Inspecções para Motas superior a 250cc
+2
RuiSilva
Zé Carlos
6 participantes
MotoEvasao :: Geral :: Geral
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Inspecções para Motas superior a 250cc
Infelizmente, mais uma má notícia...
As inspecções para as motas já saíram em Diário da República:
http://www.legix.pt/IncmRedirect.asp?dd=11-07-2012&n=133&se=I&sup=0&pr=3606&pult=3625&prs=0&pults=0
Mais uns a€rios para eles...
As inspecções para as motas já saíram em Diário da República:
http://www.legix.pt/IncmRedirect.asp?dd=11-07-2012&n=133&se=I&sup=0&pr=3606&pult=3625&prs=0&pults=0
Mais uns a€rios para eles...
Zé Carlos- Triciclo
- Número de Mensagens : 58
Idade : 55
Localização : Vila do Conde
Moto do momento : Honda XL1000 Varadero (Ex-Yamaha FJR 1300) (Ex-Honda CBR 1000F)
Data de inscrição : 26/08/2008
Re: Inspecções para Motas superior a 250cc
Acabei de ler a notícia, e mais uma vez é impressionante a ESTUPIDEZ dos governantes.
Aprovam leis, sem terem noção de qualquer implicação das mesmas ou sentido de ...
1º inspecção apenas para veículos de cilindrada superior a 250cc... As 50cc e muitas motos sem escape, rodas empenadas e sem piscas continuam a ser excepção sem qualquer tipo de controlo!
Embora uma 750cc com 10 anos pague 110€ de imposto anual, a redução de imposto só para motos anteriores a 1996, no entanto com 8 anos é obrigatória a inspecção anual...
O IMTT é responsável pela inspecção, mas como? Quem especificamente? Quais equipamentos vão utilizar e quem vai testar a suspensão ou travagem da Pan? Se ela cair durante o processo quem vai ser responsável pelo arranjo?
No caso da Pan, com matricula de 06-2002 devo ir de imediato à inspecção ou apenas para o ano?
Cada vez menos percebo este (des)governo que faz tudo sem pés nem cabeça, sem coragem ou capacidades de pedir opinião e apoio às empresas e associações na área do motociclismo... Isto só demonstra que o governo não pensa minimamente no que faz, apenas procura desesperadamente mais formas de financiamento rápido estrangulando um povo sem mais capacidades monetárias. É triste...
Links:
http://www.motociclismo.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=5522&Itemid=51
Decreto lei:
http://dre.pt/pdf1sdip/2012/07/13300/0360603625.pdf
Aprovam leis, sem terem noção de qualquer implicação das mesmas ou sentido de ...
1º inspecção apenas para veículos de cilindrada superior a 250cc... As 50cc e muitas motos sem escape, rodas empenadas e sem piscas continuam a ser excepção sem qualquer tipo de controlo!
Embora uma 750cc com 10 anos pague 110€ de imposto anual, a redução de imposto só para motos anteriores a 1996, no entanto com 8 anos é obrigatória a inspecção anual...
O IMTT é responsável pela inspecção, mas como? Quem especificamente? Quais equipamentos vão utilizar e quem vai testar a suspensão ou travagem da Pan? Se ela cair durante o processo quem vai ser responsável pelo arranjo?
No caso da Pan, com matricula de 06-2002 devo ir de imediato à inspecção ou apenas para o ano?
Cada vez menos percebo este (des)governo que faz tudo sem pés nem cabeça, sem coragem ou capacidades de pedir opinião e apoio às empresas e associações na área do motociclismo... Isto só demonstra que o governo não pensa minimamente no que faz, apenas procura desesperadamente mais formas de financiamento rápido estrangulando um povo sem mais capacidades monetárias. É triste...
Links:
http://www.motociclismo.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=5522&Itemid=51
Decreto lei:
http://dre.pt/pdf1sdip/2012/07/13300/0360603625.pdf
Re: Inspecções para Motas superior a 250cc
O responsável é sempre o IMTT (nas latas tb), apenas "delega" a responsabilidade em centros IPO autorizados (leia-se mama o estado e mamam os privados).
Quanto ao que li...parece-me semelhante às latas...é algo que já devíamos esperar à algum tempo...o que me mete impressão são os acessórios que colocamos nas meninas!! Comos os Xunnings de carros, teremos nós de ir ao mecânico para tirar o vidro mais alto, o xénon, a top-case, escapes XPTO, etc...?!?! Tudo me parece muito vago neste campo.
Também quero ver qual o centro IPO que vai testar a travagem de emergência na Fazer...só se me mostrar primeiro o seguro de responsabilidade civil!!!
Minha já em Setembro
Quanto ao que li...parece-me semelhante às latas...é algo que já devíamos esperar à algum tempo...o que me mete impressão são os acessórios que colocamos nas meninas!! Comos os Xunnings de carros, teremos nós de ir ao mecânico para tirar o vidro mais alto, o xénon, a top-case, escapes XPTO, etc...?!?! Tudo me parece muito vago neste campo.
Também quero ver qual o centro IPO que vai testar a travagem de emergência na Fazer...só se me mostrar primeiro o seguro de responsabilidade civil!!!
Minha já em Setembro
freddy_krueger- Moto-Evadido
- Número de Mensagens : 4461
Idade : 45
Localização : Mozelos, S.M.Feira
Moto do momento : Sym Fiddle 125 ST IRON
Data de inscrição : 18/07/2008
Re: Inspecções para Motas superior a 250cc
freddy_krueger escreveu:Minha já em Setembro
Isso é outra coisa que ainda não percebi... a lei é clara, e as motos tem de ir no mês de matrícula à inspecção. No caso da Pan é em Junho, e a lei entra em vigor em Agosto. Uma vez que tem mais de 8 anos tenho de ir imediatamente à inspecção???
Outra coisa que não consigo compreender, é que no dia 12-07-2012, não existe qualquer referência sobre este assunto no site do IMTT...
Re: Inspecções para Motas superior a 250cc
RuiSilva escreveu:
Isso é outra coisa que ainda não percebi... a lei é clara, e as motos tem de ir no mês de matrícula à inspecção. No caso da Pan é em Junho, e a lei entra em vigor em Agosto. Uma vez que tem mais de 8 anos tenho de ir imediatamente à inspecção???
Outra coisa que não consigo compreender, é que no dia 12-07-2012, não existe qualquer referência sobre este assunto no site do IMTT...
Acho que deve ser só para o ano!
Na lei não diz que as motas com data anterior à entrada em vigor do decreto têm que ser inspeccionadas, logo depreendo que no teu/nosso caso, pois a minha também é de 06/2003, será só para o ano.
Mais uma vez se vê que alguns "génios" que elaboram muitas das nossas leis não tem a mínima noção do que andam a fazer!
Como disseste, e bem, não as elaboram recorrendo à ajuda de empresas e associações directamente ligadas ao motociclismo!
Para eles as únicas variáveis é a rentabilidade que possa vir a dar, mais nada, e a única ferramenta de trabalho que devem ter será uma máquina de calcular!!
Zé Carlos- Triciclo
- Número de Mensagens : 58
Idade : 55
Localização : Vila do Conde
Moto do momento : Honda XL1000 Varadero (Ex-Yamaha FJR 1300) (Ex-Honda CBR 1000F)
Data de inscrição : 26/08/2008
Re: Inspecções para Motas superior a 250cc
Zé Carlos escreveu:
Acho que deve ser só para o ano!
É já a partir de Agosto deste ano...
Re: Inspecções para Motas superior a 250cc
RuiSilva escreveu:Zé Carlos escreveu:
Acho que deve ser só para o ano!
É já a partir de Agosto deste ano...
Sim, eu sei...
Peço perdão pois não me fiz explicar bem.
O que penso é que as nossas é que deverão ir só para o ano.
Zé Carlos- Triciclo
- Número de Mensagens : 58
Idade : 55
Localização : Vila do Conde
Moto do momento : Honda XL1000 Varadero (Ex-Yamaha FJR 1300) (Ex-Honda CBR 1000F)
Data de inscrição : 26/08/2008
Re: Inspecções para Motas superior a 250cc
É o que temos....por cá!!Zé Carlos escreveu:Para eles as únicas variáveis é a rentabilidade que possa vir a dar, mais nada, e a única ferramenta de trabalho que devem ter será uma máquina de calcular!!
O que interessa é entrar dinheiro, não onde este é aplicado...assim qualquer um governa!! Se eu receber mais dinheiro do patrão a cada mês que passa, também não me preocupava com as despesas que faço!!
podemos sempre perguntar aos Açoreanos como fazem...já têm essas inspecções à cerca de um ano segundo me constou.
just my 2 cents..
freddy_krueger- Moto-Evadido
- Número de Mensagens : 4461
Idade : 45
Localização : Mozelos, S.M.Feira
Moto do momento : Sym Fiddle 125 ST IRON
Data de inscrição : 18/07/2008
Re: Inspecções para Motas superior a 250cc
freddy_krueger escreveu: podemos sempre perguntar aos Açoreanos como fazem...já têm essas inspecções à cerca de um ano segundo me constou.
Essa deixou-me completamente perdido!!!
Re: Inspecções para Motas superior a 250cc
RuiSilva escreveu:Essa deixou-me completamente perdido!!!
Pois, tb a mim... ouvi essa hoje na lista do MCV (não tenho certeza de assim ser).
freddy_krueger- Moto-Evadido
- Número de Mensagens : 4461
Idade : 45
Localização : Mozelos, S.M.Feira
Moto do momento : Sym Fiddle 125 ST IRON
Data de inscrição : 18/07/2008
Re: Inspecções para Motas superior a 250cc
Atentem para o que diz o n.2 do Art. 18, que se completa com o n.5 do Art. 11...
Dá-me a sensação que, ainda que a lei entre a vigor, para os motociclos ainda está dependente de uma portaria qualquer ainda por aprovar, acho eu...!
Se assim for, pode ser que nos safemos... por algum tempo...
Artigo 18.º
Entrada em vigor e produção de efeitos
1 — Sem prejuízo do disposto no número seguinte, o
presente diploma entra em vigor 30 dias após a respetiva
publicação.
2 — A obrigatoriedade de inspeções periódicas a motociclos,
triciclos, quadriciclos e reboques e semirreboques,
referidos no anexo I ao presente diploma, só produz
efeitos a partir da publicação da portaria referida no n.º 5
do artigo 11.º
Artigo 11.º
...
5 — A calendarização das inspeções periódicas aos motociclos,
triciclos e quadriciclos, bem como reboques e
semirreboques, referidos no anexo I ao presente diploma, é
aprovada por portaria do membro do Governo responsável
pela área dos transportes.
Dá-me a sensação que, ainda que a lei entre a vigor, para os motociclos ainda está dependente de uma portaria qualquer ainda por aprovar, acho eu...!
Se assim for, pode ser que nos safemos... por algum tempo...
Artigo 18.º
Entrada em vigor e produção de efeitos
1 — Sem prejuízo do disposto no número seguinte, o
presente diploma entra em vigor 30 dias após a respetiva
publicação.
2 — A obrigatoriedade de inspeções periódicas a motociclos,
triciclos, quadriciclos e reboques e semirreboques,
referidos no anexo I ao presente diploma, só produz
efeitos a partir da publicação da portaria referida no n.º 5
do artigo 11.º
Artigo 11.º
...
5 — A calendarização das inspeções periódicas aos motociclos,
triciclos e quadriciclos, bem como reboques e
semirreboques, referidos no anexo I ao presente diploma, é
aprovada por portaria do membro do Governo responsável
pela área dos transportes.
Zé Carlos- Triciclo
- Número de Mensagens : 58
Idade : 55
Localização : Vila do Conde
Moto do momento : Honda XL1000 Varadero (Ex-Yamaha FJR 1300) (Ex-Honda CBR 1000F)
Data de inscrição : 26/08/2008
Re: Inspecções para Motas superior a 250cc
Tenho sempre em mente que as petições dificilmente trazem alguma mais valia... Mas a verdade é que TEMOS que lutar pelos nossos direitos de alguma forma, e pelo menos assim conseguimos ser minimamente ouvidos.
Assinem a seguinte petição relativamente ao IUC, rails, preços das portagens, guias anti-derrapantes e outros assuntos.
http://www.peticaopublica.com/?pi=Duarte
Assinem a seguinte petição relativamente ao IUC, rails, preços das portagens, guias anti-derrapantes e outros assuntos.
http://www.peticaopublica.com/?pi=Duarte
Re: Inspecções para Motas superior a 250cc
RuiSilva escreveu:Tenho sempre em mente que as petições dificilmente trazem alguma mais valia... Mas a verdade é que TEMOS que lutar pelos nossos direitos de alguma forma, e pelo menos assim conseguimos ser minimamente ouvidos.
Assinem a seguinte petição relativamente ao IUC, rails, preços das portagens, guias anti-derrapantes e outros assuntos.
http://www.peticaopublica.com/?pi=Duarte
Subscrevo e já assinei.
Zé Carlos- Triciclo
- Número de Mensagens : 58
Idade : 55
Localização : Vila do Conde
Moto do momento : Honda XL1000 Varadero (Ex-Yamaha FJR 1300) (Ex-Honda CBR 1000F)
Data de inscrição : 26/08/2008
Re: Inspecções para Motas superior a 250cc
Parece-me a mim que esta petição está feita muito a "quente"... primeiro pede redução de IUC, depois já pede suspensão.... parece-me uma bagunçada legal.
Apesar de reconhecer que tem alguns pontos interessantes.
FYI: Não sei como se processam, mas sei que existem já inspecções para motos em diversos países da UE.
Apesar de reconhecer que tem alguns pontos interessantes.
FYI: Não sei como se processam, mas sei que existem já inspecções para motos em diversos países da UE.
freddy_krueger- Moto-Evadido
- Número de Mensagens : 4461
Idade : 45
Localização : Mozelos, S.M.Feira
Moto do momento : Sym Fiddle 125 ST IRON
Data de inscrição : 18/07/2008
Re: Inspecções para Motas superior a 250cc
freddy_krueger escreveu:Parece-me a mim que esta petição está feita muito a "quente"... primeiro pede redução de IUC, depois já pede suspensão.... parece-me uma bagunçada legal.
É verdade... mas não leste o texto integralmente. Pede inicialmente a redução do IUC, e no final, enquanto não forem corrigidas as situações descritas anteriormente, pede a suspensão do IUC temporariamente. Faz algum sentido embora não esteja perfeito. De qualquer das formas, EU assinei.
Re: Inspecções para Motas superior a 250cc
Esta Lei das Inspecções começa bem... ainda nem está regulamentada e já aparece disto:
http://www.motofan.pt/noticias/psp-notifica-motociclista-a-apresentar-ficha-de-inspeccao-obrigatoria/9850
Se acontecer a algum de vós, toca de argumentar usando este artigo:
http://moto-lex.blogspot.pt/2012/09/inspeccoes-para-motociclos.html
Info recebida via lista geral do mcv.
http://www.motofan.pt/noticias/psp-notifica-motociclista-a-apresentar-ficha-de-inspeccao-obrigatoria/9850
Se acontecer a algum de vós, toca de argumentar usando este artigo:
http://moto-lex.blogspot.pt/2012/09/inspeccoes-para-motociclos.html
Info recebida via lista geral do mcv.
freddy_krueger- Moto-Evadido
- Número de Mensagens : 4461
Idade : 45
Localização : Mozelos, S.M.Feira
Moto do momento : Sym Fiddle 125 ST IRON
Data de inscrição : 18/07/2008
Re: Inspecções para Motas superior a 250cc
E cá vai a notícia que desmistifica que Inspecções só começam após publicação da "tal" portaria:
http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portugues/Noticias/Paginas/Inspe%E7oesdeveiculoscomnovaregulamentacaoapartirde10deagosto.aspx
Abraços!!
http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portugues/Noticias/Paginas/Inspe%E7oesdeveiculoscomnovaregulamentacaoapartirde10deagosto.aspx
Abraços!!
freddy_krueger- Moto-Evadido
- Número de Mensagens : 4461
Idade : 45
Localização : Mozelos, S.M.Feira
Moto do momento : Sym Fiddle 125 ST IRON
Data de inscrição : 18/07/2008
Re: Inspecções para Motas superior a 250cc
Inspectores formados...deve ser deve... dá-se umas formações financiadas não presenciais (para ir buscar mais algum à UE) e tá feito...à TUGA!!!
freddy_krueger- Moto-Evadido
- Número de Mensagens : 4461
Idade : 45
Localização : Mozelos, S.M.Feira
Moto do momento : Sym Fiddle 125 ST IRON
Data de inscrição : 18/07/2008
Re: Inspecções para Motas superior a 250cc
Não sou eu que vou fazer o "teste de travões" e quero ver o seguro de "quedas"
mouse- Moto-turista
- Número de Mensagens : 2459
Idade : 51
Localização : Fiães e Ponte da Barca
Moto do momento : Yamaha FJR
Ex-Honda CBF
EX- Pegaso 650
Data de inscrição : 21/07/2008
Re: Inspecções para Motas superior a 250cc
mouse escreveu:Não sou eu que vou fazer o "teste de travões" e quero ver o seguro de "quedas"
Ah pois é....eu igual!!!
Ai a menina
freddy_krueger- Moto-Evadido
- Número de Mensagens : 4461
Idade : 45
Localização : Mozelos, S.M.Feira
Moto do momento : Sym Fiddle 125 ST IRON
Data de inscrição : 18/07/2008
Re: Inspecções para Motas superior a 250cc
eu ainda estou para ver quem é que tem a lata de mexer com a minha burra...
sai porrada na certa!
sai porrada na certa!
Re: Inspecções para Motas superior a 250cc
caxi escreveu:eu ainda estou para ver quem é que tem a lata de mexer com a minha burra...
sai porrada na certa!
Até podes chorar... a tua burra vai sofrer mais em 10 minutos no centro de inspecção que 1 ano inteiro nas tuas mãos... mas infelizmente terá de ser!!!
Re: Inspecções para Motas superior a 250cc
N o Brasil essa espeção ja existe ,mas somente pro Estado de são Paulo,Se chama CONTROLAR ,onde qualquer veiculo independente de cilindrada ou ano te q passar,apenas veiculos com mais de 20 anos não são obrigatorios,mas do resto eles não perdoa!!
É verificado tudo,desde sistema eletrico,vazamento,ponteira e estado de conservação!! Aqui em São Paulo Brasil a coisa pega,mas no resto do pais ainda não é obrigatorio mas daqui alguns anos vai ser isso pode ter certeza
!!!É verificado tudo,desde sistema eletrico,vazamento,ponteira e estado de conservação!! Aqui em São Paulo Brasil a coisa pega,mas no resto do pais ainda não é obrigatorio mas daqui alguns anos vai ser isso pode ter certeza
Roces- Penantes...
- Número de Mensagens : 23
Idade : 43
Localização : Indaiatuba S.P. Brasil
Moto do momento : Bandit 1250 2011 Prata
Data de inscrição : 10/06/2010
Página 1 de 2 • 1, 2
MotoEvasao :: Geral :: Geral
Página 1 de 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos