MotoEvasao
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cuidado com os tacos e remendos nos pneus

+4
RuiSilva
Rui Faria
jm_araujo
pedrogordo
8 participantes

Ir para baixo

Cuidado com os tacos e remendos nos pneus Empty Cuidado com os tacos e remendos nos pneus

Mensagem  pedrogordo Qua Jul 22, 2009 4:34 am

Bom dia a todos

Hoje falei com um amigo, mecânico de motos, que na viagem a Faro deste ano teve uma surpresa desagradável. Como se aprende muito com os erros dos outros, julgo que é importante partilhar convosco.

Ele circulava a cerca de 170km/h na AE, já perto do Algarve, na BMW R1100RT, quando o pneu traseiro perdeu ar violentamente, causando uma enorme instabilidade. Valeu-lhe a perícia e o facto de ser um recta para parar em segurança. Mad Verificou que tinha sido o taco que tinha saltado. Como não tinha outra forma de resolver o problema, colocou outro e foi a baixa velocidade até trocar por outro pneu.

O mecânico em causa é muito experiente e sabe perfeitamente que os tacos são provisórios, bem como os remendos. Mas, tal como a maioria de nós, facilitou e percebeu na primeira pessoa que não se brinca com pneus nas motos. pale

Por isso mesmo, deixo 3 fortes recomendações:

1. Quando tiverem um furo, se optarem por colocar um taco ou um remendo, circulem a baixa velocidade, até terem a oportunidade de MUDAR O PNEU. Eu sei que custa €€€€, mas tem mesmo que ser!!! Poupem na cerveja. Twisted Evil
2. Se é um furo lento e pequeno, optem por um spray.
3. Quando circularem com um taco no pneu e na companhia de amigos, circulem na cauda do pelotão. Se forem em último e o taco saltar, não criam perigo para os vossos amigos.

Ora eu ando com um taco há 2500km no BT-021. Não coloquei um pneu novo, porque aquele tinha 1000km! Mas depois desta história, já encomendei um par de Z6 Interact. What a Face

Cumprimentos,
Pedro Gordo
GTR 1400
Leiria
pedrogordo
pedrogordo
Bicicleta
Bicicleta

Número de Mensagens : 329
Idade : 47
Localização : Leiria
Moto do momento : BMW K1600GT
KTM Superduke 990
Data de inscrição : 24/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidado com os tacos e remendos nos pneus Empty Re: Cuidado com os tacos e remendos nos pneus

Mensagem  jm_araujo Qua Jul 22, 2009 4:56 am

Há tacos e tacos....
Quando tenho um furo, costumo ir a uma oficina que tiram o pneu, retiram o que furou o pneu, verificam se as telas não estão danificadas, e se acharem que a segurança não está comprometida, lixam e depois vulcanizam um remendo na parte interior do pneu. Com esse método é impossível o taco sair fora, e fiz várias vezes mais que 10000km com pneus assim reparados.

Já meti dos outros tacos mas só provisoriamente, e sempre a rolar com cuidado até substituir o pneu.


Os outros métodos (tacos de enfiar sem se retirar o pneu, spray anti-furos), são reparações provisórias que não garantem a segurança do pneu e até a podem comprometer: o alargar do furo para meter o taco pode romper as telas, o spray desequilibra o pneu.
Mas também te digo que o teu amigo armou-se em herói e o resultado não foi uma surpresa. Um taco, uma mota pesada, e alta velocidade soa a receita para desgraça...
jm_araujo
jm_araujo
Triciclo
Triciclo

Número de Mensagens : 84
Idade : 49
Localização : Grande Porto
Moto do momento : Bandit 1200
Data de inscrição : 16/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidado com os tacos e remendos nos pneus Empty Re: Cuidado com os tacos e remendos nos pneus

Mensagem  Rui Faria Qua Jul 22, 2009 2:08 pm

Eu tinha um pneu de trás vulcanizado após um furo que ainda faria uns bons 5000 kms. Mas como o aspecto com que ficou após a vulcanização não era dos melhores decidi mudá-lo antes de ir para Faro com a patroa. Mota pesada, carregada e calor achei melhor não. Ainda bem. Fui muito mais descansado... Smile
Rui Faria
Rui Faria
Penantes...
Penantes...

Número de Mensagens : 18
Idade : 61
Moto do momento : Honda STX 1300 ABS
Data de inscrição : 13/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidado com os tacos e remendos nos pneus Empty Re: Cuidado com os tacos e remendos nos pneus

Mensagem  RuiSilva Qua Jul 22, 2009 3:24 pm

Qualquer um dos métodos spray ou tacos deveria ser "temporário".

No entanto acho que não é necessário a substituição de pneu, o mesmo pode ser reparado (numa oficina especializada) garantindo a segurança do mesmo até aos limites legais. Ando com um kit de tacos na moto, mas em caso de furo, levaria o pneu a reparar, de outra forma acho que não vale a pena o risco de danificar a moto (e quem lá anda) por um pneu.
RuiSilva
RuiSilva
Moto-Evadido
Moto-Evadido

Número de Mensagens : 3419
Idade : 42
Localização : Portugal, Gaia
Moto do momento : Honda NC 750x
Data de inscrição : 18/07/2008

http://www.rsilva.eu

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidado com os tacos e remendos nos pneus Empty Re: Cuidado com os tacos e remendos nos pneus

Mensagem  Victor Qui Jul 23, 2009 4:32 am

Eu, tacos nas motos só com o mouse presente. Garanto que aquilo fica como novo! Aliás! Melhor que novo!



E se não acreditam, vejam o motivo de eu dizer isto:

https://mototuga.forumeiro.com/portugal-f21/era-uma-vez-2-cbf-s-1000-que-foram-at-serra-t174.htm
Victor
Victor
Moto-turista
Moto-turista

Número de Mensagens : 1567
Idade : 49
Data de inscrição : 19/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidado com os tacos e remendos nos pneus Empty Re: Cuidado com os tacos e remendos nos pneus

Mensagem  pedrogordo Qui Jul 23, 2009 8:27 am

Vitor

Dei uma leitura rápida nessa tua história e confirmei: tu tens uma pancada do caneco! What a Face Felizmente, que é para o lado da boa disposição, porque caso contrário... Shocked

Aquele pneu da CBF também já devia estar na reforma há algum tempo, não? Twisted Evil Lá está como a duração de um pneu pode ser diferente. Eu já o tinha substituído há uns km's.

Eu acho que um pneu que tenha levado um taco NUNCA MAIS terá a resistência original. Portanto, comigo, é bem claro. Se for um furozito pequenino, que se remedeie com um spray, então há que vulcanizar e continuar. Se for um prego, ferro, parafuso, algo que faça um buraco já com dimensão e sobretudo se levar um taco, então é tirar fora.

Claro que o tipo de mota e utilização podem também atenuar os efeito de um remendo / taco / vulcanização. Mas como eu gosto de circular rápido e sem me preocupar com pneus, prefiro trocar. São €€€€ be empregues.

Reparem que o meu amigo circulava com a mulher, à noite, na A2, com pouco trânsito, a cerca de 170km/h numa BMW R1100RT. Bastava não ter conseguido controlar a mota, ou ter acontecido numa curva, que os estragos na mota ou nos donos seria um prejuízo muito maior que um pneu.

O melhor é mesmo não facilitar.

Pedro Gordo
GTR 1400
Leiria
pedrogordo
pedrogordo
Bicicleta
Bicicleta

Número de Mensagens : 329
Idade : 47
Localização : Leiria
Moto do momento : BMW K1600GT
KTM Superduke 990
Data de inscrição : 24/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidado com os tacos e remendos nos pneus Empty Re: Cuidado com os tacos e remendos nos pneus

Mensagem  mouse Qui Jul 23, 2009 8:55 am

pedrogordo escreveu:

Aquele pneu da CBF também já devia estar na reforma há algum tempo, não? Twisted Evil Lá está como a duração de um pneu pode ser diferente. Eu já o tinha substituído há uns km's.

Eu sei. Era a CBF de reserva que tinha (tenho) em casa.
O pneu nunca mais andou, e nem que tivesse piso, se com um taco já pode ser complicado, com 2 e dobrados, o que resulta em 4, então foi para o lixo mesmo. Na altura aproveitar para migrar pneus de uma CBF para a outra e meter um par de Road 2 na minha.
Aquele pneu tinha 5000 klm, e sem andar a acelerar. O da frente foi para o Freddy e segundo ele não fez mais de 1500 klm na mão dele. São os de origem de CBF.
mouse
mouse
Moto-turista
Moto-turista

Número de Mensagens : 2459
Idade : 51
Localização : Fiães e Ponte da Barca
Moto do momento : Yamaha FJR
Ex-Honda CBF
EX- Pegaso 650
Data de inscrição : 21/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidado com os tacos e remendos nos pneus Empty Re: Cuidado com os tacos e remendos nos pneus

Mensagem  Carlos Carrazedo Qui Jul 23, 2009 11:57 am

Lá está, há tacos e tacos...

Eu já por duas vezes furei e coloquei tacos interiores, a roda sai, tira-se o objecto perfurante e coloca-se o taco pelo lado de dentro e nem levou vulcanização. Do jeito que o taco é feito, nunca mais deita ar por ali.
Quanto aos tacos de meter pelo lado de fora, já ouvi histórias de que duram o resto da vida do pneu como outros que saltam em andamento como foi o caso deste.

Eu no meu caso e sempre que posso coloco um taco interior por uma questão de segurança.

Boas curvas,
Carlos Carrazedo
Carlos Carrazedo
Penantes...
Penantes...

Número de Mensagens : 26
Idade : 42
Localização : Mem Martins - Sintra
Moto do momento : FZ6-S '05 "Silver Storm"
FJR 1300A '07 "Silver Storm"
Data de inscrição : 09/08/2008

http://www.fzportugal.com

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidado com os tacos e remendos nos pneus Empty Re: Cuidado com os tacos e remendos nos pneus

Mensagem  freddy_krueger Ter Jul 28, 2009 1:33 am

Pois eu cá quando tentei por uns tacos, já foi tarde.... (já tinha posto o spray que duriu uns 15kms)

Eramos um grupo até grandito de cerca de 4 motos mas nenhum com grande experiência...moto acabou no reboque.

Ah, pneu já estava um pouco mais do que muito gasto!! affraid
freddy_krueger
freddy_krueger
Moto-Evadido
Moto-Evadido

Número de Mensagens : 4461
Idade : 45
Localização : Mozelos, S.M.Feira
Moto do momento : Sym Fiddle 125 ST IRON Smile
Data de inscrição : 18/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidado com os tacos e remendos nos pneus Empty Re: Cuidado com os tacos e remendos nos pneus

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos