SERÁ QUE VAI SER DESTA
+9
enogueira
Africa Twin
freddy_krueger
Sérgio Castro
Asilvamachado
pedrogordo
PedroSL
RuiSilva
MANUEL SEVERINO
13 participantes
MotoEvasao :: Geral :: Geral
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
SERÁ QUE VAI SER DESTA
A mensagem seguinte é um email enviado para você por um administrador do"Edimoto Forum - MOTOjornal - MOTO 4 - Scooting - MOTOjornal TT - BikingAventura". Se a mensagem contém material abusivo, "spam", ou comentáriosque você ache ofensivos por favor contacte o "webmaster" dos fóruns noseguinte endereço: david.madureira@motojornal.pt Inclúa este email completo (particularmente os cabeçalhos). Mensagem enviada para você é a seguinte:~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ No próximo dia 22, sexta feira, vai acontecer na Assembleia da Repúblicaalgo que pode vir a significar muito para o futuro do motociclismo emPortugal. Em debate vai estar uma proposta de alteração à lei que visa permitirpossuidores de licença de condução B (automóveis) conduzirem tambémmotos até 125cc e 15 cv de potência. Esta situação está prevista numa directiva comunitária e já foiadoptada por muitos dos países membros (Espanha, França, Itália.Alemanha, etc) com resultados muito positivos em termos de adesão àsduas rodas de novos utentes da estrada. As vantagens que isto representaem termos económicos e ambientais são por demais conhecidas.Importante mesmo é que não se perca esta oportunidade, por muitosesperada, de também por cá as motos serem assumidas pelo poder políticocomo uma verdadeira alternativa aos automóveis no que respeita àmobilidade dos cidadãos. Para que esta oportunidade se concretize éimportantíssimo que no dia 22 aqueles que, pelas mais diversas razões,se interessam pela prática do motociclismo em Portugal marquem presençanas galerias da Assembleia da República estando para isso nestasexta-feira em S. Bento pelas 9 horas da manhã. -- A gestão do Fórum MotojornalDavid Madureira http://motojornal.pt
MANUEL SEVERINO- Triciclo
- Número de Mensagens : 98
Idade : 64
Localização : PORTO
Moto do momento : ALICE GRANDE FERRO NRG-50, É SÓ PLASTICO MAS VAI A TODAS POIS POIS
Data de inscrição : 16/08/2008
Re: SERÁ QUE VAI SER DESTA
Li este artigo na Motociclismo deste mês.
Já era mais que tempo de alguém tentar acompanhar as directivas Europeias no que respeita ao motociclismo. Também vejo muitos inconvenientes nesta directiva, pois imagino que uns quantos de "artistas" comprem 125cc e as artilhem todas sem ter mínimos conhecimentos em 2 rodas, colocando em perigo eles próprios e os outros...
Mas a mesma proposta indica que só será válido para maiores de 25 anos o que até considero razoável! A ver vamos em que é que ficamos!
Já era mais que tempo de alguém tentar acompanhar as directivas Europeias no que respeita ao motociclismo. Também vejo muitos inconvenientes nesta directiva, pois imagino que uns quantos de "artistas" comprem 125cc e as artilhem todas sem ter mínimos conhecimentos em 2 rodas, colocando em perigo eles próprios e os outros...
Mas a mesma proposta indica que só será válido para maiores de 25 anos o que até considero razoável! A ver vamos em que é que ficamos!
Re: SERÁ QUE VAI SER DESTA
Nova unanimidade histórica na Assembleia da República e parabéns aos Motociclistas
A manhã desta sexta-feira, 22 de Maio de 2009, entra também para a história do Motociclismo em Portugal já que, tal como há uns anos com a “Lei dos Rails”, os motociclistas de Portugal conseguiram levar TODOS os deputados à razão, fazendo com que a “Lei das 125” tenha sido aprovada não por maioria mas sim por unanimidade na Assembleia da República.
Esta lei fará com que todos os automobilistas possam conduzir motociclos até 125 cc e 15 cv sem necessitar de mais algum exame de condução. Ou seja, a carta de automóvel passa a servir também para estes pequenos, fáceis e citadinos motociclos.
No caso do automobilista ter menos de 25 anos, terá de fazer um pequeno e económico exame prático numa escola de condução. Só.
As vantagens desta lei saltam aos olhos. Em primeiro, a mobilidade dentro das cidades. O aumento de qualidade de vida da população é evidente se os automóveis começarem a ficar em casa.
Em segundo, uma lufada de ar fresco para o sector económico das duas rodas motorizadas. Por último, mas já a mais longo prazo, o factor de mais pessoas começarem a “ver a luz” e se juntarem à família dos motociclistas entusiastas e dinamizadores dos motoclubes.
Acreditar quando se tem razão
Recordemos que esta lei já está em vigor há vários anos em países da Europa que costumamos ver como exemplos. O responsável da mobilidade de Madrid afirmou recentemente num congresso onde estava António Manuel Francisco, responsável pelo Grupo de Acção Motociclista (GAM) “Eu quero Madrid a andar de moto!”. Entretanto Barcelona já anda. Como seria esta cidade mediterrânica se todas as motos fossem trocadas por automóveis?
Por cá, a Federação de Motociclismo de Portugal e o GAM recolheram milhares de assinaturas há uns anos para que esta lei fosse debatida na AR. A petição contou com a colaboração do MC Porto, na sede, e com elementos nossos noutros locais. Também o MC Porto esteve presente na entrega da petição, em São Bento.
Posteriormente, a 11 de Junho de 2006, na demonstração de protesto promovida pelo GAM entitulada “Somos Vítimas e Não Culpados”, o autor destas linhas subiu ao gabinete do Secretário de Estado Ascenso Simões, na companhia de mais dois representantes – José Amaro e António Manuel - dos 4000 motociclistas que enchiam o Terreiro do Paço.
Fomos recebidos pelo chefe de gabinete que torceu o nariz à ideia da “Lei das 125”.
Mas a hora e a razão chegaram.
Se a “Lei dos Rails” surgiu (após o batalhar dos motoclubes e motociclistas no geral) do trabalho do deputado PSD Rodrigo Ribeiro, agora foi o deputado PCP Miguel Tiago a conseguir provar a melhoria para o povo português com esta decisão.
No final da sessão, os responsáveis pelos motociclistas presentes reuniram-se com os deputados das diversas bancadas tendo recebido os parabéns pela persistência e forma de trabalhar.
Estamos todos de parabéns!
A manhã desta sexta-feira, 22 de Maio de 2009, entra também para a história do Motociclismo em Portugal já que, tal como há uns anos com a “Lei dos Rails”, os motociclistas de Portugal conseguiram levar TODOS os deputados à razão, fazendo com que a “Lei das 125” tenha sido aprovada não por maioria mas sim por unanimidade na Assembleia da República.
Esta lei fará com que todos os automobilistas possam conduzir motociclos até 125 cc e 15 cv sem necessitar de mais algum exame de condução. Ou seja, a carta de automóvel passa a servir também para estes pequenos, fáceis e citadinos motociclos.
No caso do automobilista ter menos de 25 anos, terá de fazer um pequeno e económico exame prático numa escola de condução. Só.
As vantagens desta lei saltam aos olhos. Em primeiro, a mobilidade dentro das cidades. O aumento de qualidade de vida da população é evidente se os automóveis começarem a ficar em casa.
Em segundo, uma lufada de ar fresco para o sector económico das duas rodas motorizadas. Por último, mas já a mais longo prazo, o factor de mais pessoas começarem a “ver a luz” e se juntarem à família dos motociclistas entusiastas e dinamizadores dos motoclubes.
Acreditar quando se tem razão
Recordemos que esta lei já está em vigor há vários anos em países da Europa que costumamos ver como exemplos. O responsável da mobilidade de Madrid afirmou recentemente num congresso onde estava António Manuel Francisco, responsável pelo Grupo de Acção Motociclista (GAM) “Eu quero Madrid a andar de moto!”. Entretanto Barcelona já anda. Como seria esta cidade mediterrânica se todas as motos fossem trocadas por automóveis?
Por cá, a Federação de Motociclismo de Portugal e o GAM recolheram milhares de assinaturas há uns anos para que esta lei fosse debatida na AR. A petição contou com a colaboração do MC Porto, na sede, e com elementos nossos noutros locais. Também o MC Porto esteve presente na entrega da petição, em São Bento.
Posteriormente, a 11 de Junho de 2006, na demonstração de protesto promovida pelo GAM entitulada “Somos Vítimas e Não Culpados”, o autor destas linhas subiu ao gabinete do Secretário de Estado Ascenso Simões, na companhia de mais dois representantes – José Amaro e António Manuel - dos 4000 motociclistas que enchiam o Terreiro do Paço.
Fomos recebidos pelo chefe de gabinete que torceu o nariz à ideia da “Lei das 125”.
Mas a hora e a razão chegaram.
Se a “Lei dos Rails” surgiu (após o batalhar dos motoclubes e motociclistas no geral) do trabalho do deputado PSD Rodrigo Ribeiro, agora foi o deputado PCP Miguel Tiago a conseguir provar a melhoria para o povo português com esta decisão.
No final da sessão, os responsáveis pelos motociclistas presentes reuniram-se com os deputados das diversas bancadas tendo recebido os parabéns pela persistência e forma de trabalhar.
Estamos todos de parabéns!
PedroSL- Utilitária
- Número de Mensagens : 1478
Idade : 66
Localização : Porto; Murça; Moledo do Minho
Moto do momento : Honda CB Seven-Fifty
Data de inscrição : 16/08/2008
Re: SERÁ QUE VAI SER DESTA
Sem dúvida que é uma batalha ganha, num país em que a guerra da mota enquanto meio privilegiado de transporte ainda está por ganhar...
Ou seja, se noutros países, leis semelhantes provocaram a "corrida" aos stands para conseguir um veículo económico e prático para o transporte do dia-a-dia, em Portugal parece-me que a medida vai ter um impacto relativo. Talvez facilite a uns quantos, mas a maioria vai preferir o conforto do seu carrinho e far-se-á à estrada, ocupando na cidade o equivalente a 4 motos.
Espero estar enganado, mas sinceramente é o que penso. De pouco servirá...
MElhores cumprimentos para todos,
Pedro Gordo
Leiria
Ou seja, se noutros países, leis semelhantes provocaram a "corrida" aos stands para conseguir um veículo económico e prático para o transporte do dia-a-dia, em Portugal parece-me que a medida vai ter um impacto relativo. Talvez facilite a uns quantos, mas a maioria vai preferir o conforto do seu carrinho e far-se-á à estrada, ocupando na cidade o equivalente a 4 motos.
Espero estar enganado, mas sinceramente é o que penso. De pouco servirá...
MElhores cumprimentos para todos,
Pedro Gordo
Leiria
pedrogordo- Bicicleta
- Número de Mensagens : 329
Idade : 48
Localização : Leiria
Moto do momento : BMW K1600GT
KTM Superduke 990
Data de inscrição : 24/07/2008
Re: SERÁ QUE VAI SER DESTA
Muito sinceramente, acho que esta lei não terá qualquer impacto, em barcelona +- 2 anos atras entravam cerca de 600000 motas, a maior parte eram scooters, existindo ruas só com locais reservados para motas, esta lei em Portugal será como a dos rails, não saí do sitio.acham que as Camaras vão perder €€€€ dos parcometros ou vão cobrar ás motas...
Cumprimentos
Cumprimentos
Asilvamachado- Triciclo
- Número de Mensagens : 115
Idade : 45
Localização : Porto-Vila do Conde-Labruge
Moto do momento : Fjr 1300
Data de inscrição : 09/04/2009
Re: SERÁ QUE VAI SER DESTA
Automobilistas autorizados a conduzir motociclos com menos de 125cc
Os automobilistas que tenham a carta de condução para ligeiros vão poder também conduzir motociclos com cilindrada inferior a 125cc, uma proposta do PCP que mereceu a concordância de todos os partidos na generalidade.
No Parlamento, o deputado comunista e motard Miguel Tiago explicou que desta forma o automobilista poderá «conduzir uma scooter ou um motociclo sem ter de passar por todo um novo processo de passar pelas escolas de condução com os gastos de tempo e dinheiro que isso significa».
A maioria socialista acabou por apoiar o projecto do PCP, com a deputada Isabel Jorge a pedir apenas aos comunistas que aceitem algumas alterações na especialidade que contribuam «para uma melhoria significativa na área da mobilidade».
«Em centros urbanos essencialmente onde a conflitualidade de ocupar vias e espaços é cada vez mais sentida e conflituosa», acrescentou esta parlamentar socialista.
in: http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Portugal/Interior.aspx?content_id=1241113
Finalmente vamos ver se é desta que o mercado começa a mexer e vamos ter novos motociclistas na estrada.
Os automobilistas que tenham a carta de condução para ligeiros vão poder também conduzir motociclos com cilindrada inferior a 125cc, uma proposta do PCP que mereceu a concordância de todos os partidos na generalidade.
No Parlamento, o deputado comunista e motard Miguel Tiago explicou que desta forma o automobilista poderá «conduzir uma scooter ou um motociclo sem ter de passar por todo um novo processo de passar pelas escolas de condução com os gastos de tempo e dinheiro que isso significa».
A maioria socialista acabou por apoiar o projecto do PCP, com a deputada Isabel Jorge a pedir apenas aos comunistas que aceitem algumas alterações na especialidade que contribuam «para uma melhoria significativa na área da mobilidade».
«Em centros urbanos essencialmente onde a conflitualidade de ocupar vias e espaços é cada vez mais sentida e conflituosa», acrescentou esta parlamentar socialista.
in: http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Portugal/Interior.aspx?content_id=1241113
Finalmente vamos ver se é desta que o mercado começa a mexer e vamos ter novos motociclistas na estrada.
Re: SERÁ QUE VAI SER DESTA
A questão é: Quando entra em vigor? Ou já entrou??? É agora que posso comprar uma 125 para a pendura???
Re: SERÁ QUE VAI SER DESTA
RuiSilva escreveu:A questão é: Quando entra em vigor? Ou já entrou??? É agora que posso comprar uma 125 para a pendura???
Depois de aprovada na generalidade, tem de ser promulgada pelo PR e depois normalmente demora 90 dias...acho eu que já não me lembro muito bem de introdução ao Direito!!! hihihi
Quem estiver mais esclarecido que comente...
freddy_krueger- Moto-Evadido
- Número de Mensagens : 4461
Idade : 45
Localização : Mozelos, S.M.Feira
Moto do momento : Sym Fiddle 125 ST IRON
Data de inscrição : 18/07/2008
Re: SERÁ QUE VAI SER DESTA
Sem querer parecer Velho do Restelo, isto pode ser uma faca de 2 "legumes"... por um lado, aumento nas vendas, descongestionamento eventual (basta que esteja a chover ) do trânsito automóvel de algumas cidades, mas aumento dos acidentes com motos, o que pode ser contraproducente para quem (como nós) tirou a carta "como-deve-de ser"...
Quanto automobilistas estarão, realmente, preparados para conduzir uma moto se muitos nem se apercebem delas no meio do trânsito?
Quanto automobilistas estarão, realmente, preparados para conduzir uma moto se muitos nem se apercebem delas no meio do trânsito?
Africa Twin- Cinquentinha
- Número de Mensagens : 503
Idade : 56
Localização : Sacavém, Loures
Moto do momento : Africa Twin 750
Data de inscrição : 01/08/2008
Re: SERÁ QUE VAI SER DESTA
Africa Twin escreveu:
Quanto automobilistas estarão, realmente, preparados para conduzir uma moto se muitos nem se apercebem delas no meio do trânsito?
Pode ser que conscialize os automobilistas a olharem mais vezes para os espelhos para verem quem vem atrás e ao lado em vez de ser para se maquilharem, e com alguma sorte até pode ser que se habituem a dar piscas... Se conhecerem melhor o nosso lado, em princípio aumentará o respeito perante os motociclistas.
Re: SERÁ QUE VAI SER DESTA
freddy_krueger escreveu:RuiSilva escreveu:A questão é: Quando entra em vigor? Ou já entrou??? É agora que posso comprar uma 125 para a pendura???
Depois de aprovada na generalidade, tem de ser promulgada pelo PR e depois normalmente demora 90 dias...acho eu que já não me lembro muito bem de introdução ao Direito!!! hihihi
Quem estiver mais esclarecido que comente...
Mesmo depois de aprovada e promulgada existe o período de "vacatio legis" que normalmente é de 180 dias desde a data de aprovação até à entrada definitiva em vigor.
Re: SERÁ QUE VAI SER DESTA
A agência Lusa deixou-me confuso... Já foi votado ou não?!?!?
Escolas contra acesso mais fácil a carta de motas que será votado sexta-feira no Parlamento
Lisboa, 27 Mai (Lusa) - O Parlamento vota sexta-feira um projecto do PCP para facilitar o acesso dos automobilistas às motos de cilindrada até 125 que mereceu acordo de todos os partidos, mas que as escolas de condução consideram "ridículo".
O projecto visa permitir aos condutores com carta de ligeiros tirar a licença para guiar uma moto com cilindrada até 125 centímetros cúbicos sem necessidade de aulas, apenas com um exame de perícia pedido ao Instituto da Mobilidade e Transportes Terrestres.
O objectivo é aumentar as possibilidades de acesso aos motociclos, cuja carta de condução obriga hoje à frequência de aulas de condução, e contribuir para o aumento da fluidez do trânsito e da mobilidade.
Escolas contra acesso mais fácil a carta de motas que será votado sexta-feira no Parlamento
Lisboa, 27 Mai (Lusa) - O Parlamento vota sexta-feira um projecto do PCP para facilitar o acesso dos automobilistas às motos de cilindrada até 125 que mereceu acordo de todos os partidos, mas que as escolas de condução consideram "ridículo".
O projecto visa permitir aos condutores com carta de ligeiros tirar a licença para guiar uma moto com cilindrada até 125 centímetros cúbicos sem necessidade de aulas, apenas com um exame de perícia pedido ao Instituto da Mobilidade e Transportes Terrestres.
O objectivo é aumentar as possibilidades de acesso aos motociclos, cuja carta de condução obriga hoje à frequência de aulas de condução, e contribuir para o aumento da fluidez do trânsito e da mobilidade.
Re: SERÁ QUE VAI SER DESTA
Na generalidade já foi votado...esteve lá pessoal do MCV e tudo...LOL
Das 2 uma:
- Ou a lusa meteu água e queriam referir-se à lei da passada semana;
- Ou será a votação na especialidade da lei, onde se vão discutir os pontos específicos da mesma;
Abraço
Das 2 uma:
- Ou a lusa meteu água e queriam referir-se à lei da passada semana;
- Ou será a votação na especialidade da lei, onde se vão discutir os pontos específicos da mesma;
Abraço
freddy_krueger- Moto-Evadido
- Número de Mensagens : 4461
Idade : 45
Localização : Mozelos, S.M.Feira
Moto do momento : Sym Fiddle 125 ST IRON
Data de inscrição : 18/07/2008
Re: SERÁ QUE VAI SER DESTA
Aparenta que a "vitória" até ao momento é de IR ao parlamento para votação... Ora aqui está uma notícia de hoje do Público
Diploma será votado sexta-feira no Parlamento
Escolas de condução contra acesso mais fácil a carta de motas
27.05.2009 - 07h49 Lusa
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1383199&idCanal=62
O Parlamento vota sexta-feira um projecto do PCP para facilitar o acesso dos automobilistas às motos de cilindrada até 125 que mereceu acordo de todos os partidos, mas que as escolas de condução consideram "ridículo".
O projecto visa permitir aos condutores com carta de ligeiros tirar a licença para guiar uma moto com cilindrada até 125 centímetros cúbicos sem necessidade de aulas, apenas com um exame de perícia pedido ao Instituto da Mobilidade e Transportes Terrestres.
O objectivo é aumentar as possibilidades de acesso aos motociclos, cuja carta de condução obriga hoje à frequência de aulas de condução, e contribuir para o aumento da fluidez do trânsito e da mobilidade.
O deputado comunista Miguel Tiago disse à agência Lusa esperar "unanimidade" na aprovação, depois das opiniões manifestadas pelos outros partidos na discussão na generalidade.
Admitiu aceitar alterações sugeridas, como "isentar algumas pessoas do exame, como quem já tenha carta para guiar motas de 50 centímetros cúbicos ou quem tenha mais de 25 anos".
O presidente da Associação Nacional dos Industriais do Ensino de Condução Automóvel (ANIECA) criticou o projecto, apontando razões de segurança e afirmando que sem aulas de condução as pessoas passam a poder ter carta de mota "sem formação, sem motivação e sensibilização para importantes questões de segurança, como os ventos laterais, entre outras".
"Os veículos até 125 centímetros cúbicos são mais instáveis do que os de grande potência, estes alertas devem ser ainda mais rigorosos nestes casos", disse Eduardo Vieira Dias à Lusa, considerando "ridículo" o argumento de que fica muito caro tirar a carta de motociclos.
"Se é assim, tirar a carta de pesados de passageiros também é caro... qualquer dia também deixa de ser preciso?", questionou, acusando os comunistas de serem "ignorantes em matéria de segurança rodoviária".
"Numa altura em que se vê que o plano nacional para a segurança rodoviária não conseguiu reduzir o número de acidentes em duas rodas, vem agora o PCP com uma medida eleitoralista, que cede a pressões dos lóbis dos construtores de motociclos", disse também Eduardo Vieira Dias.
Em resposta, o deputado comunista considera natural que "as escolas de condução, como entendem a formação como um negócio, manifestem as maiores reservas" e contrapõe que é preciso "facilitar o acesso e confiar que pessoas que já têm carta de ligeiros já têm uma certa maturidade".
"Não estamos a falar de miúdos, não se pretende que qualquer indivíduo possa pôr-se a guiar uma moto", disse, frisando que o princípio de facilitar o acesso à carta de motos já está previsto numa directiva comunitária aplicada em praticamente toda a União Europeia.
O presidente da Associação de Cidadãos Auto-Mobilizados, Manuel João Ramos, disse à Lusa que a medida "faz todo o sentido" do ponto de vista da mobilidade, referindo que, embora possa significar um aumento de motos a circular, os automobilistas estarão mais atentos e habituados a circular com elas.
Quanto às preocupações de segurança da ANIECA, Manuel João Ramos declarou que é preciso "salvaguardar a formação específica para andar em duas rodas, mas os problemas não virão daí, porque o acesso vai ser alargado a pessoas que já conhecem o meio rodoviário".
Manuel João Ramos destacou ainda a necessidade de as câmaras municipais tomarem medidas "na gestão do tráfego de mais motos e do seu estacionamento".
Diploma será votado sexta-feira no Parlamento
Escolas de condução contra acesso mais fácil a carta de motas
27.05.2009 - 07h49 Lusa
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1383199&idCanal=62
O Parlamento vota sexta-feira um projecto do PCP para facilitar o acesso dos automobilistas às motos de cilindrada até 125 que mereceu acordo de todos os partidos, mas que as escolas de condução consideram "ridículo".
O projecto visa permitir aos condutores com carta de ligeiros tirar a licença para guiar uma moto com cilindrada até 125 centímetros cúbicos sem necessidade de aulas, apenas com um exame de perícia pedido ao Instituto da Mobilidade e Transportes Terrestres.
O objectivo é aumentar as possibilidades de acesso aos motociclos, cuja carta de condução obriga hoje à frequência de aulas de condução, e contribuir para o aumento da fluidez do trânsito e da mobilidade.
O deputado comunista Miguel Tiago disse à agência Lusa esperar "unanimidade" na aprovação, depois das opiniões manifestadas pelos outros partidos na discussão na generalidade.
Admitiu aceitar alterações sugeridas, como "isentar algumas pessoas do exame, como quem já tenha carta para guiar motas de 50 centímetros cúbicos ou quem tenha mais de 25 anos".
O presidente da Associação Nacional dos Industriais do Ensino de Condução Automóvel (ANIECA) criticou o projecto, apontando razões de segurança e afirmando que sem aulas de condução as pessoas passam a poder ter carta de mota "sem formação, sem motivação e sensibilização para importantes questões de segurança, como os ventos laterais, entre outras".
"Os veículos até 125 centímetros cúbicos são mais instáveis do que os de grande potência, estes alertas devem ser ainda mais rigorosos nestes casos", disse Eduardo Vieira Dias à Lusa, considerando "ridículo" o argumento de que fica muito caro tirar a carta de motociclos.
"Se é assim, tirar a carta de pesados de passageiros também é caro... qualquer dia também deixa de ser preciso?", questionou, acusando os comunistas de serem "ignorantes em matéria de segurança rodoviária".
"Numa altura em que se vê que o plano nacional para a segurança rodoviária não conseguiu reduzir o número de acidentes em duas rodas, vem agora o PCP com uma medida eleitoralista, que cede a pressões dos lóbis dos construtores de motociclos", disse também Eduardo Vieira Dias.
Em resposta, o deputado comunista considera natural que "as escolas de condução, como entendem a formação como um negócio, manifestem as maiores reservas" e contrapõe que é preciso "facilitar o acesso e confiar que pessoas que já têm carta de ligeiros já têm uma certa maturidade".
"Não estamos a falar de miúdos, não se pretende que qualquer indivíduo possa pôr-se a guiar uma moto", disse, frisando que o princípio de facilitar o acesso à carta de motos já está previsto numa directiva comunitária aplicada em praticamente toda a União Europeia.
O presidente da Associação de Cidadãos Auto-Mobilizados, Manuel João Ramos, disse à Lusa que a medida "faz todo o sentido" do ponto de vista da mobilidade, referindo que, embora possa significar um aumento de motos a circular, os automobilistas estarão mais atentos e habituados a circular com elas.
Quanto às preocupações de segurança da ANIECA, Manuel João Ramos declarou que é preciso "salvaguardar a formação específica para andar em duas rodas, mas os problemas não virão daí, porque o acesso vai ser alargado a pessoas que já conhecem o meio rodoviário".
Manuel João Ramos destacou ainda a necessidade de as câmaras municipais tomarem medidas "na gestão do tráfego de mais motos e do seu estacionamento".
Re: SERÁ QUE VAI SER DESTA
Mais uma vez se faz de tudo para ganhar mais uns tustos à custa do otário.
Re: SERÁ QUE VAI SER DESTA
Gostei do comentário da Associação de cidadãos Auto-mobilizados!! Excelente
freddy_krueger- Moto-Evadido
- Número de Mensagens : 4461
Idade : 45
Localização : Mozelos, S.M.Feira
Moto do momento : Sym Fiddle 125 ST IRON
Data de inscrição : 18/07/2008
Re: SERÁ QUE VAI SER DESTA
RuiSilva escreveu:
O presidente da Associação Nacional dos Industriais do Ensino de Condução Automóvel (ANIECA) criticou o projecto, apontando razões de segurança e afirmando que sem aulas de condução as pessoas passam a poder ter carta de mota "sem formação, sem motivação e sensibilização para importantes questões de segurança, como os ventos laterais, entre outras".
As escolas de condução criticam o projecto porque não há formação e sensibilização para importantes "questões de segurança como os ventos lateriais, entre outras"... Ora eu quando tirei a carta de moto, ninguém me ensinou nada disto, e aprendi sozinho como lidar com os ventos laterais ou ultrapassagens de camiões. Aprendi sozinho que as guias e passadeiras escorregam que nem sabonetes. Aprendi que o granizo dói quando se anda em auto-estrada e que nenhum automobilista dá pisca em Nacionais ou auto-estrada. Aprendi sozinho que ninguém usa os espelhos ou tem respeito pelas duas rodas e aprendi sozinho para tentar atravessar os carris perpendicularmente. Aprendi sozinho que paralelos é um piso perigossíssimo essencialmente quando chove, e que até quando está verde tenho que ver bem se não vem ninguém.
E dizem as escolas que há motivação e sensibilização para importantes questões de segurança? Os que dizem isto são mesmo aqueles que apenas andam de carro (com motorista) e consideram que o que é realmente importante é sabermos estatísticas de sinistralidade e características técnicas do Gore-tex...
Re: SERÁ QUE VAI SER DESTA
Ventos laterias?? Gore-tex???
Mas em que escolas vocês andaram?? Aqui pelo Norte, pelo menos na escola onde tirei a carta da motita, as coisas foram muito mais simples:
-Sabes andar de moto?
-Eh... quer dizer... tenho uma scooter...
-Ah!! Atão tá bem! Olha, isto é assim: a primeira é pra baixo e o resto é sempre pra cima! Tá bem?
-eh....
-Então vens atrás de mim e já se vê...
E pronto! Duas aulas depois e dezenas de 8 e mais 8 e mais 8 .... Malditos 8.... Nunca mais fiz nenhum! Nem faço! NUNCA!!!! Já estava pronto para exame!...
Portanto, não entendo como dizes que tiveste de aprender tudo sozinho, com a experiência... E também não entendo como não aceitas que tenham de ser as escolas a dar formação, mesmo para as 125cc. E claro que, como fazem um excelente serviço, devem-se fazer cobrar por isso!...
Enfim...
Abraço
Mas em que escolas vocês andaram?? Aqui pelo Norte, pelo menos na escola onde tirei a carta da motita, as coisas foram muito mais simples:
-Sabes andar de moto?
-Eh... quer dizer... tenho uma scooter...
-Ah!! Atão tá bem! Olha, isto é assim: a primeira é pra baixo e o resto é sempre pra cima! Tá bem?
-eh....
-Então vens atrás de mim e já se vê...
E pronto! Duas aulas depois e dezenas de 8 e mais 8 e mais 8 .... Malditos 8.... Nunca mais fiz nenhum! Nem faço! NUNCA!!!! Já estava pronto para exame!...
Portanto, não entendo como dizes que tiveste de aprender tudo sozinho, com a experiência... E também não entendo como não aceitas que tenham de ser as escolas a dar formação, mesmo para as 125cc. E claro que, como fazem um excelente serviço, devem-se fazer cobrar por isso!...
Enfim...
Abraço
enogueira- Moto-turista
- Número de Mensagens : 2036
Idade : 45
Localização : Chaves
Moto do momento : Honda Pan European 1300
Data de inscrição : 21/07/2008
Re: SERÁ QUE VAI SER DESTA
Verdade seja dita, na escola em que andei, falaram na cena das passadeira...hihihi...mas pouco mais que isso!
Tb tiveram algum cuidado de nas primeira aula só arrancar e tentar fazer 8 (nunca mais niguém faz e é inclusive uma manobra perigosa) numa urbanização "sem carros à vista"..
De resto..with you 110%!!
Tb tiveram algum cuidado de nas primeira aula só arrancar e tentar fazer 8 (nunca mais niguém faz e é inclusive uma manobra perigosa) numa urbanização "sem carros à vista"..
De resto..with you 110%!!
freddy_krueger- Moto-Evadido
- Número de Mensagens : 4461
Idade : 45
Localização : Mozelos, S.M.Feira
Moto do momento : Sym Fiddle 125 ST IRON
Data de inscrição : 18/07/2008
Re: SERÁ QUE VAI SER DESTA
enogueira escreveu:
-Sabes andar de moto?
-Eh... quer dizer... tenho uma scooter...
-Ah!! Atão tá bem! Olha, isto é assim: a primeira é pra baixo e o resto é sempre pra cima! Tá bem?
-eh....
-Então vens atrás de mim e já se vê...
Somos 2
Se bem que no meu caso foi um pouco pior. Teve a resposta que em tempo sabia andar de bicicleta, mas que já não andava á muitos anos.
Resposta.....isso é quase a mesma coisa e nunca se desaprende.
Vamos lá dar umas voltas
Como curvar ou como fazer uma travagem de emergência ( coisa que já se faz nas escolas e é parte do exame) também não. A única coisa que é ou era ensinada nas escolas, era mesmo subir para a moto e andar. Desde que não fosse para cair e depois dos famosos 8, toca para exame. Grande parte das vezes sem o total das aulas e logao mais uns valentes euros para as escolas. Prática comum nas motos e carros.
PS- Comigo tiveram azar. Sempre gostei de andar a gastar a gota dos outros e como sempre escolhi as horas em que não tinha mais nada para fazer, era uma boa forma de passar o tempo. Mas tive quase de exigir
mouse- Moto-turista
- Número de Mensagens : 2459
Idade : 51
Localização : Fiães e Ponte da Barca
Moto do momento : Yamaha FJR
Ex-Honda CBF
EX- Pegaso 650
Data de inscrição : 21/07/2008
Re: SERÁ QUE VAI SER DESTA
Bem... tou a ver que o meu azar crónico precede-me até esse ponto.
Eu tive que re-aprender a andar de moto ( já tinha uma CBR600 na garagem e já estava habituado a andar nela, fora todas as outras de amigos que andei desde pequeno ).
Tive que aprender a dar sinais com as mãos e a não ter espelhos.
Tive que aprender numa JAVA350 ( só quem andou alguma vez numa é que percebe esta ).
Depois passei para a XJ600 ( que é uma excelente moto para aprender a cair )
Depois fiz um exame de quase 45 minutos com um "engenheiro" mal encarado que me obrigou a fazer oitos numa rua movimentada e com um declive gigantesco ( o truque foi abrir o choke senão tinha chumbado )
E para finalizar ao ir levar a moto à escola, depois do exame, quase que fui abalroado por um camião.
Ah! E o meu instrutor obrigou-me a andar de moto à chuva e em paralelo. Dizia ele que só assim é que eu iria saber se queria aprender a andar de moto ou não. ( estavamos em Fevereiro ).
Tb me ensinou truques para andar com vento e mais: chegou a ir à minha pendura com chuva para que eu pudesse sentir a moto com pendura atrás e para poder antecipar as reacções da moto nessas condições.
Nunca caí. Mas pensando bem, foi mais por causa da sorte do que por perícia.
Tive a sorte de ter um grande instrutor e foi um privilégio aprender e corrigir erros com ele.
Eu tive que re-aprender a andar de moto ( já tinha uma CBR600 na garagem e já estava habituado a andar nela, fora todas as outras de amigos que andei desde pequeno ).
Tive que aprender a dar sinais com as mãos e a não ter espelhos.
Tive que aprender numa JAVA350 ( só quem andou alguma vez numa é que percebe esta ).
Depois passei para a XJ600 ( que é uma excelente moto para aprender a cair )
Depois fiz um exame de quase 45 minutos com um "engenheiro" mal encarado que me obrigou a fazer oitos numa rua movimentada e com um declive gigantesco ( o truque foi abrir o choke senão tinha chumbado )
E para finalizar ao ir levar a moto à escola, depois do exame, quase que fui abalroado por um camião.
Ah! E o meu instrutor obrigou-me a andar de moto à chuva e em paralelo. Dizia ele que só assim é que eu iria saber se queria aprender a andar de moto ou não. ( estavamos em Fevereiro ).
Tb me ensinou truques para andar com vento e mais: chegou a ir à minha pendura com chuva para que eu pudesse sentir a moto com pendura atrás e para poder antecipar as reacções da moto nessas condições.
Nunca caí. Mas pensando bem, foi mais por causa da sorte do que por perícia.
Tive a sorte de ter um grande instrutor e foi um privilégio aprender e corrigir erros com ele.
Victor- Moto-turista
- Número de Mensagens : 1567
Idade : 50
Data de inscrição : 19/07/2008
Re: SERÁ QUE VAI SER DESTA
O meu uma das coisas que me ensinou e foi dizendo que não era exemplo foi como usar a AE sem pagar e como esconder a matricula da motoVictor escreveu:
Tive a sorte de ter um grande instrutor e foi um privilégio aprender e corrigir erros com ele.
Devem ser escolas diferentes
mouse- Moto-turista
- Número de Mensagens : 2459
Idade : 51
Localização : Fiães e Ponte da Barca
Moto do momento : Yamaha FJR
Ex-Honda CBF
EX- Pegaso 650
Data de inscrição : 21/07/2008
Re: SERÁ QUE VAI SER DESTA
Victor escreveu:
Tive que aprender numa JAVA350 ( só quem andou alguma vez numa é que percebe esta ).
Depois passei para a XJ600 ( que é uma excelente moto para aprender a cair )
Afinal, não fui só eu a andar na bela da Java 350 que pesava praí 350Kgs, não tinha motor de arranque, ainda tinha-mos que dar ao Kicks , é que no Coiso, os putos aprenderam todos a andar de motobiciclete em CB's, XJ's , já usaram os piscas, e não os braços, enfim putos...................
Trilho- Bicicleta
- Número de Mensagens : 432
Idade : 49
Localização : Fiães-Sta Maria da Feira
Moto do momento : Honda VFR 800 fi 2001
Data de inscrição : 22/07/2008
Re: SERÁ QUE VAI SER DESTA
Trilho, editei tua mensagem para aparecer a foto que estava difícil...hihihi
Um Abraço
Um Abraço
freddy_krueger- Moto-Evadido
- Número de Mensagens : 4461
Idade : 45
Localização : Mozelos, S.M.Feira
Moto do momento : Sym Fiddle 125 ST IRON
Data de inscrição : 18/07/2008
Re: SERÁ QUE VAI SER DESTA
Estou a ver que daqui apenas eu fiz exame na própria moto - BSA 350 de 1958.
Ora cá está uma vantagem dos clássicos, eu e a moto.
Isto não foi porque a escola não tivesse moto para exames (e só para exames porque naquele tempo não dava aulas de moto), mas como a moto deles era uma Jawa sim, mas o modelo anterior ao do post do trilho, uma toda preta e mais arredondada (alguém se lembra destas?), eu pedi para ser com a minha e eles concordaram.
Abraço
Ricardo
Ora cá está uma vantagem dos clássicos, eu e a moto.
Isto não foi porque a escola não tivesse moto para exames (e só para exames porque naquele tempo não dava aulas de moto), mas como a moto deles era uma Jawa sim, mas o modelo anterior ao do post do trilho, uma toda preta e mais arredondada (alguém se lembra destas?), eu pedi para ser com a minha e eles concordaram.
Abraço
Ricardo
RSC- Triciclo
- Número de Mensagens : 43
Idade : 65
Moto do momento : Honda VFR RC24II / BSA 350 B31
Data de inscrição : 24/04/2009
Página 1 de 2 • 1, 2
MotoEvasao :: Geral :: Geral
Página 1 de 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos