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Um comparativo pessoal entre FJR 1300 e STX 1300 Pan European

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Mensagem  Nuno Freitas Seg Out 25, 2010 4:40 am

freddy_krueger escreveu:Não fazia ideia...mas cá vai:

- BMW R 1200 RT 2010: 229 Kgs dry
- Honda STX 1300 Pan European 2009: 326,1 Kgs (incl. liquids)
- Yamaha FJR 1300 AE 2010: 294,8 Kgs (incl. liquids)

fonte bikez.com

Além de ter baixo centro de gravidade é MESMO muito mais leve Smile

Mas atenção que estás a penalizar a FJR, pois a AE pesa mais do que a versão convencional A, procura lá melhor os pesos.
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Mensagem  RuiSilva Seg Out 25, 2010 2:10 pm

freddy_krueger escreveu:Não fazia ideia...mas cá vai:

- BMW R 1200 RT 2010: 229 Kgs dry
- Honda STX 1300 Pan European 2009: 326,1 Kgs (incl. liquids)
- Yamaha FJR 1300 AE 2010: 294,8 Kgs (incl. liquids)

fonte bikez.com

Além de ter baixo centro de gravidade é MESMO muito mais leve Smile

Ó Fred, desculpa lá mas não acredito no peso da RT... Menos que uma CBF 600 ??? Evil or Very Mad Evil or Very Mad
Não esquecer que a Pan só de gasolina e óleo são 35kg... Shocked
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Mensagem  freddy_krueger Ter Out 26, 2010 1:11 am

Pois... mas a CBF também bem pesadota Sad

A fazer só pesa 199kgs Smile

Ah espera, afinal no bikez também tem peso não dry para a RT 1200 2010...cá fica:
Dry weight: 229.0 kg (504.9 pounds)
Weight incl. oil, gas, etc: 259.0 kg (571.0 pounds)
Mesmo assim...bem mais leve que a Pan Smile

As Honda sempre as considerei de alguma forma "pesadotas", mas a Pan... affraid por isso custa tanto tirar do descanso lateral (para um lingrinhas como eu). Chiça

Já a FJR (realmente nem tinha visto que havia as duas versões Embarassed ... cá fica peso c/ liquidos da versão FJR 1300 A 2010: 290,8Kgs.

A BMW neste particular ganha aos pontos...há que se dizer...
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Mensagem  Alex Ter Out 26, 2010 2:50 am

Uma turística não se quer leve, quer-se com o centro de gravidade baixo! Para a BMW ser tão leve há aí qualquer coisa que não bate certo. Talvez seja o motor que é mais leve que os outros.
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Mensagem  (F)ábio JR Ter Out 26, 2010 3:45 am

Alex escreveu:Uma turística não se quer leve, quer-se com o centro de gravidade baixo! Para a BMW ser tão leve há aí qualquer coisa que não bate certo. Talvez seja o motor que é mais leve que os outros.

Uma coisa é certa... com as BM's ficamos muito mais leves.... na carteira Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil

AH pois é... não é que eu não goste delas, pois como já disse existem alguns modelos dos quais sou apreciador mas, daí até ter uma... se tivesse muita disponibilidade financeira, seguramente teria uma BEEMER, contudo neste momento prefiro fiabilidade (aka Japonesas) What a Face

Batista, não me batas, OK!!!!!!!!!!!!!11 Laughing Laughing Laughing Laughing
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Mensagem  Asilvamachado Ter Out 26, 2010 4:27 am

Concordo plenamente com o Fabio, é só dar uma vista de olhos pelos foruns da BMW.... Razz
BMW sem problemas são exepcção á regra, a FJR apesar de pesada é bem facil de conduzir mesmo em cidade, continuo a preferir a FJR I love you
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Mensagem  Nuno Freitas Ter Out 26, 2010 6:11 am

Alex escreveu:Uma turística não se quer leve, quer-se com o centro de gravidade baixo! Para a BMW ser tão leve há aí qualquer coisa que não bate certo. Talvez seja o motor que é mais leve que os outros.

Então não bate certo?! É mesmo isso...tem menos 2 Cilindros Smile Smile
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Mensagem  RuiSilva Ter Out 26, 2010 3:28 pm

Voltando a bater na mesma tecla repito-me...

A FJR é uma moto turística-DESPORTIVA, a pan é uma TURÍSTICA-desportiva.
Mas continuo a dizer que não sinto os 300 e muitos kilos da Pan... Só nos arranques a fundo em que caso ande com pendura, a roda da frente deixa de tocar no chão... Ainda não percebi muito bem o porquê da coisa! Shocked Shocked Shocked
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Mensagem  Asilvamachado Ter Out 26, 2010 5:07 pm

Acho que posso afirmar que a FJR pretence a um novo tipo de mota, que não o da Pan, GTR nem o da RT, estas foram sendo alteradas ou criadas com mais vocação por ex. aumentando as protecções aerodinamicas, a posição de condução, a Fjr mantem-se quase inalterada, nem acredito que a Yamaha, transforme a FJR actual em algo parecido com a Pan, Gtr e Rt, seria um tremendo erro, talvez crie algo semelhante, mas talvez um novo modelo.
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Mensagem  pedrogordo Qui Out 28, 2010 5:17 am

Bom dia,

A FJR pertence a um "novo tipo de mota"! Twisted Evil Laughing Essa está boa, SilvaMachado. Very Happy A FJR é claramente uma mota do mesmo segmento que a GTR ou GT. Está é datada e a precisar de uma revisão profunda. A mim parece-me claramente uma GTR desactualizada no tempo. É menos volumosa que as outras, referes-te a isso? Sim, é verdade e por isso é menos protectora e confortável, o que é uma grande desvantagem. Mas também tem vantagens, pois é de longe a mais estreita e mais fácil de passar no meio de carros e provavelmente a mais estável a alta velocidade (a minha de 2004 não era, mas as mais recentes estão melhores).

Na minha opinião, há claramente duas opções, dentro das turístico-desportivas:

As mais desportivas: GTR 1400, K1300GT, FJR1300. cheers Estas são motas do caraças, especialmente as primeiras duas!

As mais turísticas: R1200RT, Pan 1300, Norge 1200. A RT destaca-se claramente das outras, para melhor!

Dependendo das bolsas, dos gostos, do tipo de utilização, de outros factores, cada um decidirá qual a melhor opção. A minha está tomada e continua actual.

Cumprimentos,
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Mensagem  Nuno Freitas Qui Out 28, 2010 5:26 am

pedrogordo escreveu:Bom dia,

As mais desportivas: GTR 1400, K1300GT, FJR1300. cheers Estas são motas do caraças, especialmente as primeiras duas!

.

Oh Pedro!... nós já sabemos que a moto que tu tens, em determinado momento... é sempre a moto do caraças!!!!
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Mensagem  Asilvamachado Qui Out 28, 2010 6:04 am

Continuo na minha, a FJR vai manter-se como está, com alguns arranjos, mas mantendo-se quase inalterada, irá aparecer uma nova moto para fazer face á concorrencia.
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Mensagem  RuiSilva Qui Out 28, 2010 3:46 pm

Asilvamachado escreveu:Continuo na minha, a FJR vai manter-se como está, com alguns arranjos, mas mantendo-se quase inalterada, irá aparecer uma nova moto para fazer face á concorrencia.

Uma moto como a FJR, um motor excelente, com manobrabilidade fenomenal e confortável Q.B., porquê trocar?!?!? Very Happy
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Mensagem  pedrogordo Qui Out 28, 2010 5:00 pm

Nuno Freitas escreveu:
pedrogordo escreveu:Bom dia,

As mais desportivas: GTR 1400, K1300GT, FJR1300. cheers Estas são motas do caraças, especialmente as primeiras duas!

.

Oh Pedro!... nós já sabemos que a moto que tu tens, em determinado momento... é sempre a moto do caraças!!!!

Nuno, não leste bem o que escrevi. Eu referi-me às 3 motas no seu conjunto, ou seja, ao grupo FJR/GTR/GT e não à que eu tenho neste momento.

Já agora, recordo que este tópico foi criado por mim em 29-10-2008, ou seja, há precisamente dois anos. Se leres o texto (demora um bocado Embarassed ) vais constatar coerência, apesar do tempo que passou.

Em todo o caso, mesmo num contexto de crise, não tardará a Yamaha dar a devida resposta e lançar uma FJR renovada, maior (e provavelmete mais pesada), mais equipada e com mais potência, num alinhamento com GT e GTR. Como é havitual dar alguma margem, o motor deve sair com um pouco mais de CV, algo em torno dos 165CV. É o meu palpite. E é normal que os modelos mais recentes ganhem vantagem sobre os que já existem.

Cumprimentos,



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Mensagem  Nuno Freitas Qui Out 28, 2010 5:39 pm

pedrogordo escreveu:...A FJR é claramente uma mota do mesmo segmento que a GTR ou GT. Está é datada e a precisar de uma revisão profunda. A mim parece-me claramente uma GTR desactualizada no tempo....

Pedro, então diz lá à malta o que tens na tua GTR que faz falta à actual (desactualizada) FJR.

Passaram que? 2 anos entre a primeira e a segunda GTR1400?

Eu não sou fã das constantes remodelações, só é bom para a desvalorização, acho que só se deve mexer quando está mal feito. A BMW fez isso com a 1200GT e com 1300GT a Kawasaki fez o mesmo, ie, alterações ao fim de poucos anos de mercado.

Não sou nenhum expert...mas estive um dia destes a ver a nova GTR1400, até gostei...tem novas carenagens/vidro/espelhos, verifiquei que tentaram disfarçar o escape mudando a ponta, quanto ao porta luvas e punhos aquecidos, pura clonagem dos da FJR, falta de imaginação, podiam ter feito melhor. As malas continuam mal integradas.

Tem mais uns gadgets no computador de bordo.

Portanto quanto à nova GTR, assim de repente e de verdadeira melhoria técnica só me lembro do controlo de tracção, que por sinal é bem vindo.
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Mensagem  Alex Sex Out 29, 2010 3:38 am

Pessoalmente (atenção que sublinhei e tudo), acho a gtr 1400 horrível. Acredito que até possa ser uma boa mota mas... Suspect
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Mensagem  pedrogordo Sex Out 29, 2010 5:22 pm

Alex escreveu:Pessoalmente (atenção que sublinhei e tudo), acho a gtr 1400 horrível. Acredito que até possa ser uma boa mota mas... Suspect

Eheh, acho que realmente tem que haver lugar para todas opiniões. Very Happy Se é verdade que somos influenciados por tudo o que nos rodeia, os gostos pessoas imperam sempre.

A nova GTR 1400 tem melhorias importantes sobre a minha de 2009, que por sua vez já incorporou algumas pequenas melhorias sobre o modelo lançado. Se eu soubesse o ano passado que a Kawa lançava o modelo de 2010, esperava, sem dúvida. tendo comprado a de 2009, as melhorias não justificam a troca. Só mesmo por capricho, como se falou atrás What a Face Mas os caprichos são caros!

A FJR foi lançada em 2001, uma valente revisão em 2003 (travões, cilistica, motor, pequenas coisas) e outra ainda mais profunda em 2006 (N alterações, em toda a mota). Portanto, lá está, um caso de sucesso na melhoria continua. Mau é quando as marcas param no tempo, caso da Honda com a Pan 1300, que permanece imutável, quando os seus clientes pedem evolução. Não deixando por isso de ser uma grande mota e falo isso com convicção, pois sempre gostei da mota e nunca compreendi muito bem algumas críticas injustas.

O mais importante é haver uma vasta oferta, para os diferentes gostos e que no geral, todas as motas são boas actualmente. Pessoalmente, acredito que no futuro irei optar por motas europeias, pois verifica-se um ascendente cada vez maior, nos diversos segmentos.

Relendo o que escrevi atrás, tenho que pedir desculpa ao ASilva Machado, pois o que escrevi não soa muito agradável. É o preço de escrever com pouco tempo disponível. Um abraço, SIlva Machado. cheers

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Mensagem  Joao Calado Ter Nov 02, 2010 9:48 am

A FJR1300 tem duas designações: "A" e "AS"
A "A", tem a embraiagem convencional e pesa 291 Kg, em "ordem de marcha", ou seja, com todos os líquidos (gasolina, óleo e água).
A "AS" tem uma embraiagem automática e pesa 295 Kg em "ordem de marcha".
A BMW R1200RT pesa 259 Kg em "ordem de marcha".
Mas muito para além do peso de uma moto devemos, igualmente, considerar o seu binário (que está directamente relacionado com isto), a sua potencia, as respectivas curvas de entrega destes valores, etc, etc, etc.

Independentemente do que aqui se vai escrevendo, eu vejo que este tópico tem o nome "Um comparativo pessoal entre FJR 1300 e STX 1300 Pan European". Todos nós sabemos que a escolha de uma moto tem duas faces distintas. As caracteristicas de performance e utilidade de determinado modelo e o gosto pessoal de cada um. Eu também considero a FJR uma excelente moto para todos os efeitos mas reconheço que a marca já podia ter inserido algumas melhorias tecnológicas que outras marcas já vão avançando. Estou na expectativa para o ano 2012, sobre as alterações que a Yamaha vai propor.
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