MotoEvasao
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Uma grande máquina é e será sempre uma grande máquina!

+10
João Almeida
jm_araujo
mouse
Morpheus
ebrexock
Trilho
Sérgio Castro
freddy_krueger
RuiSilva
Victor
14 participantes

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Uma grande máquina é e será sempre uma grande máquina! - Página 2 Empty Re: Uma grande máquina é e será sempre uma grande máquina!

Mensagem  João Almeida Ter maio 19, 2009 8:50 am

Trilho escreveu:
João Almeida escreveu:
Pois, se calhar por isto é que os amigos do Pbar deixaram de vir aqui...
O pessoal só diz mal das BM... D .

Espero bem que não tenha sido esse o motivo, seja aqui, seja noutro forum, a melhor mota é sempre aquela que temos na nossa garagem, eu cá acho que hoje em dia qualquer marca é boa, é claro que também é preciso um pouco de sorte, e sobretudo tratá-las bem, seja BMW, Honda, Suzuki etc.

Pois, também não sei, sorry, tou só a ser má lingua... Embarassed Embarassed Embarassed

João Almeida
Bicicleta
Bicicleta

Número de Mensagens : 449
Idade : 52
Localização : Costa da Caparica
Moto do momento : K1200GT e FJR1300
Data de inscrição : 12/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Uma grande máquina é e será sempre uma grande máquina! - Página 2 Empty Re: Uma grande máquina é e será sempre uma grande máquina!

Mensagem  Victor Ter maio 19, 2009 9:52 am

jm_araujo escreveu:
Victor escreveu:

Motor RF900R - Construção em monobloco
Motor Haybusa - 3 blocos separados ( requer novo aperto do bloco )

Caixa RF900R - 5 velocidades com desmultiplicação directa na caixa ( selada )
Caixa Hayabusa - 6 velocidades simples ( por garfo )
Importas-te de explicar? Ainda agora estive a confirmar com as microfichas de ambas as motas, e comparando-as lado a lado não se vêm grandes diferenças, tirando o obvio (6ª velocidade da busa, corrente de distribuição ao meio(RF)/ao topo(BUSA)) e uma diferença maior indicada abaixo.
Microfichas da Busa
Microfichas da RF 900
Secções da Caixa:
"GEAR SHIFTING" - Selector de velocidades e garfos
"TRANSMISSION" - Engrenagens da caixa
Secções do Motor:
"CRANKCASE" - Cárter
"CYLINDER" - Cilindros - Aqui uma das maiores diferenças. Na busa são todos em alumínio (banhados em SCEM, equivalente a Nikasil), os da RF são camisas de ferro-fundido, mais tradicional e não permite tolerâncias tão apertadas nem dissipa tão bem o calor.
"CYLINDER HEAD" - Colaça


Zé Maria, não consegui ver as microfichas ( elas demoram a abrir e dão-me erro ) mas deixa cá ver se te consigo explicar o que escrevi.

O bloco de motor da RF é apertado numa só peça. O da Busa tem 3 partes distintas ( Base da culassa + bloco dos cilindros + Base dos blocos e ligação ao carter - ou como os mecânicos dizem : o sob-carter ).

Em termos mais simples: ao apertares um motor na RF, apertas 3 partes ( ao mesmo tempo ) : Culassa ( tampa ) + Bloco + Carter. Na Busa apertas 5 partes em separado ( culassa ( tampa + base ) + bloco e o tal sob-carter + Carter.

Meto aqui umas fotos. Não dá para ver mt bem mas tomei a liberdade de mencionar as juntas de cada motor para veres o que quero dizer. Na busa ainda falta uma junta: a da tampa superior da culassa ( que não se vê na foto ). Esta tampa serve apenas para acederes á árvore de cames sem abrires a culassa toda como tal até que nem conta assim muito mas n deixa de ser mais uma ligação que tem que ser feita e numa pressão específica.

Busa:
Uma grande máquina é e será sempre uma grande máquina! - Página 2 Oilpumpfront2.th

RF900R:
Uma grande máquina é e será sempre uma grande máquina! - Página 2 Rf900.th


Em termos da caixa, se reparares a da RF tem mais 5 dentes, respectivamente entre a da Hayabusa nas mesmas mudanças. Isto porque é uma caixa com desmultiplicação directa. ( rácio maior nas mesmas mudanças - o que equivale a dizer que em 5ª ás X rotações na RF vais a uma velocidade maior que na Busa em 5ª ás mesmas rotações ( não sei precisamente quanto mas para te dar um exemplo eu em 5ª ás 7000 vou a 190kms/h )

A vantagem do sistema? Simples: Se quiseres meter uma caixa maior, só mudas os pratos da caixa sem mudares mais nada. Se o quiseres fazer na busa, tens que mudar pratos e garfos.


Outra coisa: não tenho a certeza mas na ficha da busa ( a única que abriu parcialmente ), pareceu-me que estás a ver as fichas da Busa de 2002. É um pouco diferente da de 1999. Especialmente em termos de construção e materiais usados.

Só mais uma coisinha em jeito de finalização: não te fies muito nas microfichas que se encontram na net. Eu tenho o esquema gráfico da Suzuki e o manual de oficina da marca e neles a RF900R tem 6 velocidades... Wink

Go figure that out...

Abraço!


Última edição por Victor em Ter maio 19, 2009 10:28 am, editado 2 vez(es)
Victor
Victor
Moto-turista
Moto-turista

Número de Mensagens : 1567
Idade : 49
Data de inscrição : 19/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Uma grande máquina é e será sempre uma grande máquina! - Página 2 Empty Re: Uma grande máquina é e será sempre uma grande máquina!

Mensagem  jm_araujo Ter maio 19, 2009 10:25 am

Tens juntas a mais desenhadas no motor da hayabusa. Como qualquer 4 cilindros de mota recente, nesse área tem 3 juntas: cárter-cilindros; cilindros-colassa; colassa-tampa de motor. Tem a busa, tem a RF, tem todas.Por ter um relevo que pareça uma junta não quer dizer que o seja.

Quanto à caixa é normal que para a mesma mudança e à mesma rotação a RF vá mais rápida... a Busa ainda tem mais uma para meter. A sequência de engrenagem não muda quando trocas de carretos("pratos") e portanto não é nunca preciso mudar nem o selector nem os garfos mesmo que mudes as relações de caixa.

As fichas da Busa de 99 também estão nesse site, e são semelhantes às de 2002.

Já agora, essa foto que puseste como sendo de uma RF900 é de uma Bandit 1200 com motor refrigerado a ar/óleo. Conheço-lhe bem a pinta e a do quadro: tenho uma Very Happy . A grande diferença é que essa tem admissão directa e nitro.
jm_araujo
jm_araujo
Triciclo
Triciclo

Número de Mensagens : 84
Idade : 49
Localização : Grande Porto
Moto do momento : Bandit 1200
Data de inscrição : 16/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Uma grande máquina é e será sempre uma grande máquina! - Página 2 Empty Re: Uma grande máquina é e será sempre uma grande máquina!

Mensagem  mouse Ter maio 19, 2009 10:26 am

Para quem disse que só cá vinha falar de passeios e mandar umas bocas, sem aprender nada, vc´s os 2 estão a dar uma verdadeira lição das peças e do funcionamento das motos. Twisted Evil

Faz falta um digital-board e umas canetas para os alunos??? What a Face
mouse
mouse
Moto-turista
Moto-turista

Número de Mensagens : 2459
Idade : 51
Localização : Fiães e Ponte da Barca
Moto do momento : Yamaha FJR
Ex-Honda CBF
EX- Pegaso 650
Data de inscrição : 21/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Uma grande máquina é e será sempre uma grande máquina! - Página 2 Empty Re: Uma grande máquina é e será sempre uma grande máquina!

Mensagem  jm_araujo Ter maio 19, 2009 11:00 am

O meu género de aulas é mais hands-on.
Ensina-se a fazer a revisão à troca de umas minis, mas só depois do trabalho feito, senão drunken drunken drunken drunken drunken drunken drunken
jm_araujo
jm_araujo
Triciclo
Triciclo

Número de Mensagens : 84
Idade : 49
Localização : Grande Porto
Moto do momento : Bandit 1200
Data de inscrição : 16/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Uma grande máquina é e será sempre uma grande máquina! - Página 2 Empty Re: Uma grande máquina é e será sempre uma grande máquina!

Mensagem  Victor Ter maio 19, 2009 11:30 am

jm_araujo escreveu:Tens juntas a mais desenhadas no motor da hayabusa. Como qualquer 4 cilindros de mota recente, nesse área tem 3 juntas: cárter-cilindros; cilindros-colassa; colassa-tampa de motor. Tem a busa, tem a RF, tem todas.Por ter um relevo que pareça uma junta não quer dizer que o seja.

Nope. São 5, meu amigo. E até tas mostro quando levar a Rute ao coiso. E isso não são relevos: são apertos.

Ora conta lá: - A posição da 3ª e 4ª é mais ou menos indicativa porque, como podes ver é uma vista parcial.

Uma grande máquina é e será sempre uma grande máquina! - Página 2 Gsx1300rhayabusaengine.th

1- Carter - Sob-carter ( ou lá o nome que lhe dão mas fiquei com esse memorizado )
2- Sob-carter - Bloco
3 - Bloco - Culassa
4 - Culassa - Tampa de culassa ( que neste caso é dividida em duas )
5 - A tal tampa que falei para se aceder à árvore de cames sem ter que se desmontar a tampa de culassa toda.

( pá... não reclames que arranjar uma foto de um motor da Hayabusa desmontado, não é fácil. Encontrei este que dá para ver os locais de aperto. )


jm_araujo escreveu:Quanto à caixa é normal que para a mesma mudança e à mesma rotação a RF vá mais rápida... a Busa ainda tem mais uma para meter. A sequência de engrenagem não muda quando trocas de carretos("pratos") e portanto não é nunca preciso mudar nem o selector nem os garfos mesmo que mudes as relações de caixa.

Achas "normal" uma moto com menor potência e mais pesada ser mais veloz do que uma mais leve e com mais potência quando rolam as duas na mesma velocidade e na mesma rotação?
A RF só o faz porque tem uma relação de caixa maior. Se fossem iguais a RF tinha forçosamente que ir mais devagar. Contra a fisica não há argumentos.

Em relação à caixa lanço-te este desafio: Tenta lá meter um carreto ( prato ) maior numa caixa e manter o mesmo garfo e tu vês o que acontece... ( isto não é 100% infalivel porque depende da amplitude do garfo na caixa mas a maioria deles é muito chegada aos carretos para poupar espaço )

Há uns anitos, o Paulo Martinho espetou-se por causa disso. É que do nada, a moto passou de 6ª para 4ª e ele ia em burnout - slide. Outch

Motivo? Simples: o carreto ( prato - whatever ) roçou tanto no garfo que o "comeu" e o garfo partiu ao engatar.

jm_araujo escreveu:Já agora, essa foto que puseste como sendo de uma RF900 é de uma Bandit 1200 com motor refrigerado a ar/óleo. Conheço-lhe bem a pinta e a do quadro: tenho uma Very Happy . A grande diferença é que essa tem admissão directa e nitro.


Pois eu sei. ( é notório pelo quadro ) Mas o motor e apertos são idênticos e eu não tinha tempo para andar à procura de um que estivesse montado numa RF900R. Razz

Working life sucks.
Victor
Victor
Moto-turista
Moto-turista

Número de Mensagens : 1567
Idade : 49
Data de inscrição : 19/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Uma grande máquina é e será sempre uma grande máquina! - Página 2 Empty Re: Uma grande máquina é e será sempre uma grande máquina!

Mensagem  jm_araujo Ter maio 19, 2009 1:11 pm

Não, mais uma vez são 3.
Na tua imagem, a junta 2 e 3 são uma e a mesma: a junta da colassa. Olha bem para o nível em relação às válvulas. A junta 5 não existe, são os parafusos de aperto da tampa de válvulas.
Uma grande máquina é e será sempre uma grande máquina! - Página 2 Hayabusa
Esta imagem do outro lado do motor mostra melhor.

Contra física não há argumentos, certissimo, e a tua fisica está errada...duas motas à mesma velocidade e à mesma rotação, a com mais potência vai ser sempre mais rápida, pela simples definição de potência: a capacidade de realizar trabalho(trabalho neste caso é fazer aumentar a energia(=velocidade x peso) da mota). A única maneira de tal não acontecer ou é por a mais potente ser mais pesada ou estar sujeita a mais atritos(forças externas).

Os carretos maiores não são em largura, mas em número de dentes, e tal não tem qualquer influência nos garfos. Tens neste site uma explicação simplificada de como funciona uma caixa sequencial, semelhante às das motas.
A melhor demonstração do que digo? Site, Outro Site. Peças "tuning" para Busa. Estão lá os carretos à venda, mas não vês os garfos em lado nenhum, e não foi esquecimento.

Saltar a caixa acontece em qualquer mota com problemas, mesmo toda de origem. Quando se é muito bruto com as passagens de caixa (mudanças metidas "a martelo", sem embraiagem), forçam-se muito os garfos e por vezes empenam, o que leva a que a mudança não engrene completamente e em maior esforço possa saltar. Normalmente acabam por se danificar os carretos e implica uma reparação custosa com substituição dos mesmo, dos garfos, e com azar mais alguns extras.
jm_araujo
jm_araujo
Triciclo
Triciclo

Número de Mensagens : 84
Idade : 49
Localização : Grande Porto
Moto do momento : Bandit 1200
Data de inscrição : 16/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Uma grande máquina é e será sempre uma grande máquina! - Página 2 Empty Re: Uma grande máquina é e será sempre uma grande máquina!

Mensagem  Sónia Silva Ter maio 19, 2009 1:28 pm

mouse escreveu:Para quem disse que só cá vinha falar de passeios e mandar umas bocas, sem aprender nada, vc´s os 2 estão a dar uma verdadeira lição das peças e do funcionamento das motos. Twisted Evil

Faz falta um digital-board e umas canetas para os alunos??? What a Face

Eu estou pasma com a aula! Que dois, qual deles encontra mais informação Shocked
Se não percebia nada de mecânica....continuo sem perceber lol! lol! lol!

Bjs
Sónia
Sónia Silva
Sónia Silva
Triciclo
Triciclo

Número de Mensagens : 130
Idade : 47
Localização : Maia
Moto do momento : Aprilia Tuono 1000
Data de inscrição : 02/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Uma grande máquina é e será sempre uma grande máquina! - Página 2 Empty Re: Uma grande máquina é e será sempre uma grande máquina!

Mensagem  mouse Ter maio 19, 2009 7:03 pm

Sónia Silva escreveu:
Se não percebia nada de mecânica....continuo sem perceber lol! lol! lol!

Bjs
Sónia

Deixa lá. Somos 2 What a Face
mouse
mouse
Moto-turista
Moto-turista

Número de Mensagens : 2459
Idade : 51
Localização : Fiães e Ponte da Barca
Moto do momento : Yamaha FJR
Ex-Honda CBF
EX- Pegaso 650
Data de inscrição : 21/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Uma grande máquina é e será sempre uma grande máquina! - Página 2 Empty Re: Uma grande máquina é e será sempre uma grande máquina!

Mensagem  João Almeida Qua maio 20, 2009 2:23 am

mouse escreveu:
Sónia Silva escreveu:
Se não percebia nada de mecânica....continuo sem perceber lol! lol! lol!

Bjs
Sónia

Deixa lá. Somos 2 What a Face

Deixem lá, são vocês e mais uns quantos... Eu incluído.

P.S. - A BM nunca perdeu parafusos ou outras peças! Twisted Evil Twisted Evil

João Almeida
Bicicleta
Bicicleta

Número de Mensagens : 449
Idade : 52
Localização : Costa da Caparica
Moto do momento : K1200GT e FJR1300
Data de inscrição : 12/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Uma grande máquina é e será sempre uma grande máquina! - Página 2 Empty Re: Uma grande máquina é e será sempre uma grande máquina!

Mensagem  Trilho Qua maio 20, 2009 2:29 am

João Almeida escreveu:
mouse escreveu:
Sónia Silva escreveu:
Se não percebia nada de mecânica....continuo sem perceber lol! lol! lol!

Bjs
Sónia

Deixa lá. Somos 2 What a Face

Deixem lá, são vocês e mais uns quantos... Eu incluído.

P.S. - A BM nunca perdeu parafusos ou outras peças! Twisted Evil Twisted Evil

Mais 1
Eu tambem já tive uma Suzuki e é ela não comia de pratos e garfos, fonix motas que andam com a marmita e talheres atrás Suspect Suspect
Trilho
Trilho
Bicicleta
Bicicleta

Número de Mensagens : 432
Idade : 49
Localização : Fiães-Sta Maria da Feira
Moto do momento : Honda VFR 800 fi 2001
Data de inscrição : 22/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Uma grande máquina é e será sempre uma grande máquina! - Página 2 Empty Re: Uma grande máquina é e será sempre uma grande máquina!

Mensagem  ARAI Qua maio 20, 2009 7:20 am

Caro amigo victor, tenho de concordar com o nosso amigo Zé Maria, tu vê la bem essa mistura pois não te está a permitir reparar bem nas coisas. Eu confirmo tudo o que o Zé Maria escreveu, em relação ao Paulo Martinho partir carretos e garfos, isso não sei o que tem de estranho, tal como a tua mota (Rute) tb tem a mania de desapertar parafussos, devido as alterações da tua mota e das vibrações de que dai advieram.
Voces que encontraram já tanta informação só para confirmarem a sua opnião, procurem o manual tecnico da haynes ou algo do genero e verifiquem.
Depois se o Zé e eu tivermos razão, na sexta os finos no coiso são a tua conta Victor.

Abraço
Daniel Silva
ARAI
ARAI
Bicicleta
Bicicleta

Número de Mensagens : 199
Idade : 39
Localização : Vila Nova de Gaia
Moto do momento : GSX 600 R/ GPZ600R/ GSX250EZ
Data de inscrição : 17/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Uma grande máquina é e será sempre uma grande máquina! - Página 2 Empty Re: Uma grande máquina é e será sempre uma grande máquina!

Mensagem  enogueira Qua maio 20, 2009 8:42 am

João Almeida escreveu:
mouse escreveu:
Sónia Silva escreveu:
Se não percebia nada de mecânica....continuo sem perceber lol! lol! lol!

Bjs
Sónia

Deixa lá. Somos 2 What a Face

Deixem lá, são vocês e mais uns quantos... Eu incluído.

P.S. - A BM nunca perdeu parafusos ou outras peças! Twisted Evil Twisted Evil


Twisted Evil Deixem-se de coisas...
Uns falam de Rf's, outros falam de Busas... Até de Bm's aqui se fala...
Eh pá! Comprem uma aVARiADERO!!! Não voltam a ter problemas a decidir qual anda mais a 250Km/h. Laughing Laughing Laughing Laughing

Brincadeiras à parte, obrigado aos dois pela aula de mecânica!!

Abraço
enogueira
enogueira
Moto-turista
Moto-turista

Número de Mensagens : 2036
Idade : 45
Localização : Chaves
Moto do momento : Honda Pan European 1300
Data de inscrição : 21/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Uma grande máquina é e será sempre uma grande máquina! - Página 2 Empty Re: Uma grande máquina é e será sempre uma grande máquina!

Mensagem  freddy_krueger Qua maio 20, 2009 11:28 am

A Fazer tb não perde (quase) nada...só mesmo pneu quando fura e óleo (pela corrente CLARO!!)...hihihi

Se já percebia pouco, acho que fiquei a perceber menos ainda... Shocked
freddy_krueger
freddy_krueger
Moto-Evadido
Moto-Evadido

Número de Mensagens : 4461
Idade : 45
Localização : Mozelos, S.M.Feira
Moto do momento : Sym Fiddle 125 ST IRON Smile
Data de inscrição : 18/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Uma grande máquina é e será sempre uma grande máquina! - Página 2 Empty Re: Uma grande máquina é e será sempre uma grande máquina!

Mensagem  demog Qua maio 20, 2009 12:37 pm

Quero Nitrous Oxide na minha Solex. Como faço?
demog
demog
Bicicleta
Bicicleta

Número de Mensagens : 315
Idade : 52
Localização : Matosinhos
Data de inscrição : 18/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Uma grande máquina é e será sempre uma grande máquina! - Página 2 Empty Re: Uma grande máquina é e será sempre uma grande máquina!

Mensagem  jm_araujo Qua maio 20, 2009 1:02 pm

Muda-lhe o motor pelo da RF900R, vais ter mais rendimento... Very Happy
jm_araujo
jm_araujo
Triciclo
Triciclo

Número de Mensagens : 84
Idade : 49
Localização : Grande Porto
Moto do momento : Bandit 1200
Data de inscrição : 16/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Uma grande máquina é e será sempre uma grande máquina! - Página 2 Empty Re: Uma grande máquina é e será sempre uma grande máquina!

Mensagem  Victor Qua maio 20, 2009 1:07 pm

Bem... das duas uma:

Ou estamos a falar do mesmo e a pensar que o outro está a falar de outra coisa ( e aqui se calhar as minhas setas nas fotos foram as causadoras ) ou então estamos a falar do mesmo, com conotações diferentes e só lá vamos com fotos e esquemas.

Ãs fotos não são as melhores mas tar à procura de fotos decentes e trabalhar ao mesmo tempo, é complicado.

Passo a explicar, consoante os teus últimos posts.

jm_araujo escreveu:Tens juntas a mais desenhadas no motor da hayabusa. Como qualquer 4 cilindros de mota recente, nesse área tem 3 juntas: cárter-cilindros; cilindros-colassa; colassa-tampa de motor. Tem a busa, tem a RF, tem todas.Por ter um relevo que pareça uma junta não quer dizer que o seja.

jm_araujo escreveu:Não, mais uma vez são 3.
Na tua imagem, a junta 2 e 3 são uma e a mesma: a junta da colassa. Olha bem para o nível em relação às válvulas. A junta 5 não existe, são os parafusos de aperto da tampa de válvulas.
Uma grande máquina é e será sempre uma grande máquina! - Página 2 Hayabusa
Esta imagem do outro lado do motor mostra melhor.


Não Zé são 5 ou 4 se não contares com a de cima ( que existe e está lá ) - trata-se de uma pequena tampa na parte superior da culassa que serve exclusivamente para afinação da árvore de cames e é esta: ( só encontrei a versão Carbono - motos de competição ). Na original tens 6 apertos e se não me engano tens que as apertar a 1,3kg por cm3...
Uma grande máquina é e será sempre uma grande máquina! - Página 2 Busacarbigncraftvalveco.th

Mas se não contares com esta, passo a exemplificar onde estão as outras 4.

Em primeiro, aqui está uma foto do "sob -carter" + carter da Busa:

Uma grande máquina é e será sempre uma grande máquina! - Página 2 Cs1300gsx.th

No meio desta "peça" tens uma separação, certo? Senão como é que instalavas as bielas? Acima disto fica o bloco. Em baixo fica a tampa do carter. A não ser que aches que é a parte de baixo do bloco que vai prender a cambota...
Aliás, e como podes ver, vai ser a tampa que vai também prender os veios dos carretos da caixa e que tem os veios dos garfos acoplados.

Em todo o caso, e para que não fiquem dúvidas, aqui está uma foto da tal separação ( esta foto é da cambota da Busa e onde se pode ver as velocidades tb ).
A parte que tapa isto tudo é a parte que fica imediatamente por baixo do bloco e que se pode ver na foto acima.

Uma grande máquina é e será sempre uma grande máquina! - Página 2 Busamotor.th


E esta aqui é da cambota com a respectiva junta: ( esta junta, como podes constatar, não é a do carter-bloco, nem a do carter-tampa do carter. Achas que a fizeram por engano...? )
Uma grande máquina é e será sempre uma grande máquina! - Página 2 Busacrank1.th

Mais uma vez volto a referir: estas fotos são de motores da Suzuki Hayabusa de 1999 - 2000.

Numa RF o carter não é em duas peças. A cambota entra em ângulo e prende directamente. ( é por isso que se tiveres que mudar os rolamentos da cambota é melhor comprares uma cambota nova completa! ) Aqui está a diferença de uma das juntas.


Mesmo assim, eu mostro-te outra foto onde se nota a tal ligação que eu falo, e que leva a junta que menciono acima:
Uma grande máquina é e será sempre uma grande máquina! - Página 2 Busamotor.th

Se aqui tens duas juntas ( uma em cima e outra em baixo ) e sabes que tens mais duas acima desta ( bloco e Culassa ) isso dá quantas juntas? 4, certo?

Se juntares a junta da tampa que te mostrei dá 5 juntas certo? Pronto: estão aí as juntas que falei.

Além disso, e abaixo dessas ainda tens mais uma : a que junta da tampa do carter. Penso que aqui, nada a dizer.


jm_araujo escreveu:
Contra física não há argumentos, certissimo, e a tua fisica está errada...duas motas à mesma velocidade e à mesma rotação, a com mais potência vai ser sempre mais rápida, pela simples definição de potência: a capacidade de realizar trabalho(trabalho neste caso é fazer aumentar a energia(=velocidade x peso) da mota). A única maneira de tal não acontecer ou é por a mais potente ser mais pesada ou estar sujeita a mais atritos(forças externas).

Zé, foste tu quem afirmou o contrário e não eu. Isto que escreves aqui em cima, foi o que eu disse.

Tu escreveste:

jm_araujo escreveu:Quanto à caixa é normal que para a mesma mudança e à mesma rotação a RF vá mais rápida... a Busa ainda tem mais uma para meter. A sequência de engrenagem não muda quando trocas de carretos("pratos") e portanto não é nunca preciso mudar nem o selector nem os garfos mesmo que mudes as relações de caixa.

Ao que eu respondi:
Victor escreveu:Achas "normal" uma moto com menor potência e mais pesada ser mais veloz do que uma mais leve e com mais potência quando rolam as duas na mesma velocidade e na mesma rotação?
A RF só o faz porque tem uma relação de caixa maior. Se fossem iguais a RF tinha forçosamente que ir mais devagar. Contra a fisica não há argumentos.

Certo?

Tu decide-te, rapaz mas olha que fisica à parte continuo a achar que estou correcto.


jm_araujo escreveu:Os carretos maiores não são em largura, mas em número de dentes, e tal não tem qualquer influência nos garfos. Tens neste site uma explicação simplificada de como funciona uma caixa sequencial, semelhante às das motas.
A melhor demonstração do que digo? Site, Outro Site. Peças "tuning" para Busa. Estão lá os carretos à venda, mas não vês os garfos em lado nenhum, e não foi esquecimento.

Eu não disse que eram mais largos. Disse maiores ( eixo ). Essa imagem que mostras são apenas os veios e carretos.
E sim, Zé, faltam-lhe os garfos nessa foto ( senão como é que as mudanças entravam? ). Não tive tempo de te procurar todos mas aqui vai a foto do garfo da 2ª velocidade na Busa:

Uma grande máquina é e será sempre uma grande máquina! - Página 2 2521124f101.th

Tá neste site: http://secure.mycart.net/catalogs/catalog.asp?prodid=4682865


Como não tive tempo para procurar, fiz um esboço de como o garfo fica numa caixa ( é uma coisa mais ou menos rude e feita em 1 minutos, como tal desculpar-me-ás o desenho). O ponto de fricção é onde, se colocares velocidades com mais dentes ( logo maiores em diâmetro ) começam a roçar nos garfos, provocando o seu prematuro desgaste, que foi o que aconteceu ao Paulo. é que não é por entrar justo que não roça. Uma coisa que muitos mecãnicos esqueçem ( e isto eu aprendi da pior maneira ) é que os motores aquecem e são em metal, logo, o metal quente... dilata.
Uma grande máquina é e será sempre uma grande máquina! - Página 2 Caixah.th

Acho que deu para perceber, certo?

jm_araujo escreveu:Saltar a caixa acontece em qualquer mota com problemas, mesmo toda de origem. Quando se é muito bruto com as passagens de caixa (mudanças metidas "a martelo", sem embraiagem), forçam-se muito os garfos e por vezes empenam, o que leva a que a mudança não engrene completamente e em maior esforço possa saltar. Normalmente acabam por se danificar os carretos e implica uma reparação custosa com substituição dos mesmo, dos garfos, e com azar mais alguns extras.

E eu tou completamente de acordo com este último parágrafo. Eu tava a referir-me a alterações na caixa que, muitas vezes, dão para o torto por se pensar que as caixas são todas iguais em motores mais ou menos iguais e da mesma marca.

Mas olha... discutimos isto no coiso na sexta. Assim sempre o fazemos com uma cervejinha ao lado em vez de estar aqui à procura de fotos da Busa.

É que já deito Busa pelos olhos, rapaz!

Abraço!
Victor
Victor
Moto-turista
Moto-turista

Número de Mensagens : 1567
Idade : 49
Data de inscrição : 19/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Uma grande máquina é e será sempre uma grande máquina! - Página 2 Empty Re: Uma grande máquina é e será sempre uma grande máquina!

Mensagem  jm_araujo Qua maio 20, 2009 4:13 pm

Continuas a inventar uma tampa em cima, não sei onde foste buscar essa.
A junta de carter ainda não tinha sido falada (por isso me referi inicialmente "nessa área tem 3 juntas", faltava outra área, o carter), e essa realmente faz a 4 junta na Hayabusa... e na RF900R.
Senão repara como te contradizes:
No meio desta "peça" tens uma separação, certo? Senão como é que instalavas as bielas?
Numa RF o carter não é em duas peças.
O carter da RF é em duas peças, senão não tinhas como meter a cambota e as bielas no sítio.
"Colei" as imagens do site com as microfichas que aqui pus para ambas as motas, e mostra tudo melhor:
Uma grande máquina é e será sempre uma grande máquina! - Página 2 Rf9001.thUma grande máquina é e será sempre uma grande máquina! - Página 2 Busa1.th(estas microfichas são 94 para a RF, e 99 para a Busa. Antes que inventes umas juntas novas, as duas peças assinaladas a vermelho no motor da Busa são as peças que seguram os veios de excêntricos(ou arvores de cames), equivalentes às 4 assinaladas no desenho da RF. Nas duas motas estão totalmente dentro da tampa, pelo que não levam juntas)

Se contares o numero de "blocos" que perfazem o motor, podes facilmente chegar à conclusão que são os mesmos e que têm ambos os motores de ter o mesmo número de juntas.

As árvores de cames não são afináveis(excepto as de competição). O que se afina é a folga das válvulas, e para o fazer tens de tirar a tampa do motor (há excepções, principalmente nas monos, p. ex XT600).
Além disso as 5 setas anteriores com esta nova já ias é em 6 juntas (ainda não tinhas apontado para essa zona).

Tampas do carter são os carros que têm. As motas a metade inferior do carter é só por si a tampa.


Física:
Peço desculpa por ter usado o "rápida" para significar velocidade num caso, e aceleração noutro. E parece-me que também te entendi mal quando falaste em velocidade ("na mesma velocidade"). Eu entendi como indo as duas à mesma velocidade (em Km/h) e não na mesma mudança, como relendo me parece que querias dizer.

Quando disse: "Quanto à caixa é normal que para a mesma mudança e à mesma rotação a RF vá mais rápida", queria significar "Quanto à caixa é normal que para a mesma mudança e à mesma rotação a RF vá a maior velocidade". Por ter menos uma mudança, as relações da caixa tem de ser mais longas que as da busa. As 5 primeiras mudanças da busa esgotam um bocado mais cedo que as da RF, porque tem uma 6ª para compensar. Se fossem iguais não fazia sentido ter 6ª.

Quando disse: "duas motas à mesma velocidade e à mesma rotação, a com mais potência vai ser sempre mais rápida", significava "duas motas à mesma velocidade e à mesma rotação, a com mais potência vai acelerar mais". Se vão à mesma velocidade, nenhuma vai mais rápida que a outra. Pode (e a com maior potencia vai) é uma delas acelerar e "fugir" mais rápido.

A física continua correcta. Acho que nesta parte estamos os dois a dizer a mesma coisa por termos diferentes, uma a falar Chinês e o outro Polaco.

Resumindo: Sim , é normal a RF ir mais rápida na mesma mudança às mesmas rotações, porque a Busa tem mais uma para meter. É precisamente porque a caixa é mais longa("maior"). Mas quando as duas estiverem à mesma velocidade com as rotações iguais (independentemente da mudança), ao dar gás a mais potente deixa a outra para trás. Se uma caixa mais longa é melhor/pior que uma mais curta com mais mudanças? Muito discutível, cada mota tem a caixa pensada como ideal pelo fabricante, e tirando situações particulares(décimas por volta numa pista) nenhuma é melhor ou pior que a outra.



Garfos: Estás errado: os garfos deslizam num veio fixo que passa por onde assinalaste, que não é ajustavel nem dá para alterar as dimensões . Se os carretos raspassem nesse ponto, não podias fazer nada na caixa. A alternativa é o que normalmente se faz, que é alterar a transmissão final (mudar pinhão e/ou cremalheira) para conseguir chegar à relação desejada.

Esse garfo que mandaste: "Shift Fork, Suzuki Hayabusa - Suzuki OEM " - OEM="Original Equipment Manufacturer" , o que básicamente quer dizer que é um garfo de origem. Não vais encontrar outros, não existem.


Além disso é de muito pouca utilidade alterar as relações de caixa. É muito mais fácil e barato alterar a transmissão final. Alterações de caixa é para mudar o escalonamento (quanto "cais" de rotação entre cada mudança), que só é utilizado em competição, e mesmo assim só as maquinas de topo, onde as décimas importam.
O pessoal do freestyle não costuma mexer na caixa, mete é uma cremalheira gigante para ganhar em aceleração e perder em velocidade.
jm_araujo
jm_araujo
Triciclo
Triciclo

Número de Mensagens : 84
Idade : 49
Localização : Grande Porto
Moto do momento : Bandit 1200
Data de inscrição : 16/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Uma grande máquina é e será sempre uma grande máquina! - Página 2 Empty Re: Uma grande máquina é e será sempre uma grande máquina!

Mensagem  ARAI Qui maio 21, 2009 3:32 am

Antes que isto continue muito mais. Victor, queres saber quantas juntas tem o motor todo, ou so do cilidro para cima? Zé, a 5ª junta deve ser as pequena tampa na tampa de valvulas, para afinação das mesmas, tal como tu sabes há modelos que tem umas tampas pequenas para um acesso mais simplificado a afinação das valvulas, eu não tenho a certeza se é o caso da busa. tal como dize, deve ser, não tenho a certeza do motor em causa, e neste periodo e até ao fim dos exames não vou ter tempo para procurar para apoiar um ou outro. Para já da minha experiencia o que o Zé Maria diz, faz muito mais sentido, do que o Victor diz, apesar de algumas coisas que o Victor diz estarem correctas, tal como o proprio Zé já o afirmou. Na sexta juntamo-nos todos, mais o meu pai que tb não percebe do assunto, a mesa com uns finos acompanhar e chegaremos a uma conclusão, ou não, ou Victor vai fazer mais uma sessão de desenho tecnico, LOL.
Abraço
ARAI
ARAI
Bicicleta
Bicicleta

Número de Mensagens : 199
Idade : 39
Localização : Vila Nova de Gaia
Moto do momento : GSX 600 R/ GPZ600R/ GSX250EZ
Data de inscrição : 17/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Uma grande máquina é e será sempre uma grande máquina! - Página 2 Empty Re: Uma grande máquina é e será sempre uma grande máquina!

Mensagem  jm_araujo Qui maio 21, 2009 3:48 am

Gostei da tua análise, foi a mais sensata e atinada até agora.
Uma mesa com uns finos, essa física e mecânica todos dominamos...
jm_araujo
jm_araujo
Triciclo
Triciclo

Número de Mensagens : 84
Idade : 49
Localização : Grande Porto
Moto do momento : Bandit 1200
Data de inscrição : 16/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Uma grande máquina é e será sempre uma grande máquina! - Página 2 Empty Re: Uma grande máquina é e será sempre uma grande máquina!

Mensagem  Trilho Qui maio 21, 2009 4:13 am

jm_araujo escreveu:Gostei da tua análise, foi a mais sensata e atinada até agora.
Uma mesa com uns finos, essa física e mecânica todos dominamos...

Eu é que percebo disso, agora até fiquei um bocadinho mais elucidado, mas de certeza que com os finos até vos dou umas lições Twisted Evil Twisted Evil
Trilho
Trilho
Bicicleta
Bicicleta

Número de Mensagens : 432
Idade : 49
Localização : Fiães-Sta Maria da Feira
Moto do momento : Honda VFR 800 fi 2001
Data de inscrição : 22/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Uma grande máquina é e será sempre uma grande máquina! - Página 2 Empty Re: Uma grande máquina é e será sempre uma grande máquina!

Mensagem  Victor Qui maio 21, 2009 4:51 am

O problema aqui é de semântica.

Estamos a falar do mesmo com nomes diferentes.

Arai: Para mim, do cilindro para cima só há uma junta na RF e duas na Busa.

Mas desde o carter ( que foi o que sempre se falou e entendo eu como "carter" tudo o que existe acima da junta da tampa de carter ) há 4 na RF e 5 na Busa.

Zé, na sexta vou querer saber como é que abres um carter selado de fábrica, como o da RF900, Aprender é sempre positivo. Aliás: abrir até se abre. Mas fechar...

É que eu já mudei por duas vezes as bielas da minha e dá sempre jeito saber como é que eu o faço em menos tempo, sem estragar uma selagem industrial.

Abraço aos dois e na sexta levem luvas de boxe.
Victor
Victor
Moto-turista
Moto-turista

Número de Mensagens : 1567
Idade : 49
Data de inscrição : 19/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Uma grande máquina é e será sempre uma grande máquina! - Página 2 Empty Re: Uma grande máquina é e será sempre uma grande máquina!

Mensagem  ARAI Qui maio 21, 2009 5:07 am

Tal como esta questão se prolonga, eu não me soube explicar.
Quando dize do cilindro para cima, referia-me desde a união bloco-cabeça.
Nesta união leva logo uma junta, que pareceu-me ser aquela que mostras-te junto com a cambota.
E acho que era aí que o Zé inicialmente estava a referir.
Mas é melho fazermos uma pequena acta da nossa discussão no coiso, para depois postarmos aqui
para quem não poder ir ao coiso, ficar a saber as nossas conclusões.

Só mais uma questão. Porque é que estamos a discutir o motor da RF e da BUSA? É para tentares perceber porque
razão a Rute pere peças em andamento? Isto é só para meter um pouco lenha para a fogueira

Abraço
ARAI
ARAI
Bicicleta
Bicicleta

Número de Mensagens : 199
Idade : 39
Localização : Vila Nova de Gaia
Moto do momento : GSX 600 R/ GPZ600R/ GSX250EZ
Data de inscrição : 17/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Uma grande máquina é e será sempre uma grande máquina! - Página 2 Empty Re: Uma grande máquina é e será sempre uma grande máquina!

Mensagem  Victor Qui maio 21, 2009 5:33 am

ARAI escreveu:
Quando dize do cilindro para cima, referia-me desde a união bloco-cabeça.
Nesta união leva logo uma junta, que pareceu-me ser aquela que mostras-te junto com a cambota.


Não. Essa junta é a junta do carter- bloco. ( erradamente, no post anterior, escrevi que era a do meio do carter mas não. É mesmo a de cima )

De cima para baixo um motor é constituido por:

Tampa de válvulas, Culassa ( ou cabeça do motor ), Bloco de cilindros, sob-carter, carter e tampa de carter. No meio de cada um destes componentes leva uma junta.

O que eu estou a tentar dizer ( agora, porque entretanto a conversa já saltou de um lado para o outro ) é que o sob-carter + carter na busa são duas peças em separado e podes comprá-las em separado. Se precisares apenas da parte superior ( a que fica por baixo do bloco de cilindro ) podes comprá-la e vem com uma junta.

Na RF são duas tb ( apenas porque são construídas assim ) mas já vêm seladas de fábrica ( ou seja: é apenas uma ) e tens que montar as bielas por dentro. As bielas entram em ângulo juntamente com os rolamentos e depois o conjunto é fixo. O que não é muito prático, devo admitir mas por ser assim o motor da RF900R fica extremamente robusto e aceita muito bem os aumentos de potência - que foi isto que eu disse inicialmente.



ARAI escreveu:Só mais uma questão. Porque é que estamos a discutir o motor da RF e da BUSA? É para tentares perceber porque
razão a Rute pere peças em andamento? Isto é só para meter um pouco lenha para a fogueira

Essa razão eu já sei: Demasiada velocidade e potência. E ela não perde peças: destrói-as. Very Happy


Última edição por Victor em Qui maio 21, 2009 5:49 am, editado 1 vez(es)
Victor
Victor
Moto-turista
Moto-turista

Número de Mensagens : 1567
Idade : 49
Data de inscrição : 19/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Uma grande máquina é e será sempre uma grande máquina! - Página 2 Empty Re: Uma grande máquina é e será sempre uma grande máquina!

Mensagem  jm_araujo Qui maio 21, 2009 5:38 am

Vê as imagens que enviei das microfichas, compara e conta.

Motores selados de fábrica é mais uma invenção. Dão todos para abrir, e tudo é substituível...

Edit:
E se quiseres aprender mais umas coisas sobre a RF, tens o manual de oficina neste site , inclusive como abrir o motor "selado de fábrica" (página 51 à 62).
jm_araujo
jm_araujo
Triciclo
Triciclo

Número de Mensagens : 84
Idade : 49
Localização : Grande Porto
Moto do momento : Bandit 1200
Data de inscrição : 16/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Uma grande máquina é e será sempre uma grande máquina! - Página 2 Empty Re: Uma grande máquina é e será sempre uma grande máquina!

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos