Motas e ferries
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Paula Kota
enogueira
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Motas e ferries
Olá!!
A desejar que os próximos meses passem muuuuito depressa, estou já na fase final dos "preparativos" para a passeata que me vai levar até às best biking roads do planeta!!
Uma das coisas com que estou um pouco apreensivo é com a viagem de 18h de ferry...
Para quem tem experiência nestas andanças:
Alguma dica de como segurar a moto?
Eu sei que eles têm cordas e esticadores e tudo o mais, mas a Varadero só tem descanso lateral. Chega?
E as cordas na pintura?? Devo ir preparado?
As V35 devo-as deixar na moto e levar só os sacos interiores, se necessário?
Muitas dúvidas... Completa inexperiência...
Alguém dá umas dicas?
Abraço
A desejar que os próximos meses passem muuuuito depressa, estou já na fase final dos "preparativos" para a passeata que me vai levar até às best biking roads do planeta!!
Uma das coisas com que estou um pouco apreensivo é com a viagem de 18h de ferry...
Para quem tem experiência nestas andanças:
Alguma dica de como segurar a moto?
Eu sei que eles têm cordas e esticadores e tudo o mais, mas a Varadero só tem descanso lateral. Chega?
E as cordas na pintura?? Devo ir preparado?
As V35 devo-as deixar na moto e levar só os sacos interiores, se necessário?
Muitas dúvidas... Completa inexperiência...
Alguém dá umas dicas?
Abraço
enogueira- Moto-turista
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Localização : Chaves
Moto do momento : Honda Pan European 1300
Data de inscrição : 21/07/2008
Re: Motas e ferries
bem, se for como o ferry para Marrocos:
é melhor o descanso lateral que o central. Este até nem é aconselhado pois a moto pode escorregar.
as malas, se tiveres cadeados, não precisas preocupar-te. leva as coisas que precisares apenas. Normalmente, após o barco partir é proibido andar no porão
Pintura e banco - eles têm todas as cintas necessárias. Passam por cima do banco (não tocam nem no depósito nem nos plásticos) e amarram ao chão ou amarram à parede do barco. Um bocado de cartão forte é suficiente. Se quiseres ser mais mariquinhas leva uma camara de ar vazia cortada em bocados grandes
Acho que tenho em casa fotos da minha moto amarrada. Logo ponho
PS: Não reparei se já puzeste aqui a lista de material a levar ????' pois porque temos de validar isso tudo
PS: Rui, tu tb
é melhor o descanso lateral que o central. Este até nem é aconselhado pois a moto pode escorregar.
as malas, se tiveres cadeados, não precisas preocupar-te. leva as coisas que precisares apenas. Normalmente, após o barco partir é proibido andar no porão
Pintura e banco - eles têm todas as cintas necessárias. Passam por cima do banco (não tocam nem no depósito nem nos plásticos) e amarram ao chão ou amarram à parede do barco. Um bocado de cartão forte é suficiente. Se quiseres ser mais mariquinhas leva uma camara de ar vazia cortada em bocados grandes
Acho que tenho em casa fotos da minha moto amarrada. Logo ponho
PS: Não reparei se já puzeste aqui a lista de material a levar ????' pois porque temos de validar isso tudo
PS: Rui, tu tb
Paula Kota- Utilitária
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Idade : 114
Localização : Lisboa
Moto do momento : BMW F650
Data de inscrição : 23/07/2008
Re: Motas e ferries
Bolas Paula, agora o que raio vou eu dizer?!!!!
Bom, talvez que é boa ideia levares algo para o enjoo, pois mesmo com ferries gigantes, aquilo mexe-se quando o mar está agitado!
Reforço a questão do descanso lateral. Curioso que quando fui de ferry entre Santander e Portmouth, 24 horas, quase estive para perguntar ao funcionário que estava a amarrar a mota se aquilo era mesmo necessário! Parecia que a mota ia levantar voo. E de facto obtive a explicação na ida, em que aquela cidade flutuante cedia ao mar revoltoso, de tal forma que era impossível andar, dormir, comer, etc. Foi esperar que passasse.
Mas com certeza terás mais sorte...
Bom, talvez que é boa ideia levares algo para o enjoo, pois mesmo com ferries gigantes, aquilo mexe-se quando o mar está agitado!
Reforço a questão do descanso lateral. Curioso que quando fui de ferry entre Santander e Portmouth, 24 horas, quase estive para perguntar ao funcionário que estava a amarrar a mota se aquilo era mesmo necessário! Parecia que a mota ia levantar voo. E de facto obtive a explicação na ida, em que aquela cidade flutuante cedia ao mar revoltoso, de tal forma que era impossível andar, dormir, comer, etc. Foi esperar que passasse.
Mas com certeza terás mais sorte...
pedrogordo- Bicicleta
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Data de inscrição : 24/07/2008
Re: Motas e ferries
pedrogordo escreveu:aquela cidade flutuante cedia ao mar revoltoso, de tal forma que era impossível andar, dormir, comer, etc. Foi esperar que passasse.
Mas com certeza terás mais sorte...
Resumindo....muitos comprimidos
De resto...penso que o normal é eles terem tudo o necessário para segurar a moto de forma correcta...como precaução, eu seguia a sugestão da Paula...barato e facil de levar.
Se durante 18 horas não podes ir ao espaço de carga..uma mochila com o necessário para essas horas.
PS- Não stresses...ainda falta
mouse- Moto-turista
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Localização : Fiães e Ponte da Barca
Moto do momento : Yamaha FJR
Ex-Honda CBF
EX- Pegaso 650
Data de inscrição : 21/07/2008
Re: Motas e ferries
Porque razão tinham de falar de enjoos??
Eu sei que vou ter sorte!!! Hi hi hi De Genova a Barcelona o mar já está muito afastado do estreito de Tarifa onde as correntes são sempre fortes e o vento uma constante... Eu VOU ter sorte... E vou levar muuuuitos comprimidos... Aahhhaaaa...... Enfim...
A ideia da câmara de ar não é nada má! Gracias!!
Seja como for, prefiro a moto exageradamente presa como a do Pedro, a ir solta e ficar a passear pelo porão...
De qualquer forma a menina tem ferros de protecção e capa de depósito, ou seja, onde segurar bem e sem possibilidades de riscar o depósito. Acho eu...
Quanto a essa tal lista de material, que tal uma ajuda? Talvez num tópico novo?
Abraço e obrigado pelas dicas!
Eu sei que vou ter sorte!!! Hi hi hi De Genova a Barcelona o mar já está muito afastado do estreito de Tarifa onde as correntes são sempre fortes e o vento uma constante... Eu VOU ter sorte... E vou levar muuuuitos comprimidos... Aahhhaaaa...... Enfim...
A ideia da câmara de ar não é nada má! Gracias!!
Seja como for, prefiro a moto exageradamente presa como a do Pedro, a ir solta e ficar a passear pelo porão...
De qualquer forma a menina tem ferros de protecção e capa de depósito, ou seja, onde segurar bem e sem possibilidades de riscar o depósito. Acho eu...
Quanto a essa tal lista de material, que tal uma ajuda? Talvez num tópico novo?
Abraço e obrigado pelas dicas!
enogueira- Moto-turista
- Número de Mensagens : 2036
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Localização : Chaves
Moto do momento : Honda Pan European 1300
Data de inscrição : 21/07/2008
Re: Motas e ferries
enogueira escreveu:
Alguma dica de como segurar a moto?
Eu sei que eles têm cordas e esticadores e tudo o mais, mas a Varadero só tem descanso lateral. Chega?
E as cordas na pintura?? Devo ir preparado?
As V35 devo-as deixar na moto e levar só os sacos interiores, se necessário?
Eles prendem aquilo. Tá descansado que a mota fica mais que segura com o descanso lateral.
Na minha, eles até a desprenderam (aquilo fazia escala na corsega) e tiraram do sitio para deixar passar um carro.
Os tipos são bastantes experientes naquilo e francamente, tu nada podes fazer.
Tens de levar contigo o que precisas. É proibido, por razões de segurança, aceder aos carros e motas durante a viagem.
Eu deixei sempre as malas laterais e levei os sacos interiores.
O mar às vezes e picado. Se enjoas, toma comprimidos mesmo. Estas coisas dos enjoos nos barcos tem dias: eu que sou um tipo muito habituado a barcos desde pequeno muitas vezes tambem enjoo.
Podes comer no barco tambem. Não é mau, não é bom. Não é caro, não é barato.
Mas é uma seca. O melhor mesmo é aproveitar para dormir o mais possivel
Artur
artur- Bicicleta
- Número de Mensagens : 265
Idade : 58
Moto do momento : Varadero 2003
Data de inscrição : 10/09/2009
Re: Motas e ferries
Eu recomendei-te para comprares os bilhetes o mais cedo possivel, certo?
É que a diferença de preço pode ser até 100 euros.
Cabines, cabines SEMPRE. Ficar nos "cadeirões" implica andares sempre à toa com as tuas coisas.
Alem de que na cabine se dorme muito bem.
Eu tive de andar nos cadeiroes de Palermo a Roma, por causa do roubo da mota, e foi um desatino. Acabei por andar no barco e dei com um barzinho na 1ª classe que nao tiunha ninguem. Eu e a minha mulher dormimos no chão nesse barzinho, e no dia seguinte de manha acordaram-nos e disseram que não podiamos dormir ali. Foi o que nos valeu, aquela m%a daquela alcatifa.
A.-
É que a diferença de preço pode ser até 100 euros.
Cabines, cabines SEMPRE. Ficar nos "cadeirões" implica andares sempre à toa com as tuas coisas.
Alem de que na cabine se dorme muito bem.
Eu tive de andar nos cadeiroes de Palermo a Roma, por causa do roubo da mota, e foi um desatino. Acabei por andar no barco e dei com um barzinho na 1ª classe que nao tiunha ninguem. Eu e a minha mulher dormimos no chão nesse barzinho, e no dia seguinte de manha acordaram-nos e disseram que não podiamos dormir ali. Foi o que nos valeu, aquela m%a daquela alcatifa.
A.-
artur- Bicicleta
- Número de Mensagens : 265
Idade : 58
Moto do momento : Varadero 2003
Data de inscrição : 10/09/2009
Re: Motas e ferries
enogueira escreveu:
Quanto a essa tal lista de material, que tal uma ajuda? Talvez num tópico novo?
Abre o tópico rapaz .... ka genti casca em ti
Aqui podes ter uma ideia da amarração da moto ..... não encontro outra que tenho com a moto encostada à parede do barco
acredita que fica presa ... até a suspenção baixa se reparares tem um calço no pneu da frente
Paula Kota- Utilitária
- Número de Mensagens : 1018
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Localização : Lisboa
Moto do momento : BMW F650
Data de inscrição : 23/07/2008
Re: Motas e ferries
Ok!
Descanso lateral, moto com a primeira engatada, travão frente apertado com uma "mini cinta" ou lenço de pescoço, direcção destrancada e alarme desligado. Eles que façam o seu trabalho e que a prendam!!
Li que no ferry para a Madeira, eles não têm cintas... Será? Nos italianos parece haver...
Será melhor levar uma ou duas debaixo do banco? Ou estou a "stressar" sem razão?
Descanso lateral, moto com a primeira engatada, travão frente apertado com uma "mini cinta" ou lenço de pescoço, direcção destrancada e alarme desligado. Eles que façam o seu trabalho e que a prendam!!
Li que no ferry para a Madeira, eles não têm cintas... Será? Nos italianos parece haver...
Será melhor levar uma ou duas debaixo do banco? Ou estou a "stressar" sem razão?
enogueira- Moto-turista
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Idade : 45
Localização : Chaves
Moto do momento : Honda Pan European 1300
Data de inscrição : 21/07/2008
Re: Motas e ferries
artur escreveu:Eu recomendei-te para comprares os bilhetes o mais cedo possivel, certo?
É que a diferença de preço pode ser até 100 euros.
Cabines, cabines SEMPRE. Ficar nos "cadeirões" implica andares sempre à toa com as tuas coisas.
Alem de que na cabine se dorme muito bem.
Eu tive de andar nos cadeiroes de Palermo a Roma, por causa do roubo da mota, e foi um desatino. Acabei por andar no barco e dei com um barzinho na 1ª classe que nao tiunha ninguem. Eu e a minha mulher dormimos no chão nesse barzinho, e no dia seguinte de manha acordaram-nos e disseram que não podiamos dormir ali. Foi o que nos valeu, aquela m%a daquela alcatifa.
A.-
Segui a tua sugestão mesmo antes de a dares... Hi hi
Já comprei os bilhetinhos! 2 pax, 1 moto e cabine por perto de 400€...
Mesmo reservando em Abril para fins de Agosto, de acordo com a central de reservas, não havia muitas cabines livres.
Ficar nas cadeiras não era solução... São 18 horas de viagem... Embarque pelas 18h em Genova e chegada a Bcl às 12h do dia seguinte... Com cabine posso tomar a minha banhoca e dormir descansado, poupando o corpinho a quase 900km de estrada sempre a andar...
Abraço
enogueira- Moto-turista
- Número de Mensagens : 2036
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Localização : Chaves
Moto do momento : Honda Pan European 1300
Data de inscrição : 21/07/2008
Re: Motas e ferries
enogueira escreveu:
Li que no ferry para a Madeira, eles não têm cintas... Será? Nos italianos parece haver...
Será melhor levar uma ou duas debaixo do banco? Ou estou a "stressar" sem razão?
Eles tem as cintas. Aliás, aquilo tem um encaixe no chão todo xpto, e as cintas precisam dos terminais que lá encaixam.
Vê-se bem na foto da Paula. Não leves cinta nenhuma.
Repara que nos barcos com percursos pequenos, nem sequer se usa cintas. O barco de setubal troia, é um bom exemplo.
Em itália, o barco que liga a Villa San Giovanni a Messina (a bota a Sicilia) tambem não se usa cintas.
Os barcos são na sua maioria porreirinhos. Não é um cruzeiro, mas não anda longe disso. Alguns tem a discoteca a funcionar, mas os putos tomam conta daquilo - a malta lá apanha o barco para as suas festas de finais de curso. Mas passei grande parte do tempo na parte de cima, junto à piscina que nunca apanhei com água, a tomar uns banhos de sol e a descansar o esqueleto.
Um topico à parte:
Eu curtia mesmo era meter a mota em Milão e ir lá ter de low-cost. Eu detesto quer atravessar Espanha quer os barcos. É uma perca de tempo e $.
Vocês não conhecem uma transportadora que nos meta a mota em Milão e que a possa deixar lá no regresso ?
Eu até arranjo uma palete especial para a mota, mas falta-me a transportadora!
Isso, gente, é que nos abria muitas portas. Poupa-se um porradal de dias de viagem e a partir de milão as hipóteses são muito grandes!
Artur
artur- Bicicleta
- Número de Mensagens : 265
Idade : 58
Moto do momento : Varadero 2003
Data de inscrição : 10/09/2009
Re: Motas e ferries
Aqui há uns tempos falei com um conhecido que faz as viagens de TIR para a Alemanha para carregar carros para importação. Questionei qual a possibidade de me transportar a moto.
Na altura não me soube responder, e depois acabei por tomar outras opções.
Seja como for, também podia ser uma hipótese, não?
Quanto ao transporte de motos nas transportadoras normais, desconheço por completo como funciona e quais os custos envolvidos. Mas é uma hipótese muuuuito interessante!!
Alguém consegue saber algo?
Abraço
Na altura não me soube responder, e depois acabei por tomar outras opções.
Seja como for, também podia ser uma hipótese, não?
Quanto ao transporte de motos nas transportadoras normais, desconheço por completo como funciona e quais os custos envolvidos. Mas é uma hipótese muuuuito interessante!!
Alguém consegue saber algo?
Abraço
enogueira- Moto-turista
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Localização : Chaves
Moto do momento : Honda Pan European 1300
Data de inscrição : 21/07/2008
Re: Motas e ferries
enogueira escreveu: São 18 horas de viagem... Embarque pelas 18h em Genova e chegada a Bcl às 12h do dia seguinte... Com cabine posso tomar a minha banhoca e dormir descansado, poupando o corpinho a quase 900km de estrada sempre a andar...
O que me pergunto era se demorarias 18 horas para fazer 900 kms e, principalmente, se gastarias 400 Euros para fazer esses 900 kms, tanto em gasolina como em alimentação e (eventuais) dormidas...
Africa Twin- Cinquentinha
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Idade : 56
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Moto do momento : Africa Twin 750
Data de inscrição : 01/08/2008
Re: Motas e ferries
Africa Twin escreveu:enogueira escreveu: São 18 horas de viagem... Embarque pelas 18h em Genova e chegada a Bcl às 12h do dia seguinte... Com cabine posso tomar a minha banhoca e dormir descansado, poupando o corpinho a quase 900km de estrada sempre a andar...
O que me pergunto era se demorarias 18 horas para fazer 900 kms e, principalmente, se gastarias 400 Euros para fazer esses 900 kms, tanto em gasolina como em alimentação e (eventuais) dormidas...
Com pendura, para estas férias ficou combinado km diários máximos de 400/500km. Mesmo a travessia espanhola vai ser em etapas de 400 e poucos km.
Assim, esses 900km seriam 2 dias , 2 dormidas e gasolina e alimentação e além disso, muito cansaço.
Além do mais, para ter tempo de ver o que pretendo, poupar estes 2 dias é essencial.
Para futuras viagens, logo se vê como farei, depois de ver como corre este ano. Para este ano já está!
Abraço
enogueira- Moto-turista
- Número de Mensagens : 2036
Idade : 45
Localização : Chaves
Moto do momento : Honda Pan European 1300
Data de inscrição : 21/07/2008
Re: Motas e ferries
Belo tópico com dicas muito interessantes para dúvidas pertinentes...
A ideia da transportadora (via rodoviária) é interessante teoricamente...mas tb não sei quem faça esse "servicinho"
A ideia da transportadora (via rodoviária) é interessante teoricamente...mas tb não sei quem faça esse "servicinho"
freddy_krueger- Moto-Evadido
- Número de Mensagens : 4461
Idade : 45
Localização : Mozelos, S.M.Feira
Moto do momento : Sym Fiddle 125 ST IRON
Data de inscrição : 18/07/2008
Re: Motas e ferries
enogueira escreveu:Aqui há uns tempos falei com um conhecido que faz as viagens de TIR para a Alemanha para carregar carros para importação. Questionei qual a possibidade de me transportar a moto.
Na altura não me soube responder, e depois acabei por tomar outras opções.
Seja como for, também podia ser uma hipótese, não?
Quanto ao transporte de motos nas transportadoras normais, desconheço por completo como funciona e quais os custos envolvidos. Mas é uma hipótese muuuuito interessante!!
Alguém consegue saber algo?
Abraço
Boas
Estive a falar com um rapaz que importa carros e algumas motas para cá vindas da Alemanha.
Ele trabalha com um Senhor neste aspecto, porque tem um camião fechado.
Da Alemanha para cá fica na casa dos 500€ uma só mota.
Se quiserem mais alguma informação é dizerem que eu peço-lhe o nº de telemóvel e falam com ele directamente.
brissos- Bicicleta
- Número de Mensagens : 436
Idade : 54
Localização : Ferreira do Alentejo
Moto do momento : Honda CBF 600 S
Ex-Honda VF400F
Data de inscrição : 07/02/2010
Re: Motas e ferries
Mais uma boa dica!!
Para este ano já não necessito, mas mais para a frente, quem sabe...
E mais um link também com a opção de envio das motos por estrada.
Basta contactar o autor do blog e questionar como funciona e quais os custos.
Von Zecca
Abraço
Para este ano já não necessito, mas mais para a frente, quem sabe...
E mais um link também com a opção de envio das motos por estrada.
Basta contactar o autor do blog e questionar como funciona e quais os custos.
Von Zecca
Abraço
enogueira- Moto-turista
- Número de Mensagens : 2036
Idade : 45
Localização : Chaves
Moto do momento : Honda Pan European 1300
Data de inscrição : 21/07/2008
Re: Motas e ferries
Desconhecia o Von Zecca, mas o blog dele aparenteu ser bastante interessante! Um passeio a fazer pelo norte da Europa, bem interessante
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