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Mensagem  carlosevpinto Qui Jul 24, 2008 4:15 pm

Já há algum tempo que tive conhecimento deste pequeno filme.

Ao vê-lo pela 1ª vez, lembrei-me de um amigo que, infelizmente, em 2005, depois de um acidente, entrou em coma, partindo, dois dias depois...

Sempre que revejo este pequeno filme, a ZX12R e ele, vêem-me à memória.

Indirectamente foi este episódio, acompanhado com alguns sustos pessoais, que me motivaram a vender, em 2006, a mota que eu tanto adorava (e adoro) - GSXR 750 - mas o "bichinho" permaneceu e este ano "nasceu" a V Strom, mais calma, diferente...

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Mensagem  enogueira Qui Jul 24, 2008 4:23 pm

Palavras para quê...

Se não aguentam a tentação de andar sempre de gás aberto... comprem uma Today! Very Happy

Uma excelente mensagem a que este vídeo divulga!

Abraço
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Mensagem  mouse Qui Jul 24, 2008 5:46 pm

Realmente dá para pensar.
Sem querer ofender a ninguém, mas ...como se consegue ver paisagens numa de acelera????

No encontro de Sanábria, para contentamento de alguns, rodou-se mais um pouco o pulso. Sei que alguns estão por cá e nem vale a pena referir nomes, mas na minha opinião era situação que podia ter sido prevista e nem que fossem criados 2 grupo.
Não gosto e não posso andar depressa, existia uma moto alugada que ainda não reconhecia o dono e pelo menos um que não sentia o prazer das duas rodas á mais de 20 anos. Não aconteçeu nada, felizmente, mas podia perfeitamente ter acontecido.
Não entendam como crítica, ninguém é obrigado a saber de todos os dados dos diversos motards que nos acompanham, mas como se costuma dizer, acompanha-se sempre a moto mais lenta.
Volto a dizer, não é uma crítica, é mais um reparo a um fim de semana perfeito.
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Mensagem  TodayAdventure Qui Jul 24, 2008 7:31 pm

mouse escreveu:Realmente dá para pensar.
Sem querer ofender a ninguém, mas ...como se consegue ver paisagens numa de acelera????

No encontro de Sanábria, para contentamento de alguns, rodou-se mais um pouco o pulso. Sei que alguns estão por cá e nem vale a pena referir nomes, mas na minha opinião era situação que podia ter sido prevista e nem que fossem criados 2 grupo.
Não gosto e não posso andar depressa, existia uma moto alugada que ainda não reconhecia o dono e pelo menos um que não sentia o prazer das duas rodas á mais de 20 anos. Não aconteçeu nada, felizmente, mas podia perfeitamente ter acontecido.
Não entendam como crítica, ninguém é obrigado a saber de todos os dados dos diversos motards que nos acompanham, mas como se costuma dizer, acompanha-se sempre a moto mais lenta.
Volto a dizer, não é uma crítica, é mais um reparo a um fim de semana perfeito.

Em meu entender, as coisas aconteceram de forma muito natural e sem riscos para quem não os quis tomar. A certa altura, num troço de uns 30 kms sempre em frente, alguém saiu do "pelotão", colocou-se a meu lado em jeito de "pedido de autorização", e adiantou-se, levando mais três ou quatro atrás, com a hormona mais saltitante. Eu continuei, à cabeça do grupo principal, a fazer o percurso às mesmas velocidades legais com que seguia até aí (90/100 km/h), que espero não tenham sido excessivas para ninguém e absolutamente ninguém foi pressionado/obrigado a seguir os mais "hormonais". Não podes e não queres andar depressa (e fazes muito bem) e o andamento que mantive não te deverá ter pressionado de nenhuma forma, suponho. Embora não tenhamos sido estritos nas regras mais recomendáveis, não se obrigou ninguém a arriscar e todos ficaram satisfeitos (acho que nem os mais rápidos correram grandes riscos). Para mim, a coisa foi bastante aceitável!

Zé Paulo.
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Mensagem  enogueira Sex Jul 25, 2008 2:11 am

TodayAdventure escreveu:
mouse escreveu:Não gosto e não posso andar depressa, existia uma moto alugada que ainda não reconhecia o dono e pelo menos um que não sentia o prazer das duas rodas á mais de 20 anos.

Em meu entender, as coisas aconteceram de forma muito natural e sem riscos para quem não os quis tomar. A certa altura, num troço de uns 30 kms sempre em frente, alguém saiu do "pelotão", colocou-se a meu lado em jeito de "pedido de autorização", e adiantou-se, levando mais três ou quatro atrás, com a hormona mais saltitante. Eu continuei, à cabeça do grupo principal, a fazer o percurso às mesmas velocidades legais com que seguia até aí (90/100 km/h), que espero não tenham sido excessivas para ninguém e absolutamente ninguém foi pressionado/obrigado a seguir os mais "hormonais". Não podes e não queres andar depressa (e fazes muito bem) e o andamento que mantive não te deverá ter pressionado de nenhuma forma, suponho. Embora não tenhamos sido estritos nas regras mais recomendáveis, não se obrigou ninguém a arriscar e todos ficaram satisfeitos (acho que nem os mais rápidos correram grandes riscos). Para mim, a coisa foi bastante aceitável!

Zé Paulo.

Olá!
Aqui anda o "culpado" da moto alugada. Mouse, fiz bastantes, e bons km, a olhar para a tua roda traseira, a velocidades um pouco mais reduzidas. O ritmo que ias a impor foi muito agradável para mim e não tive qualquer problema em acompanhar.
Mesmo nas zonas mais "curvilíneas" não senti que a velocidade fosse exagero e provavelmente era eu o mais inexperiente de todo o grupo, além, obviamente, da moto ser desconhecida, não só o modelo mas o tipo de moto (venho de uma custom...).
Os "aceleras" que foram fazer os Km finais a abrir o punho... ok... acredito que foram em segurança, mas tb é verdade que o grupo acompanha o mais lento... MAs por mim, ok! No problem...

Um único reparo relacionado com esta temática tem a ver com o facto do grupo se separar... Evil or Very Mad Julgo que cada um de nós deve controlar não só o que vai à sua frene, mas tb o que segue atrás. Houve alturas (como falei acima) que ia o "pelotão", 1km depois ia o mouse, depois eu e por fim o paciente Paulo Mafra a fechar a caravana. Isto foi a única coisa que eu acho que não se faz... Algures em Montesinho, este distanciamento originou uns desvios errados e uma Varadero quase seca...

Mas, e repito, são apenas reparos menores acerca de um fds impecável! Esteve 1000%, TUDO!!
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Mensagem  RuiSilva Sex Jul 25, 2008 2:24 am

mouse escreveu:Realmente dá para pensar.
Sem querer ofender a ninguém, mas ...como se consegue ver paisagens numa de acelera????

Mas não é numa acelera que consegues ver paisagens??? Quando vais a 90km/h ou mais, tens que ir suficientemente concentrado na estrada e na condução, quando rolas numa acelera a 45km/h, podes andar perfeitamente de capacete aberto (ou até com um "penico"), cheio de calma, apreciando paisagens, tendo mais sensações uma vez que até de T-shirt e calções podes andar, respirar o ar puro e sentir o cheiro de eucaliptos, pinheiros, entre outras árvores...

Quanto mais devagar mais se aprecia uma viagem! Sozinho ainda mais! Pensando em tudo o que vemos e muito mais! É numa acelera em passeio que filosamos e conversamos com nós próprios! Rolling Eyes

Fica a minha opina... bounce
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Mensagem  freddy_krueger Sex Jul 25, 2008 2:38 am

Bem, comentando este tema pertinente:

1. Na minha opinião o grupo em si tinha duas velocidades bem distintas nas passagens em curva (não tanto em recta). Eu por várias vezes "parei" pois em grande parte do percurso fiquei na frente do mouse para controlar distância entre os grupos. A comitiva do primeiro grupo ia numa toada que sem ser desportiva, dava para "gozar" as curvas (diga-se em total segurança). Apesar de concordar que deve-se sempre manter um grupo coeso, tenho que admitir que gozei fazer aquelas curvinhas à velocidade que as fiz e que não seria um passeio tão saboroso se as fizesse mais devagar.


2. A separação dos grupos tornou-se então no meu entender uma situação "menos má" que obrigar alguém a andar mais rápido (e inerentes riscos que daí advém) ou os outros a andar mais lentos...


3. Na minha opinião o que falhou por vezes foi o último elemento do primeiro grupo não ter estado tão atento (eu sei que as paisagens eram lindas)..que originou o perder de metade da comitiva no primeiro dia. No Domingo, apesar de ter havbido dois grupos, ambos gozaram o seu ritmo, e sem haver elementos perdidos, pois sempre que havia cruzamento, localidade eu (e outros elementos) esticávamos o 1º grupo para recolar toda a comitiva.

Num grupo tão hetrerógéneo, a criação de dois grupos distintos em percursos serranos parece-me até uma solução bem interessante...
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Mensagem  mouse Sex Jul 25, 2008 2:44 am

TodayAdventure escreveu: absolutamente ninguém foi pressionado/obrigado a seguir os mais "hormonais". Não podes e não queres andar depressa (e fazes muito bem) e o andamento que mantive não te deverá ter pressionado de nenhuma forma, suponho.

Zé Paulo.

Ninguém obrigou a nada. Todos andaram como queriam,mas...... tentamos sempre seguir a moto da frente.
Zé Paulo, não entendas como crítica, não foi.
Tornava a repetir já este fim de semama. Vamos?? Very Happy Very Happy Very Happy

PS - Um dia ainda vou ter de arranjar um trabalho que não me ocupe os fins de semana Twisted Evil
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Mensagem  pedrogordo Sex Jul 25, 2008 3:37 am

Bom dia

Um tema pertinente, tal como freddy referiu. Tendo sido um dos "apressados", gostaria de dar o meu ponto de vista, à Paulo Portas, por tópicos. eheh Laughing Laughing

1º É quase tão perigoso andar devagar demais como depressa demais. Quantas vezes não se bate no da frente, não se stressa e nos enervamos porque o(s) da frente vai(ão) devagar demais? O ritmo que se utilizou no passeio de Sanábria pareceu-me francamente equilibrado. Nem demasiado devagar, nem depressa. Só não percebi como era possível criar distâncias enormes para a mota da frente, tendo em conta o ritmo moderado, originando a divisão do grupo.
2º Andar em grupo é diferente quando são 4 motas ou 20 motas. 4 motas podem andar mais depressa, sem correr grandes riscos, sobretudo se as pessoas em causa tiverem noção e responsabilidade do que estão a fazer e tiverem um andamento semelhante. Com 20 motas, andar depressa só pode dar mau resultado. O que aconteceu na Sanábria foi com um "pedido de autorização" ao Zé Paulo Embarassed , que tinha toda a autoridade para fazer um gesto de não concordar e a coisa teria ficado por ali. Como anuiu, foram perto de 40 km feitos depressa, sem ser demasiado depresa, até porque ia uma Rocket 2300, uma KLV de pneus carecas e a minha mulher à pendura, no grupo de 4. Também só foi possível porque sabíamos que era sempre em frente até à fronteira.
3º Para andar em grupo, há um conjunto de regras mais vastas do que "andar devagar" ou "depressa". Peço ao Paulo Mafra, se tiver um tempinho, que reproduza aqui o que já escreveu sobre o assunto e que eu li algures. Profundamente acertado. Abrir um tópico sobre o assunto seria apropriado. Julgo que as deveremos aplicar nos nossos encontros, mas sem "fundamentalismos" e tendo em conta o tamanho do grupo e a natureza do passeio.
4º O que ocorreu na Sanábria não contraria qualquer das regras importantes para circular em grupo.

Cumprimentos,
Pedro Gordo
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Mensagem  enogueira Sex Jul 25, 2008 3:53 am

Não creio que o inicio desta "discussão" tenha partido do facto de haver um grupo de "fugitivos" que gostaram de fazer os km finais um pouco mais rápido. TIvesse eu kit d'unhas e gostaria de o ter feito, tb...

E a separação do grupo e outras peripécias, pode ter simplesmente a ver com algo muito simples: Não era eu o único "virgem" em passeios em grupo! E talvez o facto de se tratar de um grupo tão heterogéneo, tenha possibilitado algum tipo de situações menos "normais".

Parece-me honestamente que o ritmo imposto/aconselhado foi o adequado. Não me senti pressionado ou em risco em qualquer instante. Além disso, seja em que grupo for, se sentir que não devo acompanhar, simplesmente aviso e abrando... Facilitar? Nunca!! Tenho muitas centenas de milhar de Km na estrada (não de moto...) e já vi o que exageros podem fazer...

Não me parece que tenha havido contrariedades às normas de circulação em grupo. Parece-me é que havia algum interesse, manifestado ou não, de fazer alguns troços mais devagar, para melhor poder absorver o que nos rodeava.

Apenas a minha opinião...

Acho que devemos repetir a experiência, para podermos aperfeiçoar a circulação em grupo! Ah! E com posta incluida!!!

Abraço
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Mensagem  Victor Sex Jul 25, 2008 4:01 am

Voçês não me tirem do sério, senão arranco-vos a pintura da moto da próxima vez que vos apanhar em AE.

Para mim essa da velocidade é como o anão: depende da altura. ( velocidade e anões não têem nada a ver e nem sei porque é que escrevi isto mas agora já está e não me apetece apagar ).

Cada um vai à sua vontade DESDE que isso nunca implique colocar-se a si e ESPECIALMENTE a outros em perigo.

Já rodei em grupos em que, infelizmente, quedas aconteceram. Felizmente ninguém se magoou muito e sei que isso é sempre chato, até para o grupo pois ninguém gosta de ver ninguém a cair mas acontece! Quer seja a 120Km quer seja a 30Km.

Como em tudo na vida é preciso sempre ter 2 pesos e 2 medidas.
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Mensagem  mouse Sex Jul 25, 2008 4:28 am

enogueira escreveu: TIvesse eu kit d'unhas e gostaria de o ter feito, tb...
[list=1][*]
Pois, também eu Embarassed

Very Happy Very Happy

PS- Acho que me expliquei mal. Acho que ficaram com ideia que o que eu disse, foi de um ritmo tipo corrida. Nada disso. Só que alguns troços, podiam ter sido um pouco mais lentos.
Não se entrou em exageros, e mantive o meu andamento "quase" normal, dai o se terem criado 2 grupos.


Última edição por mouse em Sex Jul 25, 2008 4:39 am, editado 2 vez(es)
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Mensagem  pbar Sex Jul 25, 2008 4:35 am

Acrescento ainda que o andar depressa ou devagar, tambem depende da moto.
Numa Chopper andar a 120 pareçe mais depressa que numa GSXR1000 a 200.

Ou seja, que tem uma moto mais rápida faz mais sacrificio em andar devagar.

por essa razão tambem vendi uma GSXR1000, porque sentia que a moto puxava por mim e não o inverso.
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Mensagem  Sandra Vespa Sex Jul 25, 2008 4:55 am

Victor escreveu:...Cada um vai à sua vontade DESDE que isso nunca implique colocar-se a si e ESPECIALMENTE a outros em perigo...

Não poderia concordar mais com a teoria do Victor. Eu, pessoalmente, sempre gostei de apimentar a adrenalina e de experimentar emoções fortes. Apesar do perigo a que, conscientemente, me sujeitava, nada me dava mais gozo do que rodar o pulso até ao limite na mina ex-VFR. É claro que sabia que não o poderia fazer amiúde, até porque tinha que aguardar por horas impróprias para o fazer em segurança (para os outros, obviamente, que a segurança para aqueles que gostam de velocidades, como eu, está sempre posta em causa; um bocado de óleo no alcatrão, um furo no pneu, um animal que se atravessa, etc., são sempre situações que estão fora do alcance de qq um). Apesar de tudo, há que respeitar os desejos do próximo e, importante a meu ver, não julgar ninguém.

Este mundo está feito de forma a todos termos o nosso espaço - espaço para a nossa liberdade, para os nossos desejos, para que façamos alguma coisa pela nossa felicidade (Só temos esta vida para gastar. Que a gastemos como bem entendermos) - claro, sempre respeitando o espaço / limites dos outros.

Quanto à mensagem implícita no vídeo, é de facto comovente, principalmente se pensarmos que uma fatalidade deste género trará muita dor àqueles que sentirão a ausência de quem, inesperadamente, deixa um indirecto adeus...
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Mensagem  TodayAdventure Sex Jul 25, 2008 5:14 am

Mouse, tá tudo... Agradar exactamente a todos não é fácil. E o "cada um vai à sua vontade", não é bem assim. Se assim fosse, e não tendo as pessoas informação detalhada sobre o percurso, alguns ter-se-iam com toda a certeza perdido. Eu fui tendo o cuidado de rolar mais devagar perto dos locais onde havia mais mudanças de direcção ou na cidade (em "O Barco", por exemplo, onde havia uma espécie de feira e um pouco de confusão - mas também foi sempre em frente), para ter um grupo compacto e ninguém se perder. Descontraí-me mais no tal troço em que alguns se largaram, porque era sempre em frente e não tinha mal que a caravana fosse mais alargada. E acho que correu bem, pois todos nos encontrámos no cruzamento, com muito pouco tempo de diferença. Ainda assim, vinha sempre com gente à vista atrás de mim e mantive-me sempre à velocidade legal, o que para o tipo de estrada (sem dúvida, a mais larga de todas) que era, me pareceu adequado.

Mouse, quando a Cristina refilar, se eu estiver no grupo, com um lugar vago no banco, é comigo que ela vai! Very Happy

Bem fixe, este passeio! Smile

Zé Paulo.
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Mensagem  enogueira Sex Jul 25, 2008 5:20 am

TodayAdventure escreveu:Bem fixe, este passeio! Smile

Zé Paulo.

Tudo se resume a isso!!! cheers cheers
O pessoal já está é sub-nutrido, com a falta das proteínas transmontanas (leia-se posta!!).

Foi um espectáculo de fds e certamente com um grupo que é daqueles com que se pode encarar uma loooonga viagem!

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Mensagem  mouse Sex Jul 25, 2008 5:33 am

TodayAdventure escreveu:
Mouse, quando a Cristina refilar, se eu estiver no grupo, com um lugar vago no banco, é comigo que ela vai! Very Happy


Zé Paulo.

OK
Mas como já disse e repito - Ela é violentas ás vezes. Dai o ter 2 alcunhas "Cristina" e "A Amaciadora das carnes", o Freddy que o diga Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy

PS- Quando quiseres, podes sempre fazer uma visita ao Norte e dar um passeio pelo PN What a Face
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Mensagem  Sérgio Castro Sex Jul 25, 2008 7:03 pm

Por mim importa apenas o espírito e asegurança do grupo, seja a 2.., muito próximos dos 3.. ou mesmo a 20.

O importante é chegar, bem e todos.
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Mensagem  trigger Qua Ago 06, 2008 7:19 pm

boas

eu nao fiz a viagem a sanabria, mas identifico-me bem o que se passou, ja fiz muitos passeios com muitas e poucas motos e posso dizer que acho normal isso acontecer......

para mim andar de moto tem exactamente essa vertente, há dias que nao me apetece passar dos 50 km/h e vou a pensar na vida e a ver a paisagem, mas outros em que me apetece fazer umas curvinhas engraçadas e "andar de moto"......

o falado kit de unhas tambem influencia, mas nao e tudo, saber se é dia para "andar de moto" tambem conta.......

pelo que ja passei, fazer uma viagem Porto-Foz Coa sempre junto ao rio douro a 50km/h, ou fazer Gois-Pampilhosa da Serra, a velocidades pouco recomendadas, sei que umas vezes o que nos apetece é "andar de Moto" outras é ver a paisagem
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