Test Drive BMW 1600 GT
5 participantes
Página 1 de 1
Test Drive BMW 1600 GT
Testei a BMW 1600 GT na cidade, estrada e auto-estrada.
Muito longe de me considerar um expert, aqui fica porém, a minha opinião sumaríssima, sobre esta mota que me
tinha vindo a despertar uma enorme curiosidade. Após o teste, algum desencanto.
Pontos positivos:
Muito boa maneabilidade, um muito bom em curvas a baixa e...moderada velocidade.
Excelente a travar.
Muito confortável.
Estética.
Farol adaptativo.
Equipamento e te€nologia q.b.
Pontos negativos:
Acelerador impreciso. (como é possível?)
Gearbox sucks! Curso do pedal longo e a cada mudança, um "clank"!
Transmissão! Ruído quando se desacelera e volta a acelerar. Penso que este ruído (e folga) do eixo-cadan havia
sido corrigido noutros modelos já à uns anos. (Back to basics?!)
Motor: ruidoso (escapes) para uma grande turismo, como seria espectável. Numa tirada longa é de chegar ao final com dores de cabeça pela certa. Acresce um silvo tipo assobio...
Esperava também mais "vitamina" deste motor, a aceleração não impressiona.
Alguma instabilidade em curvas rápidas em AE.
Espelhos: Parece-me inconcebível que vibrem de tal forma com a velocidade, ao ponto de não se conseguir ver nada! Pequenos!
Preço.
Abraços, Marco
Muito longe de me considerar um expert, aqui fica porém, a minha opinião sumaríssima, sobre esta mota que me
tinha vindo a despertar uma enorme curiosidade. Após o teste, algum desencanto.
Pontos positivos:
Muito boa maneabilidade, um muito bom em curvas a baixa e...moderada velocidade.
Excelente a travar.
Muito confortável.
Estética.
Farol adaptativo.
Equipamento e te€nologia q.b.
Pontos negativos:
Acelerador impreciso. (como é possível?)
Gearbox sucks! Curso do pedal longo e a cada mudança, um "clank"!
Transmissão! Ruído quando se desacelera e volta a acelerar. Penso que este ruído (e folga) do eixo-cadan havia
sido corrigido noutros modelos já à uns anos. (Back to basics?!)
Motor: ruidoso (escapes) para uma grande turismo, como seria espectável. Numa tirada longa é de chegar ao final com dores de cabeça pela certa. Acresce um silvo tipo assobio...
Esperava também mais "vitamina" deste motor, a aceleração não impressiona.
Alguma instabilidade em curvas rápidas em AE.
Espelhos: Parece-me inconcebível que vibrem de tal forma com a velocidade, ao ponto de não se conseguir ver nada! Pequenos!
Preço.
Abraços, Marco
MarcoTavares- Penantes...
- Número de Mensagens : 11
Idade : 64
Localização : Faro
Moto do momento : Kawasaki GTR 1400
Data de inscrição : 14/09/2009
Re: Test Drive BMW 1600 GT
ohlálá....
Eu ainda não experimentei (bem vendo as contas nem devo experimentar)...mas fico algo desapontado com esta nova BM...
Como nos automóveis parece-me que construtores estão cada vez mais a apostar no "mais é melhor", seja em # de cilindros, cilindrada...etc... Mas isto nem sempre é linear...
Porque não lançar uma micro touring... baseada numa moto mais pequena....serei só eu que sinto falta das 400cc?!?!
Só um desabafo..
Mas esta GT/GTL...parece-me que tem muito que andar...o que vale é que os fans da marca aguentam (quase) tudo dos seus modelos... (veneno) hihihi
Eu ainda não experimentei (bem vendo as contas nem devo experimentar)...mas fico algo desapontado com esta nova BM...
Como nos automóveis parece-me que construtores estão cada vez mais a apostar no "mais é melhor", seja em # de cilindros, cilindrada...etc... Mas isto nem sempre é linear...
Porque não lançar uma micro touring... baseada numa moto mais pequena....serei só eu que sinto falta das 400cc?!?!
Só um desabafo..
Mas esta GT/GTL...parece-me que tem muito que andar...o que vale é que os fans da marca aguentam (quase) tudo dos seus modelos... (veneno) hihihi
freddy_krueger- Moto-Evadido
- Número de Mensagens : 4461
Idade : 45
Localização : Mozelos, S.M.Feira
Moto do momento : Sym Fiddle 125 ST IRON
Data de inscrição : 18/07/2008
Re: Test Drive BMW 1600 GT
Viva Marco,
A K1600GT também me despertou muita curiosidade, pois este é um segmento que muito me agrada, pela qualidade das propostas.
Escrevi no GAPE uma review que aqui reproduzo e é curioso como identifiquei pontos que tu também identificaste!
Bom dia a todos,
Sexta-feira passada foi um dia porreiro! Com tempo disponível, ousei fazer o que não deveria, quando não se pretende encontrar motivos para comprar uma mota nova que, no plano teórico, será superior. Mas não resisti e fui na minha mota, para depois poder comparar melhor.Fui fazer uns kms de K1600GT, numa cor branco/cinza absolutamente fantástica, com cerca de 2.000km. Deixo-vos as minhas impressões e recomendo os interessados nesta mota a fazerem o mesmo, pois é uma mota verdadeiramente especial e merece a atenção de todos os que estão interessados numa mota turística de altas prestações.
Parada, a apreciação é fácil. É uma mota grande, mas que nada tem a ver com a LT. O peso é superior a uma GT (1300) ou GTR, sendo mais difícil manobrar. A qualidade dos materiais e equipamentos é excelente e na minha opinião, esteticamente, a mota é fabulosa. Aprecio particularmente a solução estética encontrada para mostrar parte do motor, garantindo ligeireza e espírito desportivo. Apreciei o enquadramento dos piscas frontais, os escapes enormes, mas bem conseguidos, o estilo das malas, que disfarçam a dimensão. A frente com ares de S1000RR reforça a tal imagem dinâmica que a BMW pretende dar para este modelo.
Em andamento, desliguei tudo o que havia de aquecimentos, GPS, rádio, etc., apenas para curtir e apreciar toda a parte ciclística e motor. Sobre equipamento, nada mudou, é do melhor que há, tem tudo e mais alguma coisa, mesmo que se tenha que pagar bem por isso. Os mais exigentes ficarão satisfeitos. Destaco 3 pormenores. Umas abas frontais que se abrem, para conduzir ar fresco para o corpo do condutor (bem esgalhado!), o fecho central de todas as malas e compartimentos (acabou-se a chave para aqui e para ali) e o sistema de iluminação adaptativo, que eu não pude comprovar, mas que um amigos que já fez 500km na mota pôde! Equipamento: nota 10!
Em estrada, é perceptível que o peso está muito bem disfarçado, mesmo que esteja lá e portanto não é uma desportiva e exige mão firme em determinadas situações. Os 3 modos do ESA estão bem calibrados e o conforto é excelente, em todos os aspectos: excelente filtragem de vibrações, banco de qualidade, posição de condução não tão direita como habitual, suspensões, tudo do melhor que pude experimentar. O modo SPORT é para mim o mais surpreendente, na medida em que controla eficazmente a elevada massa da mota, mantendo o conforto em bom nível. Por comparação, na GTR 1400 eu tenho que colocar a minha suspensão rija para obter uma boa performance desportiva. As suspensões são realmente muito boas e sempre fui fã das soluções da marca.
Onde nunca fui um grande fã foi em termos de mecânica. Os boxer nunca achei interessantes até há pouco tempo e apenas nas GS’s. O “tijolo” 1100, depois 1200, era algo de intragável. A GT 1300 foi contudo um modelo cujo motor já era mais do meu agrado, mas a caixa demasiado curta, as vibrações e alguns “tiques” de funcionamento, associados a um historial de pequenos e grandes problemas, dentro e fora da garantia, não me motivaram em 2009, a avançar para este modelo da marca. A K1600GT tem a este nível e na minha opinião bastante a provar, mesmo que os últimos 2 anos tenham sido positivos neste aspecto.
A minha primeira sensação quando liguei o motor na minha garagem, na semana anterior, foi que não parece um 6 cilindros. Ou melhor, nada tem de parecido com o motor da Goldwing, que era o único que conhecia bem. São coisas diferentes. Em andamento, a GT 1600 tem um ruído espectacular, uma nota de escape bastante desportiva. É suave, mas não como uma Goldwing. Subindo de rotação, o ruído altera-se, sendo uma bela orquestra mecânica. É uma verdadeira maravilha para os ouvidos, com o compromisso ideal entre suavidade e desportividade. Menos bom, a sensibilidade do acelerador “wireless”, que não me convenceu. Tem um “lag” pronunciado ao ralenti e mesmo em andamento a sensibilidade é estranha. Talvez o hábito melhore ou então uma actualização na centralina. Igualmente menos agradável o calor que o motor emana, ao qual me habituei na Pan, FJR e GTR e que neste modelo nada é inferior! Em termos de potência, confesso que talvez a minha expectativa fosse demasiado elevada e portanto esperava ainda mais. No modo dynamic, o comportamento é muito bom, permitindo sair de baixas rotações de forma contundente ou, se preferirmos, a médias com a “faca nos dentes” e o motor já a cantar. Mantendo o modo SPORT no ESA, o comportamento mantém-se muito composto. De realçar que mesmo em altas rotações, o motor não exibe vibrações.
Os travões são bons, mas não têm a mordacidade da GT 1300, sendo mais progressivos. A caixa de velocidades está ao nível do habitual na marca, ou seja, é mazinha, faz ruído e está longe das referências japonesas. O posicionamento é mau para quem não tiver pé grande biqueira larga, mesmo recorrendo à pequena regulação disponível. Nota-se sobretudo a passar caixa para cima. As relações parecem-me muito adequadas (uma grande melhoria face à GT1300) e a 6ª permite rolar a 160km/h a rotações baixas e sem esforço, sem prejudicar a saída a baixas rotações. A embraiagem é muito leve, pareceu-me deslizante (não estou certo que seja) pela sensibilidade na manete. Não tive oportunidade de experimentar o ABS e controlo de tracção.
Globalmente, julgo que a 1600GT é a melhor mota turístico desportiva do momento e acrescenta conforto, equipamento e exclusividade ao que a GTR 1400 e GT 1300 ofereciam. O que se perde face a estas duas ofertas? Na minha opinião e de acordo com esta primeira experiência, quer a GT 1300, quer a GTR são mais rápidas e desportivas, também mais económicas e leves.
Um abraço para todos.
Pedro
A K1600GT também me despertou muita curiosidade, pois este é um segmento que muito me agrada, pela qualidade das propostas.
Escrevi no GAPE uma review que aqui reproduzo e é curioso como identifiquei pontos que tu também identificaste!
Bom dia a todos,
Sexta-feira passada foi um dia porreiro! Com tempo disponível, ousei fazer o que não deveria, quando não se pretende encontrar motivos para comprar uma mota nova que, no plano teórico, será superior. Mas não resisti e fui na minha mota, para depois poder comparar melhor.Fui fazer uns kms de K1600GT, numa cor branco/cinza absolutamente fantástica, com cerca de 2.000km. Deixo-vos as minhas impressões e recomendo os interessados nesta mota a fazerem o mesmo, pois é uma mota verdadeiramente especial e merece a atenção de todos os que estão interessados numa mota turística de altas prestações.
Parada, a apreciação é fácil. É uma mota grande, mas que nada tem a ver com a LT. O peso é superior a uma GT (1300) ou GTR, sendo mais difícil manobrar. A qualidade dos materiais e equipamentos é excelente e na minha opinião, esteticamente, a mota é fabulosa. Aprecio particularmente a solução estética encontrada para mostrar parte do motor, garantindo ligeireza e espírito desportivo. Apreciei o enquadramento dos piscas frontais, os escapes enormes, mas bem conseguidos, o estilo das malas, que disfarçam a dimensão. A frente com ares de S1000RR reforça a tal imagem dinâmica que a BMW pretende dar para este modelo.
Em andamento, desliguei tudo o que havia de aquecimentos, GPS, rádio, etc., apenas para curtir e apreciar toda a parte ciclística e motor. Sobre equipamento, nada mudou, é do melhor que há, tem tudo e mais alguma coisa, mesmo que se tenha que pagar bem por isso. Os mais exigentes ficarão satisfeitos. Destaco 3 pormenores. Umas abas frontais que se abrem, para conduzir ar fresco para o corpo do condutor (bem esgalhado!), o fecho central de todas as malas e compartimentos (acabou-se a chave para aqui e para ali) e o sistema de iluminação adaptativo, que eu não pude comprovar, mas que um amigos que já fez 500km na mota pôde! Equipamento: nota 10!
Em estrada, é perceptível que o peso está muito bem disfarçado, mesmo que esteja lá e portanto não é uma desportiva e exige mão firme em determinadas situações. Os 3 modos do ESA estão bem calibrados e o conforto é excelente, em todos os aspectos: excelente filtragem de vibrações, banco de qualidade, posição de condução não tão direita como habitual, suspensões, tudo do melhor que pude experimentar. O modo SPORT é para mim o mais surpreendente, na medida em que controla eficazmente a elevada massa da mota, mantendo o conforto em bom nível. Por comparação, na GTR 1400 eu tenho que colocar a minha suspensão rija para obter uma boa performance desportiva. As suspensões são realmente muito boas e sempre fui fã das soluções da marca.
Onde nunca fui um grande fã foi em termos de mecânica. Os boxer nunca achei interessantes até há pouco tempo e apenas nas GS’s. O “tijolo” 1100, depois 1200, era algo de intragável. A GT 1300 foi contudo um modelo cujo motor já era mais do meu agrado, mas a caixa demasiado curta, as vibrações e alguns “tiques” de funcionamento, associados a um historial de pequenos e grandes problemas, dentro e fora da garantia, não me motivaram em 2009, a avançar para este modelo da marca. A K1600GT tem a este nível e na minha opinião bastante a provar, mesmo que os últimos 2 anos tenham sido positivos neste aspecto.
A minha primeira sensação quando liguei o motor na minha garagem, na semana anterior, foi que não parece um 6 cilindros. Ou melhor, nada tem de parecido com o motor da Goldwing, que era o único que conhecia bem. São coisas diferentes. Em andamento, a GT 1600 tem um ruído espectacular, uma nota de escape bastante desportiva. É suave, mas não como uma Goldwing. Subindo de rotação, o ruído altera-se, sendo uma bela orquestra mecânica. É uma verdadeira maravilha para os ouvidos, com o compromisso ideal entre suavidade e desportividade. Menos bom, a sensibilidade do acelerador “wireless”, que não me convenceu. Tem um “lag” pronunciado ao ralenti e mesmo em andamento a sensibilidade é estranha. Talvez o hábito melhore ou então uma actualização na centralina. Igualmente menos agradável o calor que o motor emana, ao qual me habituei na Pan, FJR e GTR e que neste modelo nada é inferior! Em termos de potência, confesso que talvez a minha expectativa fosse demasiado elevada e portanto esperava ainda mais. No modo dynamic, o comportamento é muito bom, permitindo sair de baixas rotações de forma contundente ou, se preferirmos, a médias com a “faca nos dentes” e o motor já a cantar. Mantendo o modo SPORT no ESA, o comportamento mantém-se muito composto. De realçar que mesmo em altas rotações, o motor não exibe vibrações.
Os travões são bons, mas não têm a mordacidade da GT 1300, sendo mais progressivos. A caixa de velocidades está ao nível do habitual na marca, ou seja, é mazinha, faz ruído e está longe das referências japonesas. O posicionamento é mau para quem não tiver pé grande biqueira larga, mesmo recorrendo à pequena regulação disponível. Nota-se sobretudo a passar caixa para cima. As relações parecem-me muito adequadas (uma grande melhoria face à GT1300) e a 6ª permite rolar a 160km/h a rotações baixas e sem esforço, sem prejudicar a saída a baixas rotações. A embraiagem é muito leve, pareceu-me deslizante (não estou certo que seja) pela sensibilidade na manete. Não tive oportunidade de experimentar o ABS e controlo de tracção.
Globalmente, julgo que a 1600GT é a melhor mota turístico desportiva do momento e acrescenta conforto, equipamento e exclusividade ao que a GTR 1400 e GT 1300 ofereciam. O que se perde face a estas duas ofertas? Na minha opinião e de acordo com esta primeira experiência, quer a GT 1300, quer a GTR são mais rápidas e desportivas, também mais económicas e leves.
Um abraço para todos.
Pedro
pedrogordo- Bicicleta
- Número de Mensagens : 329
Idade : 48
Localização : Leiria
Moto do momento : BMW K1600GT
KTM Superduke 990
Data de inscrição : 24/07/2008
Re: Test Drive BMW 1600 GT
Adoro estes teus "testamentos"....dão-me logo tanto a ideia da moto e toda uma imensidão de pormenores que (quase) nem é preciso experimentar
Xiii...a cena da caixa é uma grande nóia...nem todos somos alemães e calçamos 48!!! E logo eu que além de perna curta tenho pé curto (39/40)....é só mais uma razão para não ir experimentar a BMW...(essa e a tal de não ficar contagiado...hihihi)
Xiii...a cena da caixa é uma grande nóia...nem todos somos alemães e calçamos 48!!! E logo eu que além de perna curta tenho pé curto (39/40)....é só mais uma razão para não ir experimentar a BMW...(essa e a tal de não ficar contagiado...hihihi)
freddy_krueger- Moto-Evadido
- Número de Mensagens : 4461
Idade : 45
Localização : Mozelos, S.M.Feira
Moto do momento : Sym Fiddle 125 ST IRON
Data de inscrição : 18/07/2008
Re: Test Drive BMW 1600 GT
freddy_krueger escreveu:Adoro estes teus "testamentos"....dão-me logo tanto a ideia da moto e toda uma imensidão de pormenores que (quase) nem é preciso experimentar
Subscrevo na íntegra.
Pedro, está fantástico!
PS: até começo a perceber de mecãnica
Paula Kota- Utilitária
- Número de Mensagens : 1018
Idade : 114
Localização : Lisboa
Moto do momento : BMW F650
Data de inscrição : 23/07/2008
Re: Test Drive BMW 1600 GT
Só me lembro de ler isto:
[quote="MarcoTavares"]Testei a BMW (...)
Pontos negativos:
Gearbox sucks!
Preço.
[/quote]
Todo o resto.... ZUPS!
Mas prontos... há quem diga que eu é que sou avesso ás BM's e que só vejo coisas negativas, etc e tal...
[quote="MarcoTavares"]Testei a BMW (...)
Pontos negativos:
Gearbox sucks!
Preço.
[/quote]
Todo o resto.... ZUPS!
Mas prontos... há quem diga que eu é que sou avesso ás BM's e que só vejo coisas negativas, etc e tal...
Victor- Moto-turista
- Número de Mensagens : 1567
Idade : 50
Data de inscrição : 19/07/2008
Tópicos semelhantes
» Honda DN01 - test-drive por um dia
» Test Drive Nexx XR1R
» Test drive/Moto de cortesia - Honda PCX 125
» Test Drive Nexx XR1R
» Test drive/Moto de cortesia - Honda PCX 125
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos