Uma grande máquina é e será sempre uma grande máquina!
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Re: Uma grande máquina é e será sempre uma grande máquina!
Trilho escreveu:João Almeida escreveu:
Pois, se calhar por isto é que os amigos do Pbar deixaram de vir aqui...
O pessoal só diz mal das BM... D .
Espero bem que não tenha sido esse o motivo, seja aqui, seja noutro forum, a melhor mota é sempre aquela que temos na nossa garagem, eu cá acho que hoje em dia qualquer marca é boa, é claro que também é preciso um pouco de sorte, e sobretudo tratá-las bem, seja BMW, Honda, Suzuki etc.
Pois, também não sei, sorry, tou só a ser má lingua...
João Almeida- Bicicleta
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Re: Uma grande máquina é e será sempre uma grande máquina!
jm_araujo escreveu:Importas-te de explicar? Ainda agora estive a confirmar com as microfichas de ambas as motas, e comparando-as lado a lado não se vêm grandes diferenças, tirando o obvio (6ª velocidade da busa, corrente de distribuição ao meio(RF)/ao topo(BUSA)) e uma diferença maior indicada abaixo.Victor escreveu:
Motor RF900R - Construção em monobloco
Motor Haybusa - 3 blocos separados ( requer novo aperto do bloco )
Caixa RF900R - 5 velocidades com desmultiplicação directa na caixa ( selada )
Caixa Hayabusa - 6 velocidades simples ( por garfo )
Microfichas da Busa
Microfichas da RF 900
Secções da Caixa:
"GEAR SHIFTING" - Selector de velocidades e garfos
"TRANSMISSION" - Engrenagens da caixa
Secções do Motor:
"CRANKCASE" - Cárter
"CYLINDER" - Cilindros - Aqui uma das maiores diferenças. Na busa são todos em alumínio (banhados em SCEM, equivalente a Nikasil), os da RF são camisas de ferro-fundido, mais tradicional e não permite tolerâncias tão apertadas nem dissipa tão bem o calor.
"CYLINDER HEAD" - Colaça
Zé Maria, não consegui ver as microfichas ( elas demoram a abrir e dão-me erro ) mas deixa cá ver se te consigo explicar o que escrevi.
O bloco de motor da RF é apertado numa só peça. O da Busa tem 3 partes distintas ( Base da culassa + bloco dos cilindros + Base dos blocos e ligação ao carter - ou como os mecânicos dizem : o sob-carter ).
Em termos mais simples: ao apertares um motor na RF, apertas 3 partes ( ao mesmo tempo ) : Culassa ( tampa ) + Bloco + Carter. Na Busa apertas 5 partes em separado ( culassa ( tampa + base ) + bloco e o tal sob-carter + Carter.
Meto aqui umas fotos. Não dá para ver mt bem mas tomei a liberdade de mencionar as juntas de cada motor para veres o que quero dizer. Na busa ainda falta uma junta: a da tampa superior da culassa ( que não se vê na foto ). Esta tampa serve apenas para acederes á árvore de cames sem abrires a culassa toda como tal até que nem conta assim muito mas n deixa de ser mais uma ligação que tem que ser feita e numa pressão específica.
Busa:
RF900R:
Em termos da caixa, se reparares a da RF tem mais 5 dentes, respectivamente entre a da Hayabusa nas mesmas mudanças. Isto porque é uma caixa com desmultiplicação directa. ( rácio maior nas mesmas mudanças - o que equivale a dizer que em 5ª ás X rotações na RF vais a uma velocidade maior que na Busa em 5ª ás mesmas rotações ( não sei precisamente quanto mas para te dar um exemplo eu em 5ª ás 7000 vou a 190kms/h )
A vantagem do sistema? Simples: Se quiseres meter uma caixa maior, só mudas os pratos da caixa sem mudares mais nada. Se o quiseres fazer na busa, tens que mudar pratos e garfos.
Outra coisa: não tenho a certeza mas na ficha da busa ( a única que abriu parcialmente ), pareceu-me que estás a ver as fichas da Busa de 2002. É um pouco diferente da de 1999. Especialmente em termos de construção e materiais usados.
Só mais uma coisinha em jeito de finalização: não te fies muito nas microfichas que se encontram na net. Eu tenho o esquema gráfico da Suzuki e o manual de oficina da marca e neles a RF900R tem 6 velocidades...
Go figure that out...
Abraço!
Última edição por Victor em Ter maio 19, 2009 10:28 am, editado 2 vez(es)
Victor- Moto-turista
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Re: Uma grande máquina é e será sempre uma grande máquina!
Tens juntas a mais desenhadas no motor da hayabusa. Como qualquer 4 cilindros de mota recente, nesse área tem 3 juntas: cárter-cilindros; cilindros-colassa; colassa-tampa de motor. Tem a busa, tem a RF, tem todas.Por ter um relevo que pareça uma junta não quer dizer que o seja.
Quanto à caixa é normal que para a mesma mudança e à mesma rotação a RF vá mais rápida... a Busa ainda tem mais uma para meter. A sequência de engrenagem não muda quando trocas de carretos("pratos") e portanto não é nunca preciso mudar nem o selector nem os garfos mesmo que mudes as relações de caixa.
As fichas da Busa de 99 também estão nesse site, e são semelhantes às de 2002.
Já agora, essa foto que puseste como sendo de uma RF900 é de uma Bandit 1200 com motor refrigerado a ar/óleo. Conheço-lhe bem a pinta e a do quadro: tenho uma . A grande diferença é que essa tem admissão directa e nitro.
Quanto à caixa é normal que para a mesma mudança e à mesma rotação a RF vá mais rápida... a Busa ainda tem mais uma para meter. A sequência de engrenagem não muda quando trocas de carretos("pratos") e portanto não é nunca preciso mudar nem o selector nem os garfos mesmo que mudes as relações de caixa.
As fichas da Busa de 99 também estão nesse site, e são semelhantes às de 2002.
Já agora, essa foto que puseste como sendo de uma RF900 é de uma Bandit 1200 com motor refrigerado a ar/óleo. Conheço-lhe bem a pinta e a do quadro: tenho uma . A grande diferença é que essa tem admissão directa e nitro.
jm_araujo- Triciclo
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Re: Uma grande máquina é e será sempre uma grande máquina!
Para quem disse que só cá vinha falar de passeios e mandar umas bocas, sem aprender nada, vc´s os 2 estão a dar uma verdadeira lição das peças e do funcionamento das motos.
Faz falta um digital-board e umas canetas para os alunos???
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mouse- Moto-turista
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Re: Uma grande máquina é e será sempre uma grande máquina!
O meu género de aulas é mais hands-on.
Ensina-se a fazer a revisão à troca de umas minis, mas só depois do trabalho feito, senão
Ensina-se a fazer a revisão à troca de umas minis, mas só depois do trabalho feito, senão
jm_araujo- Triciclo
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Re: Uma grande máquina é e será sempre uma grande máquina!
jm_araujo escreveu:Tens juntas a mais desenhadas no motor da hayabusa. Como qualquer 4 cilindros de mota recente, nesse área tem 3 juntas: cárter-cilindros; cilindros-colassa; colassa-tampa de motor. Tem a busa, tem a RF, tem todas.Por ter um relevo que pareça uma junta não quer dizer que o seja.
Nope. São 5, meu amigo. E até tas mostro quando levar a Rute ao coiso. E isso não são relevos: são apertos.
Ora conta lá: - A posição da 3ª e 4ª é mais ou menos indicativa porque, como podes ver é uma vista parcial.
1- Carter - Sob-carter ( ou lá o nome que lhe dão mas fiquei com esse memorizado )
2- Sob-carter - Bloco
3 - Bloco - Culassa
4 - Culassa - Tampa de culassa ( que neste caso é dividida em duas )
5 - A tal tampa que falei para se aceder à árvore de cames sem ter que se desmontar a tampa de culassa toda.
( pá... não reclames que arranjar uma foto de um motor da Hayabusa desmontado, não é fácil. Encontrei este que dá para ver os locais de aperto. )
jm_araujo escreveu:Quanto à caixa é normal que para a mesma mudança e à mesma rotação a RF vá mais rápida... a Busa ainda tem mais uma para meter. A sequência de engrenagem não muda quando trocas de carretos("pratos") e portanto não é nunca preciso mudar nem o selector nem os garfos mesmo que mudes as relações de caixa.
Achas "normal" uma moto com menor potência e mais pesada ser mais veloz do que uma mais leve e com mais potência quando rolam as duas na mesma velocidade e na mesma rotação?
A RF só o faz porque tem uma relação de caixa maior. Se fossem iguais a RF tinha forçosamente que ir mais devagar. Contra a fisica não há argumentos.
Em relação à caixa lanço-te este desafio: Tenta lá meter um carreto ( prato ) maior numa caixa e manter o mesmo garfo e tu vês o que acontece... ( isto não é 100% infalivel porque depende da amplitude do garfo na caixa mas a maioria deles é muito chegada aos carretos para poupar espaço )
Há uns anitos, o Paulo Martinho espetou-se por causa disso. É que do nada, a moto passou de 6ª para 4ª e ele ia em burnout - slide. Outch
Motivo? Simples: o carreto ( prato - whatever ) roçou tanto no garfo que o "comeu" e o garfo partiu ao engatar.
jm_araujo escreveu:Já agora, essa foto que puseste como sendo de uma RF900 é de uma Bandit 1200 com motor refrigerado a ar/óleo. Conheço-lhe bem a pinta e a do quadro: tenho uma . A grande diferença é que essa tem admissão directa e nitro.
Pois eu sei. ( é notório pelo quadro ) Mas o motor e apertos são idênticos e eu não tinha tempo para andar à procura de um que estivesse montado numa RF900R.
Working life sucks.
Victor- Moto-turista
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Re: Uma grande máquina é e será sempre uma grande máquina!
Não, mais uma vez são 3.
Na tua imagem, a junta 2 e 3 são uma e a mesma: a junta da colassa. Olha bem para o nível em relação às válvulas. A junta 5 não existe, são os parafusos de aperto da tampa de válvulas.
Esta imagem do outro lado do motor mostra melhor.
Contra física não há argumentos, certissimo, e a tua fisica está errada...duas motas à mesma velocidade e à mesma rotação, a com mais potência vai ser sempre mais rápida, pela simples definição de potência: a capacidade de realizar trabalho(trabalho neste caso é fazer aumentar a energia(=velocidade x peso) da mota). A única maneira de tal não acontecer ou é por a mais potente ser mais pesada ou estar sujeita a mais atritos(forças externas).
Os carretos maiores não são em largura, mas em número de dentes, e tal não tem qualquer influência nos garfos. Tens neste site uma explicação simplificada de como funciona uma caixa sequencial, semelhante às das motas.
A melhor demonstração do que digo? Site, Outro Site. Peças "tuning" para Busa. Estão lá os carretos à venda, mas não vês os garfos em lado nenhum, e não foi esquecimento.
Saltar a caixa acontece em qualquer mota com problemas, mesmo toda de origem. Quando se é muito bruto com as passagens de caixa (mudanças metidas "a martelo", sem embraiagem), forçam-se muito os garfos e por vezes empenam, o que leva a que a mudança não engrene completamente e em maior esforço possa saltar. Normalmente acabam por se danificar os carretos e implica uma reparação custosa com substituição dos mesmo, dos garfos, e com azar mais alguns extras.
Na tua imagem, a junta 2 e 3 são uma e a mesma: a junta da colassa. Olha bem para o nível em relação às válvulas. A junta 5 não existe, são os parafusos de aperto da tampa de válvulas.
Esta imagem do outro lado do motor mostra melhor.
Contra física não há argumentos, certissimo, e a tua fisica está errada...duas motas à mesma velocidade e à mesma rotação, a com mais potência vai ser sempre mais rápida, pela simples definição de potência: a capacidade de realizar trabalho(trabalho neste caso é fazer aumentar a energia(=velocidade x peso) da mota). A única maneira de tal não acontecer ou é por a mais potente ser mais pesada ou estar sujeita a mais atritos(forças externas).
Os carretos maiores não são em largura, mas em número de dentes, e tal não tem qualquer influência nos garfos. Tens neste site uma explicação simplificada de como funciona uma caixa sequencial, semelhante às das motas.
A melhor demonstração do que digo? Site, Outro Site. Peças "tuning" para Busa. Estão lá os carretos à venda, mas não vês os garfos em lado nenhum, e não foi esquecimento.
Saltar a caixa acontece em qualquer mota com problemas, mesmo toda de origem. Quando se é muito bruto com as passagens de caixa (mudanças metidas "a martelo", sem embraiagem), forçam-se muito os garfos e por vezes empenam, o que leva a que a mudança não engrene completamente e em maior esforço possa saltar. Normalmente acabam por se danificar os carretos e implica uma reparação custosa com substituição dos mesmo, dos garfos, e com azar mais alguns extras.
jm_araujo- Triciclo
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Re: Uma grande máquina é e será sempre uma grande máquina!
mouse escreveu:Para quem disse que só cá vinha falar de passeios e mandar umas bocas, sem aprender nada, vc´s os 2 estão a dar uma verdadeira lição das peças e do funcionamento das motos.
Faz falta um digital-board e umas canetas para os alunos???
Eu estou pasma com a aula! Que dois, qual deles encontra mais informação
Se não percebia nada de mecânica....continuo sem perceber
Bjs
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Sónia Silva- Triciclo
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Re: Uma grande máquina é e será sempre uma grande máquina!
Sónia Silva escreveu:
Se não percebia nada de mecânica....continuo sem perceber
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mouse- Moto-turista
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Re: Uma grande máquina é e será sempre uma grande máquina!
mouse escreveu:Sónia Silva escreveu:
Se não percebia nada de mecânica....continuo sem perceber
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Deixem lá, são vocês e mais uns quantos... Eu incluído.
P.S. - A BM nunca perdeu parafusos ou outras peças!
João Almeida- Bicicleta
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Re: Uma grande máquina é e será sempre uma grande máquina!
João Almeida escreveu:mouse escreveu:Sónia Silva escreveu:
Se não percebia nada de mecânica....continuo sem perceber
Bjs
Sónia
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Deixem lá, são vocês e mais uns quantos... Eu incluído.
P.S. - A BM nunca perdeu parafusos ou outras peças!
Mais 1
Eu tambem já tive uma Suzuki e é ela não comia de pratos e garfos, fonix motas que andam com a marmita e talheres atrás
Trilho- Bicicleta
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Re: Uma grande máquina é e será sempre uma grande máquina!
Caro amigo victor, tenho de concordar com o nosso amigo Zé Maria, tu vê la bem essa mistura pois não te está a permitir reparar bem nas coisas. Eu confirmo tudo o que o Zé Maria escreveu, em relação ao Paulo Martinho partir carretos e garfos, isso não sei o que tem de estranho, tal como a tua mota (Rute) tb tem a mania de desapertar parafussos, devido as alterações da tua mota e das vibrações de que dai advieram.
Voces que encontraram já tanta informação só para confirmarem a sua opnião, procurem o manual tecnico da haynes ou algo do genero e verifiquem.
Depois se o Zé e eu tivermos razão, na sexta os finos no coiso são a tua conta Victor.
Abraço
Daniel Silva
Voces que encontraram já tanta informação só para confirmarem a sua opnião, procurem o manual tecnico da haynes ou algo do genero e verifiquem.
Depois se o Zé e eu tivermos razão, na sexta os finos no coiso são a tua conta Victor.
Abraço
Daniel Silva
ARAI- Bicicleta
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Re: Uma grande máquina é e será sempre uma grande máquina!
João Almeida escreveu:mouse escreveu:Sónia Silva escreveu:
Se não percebia nada de mecânica....continuo sem perceber
Bjs
Sónia
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Deixem lá, são vocês e mais uns quantos... Eu incluído.
P.S. - A BM nunca perdeu parafusos ou outras peças!
Deixem-se de coisas...
Uns falam de Rf's, outros falam de Busas... Até de Bm's aqui se fala...
Eh pá! Comprem uma aVARiADERO!!! Não voltam a ter problemas a decidir qual anda mais a 250Km/h.
Brincadeiras à parte, obrigado aos dois pela aula de mecânica!!
Abraço
enogueira- Moto-turista
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Re: Uma grande máquina é e será sempre uma grande máquina!
A Fazer tb não perde (quase) nada...só mesmo pneu quando fura e óleo (pela corrente CLARO!!)...hihihi
Se já percebia pouco, acho que fiquei a perceber menos ainda...
Se já percebia pouco, acho que fiquei a perceber menos ainda...
freddy_krueger- Moto-Evadido
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Re: Uma grande máquina é e será sempre uma grande máquina!
Quero Nitrous Oxide na minha Solex. Como faço?
demog- Bicicleta
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Data de inscrição : 18/12/2008
Re: Uma grande máquina é e será sempre uma grande máquina!
Muda-lhe o motor pelo da RF900R, vais ter mais rendimento...
jm_araujo- Triciclo
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Re: Uma grande máquina é e será sempre uma grande máquina!
Bem... das duas uma:
Ou estamos a falar do mesmo e a pensar que o outro está a falar de outra coisa ( e aqui se calhar as minhas setas nas fotos foram as causadoras ) ou então estamos a falar do mesmo, com conotações diferentes e só lá vamos com fotos e esquemas.
Ãs fotos não são as melhores mas tar à procura de fotos decentes e trabalhar ao mesmo tempo, é complicado.
Passo a explicar, consoante os teus últimos posts.
Não Zé são 5 ou 4 se não contares com a de cima ( que existe e está lá ) - trata-se de uma pequena tampa na parte superior da culassa que serve exclusivamente para afinação da árvore de cames e é esta: ( só encontrei a versão Carbono - motos de competição ). Na original tens 6 apertos e se não me engano tens que as apertar a 1,3kg por cm3...
Mas se não contares com esta, passo a exemplificar onde estão as outras 4.
Em primeiro, aqui está uma foto do "sob -carter" + carter da Busa:
No meio desta "peça" tens uma separação, certo? Senão como é que instalavas as bielas? Acima disto fica o bloco. Em baixo fica a tampa do carter. A não ser que aches que é a parte de baixo do bloco que vai prender a cambota...
Aliás, e como podes ver, vai ser a tampa que vai também prender os veios dos carretos da caixa e que tem os veios dos garfos acoplados.
Em todo o caso, e para que não fiquem dúvidas, aqui está uma foto da tal separação ( esta foto é da cambota da Busa e onde se pode ver as velocidades tb ).
A parte que tapa isto tudo é a parte que fica imediatamente por baixo do bloco e que se pode ver na foto acima.
E esta aqui é da cambota com a respectiva junta: ( esta junta, como podes constatar, não é a do carter-bloco, nem a do carter-tampa do carter. Achas que a fizeram por engano...? )
Mais uma vez volto a referir: estas fotos são de motores da Suzuki Hayabusa de 1999 - 2000.
Numa RF o carter não é em duas peças. A cambota entra em ângulo e prende directamente. ( é por isso que se tiveres que mudar os rolamentos da cambota é melhor comprares uma cambota nova completa! ) Aqui está a diferença de uma das juntas.
Mesmo assim, eu mostro-te outra foto onde se nota a tal ligação que eu falo, e que leva a junta que menciono acima:
Se aqui tens duas juntas ( uma em cima e outra em baixo ) e sabes que tens mais duas acima desta ( bloco e Culassa ) isso dá quantas juntas? 4, certo?
Se juntares a junta da tampa que te mostrei dá 5 juntas certo? Pronto: estão aí as juntas que falei.
Além disso, e abaixo dessas ainda tens mais uma : a que junta da tampa do carter. Penso que aqui, nada a dizer.
Zé, foste tu quem afirmou o contrário e não eu. Isto que escreves aqui em cima, foi o que eu disse.
Tu escreveste:
Ao que eu respondi:
Certo?
Tu decide-te, rapaz mas olha que fisica à parte continuo a achar que estou correcto.
Eu não disse que eram mais largos. Disse maiores ( eixo ). Essa imagem que mostras são apenas os veios e carretos.
E sim, Zé, faltam-lhe os garfos nessa foto ( senão como é que as mudanças entravam? ). Não tive tempo de te procurar todos mas aqui vai a foto do garfo da 2ª velocidade na Busa:
Tá neste site: http://secure.mycart.net/catalogs/catalog.asp?prodid=4682865
Como não tive tempo para procurar, fiz um esboço de como o garfo fica numa caixa ( é uma coisa mais ou menos rude e feita em 1 minutos, como tal desculpar-me-ás o desenho). O ponto de fricção é onde, se colocares velocidades com mais dentes ( logo maiores em diâmetro ) começam a roçar nos garfos, provocando o seu prematuro desgaste, que foi o que aconteceu ao Paulo. é que não é por entrar justo que não roça. Uma coisa que muitos mecãnicos esqueçem ( e isto eu aprendi da pior maneira ) é que os motores aquecem e são em metal, logo, o metal quente... dilata.
Acho que deu para perceber, certo?
E eu tou completamente de acordo com este último parágrafo. Eu tava a referir-me a alterações na caixa que, muitas vezes, dão para o torto por se pensar que as caixas são todas iguais em motores mais ou menos iguais e da mesma marca.
Mas olha... discutimos isto no coiso na sexta. Assim sempre o fazemos com uma cervejinha ao lado em vez de estar aqui à procura de fotos da Busa.
É que já deito Busa pelos olhos, rapaz!
Abraço!
Ou estamos a falar do mesmo e a pensar que o outro está a falar de outra coisa ( e aqui se calhar as minhas setas nas fotos foram as causadoras ) ou então estamos a falar do mesmo, com conotações diferentes e só lá vamos com fotos e esquemas.
Ãs fotos não são as melhores mas tar à procura de fotos decentes e trabalhar ao mesmo tempo, é complicado.
Passo a explicar, consoante os teus últimos posts.
jm_araujo escreveu:Tens juntas a mais desenhadas no motor da hayabusa. Como qualquer 4 cilindros de mota recente, nesse área tem 3 juntas: cárter-cilindros; cilindros-colassa; colassa-tampa de motor. Tem a busa, tem a RF, tem todas.Por ter um relevo que pareça uma junta não quer dizer que o seja.
Não Zé são 5 ou 4 se não contares com a de cima ( que existe e está lá ) - trata-se de uma pequena tampa na parte superior da culassa que serve exclusivamente para afinação da árvore de cames e é esta: ( só encontrei a versão Carbono - motos de competição ). Na original tens 6 apertos e se não me engano tens que as apertar a 1,3kg por cm3...
Mas se não contares com esta, passo a exemplificar onde estão as outras 4.
Em primeiro, aqui está uma foto do "sob -carter" + carter da Busa:
No meio desta "peça" tens uma separação, certo? Senão como é que instalavas as bielas? Acima disto fica o bloco. Em baixo fica a tampa do carter. A não ser que aches que é a parte de baixo do bloco que vai prender a cambota...
Aliás, e como podes ver, vai ser a tampa que vai também prender os veios dos carretos da caixa e que tem os veios dos garfos acoplados.
Em todo o caso, e para que não fiquem dúvidas, aqui está uma foto da tal separação ( esta foto é da cambota da Busa e onde se pode ver as velocidades tb ).
A parte que tapa isto tudo é a parte que fica imediatamente por baixo do bloco e que se pode ver na foto acima.
E esta aqui é da cambota com a respectiva junta: ( esta junta, como podes constatar, não é a do carter-bloco, nem a do carter-tampa do carter. Achas que a fizeram por engano...? )
Mais uma vez volto a referir: estas fotos são de motores da Suzuki Hayabusa de 1999 - 2000.
Numa RF o carter não é em duas peças. A cambota entra em ângulo e prende directamente. ( é por isso que se tiveres que mudar os rolamentos da cambota é melhor comprares uma cambota nova completa! ) Aqui está a diferença de uma das juntas.
Mesmo assim, eu mostro-te outra foto onde se nota a tal ligação que eu falo, e que leva a junta que menciono acima:
Se aqui tens duas juntas ( uma em cima e outra em baixo ) e sabes que tens mais duas acima desta ( bloco e Culassa ) isso dá quantas juntas? 4, certo?
Se juntares a junta da tampa que te mostrei dá 5 juntas certo? Pronto: estão aí as juntas que falei.
Além disso, e abaixo dessas ainda tens mais uma : a que junta da tampa do carter. Penso que aqui, nada a dizer.
jm_araujo escreveu:
Contra física não há argumentos, certissimo, e a tua fisica está errada...duas motas à mesma velocidade e à mesma rotação, a com mais potência vai ser sempre mais rápida, pela simples definição de potência: a capacidade de realizar trabalho(trabalho neste caso é fazer aumentar a energia(=velocidade x peso) da mota). A única maneira de tal não acontecer ou é por a mais potente ser mais pesada ou estar sujeita a mais atritos(forças externas).
Zé, foste tu quem afirmou o contrário e não eu. Isto que escreves aqui em cima, foi o que eu disse.
Tu escreveste:
jm_araujo escreveu:Quanto à caixa é normal que para a mesma mudança e à mesma rotação a RF vá mais rápida... a Busa ainda tem mais uma para meter. A sequência de engrenagem não muda quando trocas de carretos("pratos") e portanto não é nunca preciso mudar nem o selector nem os garfos mesmo que mudes as relações de caixa.
Ao que eu respondi:
Victor escreveu:Achas "normal" uma moto com menor potência e mais pesada ser mais veloz do que uma mais leve e com mais potência quando rolam as duas na mesma velocidade e na mesma rotação?
A RF só o faz porque tem uma relação de caixa maior. Se fossem iguais a RF tinha forçosamente que ir mais devagar. Contra a fisica não há argumentos.
Certo?
Tu decide-te, rapaz mas olha que fisica à parte continuo a achar que estou correcto.
jm_araujo escreveu:Os carretos maiores não são em largura, mas em número de dentes, e tal não tem qualquer influência nos garfos. Tens neste site uma explicação simplificada de como funciona uma caixa sequencial, semelhante às das motas.
A melhor demonstração do que digo? Site, Outro Site. Peças "tuning" para Busa. Estão lá os carretos à venda, mas não vês os garfos em lado nenhum, e não foi esquecimento.
Eu não disse que eram mais largos. Disse maiores ( eixo ). Essa imagem que mostras são apenas os veios e carretos.
E sim, Zé, faltam-lhe os garfos nessa foto ( senão como é que as mudanças entravam? ). Não tive tempo de te procurar todos mas aqui vai a foto do garfo da 2ª velocidade na Busa:
Tá neste site: http://secure.mycart.net/catalogs/catalog.asp?prodid=4682865
Como não tive tempo para procurar, fiz um esboço de como o garfo fica numa caixa ( é uma coisa mais ou menos rude e feita em 1 minutos, como tal desculpar-me-ás o desenho). O ponto de fricção é onde, se colocares velocidades com mais dentes ( logo maiores em diâmetro ) começam a roçar nos garfos, provocando o seu prematuro desgaste, que foi o que aconteceu ao Paulo. é que não é por entrar justo que não roça. Uma coisa que muitos mecãnicos esqueçem ( e isto eu aprendi da pior maneira ) é que os motores aquecem e são em metal, logo, o metal quente... dilata.
Acho que deu para perceber, certo?
jm_araujo escreveu:Saltar a caixa acontece em qualquer mota com problemas, mesmo toda de origem. Quando se é muito bruto com as passagens de caixa (mudanças metidas "a martelo", sem embraiagem), forçam-se muito os garfos e por vezes empenam, o que leva a que a mudança não engrene completamente e em maior esforço possa saltar. Normalmente acabam por se danificar os carretos e implica uma reparação custosa com substituição dos mesmo, dos garfos, e com azar mais alguns extras.
E eu tou completamente de acordo com este último parágrafo. Eu tava a referir-me a alterações na caixa que, muitas vezes, dão para o torto por se pensar que as caixas são todas iguais em motores mais ou menos iguais e da mesma marca.
Mas olha... discutimos isto no coiso na sexta. Assim sempre o fazemos com uma cervejinha ao lado em vez de estar aqui à procura de fotos da Busa.
É que já deito Busa pelos olhos, rapaz!
Abraço!
Victor- Moto-turista
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Re: Uma grande máquina é e será sempre uma grande máquina!
Continuas a inventar uma tampa em cima, não sei onde foste buscar essa.
A junta de carter ainda não tinha sido falada (por isso me referi inicialmente "nessa área tem 3 juntas", faltava outra área, o carter), e essa realmente faz a 4 junta na Hayabusa... e na RF900R.
Senão repara como te contradizes:
"Colei" as imagens do site com as microfichas que aqui pus para ambas as motas, e mostra tudo melhor:
(estas microfichas são 94 para a RF, e 99 para a Busa. Antes que inventes umas juntas novas, as duas peças assinaladas a vermelho no motor da Busa são as peças que seguram os veios de excêntricos(ou arvores de cames), equivalentes às 4 assinaladas no desenho da RF. Nas duas motas estão totalmente dentro da tampa, pelo que não levam juntas)
Se contares o numero de "blocos" que perfazem o motor, podes facilmente chegar à conclusão que são os mesmos e que têm ambos os motores de ter o mesmo número de juntas.
As árvores de cames não são afináveis(excepto as de competição). O que se afina é a folga das válvulas, e para o fazer tens de tirar a tampa do motor (há excepções, principalmente nas monos, p. ex XT600).
Além disso as 5 setas anteriores com esta nova já ias é em 6 juntas (ainda não tinhas apontado para essa zona).
Tampas do carter são os carros que têm. As motas a metade inferior do carter é só por si a tampa.
Física:
Peço desculpa por ter usado o "rápida" para significar velocidade num caso, e aceleração noutro. E parece-me que também te entendi mal quando falaste em velocidade ("na mesma velocidade"). Eu entendi como indo as duas à mesma velocidade (em Km/h) e não na mesma mudança, como relendo me parece que querias dizer.
Quando disse: "Quanto à caixa é normal que para a mesma mudança e à mesma rotação a RF vá mais rápida", queria significar "Quanto à caixa é normal que para a mesma mudança e à mesma rotação a RF vá a maior velocidade". Por ter menos uma mudança, as relações da caixa tem de ser mais longas que as da busa. As 5 primeiras mudanças da busa esgotam um bocado mais cedo que as da RF, porque tem uma 6ª para compensar. Se fossem iguais não fazia sentido ter 6ª.
Quando disse: "duas motas à mesma velocidade e à mesma rotação, a com mais potência vai ser sempre mais rápida", significava "duas motas à mesma velocidade e à mesma rotação, a com mais potência vai acelerar mais". Se vão à mesma velocidade, nenhuma vai mais rápida que a outra. Pode (e a com maior potencia vai) é uma delas acelerar e "fugir" mais rápido.
A física continua correcta. Acho que nesta parte estamos os dois a dizer a mesma coisa por termos diferentes, uma a falar Chinês e o outro Polaco.
Resumindo: Sim , é normal a RF ir mais rápida na mesma mudança às mesmas rotações, porque a Busa tem mais uma para meter. É precisamente porque a caixa é mais longa("maior"). Mas quando as duas estiverem à mesma velocidade com as rotações iguais (independentemente da mudança), ao dar gás a mais potente deixa a outra para trás. Se uma caixa mais longa é melhor/pior que uma mais curta com mais mudanças? Muito discutível, cada mota tem a caixa pensada como ideal pelo fabricante, e tirando situações particulares(décimas por volta numa pista) nenhuma é melhor ou pior que a outra.
Garfos: Estás errado: os garfos deslizam num veio fixo que passa por onde assinalaste, que não é ajustavel nem dá para alterar as dimensões . Se os carretos raspassem nesse ponto, não podias fazer nada na caixa. A alternativa é o que normalmente se faz, que é alterar a transmissão final (mudar pinhão e/ou cremalheira) para conseguir chegar à relação desejada.
Esse garfo que mandaste: "Shift Fork, Suzuki Hayabusa - Suzuki OEM " - OEM="Original Equipment Manufacturer" , o que básicamente quer dizer que é um garfo de origem. Não vais encontrar outros, não existem.
Além disso é de muito pouca utilidade alterar as relações de caixa. É muito mais fácil e barato alterar a transmissão final. Alterações de caixa é para mudar o escalonamento (quanto "cais" de rotação entre cada mudança), que só é utilizado em competição, e mesmo assim só as maquinas de topo, onde as décimas importam.
O pessoal do freestyle não costuma mexer na caixa, mete é uma cremalheira gigante para ganhar em aceleração e perder em velocidade.
A junta de carter ainda não tinha sido falada (por isso me referi inicialmente "nessa área tem 3 juntas", faltava outra área, o carter), e essa realmente faz a 4 junta na Hayabusa... e na RF900R.
Senão repara como te contradizes:
No meio desta "peça" tens uma separação, certo? Senão como é que instalavas as bielas?
O carter da RF é em duas peças, senão não tinhas como meter a cambota e as bielas no sítio.Numa RF o carter não é em duas peças.
"Colei" as imagens do site com as microfichas que aqui pus para ambas as motas, e mostra tudo melhor:
(estas microfichas são 94 para a RF, e 99 para a Busa. Antes que inventes umas juntas novas, as duas peças assinaladas a vermelho no motor da Busa são as peças que seguram os veios de excêntricos(ou arvores de cames), equivalentes às 4 assinaladas no desenho da RF. Nas duas motas estão totalmente dentro da tampa, pelo que não levam juntas)
Se contares o numero de "blocos" que perfazem o motor, podes facilmente chegar à conclusão que são os mesmos e que têm ambos os motores de ter o mesmo número de juntas.
As árvores de cames não são afináveis(excepto as de competição). O que se afina é a folga das válvulas, e para o fazer tens de tirar a tampa do motor (há excepções, principalmente nas monos, p. ex XT600).
Além disso as 5 setas anteriores com esta nova já ias é em 6 juntas (ainda não tinhas apontado para essa zona).
Tampas do carter são os carros que têm. As motas a metade inferior do carter é só por si a tampa.
Física:
Peço desculpa por ter usado o "rápida" para significar velocidade num caso, e aceleração noutro. E parece-me que também te entendi mal quando falaste em velocidade ("na mesma velocidade"). Eu entendi como indo as duas à mesma velocidade (em Km/h) e não na mesma mudança, como relendo me parece que querias dizer.
Quando disse: "Quanto à caixa é normal que para a mesma mudança e à mesma rotação a RF vá mais rápida", queria significar "Quanto à caixa é normal que para a mesma mudança e à mesma rotação a RF vá a maior velocidade". Por ter menos uma mudança, as relações da caixa tem de ser mais longas que as da busa. As 5 primeiras mudanças da busa esgotam um bocado mais cedo que as da RF, porque tem uma 6ª para compensar. Se fossem iguais não fazia sentido ter 6ª.
Quando disse: "duas motas à mesma velocidade e à mesma rotação, a com mais potência vai ser sempre mais rápida", significava "duas motas à mesma velocidade e à mesma rotação, a com mais potência vai acelerar mais". Se vão à mesma velocidade, nenhuma vai mais rápida que a outra. Pode (e a com maior potencia vai) é uma delas acelerar e "fugir" mais rápido.
A física continua correcta. Acho que nesta parte estamos os dois a dizer a mesma coisa por termos diferentes, uma a falar Chinês e o outro Polaco.
Resumindo: Sim , é normal a RF ir mais rápida na mesma mudança às mesmas rotações, porque a Busa tem mais uma para meter. É precisamente porque a caixa é mais longa("maior"). Mas quando as duas estiverem à mesma velocidade com as rotações iguais (independentemente da mudança), ao dar gás a mais potente deixa a outra para trás. Se uma caixa mais longa é melhor/pior que uma mais curta com mais mudanças? Muito discutível, cada mota tem a caixa pensada como ideal pelo fabricante, e tirando situações particulares(décimas por volta numa pista) nenhuma é melhor ou pior que a outra.
Garfos: Estás errado: os garfos deslizam num veio fixo que passa por onde assinalaste, que não é ajustavel nem dá para alterar as dimensões . Se os carretos raspassem nesse ponto, não podias fazer nada na caixa. A alternativa é o que normalmente se faz, que é alterar a transmissão final (mudar pinhão e/ou cremalheira) para conseguir chegar à relação desejada.
Esse garfo que mandaste: "Shift Fork, Suzuki Hayabusa - Suzuki OEM " - OEM="Original Equipment Manufacturer" , o que básicamente quer dizer que é um garfo de origem. Não vais encontrar outros, não existem.
Além disso é de muito pouca utilidade alterar as relações de caixa. É muito mais fácil e barato alterar a transmissão final. Alterações de caixa é para mudar o escalonamento (quanto "cais" de rotação entre cada mudança), que só é utilizado em competição, e mesmo assim só as maquinas de topo, onde as décimas importam.
O pessoal do freestyle não costuma mexer na caixa, mete é uma cremalheira gigante para ganhar em aceleração e perder em velocidade.
jm_araujo- Triciclo
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Re: Uma grande máquina é e será sempre uma grande máquina!
Antes que isto continue muito mais. Victor, queres saber quantas juntas tem o motor todo, ou so do cilidro para cima? Zé, a 5ª junta deve ser as pequena tampa na tampa de valvulas, para afinação das mesmas, tal como tu sabes há modelos que tem umas tampas pequenas para um acesso mais simplificado a afinação das valvulas, eu não tenho a certeza se é o caso da busa. tal como dize, deve ser, não tenho a certeza do motor em causa, e neste periodo e até ao fim dos exames não vou ter tempo para procurar para apoiar um ou outro. Para já da minha experiencia o que o Zé Maria diz, faz muito mais sentido, do que o Victor diz, apesar de algumas coisas que o Victor diz estarem correctas, tal como o proprio Zé já o afirmou. Na sexta juntamo-nos todos, mais o meu pai que tb não percebe do assunto, a mesa com uns finos acompanhar e chegaremos a uma conclusão, ou não, ou Victor vai fazer mais uma sessão de desenho tecnico, LOL.
Abraço
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ARAI- Bicicleta
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Re: Uma grande máquina é e será sempre uma grande máquina!
Gostei da tua análise, foi a mais sensata e atinada até agora.
Uma mesa com uns finos, essa física e mecânica todos dominamos...
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jm_araujo- Triciclo
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Re: Uma grande máquina é e será sempre uma grande máquina!
jm_araujo escreveu:Gostei da tua análise, foi a mais sensata e atinada até agora.
Uma mesa com uns finos, essa física e mecânica todos dominamos...
Eu é que percebo disso, agora até fiquei um bocadinho mais elucidado, mas de certeza que com os finos até vos dou umas lições
Trilho- Bicicleta
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Re: Uma grande máquina é e será sempre uma grande máquina!
O problema aqui é de semântica.
Estamos a falar do mesmo com nomes diferentes.
Arai: Para mim, do cilindro para cima só há uma junta na RF e duas na Busa.
Mas desde o carter ( que foi o que sempre se falou e entendo eu como "carter" tudo o que existe acima da junta da tampa de carter ) há 4 na RF e 5 na Busa.
Zé, na sexta vou querer saber como é que abres um carter selado de fábrica, como o da RF900, Aprender é sempre positivo. Aliás: abrir até se abre. Mas fechar...
É que eu já mudei por duas vezes as bielas da minha e dá sempre jeito saber como é que eu o faço em menos tempo, sem estragar uma selagem industrial.
Abraço aos dois e na sexta levem luvas de boxe.
Estamos a falar do mesmo com nomes diferentes.
Arai: Para mim, do cilindro para cima só há uma junta na RF e duas na Busa.
Mas desde o carter ( que foi o que sempre se falou e entendo eu como "carter" tudo o que existe acima da junta da tampa de carter ) há 4 na RF e 5 na Busa.
Zé, na sexta vou querer saber como é que abres um carter selado de fábrica, como o da RF900, Aprender é sempre positivo. Aliás: abrir até se abre. Mas fechar...
É que eu já mudei por duas vezes as bielas da minha e dá sempre jeito saber como é que eu o faço em menos tempo, sem estragar uma selagem industrial.
Abraço aos dois e na sexta levem luvas de boxe.
Victor- Moto-turista
- Número de Mensagens : 1567
Idade : 50
Data de inscrição : 19/07/2008
Re: Uma grande máquina é e será sempre uma grande máquina!
Tal como esta questão se prolonga, eu não me soube explicar.
Quando dize do cilindro para cima, referia-me desde a união bloco-cabeça.
Nesta união leva logo uma junta, que pareceu-me ser aquela que mostras-te junto com a cambota.
E acho que era aí que o Zé inicialmente estava a referir.
Mas é melho fazermos uma pequena acta da nossa discussão no coiso, para depois postarmos aqui
para quem não poder ir ao coiso, ficar a saber as nossas conclusões.
Só mais uma questão. Porque é que estamos a discutir o motor da RF e da BUSA? É para tentares perceber porque
razão a Rute pere peças em andamento? Isto é só para meter um pouco lenha para a fogueira
Abraço
Quando dize do cilindro para cima, referia-me desde a união bloco-cabeça.
Nesta união leva logo uma junta, que pareceu-me ser aquela que mostras-te junto com a cambota.
E acho que era aí que o Zé inicialmente estava a referir.
Mas é melho fazermos uma pequena acta da nossa discussão no coiso, para depois postarmos aqui
para quem não poder ir ao coiso, ficar a saber as nossas conclusões.
Só mais uma questão. Porque é que estamos a discutir o motor da RF e da BUSA? É para tentares perceber porque
razão a Rute pere peças em andamento? Isto é só para meter um pouco lenha para a fogueira
Abraço
ARAI- Bicicleta
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Re: Uma grande máquina é e será sempre uma grande máquina!
ARAI escreveu:
Quando dize do cilindro para cima, referia-me desde a união bloco-cabeça.
Nesta união leva logo uma junta, que pareceu-me ser aquela que mostras-te junto com a cambota.
Não. Essa junta é a junta do carter- bloco. ( erradamente, no post anterior, escrevi que era a do meio do carter mas não. É mesmo a de cima )
De cima para baixo um motor é constituido por:
Tampa de válvulas, Culassa ( ou cabeça do motor ), Bloco de cilindros, sob-carter, carter e tampa de carter. No meio de cada um destes componentes leva uma junta.
O que eu estou a tentar dizer ( agora, porque entretanto a conversa já saltou de um lado para o outro ) é que o sob-carter + carter na busa são duas peças em separado e podes comprá-las em separado. Se precisares apenas da parte superior ( a que fica por baixo do bloco de cilindro ) podes comprá-la e vem com uma junta.
Na RF são duas tb ( apenas porque são construídas assim ) mas já vêm seladas de fábrica ( ou seja: é apenas uma ) e tens que montar as bielas por dentro. As bielas entram em ângulo juntamente com os rolamentos e depois o conjunto é fixo. O que não é muito prático, devo admitir mas por ser assim o motor da RF900R fica extremamente robusto e aceita muito bem os aumentos de potência - que foi isto que eu disse inicialmente.
ARAI escreveu:Só mais uma questão. Porque é que estamos a discutir o motor da RF e da BUSA? É para tentares perceber porque
razão a Rute pere peças em andamento? Isto é só para meter um pouco lenha para a fogueira
Essa razão eu já sei: Demasiada velocidade e potência. E ela não perde peças: destrói-as.
Última edição por Victor em Qui maio 21, 2009 5:49 am, editado 1 vez(es)
Victor- Moto-turista
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Re: Uma grande máquina é e será sempre uma grande máquina!
Vê as imagens que enviei das microfichas, compara e conta.
Motores selados de fábrica é mais uma invenção. Dão todos para abrir, e tudo é substituível...
Edit:
E se quiseres aprender mais umas coisas sobre a RF, tens o manual de oficina neste site , inclusive como abrir o motor "selado de fábrica" (página 51 à 62).
Motores selados de fábrica é mais uma invenção. Dão todos para abrir, e tudo é substituível...
Edit:
E se quiseres aprender mais umas coisas sobre a RF, tens o manual de oficina neste site , inclusive como abrir o motor "selado de fábrica" (página 51 à 62).
jm_araujo- Triciclo
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