Michelin Power One
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Michelin Power One
Num evento relâmpago, a Michelin apresentou o seu mais recente pneu desportivo, o Power One, que testámos em Jerez na sua versão homologada para estrada.
A retirada do Mundial de Velocidade obrigou a Michelin a repensar toda a sua estratégia, quer comercial quer no seu apoio no campo desportivo. Assim, a marca gaulesa antecipou no mercado português e espanhol a apresentação dos seu mais recentes pneus desportivos, os Power One. Estas novas unidades vêm substituir os Power Race em todas as suas versões, desde as homologadas para estrada até às dedicadas à utilização em pista.
Uma vez que esta apresentação foi realizada de forma antecipada pelo importador Ibérico, que necessitava apresentar já o seu plano desportivo nos dois países, são pouco os dados técnico disponibilizados, tendo estes ficado relegados para a apresentação mundial a decorrer em Fevereiro.
Do que pudemos ver dos pneus presentes, os Power One continuam a utilizar dois compostos de borracha diferentes entre o centro e os flancos da banda de rodagem. O desenvolvimento desta unidade foi levada realmente ao extremo da utilização em pista, como se pode perceber pela diminuta área ocupada pelo rasgos do desenho. O desenho limita-se ao mínimo obrigatório para ser homologado, parecendo-se quase com um “slick”.
Embora apresentando pouca informação sobre a carcaça e compostos utilizados, a Michelin adiantou que utiliza 8 novas tecnologias na produção destes Power One. Os números derivados dos três anos de desenvolvimento são significativos: 130.000 km, 35.000 voltas em pista, 350 versões diferentes até chegar à final, 130 pilotos envolvidos em 30 circuitos que gastaram 3000 pneus.
Em pista
Para ficarmos a conhecer um pouco mais das capacidades dos Michelin Power One, pudemos fazer três sessões de teste na pista de Jerez, tendo ao nosso dispor diversas desportivas de estrada de diferentes marcas. Um dos atributo que a Michelin aponta para os seus novos pneus é facilitarem enormemente a afinação da moto, trabalhando sempre bem independentemente destas. Assim, as motos ficaram todas com as afinações de suspensões de estrada.
A primeira que utilizamos foi a CBR 600 RR um modelo que sempre nos brinda com um comportamento muito são e uma frente rápida e que permite fortes apoios. Na unidade que nos calhou em sorte as suspensões tinham de facto as afinações de estrada, muito macias para aquilo que a esperava no rápido e técnico circuito de Jerez.
A Honda apresentou-se sempre com umas suspensões que se moviam constantemente, mas nunca mostrou tendência para perder o controlo. Quer a frente como a traseira estiveram sempre bem coladas ao asfalto, permitindo que se rode rápido e confiante mesmo com tanto movimento.
A agilidade e a facilidade de colocar em curva que foi transversal a todas as saídas para a pista. As restantes saídas à pista foram feitas com uma Ducati 848 com umas suspensões com afinação bastante mais firme. Com esta conseguimos maior confiança para entrar em curva com maior velocidade, e com os Power One a mostrarem sempre um aderência surpreendente. Já no final da última sessão em pista, com os pneus já mais gastos e com um ritmo mais forte, a traseira começou a dar mostras de querer escorregar.
Ao contrário do que se passava com os Power Race, estes Power One parecem ser bastante mais progressivos, permitindo controlar melhor os seus limites de aderência, dando-nos maior confiança para ir mais rápido.
Aguardemos até Fevereiro para saber mais sobre este novos Michelin Power One, que deverão ter a sua apresentação mundial no Autódromo Internacional de Portimão.
Medidas de Estrada
Frente
120/60 ZR 17 MICHELIN Power One
120/70 ZR 17 MICHELIN Power One
Traseira
160/60 ZR 17 MICHELIN Power One
180/55 ZR 17 MICHELIN Power One
190/50 ZR 17 MICHELIN Power One
190/55 ZR 17 MICHELIN Power One
Medidas de Pista
Frente
110/70 ZR 17 MICHELIN Power One A
120/70 ZR 17 MICHELIN Power One A
120/70 ZR 17 MICHELIN Power One B
120/70 R 17 MICHELIN Power One V
Traseira
150/60 ZR 17 MICHELIN Power One A
150/60 ZR 17 MICHELIN Power One B
160/60 ZR 17 MICHELIN Power One A
160/60 ZR 17 MICHELIN Power One B
180/55 ZR 17 MICHELIN Power One A
180/55 ZR 17 MICHELIN Power One B
180/55 ZR 17 MICHELIN Power One C
190/55 ZR 17 MICHELIN Power One A
190/55 ZR 17 MICHELIN Power One B
190/55 ZR 17 MICHELIN Power One C
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