MotoEvasao
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Geocaching

+2
Sérgio Castro
TodayAdventure
6 participantes

Ir para baixo

Geocaching Empty Geocaching

Mensagem  TodayAdventure Dom Abr 05, 2009 4:28 pm

Como bem sabemos, os motociclistas são pródigos em arranjar desculpas para andar de moto. E como nem toda a gente pode partir numa viagem longa deixando a sua "vida terrena" para trás, lá se vai arranjando um almocinho aqui, uma jantarada mensal ali, um café semanal acolá, uma peregrinação de grupo a uma estrada cheia de curvas ou de belas vistas, um motorali, uma competição com navagação por carta, GPS ou roadbook...

Uma actividade de que já tinha ouvido falar mas que até agora não me tinha despertado curiosidade suficiente para olhar mais de perto, é o geocaching. "Picado" por um amigo de outro fórum que me ajudou a dar o primeiro passo, fui olhar a coisa mais de perto. É uma actividade que não é necessariamente praticada de moto, mas que também se pode fazer de moto.

Em que consiste então o geocaching ("geo" de terra, "caching"/"cache" - esconder)? A brincadeira é simples. Alguém esconde um objecto num lugar do mundo, marca as coordenadas GPS do local, divulga num portal esta "cache", com detalhes sobre o local e as coordenadas GPS mágicas. A partir daí outros participantes na brincadeira (e há centenas de milhares pelo mundo registados nos principais portais) podem agarrar-se ao GPS e "fazer esta cache", isto é, tentam encontrar o objecto escondido. Tipicamente o que está escondido é uma pequena marmita com alguns pequenos objectos sem valor e um log book (bloco) e um lápis onde cada "descobridor" regista a descoberta.

O principal local de aficionados do geocaching é www.geocaching.com mas há presumivelmente outros com variantes na forma de abordagem à brincadeira. Para experimentar as sensações, experimentei fazer duas "caches" deste portal em plena cidade de Bragança, numa rapidinha à hora do almoço. Impressões: é uma bela desculpa para pequenos passeios e parece-me poder ser uma actividade gira para fazer em família. Frequentemente os locais são bonitos e permitem aprender um pouco sobre o local. Pelo menos assim foi com estes dois e a banhoca de cultura começou logo na consulta na net. Uma moto de trail parece-me "a matar" para a actividade, pois o acesso dá-se por vezes por caminhos de terra. Há um tipo de "caches" que me parecem interessantíssimas e que são colocadas por pessoas que têm conhecimentos geologia: tratam-se de pontos de curiosidades geológicas que estão bem documentados na página e que podemos depois visitar "ao vivo"; chamam-se "earth caches" e parecem muito fixes e uma brincadeira gira e instrutiva para quem gosta de conhecer curiosidades.

As duas "caches" aqui da cidade que visitei foram facílimas. Cheguei lá com um GPS MUITO básico de exercício físico que só mostra as coordenadas GPS com um pequeno truque. Os esconderijos são bastante engraçados e não deixa de ser curioso como se conseguem esconder objectos eficazmente em plena cidade.

Vamos a fotos dos locais e das próprias "caches".

A primeira "cache", no miradouro de S. Bartolomeu (o Garmin é meu).
Geocaching S73f7008

Geocaching S73f7010

As belas vistas sobre Bragança da "cache" do miradouro.
Geocaching S73f7009

As vistas da zona onde está a segunda "cache", na cidadela de Bragança, onde se conta uma famosa lenda chamada "Lenda da Torre da Princesa".
Geocaching S73f7011

Geocaching S73f7014

A "cache" propriamente dita, que estava escondida num local muito engraçado.
Geocaching S73f7012

Isto é apenas o básico, há muito mais para descobrir. Comecem pelo portal! Espero ter-vos posto algum bichinho, da mesma maneira que me puseram a mim!

Zé Paulo.


Última edição por TodayAdventure em Dom Abr 05, 2009 4:38 pm, editado 1 vez(es)
TodayAdventure
TodayAdventure
Utilitária
Utilitária

Número de Mensagens : 1048
Idade : 58
Localização : Bragança, Portugal
Moto do momento : Honda Today '07, Suzuki DR 350 '91, Honda Transalp '91
Data de inscrição : 21/07/2008

http://todayadventure.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Geocaching Empty Re: Geocaching

Mensagem  Sérgio Castro Dom Abr 05, 2009 4:36 pm

Por acaso acabei de me inscrever e vou tentar fazer algumas já este fds.

Depois coloco por cá umas fotos das mesmas.

Obrigado pela partilha e incentivo Zé Paulo.
Sérgio Castro
Sérgio Castro
Moto-turista
Moto-turista

Número de Mensagens : 2946
Idade : 45
Localização : Mozelos - Santa Maria da Feira
Moto do momento : A pé Smile
Data de inscrição : 18/07/2008

http://naestradacom.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Geocaching Empty Re: Geocaching

Mensagem  freddy_krueger Seg Abr 06, 2009 1:15 am

Tb á estou inscrito à umas semanas num site de geocaching, e estas acividades têm me fascinado muito!!! Smile

Um dia destes vou dedicar-me mais a fundo!!
freddy_krueger
freddy_krueger
Moto-Evadido
Moto-Evadido

Número de Mensagens : 4461
Idade : 45
Localização : Mozelos, S.M.Feira
Moto do momento : Sym Fiddle 125 ST IRON Smile
Data de inscrição : 18/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Geocaching Empty Re: Geocaching

Mensagem  Sérgio Castro Seg Abr 06, 2009 3:07 am

freddy_krueger escreveu:Tb á estou inscrito à umas semanas num site de geocaching, e estas acividades têm me fascinado muito!!! Smile

Um dia destes vou dedicar-me mais a fundo!!

Como é, sexta para começar bem o festejo do aniversário vamos procuar umas ali para os lados de Arouca?
Sérgio Castro
Sérgio Castro
Moto-turista
Moto-turista

Número de Mensagens : 2946
Idade : 45
Localização : Mozelos - Santa Maria da Feira
Moto do momento : A pé Smile
Data de inscrição : 18/07/2008

http://naestradacom.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Geocaching Empty Re: Geocaching

Mensagem  RuiSilva Seg Abr 06, 2009 6:47 am

Já fiz uma vez isso, e deixei lá um lápis roído com publicidade da Microsoft (gajo doente)

Tinha até colocado informações (num outro forum) sobre este passatempo que é sempre uma excelente desculpa para dar uns bons passeios e conhecer um ou outro local de forma diferente!!!
RuiSilva
RuiSilva
Moto-Evadido
Moto-Evadido

Número de Mensagens : 3419
Idade : 42
Localização : Portugal, Gaia
Moto do momento : Honda NC 750x
Data de inscrição : 18/07/2008

http://www.rsilva.eu

Ir para o topo Ir para baixo

Geocaching Empty Re: Geocaching

Mensagem  Victor Seg Abr 06, 2009 7:45 am

Voçês são todos tolos!

Andam a fazer quilómetros para encontrar um pacote de açucar e um Tazo???

E ainda me chamam a mim de "maluco"? A MIM???? onde é que eu já ouvi isto...?

Se ainda escondessem uma serpente venenosa no Tupperware e ficassem à espera da vitima, ainda era capaz de ter alguma piada. Agora pacotes de açucar...???
Victor
Victor
Moto-turista
Moto-turista

Número de Mensagens : 1567
Idade : 49
Data de inscrição : 19/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Geocaching Empty Re: Geocaching

Mensagem  mouse Seg Abr 06, 2009 8:49 am

Uma das actividades ligadas ao geo é também a recolha de algum do lixo que se encontra pelos diversos sítios que se procuram.
Além do passeio, temos uma parte mais ecológica.
mouse
mouse
Moto-turista
Moto-turista

Número de Mensagens : 2459
Idade : 51
Localização : Fiães e Ponte da Barca
Moto do momento : Yamaha FJR
Ex-Honda CBF
EX- Pegaso 650
Data de inscrição : 21/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Geocaching Empty Re: Geocaching

Mensagem  TodayAdventure Seg Abr 06, 2009 8:53 am

Victor escreveu:Voçês são todos tolos!

Andam a fazer quilómetros para encontrar um pacote de açucar e um Tazo???

Até agora não foram quilómetros, foi uma rapidinha enquanto fumas um cigarrinho... Smile

Mas há caches aqui perto que valem bem a pena... e eu vou para a zona com frequência. Olha-me esta cache voluptuosa Smile :
http://www.geocaching.com/seek/cache_details.aspx?guid=2665bbe6-4f63-4d97-9fe1-64fa5ecc75fc

Zé Paulo.
TodayAdventure
TodayAdventure
Utilitária
Utilitária

Número de Mensagens : 1048
Idade : 58
Localização : Bragança, Portugal
Moto do momento : Honda Today '07, Suzuki DR 350 '91, Honda Transalp '91
Data de inscrição : 21/07/2008

http://todayadventure.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Geocaching Empty Re: Geocaching

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos