óleo
Excelente DYI!!
Mais exlícito era difícil!!
Obrigado pela partilha!!
Um Abraço
Mais exlícito era difícil!!
Obrigado pela partilha!!
Um Abraço
freddy_krueger- Moto-Evadido
- Número de Mensagens : 4461
Idade : 45
Localização : Mozelos, S.M.Feira
Moto do momento : Sym Fiddle 125 ST IRON
Data de inscrição : 18/07/2008
Re: Mudança de óleo
RuiSilva escreveu:
Nota: O autor deste texto não poderá ser responsabilizado pelas indicações acima referidas, as intervenções mecânicas são da total responsabilidade de quem as efectuar. Em caso de dúvida levem a moto a uma empresa especializada.
Melhor exemplo do : "olha para o que eu digo mas não olhes para o que eu faço" é impossivel, minha gente!
Rui has done it again!
Victor- Moto-turista
- Número de Mensagens : 1567
Idade : 50
Data de inscrição : 19/07/2008
Re: Mudança de óleo
Victor escreveu:RuiSilva escreveu:
Nota: O autor deste texto não poderá ser responsabilizado pelas indicações acima referidas, as intervenções mecânicas são da total responsabilidade de quem as efectuar. Em caso de dúvida levem a moto a uma empresa especializada.
Melhor exemplo do : "olha para o que eu digo mas não olhes para o que eu faço" é impossivel, minha gente!
Rui has done it again!
Até ao momento, nunca a EZ (lê-se easy) ficou a meio do caminho... Felizmente anda sempre e nunca se queixou ao contrário de outros casos que quer seja por causa de uma corrente que até dá faíscas, ou por birras que anda com pendura, amua e encosta à berma...
Re: Mudança de óleo
Andava a pensar fazer um tópico destes, mas poupaste-me o trabalho
Se me permites acrescento uns dados que a experiencia me revelou:
As chaves de filtros comuns nem sempre são fáceis de usar nos filtros da mota e por vezes não cabem nos espaços reduzidos onde se encontram ou corremos o risco de danificar (amassar) o filtro quando o instalamos.
Em alternativa recomendo a chave de filtros de origem que é igual a estas:.
A da suzuki custou-me uns 8€, a da Honda custou uns 14€ e já vinha com um filtro, pelo que não as considero caras.
Em alternativa à gamela para óleo, um bidão velho com um lado cortado também serve.
A anilha normalmente reutilizo a existente... sei que se deve trocar, mas se a existente não estiver já demasiado amassada, ainda cede o suficiente para vedar.
O melhor sitio para dispor do óleo usado são os Ecocentros, que tem um reservatório próprio para o efeito e são de acesso público e gratuito. Normalmente nas páginas das camaras municipais está indicado onde se localizam.
Se me permites acrescento uns dados que a experiencia me revelou:
As chaves de filtros comuns nem sempre são fáceis de usar nos filtros da mota e por vezes não cabem nos espaços reduzidos onde se encontram ou corremos o risco de danificar (amassar) o filtro quando o instalamos.
Em alternativa recomendo a chave de filtros de origem que é igual a estas:.
A da suzuki custou-me uns 8€, a da Honda custou uns 14€ e já vinha com um filtro, pelo que não as considero caras.
Em alternativa à gamela para óleo, um bidão velho com um lado cortado também serve.
A anilha normalmente reutilizo a existente... sei que se deve trocar, mas se a existente não estiver já demasiado amassada, ainda cede o suficiente para vedar.
O melhor sitio para dispor do óleo usado são os Ecocentros, que tem um reservatório próprio para o efeito e são de acesso público e gratuito. Normalmente nas páginas das camaras municipais está indicado onde se localizam.
jm_araujo- Triciclo
- Número de Mensagens : 84
Idade : 49
Localização : Grande Porto
Moto do momento : Bandit 1200
Data de inscrição : 16/10/2008
Re: Mudança de óleo
jm_araujo escreveu:Andava a pensar fazer um tópico destes, mas poupaste-me o trabalho
Se me permites acrescento uns dados que a experiencia me revelou:
As chaves de filtros comuns nem sempre são fáceis de usar nos filtros da mota e por vezes não cabem nos espaços reduzidos onde se encontram ou corremos o risco de danificar (amassar) o filtro quando o instalamos.
Em alternativa recomendo a chave de filtros de origem que é igual a estas:.
A da suzuki custou-me uns 8€, a da Honda custou uns 14€ e já vinha com um filtro, pelo que não as considero caras.
Em alternativa à gamela para óleo, um bidão velho com um lado cortado também serve.
A anilha normalmente reutilizo a existente... sei que se deve trocar, mas se a existente não estiver já demasiado amassada, ainda cede o suficiente para vedar.
O melhor sitio para dispor do óleo usado são os Ecocentros, que tem um reservatório próprio para o efeito e são de acesso público e gratuito. Normalmente nas páginas das camaras municipais está indicado onde se localizam.
Efectivamente, quem for a comprar aconselho as mesmas chaves que tu tens. São mais práticas que a que possuo. Mas a minha chave já tem muitos anos de existências, e não ia comprar uma nova sem necessidade... Quanto à anilha, não arrisco utilizar a mesma, uma vez que uma anilha nova não chega a 0,40€.
Nota: Não sei se reparaste mas eu também uso um bidão velho, no entanto coloco-o dentro de uma gamela. É uma dupla garantia para não sujar tudo!
Re: Mudança de óleo
RuiSilva escreveu:Até ao momento, nunca a EZ (lê-se easy) ficou a meio do caminho...
"EZ"?!?! Isso tem direitos de autor meu menino... (private joke)!!!
freddy_krueger- Moto-Evadido
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Localização : Mozelos, S.M.Feira
Moto do momento : Sym Fiddle 125 ST IRON
Data de inscrição : 18/07/2008
Re: Mudança de óleo
freddy_krueger escreveu:RuiSilva escreveu:Até ao momento, nunca a EZ (lê-se easy) ficou a meio do caminho...
"EZ"?!?! Isso tem direitos de autor meu menino... (private joke)!!!
Mas é Special só para mim
Re: Mudança de óleo
freddy_krueger escreveu:Excelente DYI!!
Mais exlícito era difícil!!
Obrigado pela partilha!!
Um Abraço
exlicito... nao conheço
explicito...... talvez........
agora que esta uma grande post....... ninguem duvida.
se alguem precisar de ajudar a fazer coisas destas ou ate algum simples como retirar o motor para um reparaçao total é so avisar. conheço o mecanico ideal para isso.....
p.s: se gastas-te 45€ para tudo foste roubado....... isso em rio meao custa 25€.........
Última edição por trigger em Seg Mar 16, 2009 3:20 pm, editado 1 vez(es)
Re: Mudança de óleo
Como sempre, ansioso por ser útil, Rui. Post top! A operação de mudança de óleo é das poucas que executo/executei com à vontade nos meus carros/motos.
Zé Paulo.
Zé Paulo.
Re: Mudança de óleo
trigger escreveu:
p.s: se gastas-te 45€ para tudo foste roubado....... isso em rio meao custa 25€.........
Foi mesmo em Rio Meão que comprei tudo... e não chegou a esse preço, foi quase esse preço... Só o óleo ficou a trinta e poucos euros.
Quanto à ajuda para desmontar o motor por completo, espero não ter necessidade de o fazer
Re: Mudança de óleo
Oleo a 30€ ???
Aproveitem as promoções de 50% dos (in)Continentes.
Aproveitem as promoções de 50% dos (in)Continentes.
xuma- Triciclo
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Moto do momento : FJR 1300 e Xt 600
Data de inscrição : 21/07/2008
Re: Mudança de óleo
xuma escreveu:Oleo a 30€ ???
Aproveitem as promoções de 50% dos (in)Continentes.
E trinta e tal euros é barato!
A minha moto só usa óleo Putoline sintético por causa dos esteróides que lhe meti no motor e fica-me a cerca de 19€ o litro.
Ora como a Rute leva 3800mm tenho que comprar 4 litros o que dá a módica quantia de 76€ de óleo.
(...)
Pronto... agora lembrei-me que daqui a 6000kms tenho que lhe mudar o óleo e até me arrepiei todo com a conta. Tás a ver o que fizeste?
Victor- Moto-turista
- Número de Mensagens : 1567
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Data de inscrição : 19/07/2008
Re: Mudança de óleo
E tu fizeste-me lembrar que faltam 2000 para a dos 16.000. Foste mau. Lá vão os aériosVictor escreveu:
Pronto... agora lembrei-me que daqui a 6000kms tenho que lhe mudar o óleo e até me arrepiei todo com a conta. Tás a ver o que fizeste?
mouse- Moto-turista
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Localização : Fiães e Ponte da Barca
Moto do momento : Yamaha FJR
Ex-Honda CBF
EX- Pegaso 650
Data de inscrição : 21/07/2008
Re: Mudança de óleo
boas
em rio meao o oleo é IPONE........
bom e barato, eu na altura que fiz a revisao na NTV gastei 30€ em oleo, filtro oleo e 4 velas..... atençao o oleo era semi-sintectico.
em rio meao o oleo é IPONE........
bom e barato, eu na altura que fiz a revisao na NTV gastei 30€ em oleo, filtro oleo e 4 velas..... atençao o oleo era semi-sintectico.
Re: Mudança de óleo
hehehe
Comprem uma FJR é uma mota económica. Só muda oleo de 10k em 10k kms
E a mudança está bem facilitada ... não é Zé ?
Comprem uma FJR é uma mota económica. Só muda oleo de 10k em 10k kms
E a mudança está bem facilitada ... não é Zé ?
xuma- Triciclo
- Número de Mensagens : 129
Idade : 48
Localização : Maia
Moto do momento : FJR 1300 e Xt 600
Data de inscrição : 21/07/2008
Re: Mudança de óleo
Só faltou mencionar que se deve tirar também a tampa do bocal de enchimento (a vareta de verificação, para muitas motos) para facilitar o escoamento do óleo.
De resto, está impecável.
Acabei de mudar as pastilhas dianteiras da minha Africa Twin, fi-lo durante a hora do almoço.
Na sexta-feira vou substituir o óleo do cuircuito do travão dianteiro.
Bom trabalho Rui
AT
De resto, está impecável.
Acabei de mudar as pastilhas dianteiras da minha Africa Twin, fi-lo durante a hora do almoço.
Na sexta-feira vou substituir o óleo do cuircuito do travão dianteiro.
Bom trabalho Rui
AT
Última edição por Africa Twin em Qua Mar 18, 2009 11:33 am, editado 1 vez(es)
Africa Twin- Cinquentinha
- Número de Mensagens : 503
Idade : 56
Localização : Sacavém, Loures
Moto do momento : Africa Twin 750
Data de inscrição : 01/08/2008
Re: Mudança de óleo
Africa Twin escreveu:Só faltou mencionar que se deve tirar também a tampa do bocal de enchimento (a vareta de verificação, para muitas motos) para facilitar o escoamento do óleo.
Yep... esqueci-me de referiri isso... Não fazendo vácuo faz com que o óleo escorra mais rapidamente.
Re: Mudança de óleo
xuma escreveu:hehehe
Comprem uma FJR é uma mota económica. Só muda oleo de 10k em 10k kms
E a mudança está bem facilitada ... não é Zé ?
O manual da CBF aconselha a mudança de óleo de 10k em 10k kms, nos concessionários aconselham de 6k em 6k....
Para ser do contra mudo o óleo de 8k em 8k...
Re: Mudança de óleo
Viva
Uma vez que estou de volta á estrada (espero eu ) e como andava á procura de material, um volante mais alto para colocar na TÉ, andei por aqui a percorrer os varios topicos, quanto á questão do olio e do periodo de tempo ou km entre mudas, eu opto sempre por dar atenção as indicações da marca do olio e não da mota pois por vezes estamos a deitar para o lixo olio que fazia mais uns milhares de km, aliás é um tema bastante discutido, chegando a comentar-se que ha olios com qualidade para quando usados em utilização normal, ou seja não intensiva, desde que em motores modernos com boa construção, esses olios seriam de duração vitalicia (=vida util do motor) existe olios para 120 000km nos pesados
Em breve irei mudar o olio da TÉ a ver se faço uma foto reportagem, desta vez devido ao preço dos olios não acompanharem a descida optei por comprar um mineral, usava semi sint.
Uma vez que estou de volta á estrada (espero eu ) e como andava á procura de material, um volante mais alto para colocar na TÉ, andei por aqui a percorrer os varios topicos, quanto á questão do olio e do periodo de tempo ou km entre mudas, eu opto sempre por dar atenção as indicações da marca do olio e não da mota pois por vezes estamos a deitar para o lixo olio que fazia mais uns milhares de km, aliás é um tema bastante discutido, chegando a comentar-se que ha olios com qualidade para quando usados em utilização normal, ou seja não intensiva, desde que em motores modernos com boa construção, esses olios seriam de duração vitalicia (=vida util do motor) existe olios para 120 000km nos pesados
Em breve irei mudar o olio da TÉ a ver se faço uma foto reportagem, desta vez devido ao preço dos olios não acompanharem a descida optei por comprar um mineral, usava semi sint.
Luis Rosado- Triciclo
- Número de Mensagens : 67
Idade : 53
Localização : Amiais de Baixo - Ribatejo - Portugal
Moto do momento : TÉNÉRÈ
Data de inscrição : 14/01/2009
Re: Mudança de óleo
Isso não é bem assim.
Um óleo dentro do motor, se o motor não trabalhar, deteriora-se por falta de uso, perde as suas propriedades detergentes e de lubrificação, mesmo sendo sintético, embora este último tipo, as perca mais lentamente.
É por isso é que as marcas, nos seus planos de manutenção, recomendam mudar o óleo aos X kms ou Y meses, CONFORME O QUE OCORRER PRIMEIRO.
Se mudares o óleo à tua máquina e a meteres na garagem durante um ano e meio, sem a meter a trabalhar, podes ter a certeza de que, quando a voltares a meter ao serviço, o óleo já não estará em condições de desempenhar as suas funções de limpeza e protecção do motor.
Quem avisa...
Abraço, AT
Um óleo dentro do motor, se o motor não trabalhar, deteriora-se por falta de uso, perde as suas propriedades detergentes e de lubrificação, mesmo sendo sintético, embora este último tipo, as perca mais lentamente.
É por isso é que as marcas, nos seus planos de manutenção, recomendam mudar o óleo aos X kms ou Y meses, CONFORME O QUE OCORRER PRIMEIRO.
Se mudares o óleo à tua máquina e a meteres na garagem durante um ano e meio, sem a meter a trabalhar, podes ter a certeza de que, quando a voltares a meter ao serviço, o óleo já não estará em condições de desempenhar as suas funções de limpeza e protecção do motor.
Quem avisa...
Abraço, AT
Africa Twin- Cinquentinha
- Número de Mensagens : 503
Idade : 56
Localização : Sacavém, Loures
Moto do momento : Africa Twin 750
Data de inscrição : 01/08/2008
Re: Mudança de óleo
Pois, mas referi - em utilização normal - e referi a vida util do motor, ou seja em caso de reparação deve de substituir o oleo
As marcas recomendam mudanças por periodos curtos por uma questão de marketing, e não é so para venderem mais, pois nos como clientes ja temos instituido um periodo de duração do oleo e mudamos antes de tempo
Um exemplo os carros de frota assistidos nas marcas com contrato utilizam e mudam oleo aos 30 000, oleo esse que o cliente «normal» muda aos 15 000, mas isso tem-se discutido em varios sitios e ainda é dificil de fazer crer as pessoas que usamos o oleo apenas metade da sua vida util , começando por mim
As marcas recomendam mudanças por periodos curtos por uma questão de marketing, e não é so para venderem mais, pois nos como clientes ja temos instituido um periodo de duração do oleo e mudamos antes de tempo
Um exemplo os carros de frota assistidos nas marcas com contrato utilizam e mudam oleo aos 30 000, oleo esse que o cliente «normal» muda aos 15 000, mas isso tem-se discutido em varios sitios e ainda é dificil de fazer crer as pessoas que usamos o oleo apenas metade da sua vida util , começando por mim
Luis Rosado- Triciclo
- Número de Mensagens : 67
Idade : 53
Localização : Amiais de Baixo - Ribatejo - Portugal
Moto do momento : TÉNÉRÈ
Data de inscrição : 14/01/2009
Re: Mudança de óleo
Africa Twin escreveu:Isso não é bem assim.
Um óleo dentro do motor, se o motor não trabalhar, deteriora-se por falta de uso, perde as suas propriedades detergentes e de lubrificação, mesmo sendo sintético, embora este último tipo, as perca mais lentamente.
É por isso é que as marcas, nos seus planos de manutenção, recomendam mudar o óleo aos X kms ou Y meses, CONFORME O QUE OCORRER PRIMEIRO.
Se mudares o óleo à tua máquina e a meteres na garagem durante um ano e meio, sem a meter a trabalhar, podes ter a certeza de que, quando a voltares a meter ao serviço, o óleo já não estará em condições de desempenhar as suas funções de limpeza e protecção do motor.
Quem avisa...
Abraço, AT
Faço quase 20.000km de moto por ano... Acho que é mais que aceitável mudar o óleo de 10k em 10k... (meio em meio ano)
Re: Mudança de óleo
boas
Rui, tinhas razao, as coisas em rio meao esta bastante mais caras.....
no sabado fui com o fuinhas comprar oleo para a moto dele e foram 29€ so para oleo........
isto de andar de moto ta a ficar caro.........
Rui, tinhas razao, as coisas em rio meao esta bastante mais caras.....
no sabado fui com o fuinhas comprar oleo para a moto dele e foram 29€ so para oleo........
isto de andar de moto ta a ficar caro.........
Re: Mudança de óleo
trigger escreveu:boas
Rui, tinhas razao, as coisas em rio meao esta bastante mais caras.....
no sabado fui com o fuinhas comprar oleo para a moto dele e foram 29€ so para oleo........
isto de andar de moto ta a ficar caro.........
Eles tem lá óleo mais económico... só que é sempre a questão da relação qualidade/preço... Compro óleo a 30€ 4 litros mas supostamente é adequado para a minha moto. Quanto a andar de moto ser caro, não olhes bem para o custo e durabilidade de pneus...
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