Viagem de moto - Espanha França e Itália
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RuiSilva
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MotoEvasao :: Dicas Úteis :: Viagens
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Re: Viagem de moto - Espanha França e Itália
Trilho escreveu:Entre Toulouse e Nice aconselho AE, pelo menos uma boa parte tipo até Nimes ou mesmo Marselha, a motas em França pagam cerca de 40% menos que os carros, mas nunca escolhas as portagens automaticas, se não pagas por encheio, em Espanha nacional ou Autovia é a mesma coisa, por nacional acabas por poupar algum combustivel, e não perdes MUITO mais tempo, já me tou a babar
Vou ver se sigo o teu conselho Trilho! A paragem e visita a Bilbao é em grande parte pelas fotos que colocaste por cá algum tempo (a famosa da aranha gigante deixou-me intrigado), em que me pareceu um excelente local a visitar. E aproveitando a mesma dica que tu, vou ver se coloco azoto nos pneus antes da viagem
Re: Viagem de moto - Espanha França e Itália
RuiSilva escreveu:E aproveitando a mesma dica que tu, vou ver se coloco azoto nos pneus antes da viagem
?????
Porquê? Quais os benefícios?
Africa Twin- Cinquentinha
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Re: Viagem de moto - Espanha França e Itália
Africa Twin escreveu:
?????
Porquê? Quais os benefícios?
Temperatura mais baixo nos pneus após muitos km's, logo menor consumo dos mesmos.
Re: Viagem de moto - Espanha França e Itália
E, possivelmente, menor aderência também devido à menor temperatura?Sérgio Castro escreveu:Africa Twin escreveu:
?????
Porquê? Quais os benefícios?
Temperatura mais baixa nos pneus após muitos km's, logo menor consumo dos mesmos.
Africa Twin- Cinquentinha
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Re: Viagem de moto - Espanha França e Itália
Atenção a encher pneus já usados com Azoto. Para que o efeito seja o esperado, os pneus devem ser novos e nunca antes cheios com ar. Penso que é por causa da humidade que o ar normal tem que acaba por ficar retida dentro do pneu. Podes desmontar os pneus, limpar e encher então com azoto...
Abílio: creio que a vantagem tem a ver com a maior estabilidade do azoto em relação ao ar respirável. Além de não ter humidade, o azoto, pelas suas propriedades, permite evitar oscilações nas características dos pneus. Como não aquece tanto (o gás, no interior do pneu) tanto podes atravessar a Espanha como ir ao Cabo Norte, sem alterar a pressão... Circulando com moto carregada, piso muito quente e velocidades relativamente altas, o azoto mantém-se "igual" não alterando as características do pneu nem a real pressão interior. Não creio que tenha grandes implicações com a temperatura do "piso de contacto", com uma eventual diminuição da aderência.
Penso eu de que...
Abraço
Abílio: creio que a vantagem tem a ver com a maior estabilidade do azoto em relação ao ar respirável. Além de não ter humidade, o azoto, pelas suas propriedades, permite evitar oscilações nas características dos pneus. Como não aquece tanto (o gás, no interior do pneu) tanto podes atravessar a Espanha como ir ao Cabo Norte, sem alterar a pressão... Circulando com moto carregada, piso muito quente e velocidades relativamente altas, o azoto mantém-se "igual" não alterando as características do pneu nem a real pressão interior. Não creio que tenha grandes implicações com a temperatura do "piso de contacto", com uma eventual diminuição da aderência.
Penso eu de que...
Abraço
enogueira- Moto-turista
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Re: Viagem de moto - Espanha França e Itália
E eu penso que pensas correctamente Eduardo!
Quanto à colocação de pneus novos com azoto é sem dúvida mais eficiente por não existir humidade nos mesmos. No entanto vou esvaziar o pneu do ar normal e tentar utilizar o azoto, para tentar garantir menos preocupações com a pressão dos pneus na viagem e na esperança que consuma um pouco menos de pneu e combustível. Devem ser valores mínimos, mas em viagens superiores a 4000km já deverá valer a pena.
Quanto à colocação de pneus novos com azoto é sem dúvida mais eficiente por não existir humidade nos mesmos. No entanto vou esvaziar o pneu do ar normal e tentar utilizar o azoto, para tentar garantir menos preocupações com a pressão dos pneus na viagem e na esperança que consuma um pouco menos de pneu e combustível. Devem ser valores mínimos, mas em viagens superiores a 4000km já deverá valer a pena.
Re: Viagem de moto - Espanha França e Itália
Estou para aqui a ler isto e a pensar que nem sequer me recordo de ver a pressão dos pneus. Só se sinto a mota diferente é que me recordo disso :-)
A.-
A.-
artur- Bicicleta
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Re: Viagem de moto - Espanha França e Itália
artur escreveu:Estou para aqui a ler isto e a pensar que nem sequer me recordo de ver a pressão dos pneus. Só se sinto a mota diferente é que me recordo disso :-)
A.-
"Sofro" do mesmo mal que tu... O meu pneu da frente medi a pressão a última vez que foi trocado (à uns 5000kms)... Mas para uma viagem convém pensar nisto antes
Re: Viagem de moto - Espanha França e Itália
RuiSilva escreveu:E eu penso que pensas correctamente Eduardo!
Quanto à colocação de pneus novos com azoto é sem dúvida mais eficiente por não existir humidade nos mesmos. No entanto vou esvaziar o pneu do ar normal e tentar utilizar o azoto, para tentar garantir menos preocupações com a pressão dos pneus na viagem e na esperança que consuma um pouco menos de pneu e combustível. Devem ser valores mínimos, mas em viagens superiores a 4000km já deverá valer a pena.
E pode meter-se isso em pneus com câmaras de ar? Onde se compra?
Africa Twin- Cinquentinha
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Re: Viagem de moto - Espanha França e Itália
Africa Twin escreveu:
E pode meter-se isso em pneus com câmaras de ar? Onde se compra?
Boa pergunta! Mas não sei responder-te... Julgo que sim, mas não tenho a certeza!
Podes encher pneus com azoto na maior parte de "grandes" reparadores automóveis como a Norauto ou Feuvert entre outros. O azoto necessita menos manutenção e não perde pressão com o tempo. Uma vez que a viagem que tenciono fazer é grande prefiro colocar azoto e analisar se efectivamente consome menos e é mais vantajoso ou não...
Re: Viagem de moto - Espanha França e Itália
Mais umas infos:
Mais segurança para o Motociclista e para os pneus da sua moto.
A insuflação a nitrogénio garante uma pressão constante do pneu oferecendo as seguintes vantagens sobre os pneus insuflados a ar comprimido:
Segurança
•devido ao menor aquecimento do pneu e à manutenção da sua pressão
Redução dos custos de consumo de combustível e pneus
•devido à menor força de resistência à rolagem
•Menor desgaste
•Maior quilometragem (testes realizados apontam para um aumento de 25 %)
•Menor consumo de combustível
Maior conforto
•Menores distâncias de travagem
•devido a menor força de resistência à rolagem
•Menor desgaste dos pneus
•Maior quilometragem
•Excelente desempenho
Esta solução técnica faz muito que é utilizada na Formula 1 ... e já está disponível em muitos dos Revendedores de pneumáticos ... portanto só faltará não esquecer de o pedir.
Informação retirada do Fórum BMW CKLT.
Abraço
Mais segurança para o Motociclista e para os pneus da sua moto.
A insuflação a nitrogénio garante uma pressão constante do pneu oferecendo as seguintes vantagens sobre os pneus insuflados a ar comprimido:
Segurança
•devido ao menor aquecimento do pneu e à manutenção da sua pressão
Redução dos custos de consumo de combustível e pneus
•devido à menor força de resistência à rolagem
•Menor desgaste
•Maior quilometragem (testes realizados apontam para um aumento de 25 %)
•Menor consumo de combustível
Maior conforto
•Menores distâncias de travagem
•devido a menor força de resistência à rolagem
•Menor desgaste dos pneus
•Maior quilometragem
•Excelente desempenho
Esta solução técnica faz muito que é utilizada na Formula 1 ... e já está disponível em muitos dos Revendedores de pneumáticos ... portanto só faltará não esquecer de o pedir.
Informação retirada do Fórum BMW CKLT.
Abraço
enogueira- Moto-turista
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Moto do momento : Honda Pan European 1300
Data de inscrição : 21/07/2008
Re: Viagem de moto - Espanha França e Itália
Já tinha lido isso...
No entanto também li que só podes colocar hidrogénio... ou seja, se a meio de uma viagem precisares de ajustar a pressão dos pneus não podes. Tens mesmo de retirar todo o hidrogénio do pneu e depois colocar ar. No azoto, podes facilmente adicionar ar.
No entanto também li que só podes colocar hidrogénio... ou seja, se a meio de uma viagem precisares de ajustar a pressão dos pneus não podes. Tens mesmo de retirar todo o hidrogénio do pneu e depois colocar ar. No azoto, podes facilmente adicionar ar.
Re: Viagem de moto - Espanha França e Itália
RuiSilva escreveu:Já tinha lido isso...
No entanto também li que só podes colocar hidrogénio... ou seja, se a meio de uma viagem precisares de ajustar a pressão dos pneus não podes. Tens mesmo de retirar todo o hidrogénio do pneu e depois colocar ar. No azoto, podes facilmente adicionar ar.
??? Hidrogénio??
Estás a falar de Nitrogénio, não? ... Que é a mesma coisa que azoto...
É que o hidrogénio é inflamável...
enogueira- Moto-turista
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Localização : Chaves
Moto do momento : Honda Pan European 1300
Data de inscrição : 21/07/2008
Re: Viagem de moto - Espanha França e Itália
Ups... Tinha lido qualquer coisa mas não era sobre nitrogénio (que é realmente a mesma coisa que o azoto). Era uma alternativa ao oxigénio e azoto que mantem a temperatura dos pneus interna sempre fria. Diminui bastante o consumo dos mesmos. Ao fim ao cabo tinha o mesmo propósito que o azoto mas não era possível adicionar ar. Já não sei onde vi isso... mas não deveria ser mesmo hidrogénio, imaginem só em rebentamento do pneu os danos causados
Ai se o Victor lê isto...
Ai se o Victor lê isto...
Re: Viagem de moto - Espanha França e Itália
Viva
Já tinha umas saudades de escrever qualquer coisa, pelo que vou por a colher em tudo o que está por aqui em discussão...
Para mim colocar azoto nos pneus deverá ter uma diferença tão mínima, que a maioria de nós não dará pela diferença. Já vai dar é quando tiver um furo ou precisar de rectificar a pressão e não tiver azoto "à mão". Como sabemos do que implica, vemos menos vezes a pressão e isso é que está mal!
Eu cá prefiro o método convencional. Na GTR basta olhar para o computador de bordo e faço-o muitas vezes, o que é super cómodo. Mas na FJR e nas outras sempre gastei algum tempo para ter a certeza que tenho a pressão correcta.
Depois, também posso fazer de advogado do diabo em relação às vantagens postadas pelo Eduardo (retirado do CKLT), nas quais sinceramente não acredito muito...
- Se tem menor aquecimento, também tem menor aderência. Além disso, os pneus querem-se quentes.
- Menos consumo, só se for por menos atrito. Se tem menos atrito, então tem menos aderência. Ainda assim, estamos a falar de 0,00001 l / 100? QUanto? Na minha opinião, se houver alguma diferença, é irrelevante. Obtém-se maiores poupanças com pequenas adaptações na forma de conduzir.
- Se tem menos atrito, tem menos aderência. Não acredito em menos atrito com mais aderência, o pneu é o mesmo! Vejam o que acontece com os pneus "verdes" nos carros. Duram mais, menos atrito, menos consumo e MENOS aderência.
- Aumentar em 25% a km dos pneus??? Se isto fosse verdade, não havia ar comprimido nos pneus dos carros todos!
Pronto, já chega! Abaixo o Azoto!
Já tinha umas saudades de escrever qualquer coisa, pelo que vou por a colher em tudo o que está por aqui em discussão...
Para mim colocar azoto nos pneus deverá ter uma diferença tão mínima, que a maioria de nós não dará pela diferença. Já vai dar é quando tiver um furo ou precisar de rectificar a pressão e não tiver azoto "à mão". Como sabemos do que implica, vemos menos vezes a pressão e isso é que está mal!
Eu cá prefiro o método convencional. Na GTR basta olhar para o computador de bordo e faço-o muitas vezes, o que é super cómodo. Mas na FJR e nas outras sempre gastei algum tempo para ter a certeza que tenho a pressão correcta.
Depois, também posso fazer de advogado do diabo em relação às vantagens postadas pelo Eduardo (retirado do CKLT), nas quais sinceramente não acredito muito...
- Se tem menor aquecimento, também tem menor aderência. Além disso, os pneus querem-se quentes.
- Menos consumo, só se for por menos atrito. Se tem menos atrito, então tem menos aderência. Ainda assim, estamos a falar de 0,00001 l / 100? QUanto? Na minha opinião, se houver alguma diferença, é irrelevante. Obtém-se maiores poupanças com pequenas adaptações na forma de conduzir.
- Se tem menos atrito, tem menos aderência. Não acredito em menos atrito com mais aderência, o pneu é o mesmo! Vejam o que acontece com os pneus "verdes" nos carros. Duram mais, menos atrito, menos consumo e MENOS aderência.
- Aumentar em 25% a km dos pneus??? Se isto fosse verdade, não havia ar comprimido nos pneus dos carros todos!
Pronto, já chega! Abaixo o Azoto!
pedrogordo- Bicicleta
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Moto do momento : BMW K1600GT
KTM Superduke 990
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Re: Viagem de moto - Espanha França e Itália
Tenho que dar alguma razão ao Pedro, a única vantagem é manter a pressão por mais algum tempo, de resto o pneu aquece na mesma, agarra na mesma, para mim matem-se tudo igual, exceptuando a verificação da pressão, mas não pensem que é duracell , encher e fazer uma viagem, acho que devem aguentar, andar no dia a dia ao fim de 1 ou 2 meses vão reparar que também já perdeu pressão e bastante
Trilho- Bicicleta
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Moto do momento : Honda VFR 800 fi 2001
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Re: Viagem de moto - Espanha França e Itália
Humm... mesmo com votos contra, acho que vou arriscar no azoto e ver qual o comportamento. Até porque está programado para Agosto e já chega de calor. Acredito mesmo que não seja significativo, mas vou experimentar e depois deixo por cá a minha opinião.
Re: Viagem de moto - Espanha França e Itália
Grande viagem, com direito a reportagem na Motociclismo e tudo. Parabéns!
ferreira.f6- Triciclo
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Re: Viagem de moto - Espanha França e Itália
ferreira.f6 escreveu:Grande viagem, com direito a reportagem na Motociclismo e tudo. Parabéns!
Este tópico é sobre a viagem de 2010
A de 2011 já teve direito a Alemanha, Croácia, Áustria, Suiça, Eslovénia, entre outros.
Tenho de ler essa reportagem, estou curioso! A Motociclismo deve estar na caixa de correio à minha espera
Re: Viagem de moto - Espanha França e Itália
A ver se ainda apanho uma
Estas vale a pena comprar
Estas vale a pena comprar
freddy_krueger- Moto-Evadido
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Moto do momento : Sym Fiddle 125 ST IRON
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Re: Viagem de moto - Espanha França e Itália
freddy_krueger escreveu:A ver se ainda apanho uma
Estas vale a pena comprar
Além dos conselhos do Rui, tem também um artigo sobre duas estradas Algarvias.
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