MotoEvasao
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Motas em Paris

5 participantes

Ir para baixo

Motas em Paris Empty Motas em Paris

Mensagem  pedrogordo Qua Set 17, 2008 7:01 am

Boa tarde

Tenho estado em Paris esta semana, em trabalho. Mad Ainda por cá estou!

Não tenho tido tempo para visitar os locais A, B ou C. Mas já tive tempo para apreciar a quantidade enorme de motas que por aqui existe! Numa cidade maravilhosa, o colorido das pequenas scooters, mega scooters, motas desportivas, etc., enfim, todos os tipos de mota, fica muito bem!

É simplesmente inacreditável como uma cidade onde chove com uma frequência enorme, com muito frio no inverno, tem tantas motas. E não há dúvida que tal se deve enquanto opção económica, prática, rápida, de estacionamento fácil e com mobilidade elevada. Estas questões assumem por aqui importância elevada, pois os "bouchons" são frequentes e de levar os nervos aos arames.

Também gostei de ver várias Gold Wing 1800 e uma frota delas junto a Notre Dame, todas para aluguer e transporte de passageiros, ou seja, moto-taxi. Mas que maravilha será ir naquele banco de trás a ultrapassar legalmente as imensas filas de trânsito através da faixa de BUS.

Noutras cidades como Roma, Florença, Milão, Nice, Bascelona, etc. já estava à espera de ver motas em quantidade, pois o clima é favorável. Mas nunca pensei que em Paris houvesse a mesma "moda".

Tudo isto para dizer que é uma lição que julgo que os portugueses e muito em particular os lisboetas ainda não aprenderam. COmo é possível que em Portugal não se assista a este crescimento? Não é pelo preço das motas nem pelos impostos e a questão da condução das 125cc por automobilistas também não explica. Questão cultural?

A primeira conclusão é que os portugueses gostam de sofrer!

Pedro Gordo
Leiria
pedrogordo
pedrogordo
Bicicleta
Bicicleta

Número de Mensagens : 329
Idade : 47
Localização : Leiria
Moto do momento : BMW K1600GT
KTM Superduke 990
Data de inscrição : 24/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Motas em Paris Empty Re: Motas em Paris

Mensagem  PedroSL Qua Set 17, 2008 7:46 am

Boas Pedro,

Acho que em parte tens razão, mas só em parte.
Entendo que os Estados e as Sociedades têm o dever e a obrigação de dar os empurrões decisivos, pare se obterem crescimentos qualitativos.
Assim, em toda a europa com Licença de Condução de ligeiros, podes conduzir motos de 125cc e em Itália de 150cc (Já que nesse país só com mais de 125 cc é que podes andar em Vias Rápidas e AEs). Mas, também, se criam faixas zebradas para os motociclos se posicionarem, à frente, nos semáforos. Permite-se a condução na faixa de BUS desde que hajam cogestionamentos. Permite-se no centro das cidades e particularmente nos locais de mais tráfego que as motos estacionem em cima dos passeios e ciadades que limitam o acesso pelo pagamento de portagem, liberam às motos. Os Autarcas (como o Mayor de Londres) e os Primeiros Ministro (como Tony Blair) dizem publicamente que, hoje, andar de moto é, entre outras, uma atitude de inteligência.

Se me permites, na minha opinião, é realmente um problema de cultura, mas de cultura de quem está no poder!

Abraço
PedroSL

PedroSL
Utilitária
Utilitária

Número de Mensagens : 1478
Idade : 66
Localização : Porto; Murça; Moledo do Minho
Moto do momento : Honda CB Seven-Fifty
Data de inscrição : 16/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Motas em Paris Empty Re: Motas em Paris

Mensagem  Sérgio Castro Qua Set 17, 2008 9:19 am

Apesar de não gostar nada da chamada "Cidade Luz", assim como da restante França, tenho que admitir que a cultura motociclista é bastante diferente da que se encontra em Portugal, aí vive-se a moto como uma forma mais prática de chegar do ponto A ao B, enquanto que por cá ela é vista mais como um objecto de luxo, infelizmente.
Sérgio Castro
Sérgio Castro
Moto-turista
Moto-turista

Número de Mensagens : 2946
Idade : 45
Localização : Mozelos - Santa Maria da Feira
Moto do momento : A pé Smile
Data de inscrição : 18/07/2008

http://naestradacom.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Motas em Paris Empty Re: Motas em Paris

Mensagem  freddy_krueger Qua Set 17, 2008 10:00 am

PedroSL escreveu:Se me permites, na minha opinião, é realmente um problema de cultura, mas de cultura de quem está no poder!

Eu não o diria melhor... muito bem exposto!!
freddy_krueger
freddy_krueger
Moto-Evadido
Moto-Evadido

Número de Mensagens : 4461
Idade : 45
Localização : Mozelos, S.M.Feira
Moto do momento : Sym Fiddle 125 ST IRON Smile
Data de inscrição : 18/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Motas em Paris Empty Re: Motas em Paris

Mensagem  TodayAdventure Qua Set 17, 2008 10:48 am

pedrogordo escreveu:

É simplesmente inacreditável como uma cidade onde chove com uma frequência enorme, com muito frio no inverno, tem tantas motas. E não há dúvida que tal se deve enquanto opção económica, prática, rápida, de estacionamento fácil e com mobilidade elevada. Estas questões assumem por aqui importância elevada, pois os "bouchons" são frequentes e de levar os nervos aos arames.


É isso mesmo! Vivi alguns anos nessa cidade e a moto foi sempre o meu meio de transporte. Passei aí de moto em viagem no ano passado e pude constatar que a moto tem a mesma presença que outrora no trânsito.

Concordo com ambos os Pedros. A razão da diferença de atitude é cultural e transversal à sociedade, de todos nós *e* de quem está no poder. Olhamos todos para a mota de uma forma diferente do que os franceses ou alemães (onde o clima é ainda mais áspero!), por exemplo. Afinal estamos todos banhados pela mesma cultura, não é?

Continuação de boa estadia por aí!

Zé Paulo.
TodayAdventure
TodayAdventure
Utilitária
Utilitária

Número de Mensagens : 1048
Idade : 58
Localização : Bragança, Portugal
Moto do momento : Honda Today '07, Suzuki DR 350 '91, Honda Transalp '91
Data de inscrição : 21/07/2008

http://todayadventure.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Motas em Paris Empty Re: Motas em Paris

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos