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Uma questão algo "estúpida"!!!

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Mensagem  miketana Seg Nov 24, 2008 9:33 am

Boas,
Tenho uma questão algo "estúpida" mas já ouvi de tudo em relação a isto.
"Qual o conbustível k recomendam??? 95 ou 98???"

Se calhar é mesmo uma questão algo inesperada mas deparo-me c/ esta questão. Uns dizem "ah, a 98 é melhor, desgasta menos o motor" outros "que compensa pela diferença de preço"...

K dizem, vcs aki do forúm, principalmente os que têm as suas meninas com esse bom par de kms????
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Mensagem  freddy_krueger Seg Nov 24, 2008 10:03 am

Bem na minha opinião depende muito do tipo de moto. Para mim e para a minha menina, de carburadores e sem "excesso" de potência coloco 95 e do "hiper".

No entanto, para as novas máquinas de injecção já ouvi muita gente queixar-se que com a gasolina com menos (ou piores) aditivos dos "hipers" fazem a moto engasgar-se.

Já a 98, acho recomendável apenas para "limpar" o motor de quantos em quantos kms ou o seu uso habitual no caso das RR's, onde cada octana faz a diferença.

Just my 2 cents...
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Mensagem  Victor Seg Nov 24, 2008 10:08 am

O meu exemplo ( tem 10 anos de uso e até à data sem problemas )


95 sempre ( e da mais barata ).

sempre que vou fazer AE ou viagens maiores, meto-lhe 98 ou 100 octanas e ando uns kms a "abrir".

Com mais octanas tens mais rendimento mas em termos de motor, não estraga. O que acontece é que o motor retem mais depósitos mas nada que um gazão de vez em quando em AE não limpe.

Isto é um pouco como a treta dos óleos de motor. Quando eu comprei a moto, a Suzuki dizia que o Castrol é que era. Passados 3 anos já era o Shell o melhor de todos e mais um par de anos a seguir já era o Castrol outra vez.

O que os acordos comerciais não fazem...
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Mensagem  miketana Seg Nov 24, 2008 10:12 am

Victor escreveu:O meu exemplo ( tem 10 anos de uso e até à data sem problemas )


95 sempre ( e da mais barata ).

sempre que vou fazer AE ou viagens maiores, meto-lhe 98 ou 100 octanas e ando uns kms a "abrir".

Com mais octanas tens mais rendimento mas em termos de motor, não estraga. O que acontece é que o motor retem mais depósitos mas nada que um gazão de vez em quando em AE não limpe.

Isto é um pouco como a treta dos óleos de motor. Quando eu comprei a moto, a Suzuki dizia que o Castrol é que era. Passados 3 anos já era o Shell o melhor de todos e mais um par de anos a seguir já era o Castrol outra vez.

O que os acordos comerciais não fazem...

Eu tambem até à data sempre optei pela 95. Sei k é mais impura e k ficam mais residuos no deposito mas sou dessa opiniao, nada k umas "esganadelas" dakelas k até nos tiram o catarro a nós, nao resolva...
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Mensagem  João Almeida Seg Nov 24, 2008 10:50 am

Victor escreveu:O meu exemplo ( tem 10 anos de uso e até à data sem problemas )


95 sempre ( e da mais barata ).

sempre que vou fazer AE ou viagens maiores, meto-lhe 98 ou 100 octanas e ando uns kms a "abrir".

Com mais octanas tens mais rendimento mas em termos de motor, não estraga. O que acontece é que o motor retem mais depósitos mas nada que um gazão de vez em quando em AE não limpe.

Isto é um pouco como a treta dos óleos de motor. Quando eu comprei a moto, a Suzuki dizia que o Castrol é que era. Passados 3 anos já era o Shell o melhor de todos e mais um par de anos a seguir já era o Castrol outra vez.

O que os acordos comerciais não fazem...

Pelo pouco que sei, e ao contrário do que o pessoal julga as 98 octonas, não dão mais potência ao motor, mas sim como são mais "explosivas" o motor precisa de menos gasolina para fazer o mesmo trabalho... Também ficam menos residuos no motor.
Na altura que eu fazia médias, nos tempos da CBR 900, com 98 fazia mais uns 20 Km que com 95.
Pode compensar é só fazer as contas, portanto 6% do PIB é só fazer as contas... Embarassed
Actualmente se a 98 é mais cara tipo até 6 a 7 centimos ponho 98, se não ponho 95.

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Mensagem  RuiSilva Ter Nov 25, 2008 6:52 am

Eu é sempre 95, é mais económica, e até ao momento nunca tive razões de queixa (e é recomendável pelo fabricante)!

Quando tiver uma Casal de 2v e estiver cansado da mesma, coloco-lhe combustível de modelismo com 25% de nitrometanol, para ultrapassar os 300km/h... aí é que vou experimentar a diferença de octanas... affraid
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Mensagem  PedroSL Ter Nov 25, 2008 7:00 am

"Quando tiver uma Casal de 2v e estiver cansado da mesma, coloco-lhe combustível de modelismo com 25% de nitrometanol, para ultrapassar os 300km/h... aí é que vou experimentar a diferença de octanas... "

É comprares uma espátula de farmacêutico. Sabes? Daquelas para espatular os cremes, as pomadas e os pós, em farmácia de oficina?
É que dá um jeitão para depois te descolarmos da parede! affraid
Tem mas é juízo que fazes cá muita falta.


Última edição por PedroSL em Ter Nov 25, 2008 7:58 am, editado 1 vez(es)

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Mensagem  Victor Ter Nov 25, 2008 7:39 am

RuiSilva escreveu:Eu é sempre 95, é mais económica, e até ao momento nunca tive razões de queixa (e é recomendável pelo fabricante)!

Quando tiver uma Casal de 2v e estiver cansado da mesma, coloco-lhe combustível de modelismo com 25% de nitrometanol, para ultrapassar os 300km/h... aí é que vou experimentar a diferença de octanas... affraid


Arranjem-me um alambike de 50 lts que vcs vêem o que é gasolina própria para foguet....ermmm.... motos!

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Mensagem  PedroSL Ter Nov 25, 2008 8:03 am

Victor escreveu:
RuiSilva escreveu:Eu é sempre 95, é mais económica, e até ao momento nunca tive razões de queixa (e é recomendável pelo fabricante)!

Quando tiver uma Casal de 2v e estiver cansado da mesma, coloco-lhe combustível de modelismo com 25% de nitrometanol, para ultrapassar os 300km/h... aí é que vou experimentar a diferença de octanas... affraid


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Mensagem  enogueira Ter Nov 25, 2008 8:38 am

A propósito de gasolinas de modelismo, nos meus aviões acreditem que se nota a diferença quando se aumenta a percentagem de nitro!!! Oh, se nota... What a Face What a Face

Na gasolina convencional, pela experiência que tenho, também no aeromodelismo, com motores "convencionais a gasolina" tipo os de motoserra, um aumento do índice de Octanas traduz-se num aumento considerável nas rotações atingidas pelo motor, com a mesma carga de esforço (mesma hélice) e com o carburador todo aberto (acelerado ao máximo).
Um exemplo: um motor de 52cc com gasolina 110 (AVGás - de aeronáutica) misturada com 98, nas proporções adequadas para dar cerca de 105 octanas, traduz um aumento de quase 700rpm em relação à 98! Shocked , nas mesmas condições de funcionamento.

Creio que nas motos, tal diferença será apenas "sentida" em motores RR e quando em regimes perto do red-line, ou seja em condução "de circuito"! Penso eu de que...


Abraço
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Mensagem  mouse Ter Nov 25, 2008 9:24 am

PedroSL escreveu:
...E depois "mama-a" e o dono da moto fica a ver navios!

Ou então snifar tubos de escape Twisted Evil
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Mensagem  Monteiro Ter Nov 25, 2008 10:44 am

Até á compra da Strom sempre utilizei gasolina 95 na minhas motos , de qualquer tipo de posto de gasolina,mas a Strom com gasolinas mais baratas não funciona muito bem.
Na ultima revisão foi-me aconcelhado utilizar gasolina de marcas decentes (tipo BP,repsol...) e de preferencia 98 e realmente tenho notado que com 98 tenho feito mais uns km´s que com 95.

Cumprimentos
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Mensagem  ebrexock Ter Nov 25, 2008 10:56 am

Sempre pus 95 !!!

Preferia que andasse com gasoleo ... ainda ng inventou nada ???

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Mensagem  TodayAdventure Ter Nov 25, 2008 1:41 pm

Leiam a recomendação do fabricante e usem a gasolina com octanas igual ou acima do mínimo recomendado. Uma vez que mais octanas quer dizer mais euros, usar mais octanas do que o necessário é desperdiçar dinheiro. O valor de octanas tem apenas a ver com a maior ou menor resistência à explosão (energia necessária à activação da explosão) e apenas nos motores tecnicamente mais exigentes (sobretudo veículos desportivos de competição) que funcionam com taxas de compressão mais elevadas há vantagens em usar octanagem mais elevada. Ao contrário do que muitos pensam, aumentar as octanas não "limpa" o motor, não dá mais potência ao motor, não é mais "pura", não permite obter menor consumo nem melhorar a potência. Em contrapartida, usar gasolina com valor de octanagem abaixo do indicado pelo fabricante diminui a potência e eficiência do motor (mais combustível para fazer o mesmo trabalho).

Na Europa julgo que gasolina de 95 octanas de boa qualidade é mais do que suficiente para a grande maioria dos motores dos veículos comuns e comprar a de 98 é deitar dinheiro à rua. Outra história diferente é o combustível de má qualidade (qualquer que seja a octanagem). Se a densidade de energia for diferente (o que não é a mesma coisa que octanagem diferente) a potência do motor altera-se. Portanto cuidado com combustível de má qualidade (adulterado?), com uma densidade de energia diferente da standard.

Mais aqui, por exemplo:
http://en.wikipedia.org/wiki/Octane_rating
http://auto.howstuffworks.com/question90.htm

Zé Paulo.
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Mensagem  PedroSL Qua Nov 26, 2008 3:21 am

TodayAdventure escreveu:Leiam a recomendação do fabricante e usem a gasolina com octanas igual ou acima do mínimo recomendado. Uma vez que mais octanas quer dizer mais euros, usar mais octanas do que o necessário é desperdiçar dinheiro. O valor de octanas tem apenas a ver com a maior ou menor resistência à explosão (energia necessária à activação da explosão) e apenas nos motores tecnicamente mais exigentes (sobretudo veículos desportivos de competição) que funcionam com taxas de compressão mais elevadas há vantagens em usar octanagem mais elevada. Ao contrário do que muitos pensam, aumentar as octanas não "limpa" o motor, não dá mais potência ao motor, não é mais "pura", não permite obter menor consumo nem melhorar a potência. Em contrapartida, usar gasolina com valor de octanagem abaixo do indicado pelo fabricante diminui a potência e eficiência do motor (mais combustível para fazer o mesmo trabalho).

Na Europa julgo que gasolina de 95 octanas de boa qualidade é mais do que suficiente para a grande maioria dos motores dos veículos comuns e comprar a de 98 é deitar dinheiro à rua. Outra história diferente é o combustível de má qualidade (qualquer que seja a octanagem). Se a densidade de energia for diferente (o que não é a mesma coisa que octanagem diferente) a potência do motor altera-se. Portanto cuidado com combustível de má qualidade (adulterado?), com uma densidade de energia diferente da standard.

Mais aqui, por exemplo:
http://en.wikipedia.org/wiki/Octane_rating
http://auto.howstuffworks.com/question90.htm

Zé Paulo.
É assim mesmo ZP, na muche! Só acrescentaria que, em Portugal, todas as companhias que se abastecem no mercado total (e nas zonas litorais são práticamente todas), abastecem-se nas refinarias nacionais. Eu, pessoalmente, não acredito na teoria da Petrogal ter duas produções, com duas qualidades diferentes. Mais depressa acredito que existem áreas de serviço que têm resíduos sólidos e/ou de água nos seus depósitos.

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Mensagem  enogueira Qua Nov 26, 2008 3:36 am

PedroSL escreveu:Mais depressa acredito que existem áreas de serviço que têm resíduos sólidos e/ou de água nos seus depósitos.

Já me aconteceu com um carro a gasóleo, depois de usar gasolina do Hipermercado, ficar os filtros 10000% sujos! Até limalhas de metal lá apareceram! E o fundo do depósito estava igual! E só dei conta porque o carro, coitado, já não desenvolvia nada...

Sugiro que abasteçam em bombas mais recentes, pois são as que, à partida, terão filtros (de melhor qualidade?) a filtrar o combustível que sai pela mangueirinha!

Abraço
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Mensagem  PedroSL Qua Nov 26, 2008 3:42 am

enogueira escreveu:
PedroSL escreveu:Mais depressa acredito que existem áreas de serviço que têm resíduos sólidos e/ou de água nos seus depósitos.

Já me aconteceu com um carro a gasóleo, depois de usar gasolina do Hipermercado, ficar os filtros 10000% sujos! Até limalhas de metal lá apareceram! E o fundo do depósito estava igual! E só dei conta porque o carro, coitado, já não desenvolvia nada...

Sugiro que abasteçam em bombas mais recentes, pois são as que, à partida, terão filtros (de melhor qualidade?) a filtrar o combustível que sai pela mangueirinha!

Abraço

SUGIRO QUE PARA A PRÓXIMA NÃO METAS GASOLINA NUM CARRO A GASÓLEO!!!

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Mensagem  enogueira Qua Nov 26, 2008 4:29 am

PedroSL escreveu:
enogueira escreveu:
PedroSL escreveu:Mais depressa acredito que existem áreas de serviço que têm resíduos sólidos e/ou de água nos seus depósitos.

Já me aconteceu com um carro a gasóleo, depois de usar GASÓLEO do Hipermercado, ficar os filtros 10000% sujos! Até limalhas de metal lá apareceram! E o fundo do depósito estava igual! E só dei conta porque o carro, coitado, já não desenvolvia nada...

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Embarassed Embarassed Oopsss... Já corrigi!!! Mas o engano foi só ao escrever! No carro nunca me enganei!
Só meti gasóleo uma vez na moto, ainda na scooter! Teve de ser virada ao contrário para o jardim da bomba! Há coisas... Rolling Eyes


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